4 Cuidados com a Limpeza Essenciais em um Restaurante

Uma boa higiene é bastante interessante em qualquer tipo de estabelecimento comercial, mas é ESSENCIAL em um estabelecimento no ramo da alimentação.

Se o restaurante não tiver certos cuidados, certos visitantes indesejados começarão a aparecer: são as moscas e as baratas, e elas não se dão bem com os outros clientes.

Para elevar o nível de higiene do seu estabelecimento, evitar contaminações e evitar problemas que são trazidos pela sujeira é que compilei essas 4 simples (mas ótimas) dicas para deixar um restaurante, pizzaria ou lanchonete sempre adequadamente limpinhos.

Primeiro Cuidado - Descarte seu lixo regularmente, não conceda morada para as pragas!

Comer em um ambiente repleto de moscas não é nada agradável, também não é nada bacana saber que as moscas jantam no mesmo lugar que você, não é? Para que os clientes não vejam moscas enquanto comem e tomem o lugar como sujo, é interessante tomar algumas medidas preventivas.

Atenção: em um ambiente de preparo de alimentos não se deve utilizar venenos e inseticidas artificiais.

O primeiro passo é evitar que as moscas vejam o estabelecimento como um lugar ideal para passear. Você pode reduzir o interesse das moscas se além de levar o lixo para fora todos os dias, e também lavar frequentemente o local onde o lixo costuma ficar acumulado.

Nada de comida ao ar livre! Use recipientes fechados para guardar os alimentos frescos.

É interessante evitar deixar pratos por muito tempo sobre o balcão, a atenção também deve ser destinadas aos restos de alimento que costumam ficar nos pratos, na mesa e no chão.

Segundo Cuidado - Verifique o seu estoque para que nada apodreça

Todos os alimentos precisam de cuidados para não serem alvos dos insetos, o mesmo vale para os alimentos guardados no estoque.

Além de utilizar embalagens adequadas, é interessante fazer compras periodicamente. Assim o espaço será sempre suficiente e dificilmente você irá deixar algo estragar.

Para ter maior controle sobre o seu estoque e saber os melhores momentos para fazer a reposição de cada um dos seus itens é recomendado utilizar um Sistema de Gestão para restaurantes com essa função. O Programa Consumer tem mais de 100 funcionalidades e conta com um módulo inteiramente direcionado para o controle de estoque.

Faça o Download do Programa Consumer e comece a gerenciar seu estoque de maneira simples e otimizada!

Sistema de Gestão Para Restaurantes Grátis

Terceiro Cuidado - Os insetos já estão aí? Livre-se deles com soluções não-nocivas para os alimentos

Se você já percebeu algumas moscas no estabelecimento, não utilize repelentes ou inseticidas tóxicos, eles podem contaminar o local em que a comida fica.

Procure soluções brandas como a Vela de Citronela. Além de terem um cheiro agradável que espanta mais de 100 espécies de insetos voadores, as velas de citronela ainda podem dar um visual legal ao seu ambiente.

Você pode acender as velas 30 minutos antes do início das atividades e também é interessante deixá-la acesa por mais 30 minutos depois do encerramento do período.

Você pode apagá-las quando o estabelecimento for receber clientes, pode ser que alguns deles não gostem da medida ou prefiram sentir apenas o cheiro da comida.

Uma solução mais caseira é espetar alguns cravos em um limão cortado ao meio. Pode ajudar a evitar moscas e outros insetos. De brinde, essa mesma solução pode ser usada para evitar cheiros ruins na geladeira. Espete cravos no limão e veja se eles solucionam seu problema, caso não resolvam, compre algumas velas de citronela!

Essas são soluções para espantar insetos que não contaminam o ambiente, mas pode ser que você precise utilizar medidas mais incisivas. Nesse caso é interessante fazer uma dedetização completa, de preferência profissional, de todo o local, deixando-o fechado durante a aplicação dos remédios. Caso seja feita uma dedetização, é interessante higienizar completamente a cozinha depois.

Quarto Cuidado - Organize a equipe para manter a cozinha sempre limpa, isso inclui a louça e os utensílios utilizados no preparo das refeições

Se você quer um ambiente livre de “visitantes inesperados”, é interessante manter sua cozinha sempre limpa. Uma louça suja é um grande atrativo para eles, por isso é também recomendável lavar toda a louça no fim do expediente.

Você pode delegar funções, para que todos os funcionários sempre contribuam. O Consumer lhe dá mais controle não só sobre sua tarefa, mas também sobre a programação de trabalho de cada funcionário.

Deixe o seu restaurante sempre limpo e otimizado. Ofereça um atendimento de alto padrão para seus clientes!

Caso queira fazer comentários, reclamações ou sugestões a respeito do artigo, deixe suas impressões aqui no blog. Em caso de dúvidas a respeito do Consumer, entre em contato com a equipe de atendimento e suporte.

Leia também: 7 Dicas de Marketing para um Restaurante de Sucesso

Participe e deixe seu comentário abaixo.