4 ótimas estratégias para seu restaurante vender mais no natal

O ano de 2018 está chegando ao fim, e junto com o encerramento do ciclo vem as festividades de fim de ano. Por serem datas comemorativas frequentemente relacionadas ao consumo, o ano novo e o natal podem ser muito lucrativos para empresas de diversos setores. No ramo da alimentação não é diferente.

Seja com a família ou com os amigos, essa é uma época em que muita gente quer comemorar, e muitas vezes, comendo fora de casa. Afinal, é época de confraternizações, de apreciar uma boa companhia, e uma boa refeição pode tornar a experiência ainda mais agradável.

Apesar de ser um período bastante lucrativo, é interessante adotar algumas estratégias para garantir que o restaurante não fique defasado em meio a tantas outras ofertas. Pensando em maneiras eficientes de ajudar estabelecimentos na área da alimentação é que separei essas 4 ótimas estratégias para o seu restaurante vender mais no natal.

1ª Estratégia para Vender Mais no Natal - Crie um Menu Personalizado Para o Fim do Ano

Ao invés de promover o que é sempre promovido, que tal oferecer aos seus clientes algumas novidades válidas por tempo limitado?

Elaborar pratos principais, sobremesas, entradas, combos e até promoções exclusivas para o natal e/ou ano novo é uma estratégia muito proveitosa, pois incentiva o consumidor a pedir por mais itens, o que faz com que ele aumente o “Ticket Médio” gasto na visita ao restaurante.

Pode ser vantajoso oferecer descontos em pratos que servem para muitas pessoas, geralmente as confraternizações contam com famílias inteiras, grupos grandes de amigos e até mesmo toda uma equipe de funcionários.

Caso trabalhe com pratos individuais, você também pode oferecer combos ou descontos em pratos selecionados, mas que só sejam válidos quando todos os clientes pedirem. Trata-se um desconto no consumo de uma “mesa cheia de clientes”. Estabeleça o mínimo de pessoas pagantes necessárias para que o desconto seja aplicado.

2ª Estratégia para Vender Mais no Natal - Divulgue Com Antecedência Suas Promoções

Além de divulgar com antecedência suas promoções, o ideal é certificar-se de que todas elas sejam tematizadas. Invista em campanhas publicitárias específicas para o Natal e Ano Novo.

As duas datas tem muitos símbolos aos quais são associados, como o papai noel, árvores de natal, enfeites redondos, estrelas, caixas de presente etc

Exemplo de mesa decorada.

Você pode associar sua promoção com a importância das companhias, dos amigos e da família.

Já no caso do ano novo, a abordagem pode ser relacionada à renovação, o começo de um novo ciclo e também à “novidade”.

De todo modo, é imprescindível um bom planejamento de estratégia. Quanto antes ele for elaborado, melhor. Se você ainda não tiver escolhido uma estratégia, não se preocupe, você pode aproveitar os dias que antecedem o natal para prepará-la, duas ou três semanas são suficientes.

3º Estratégia Para Vender Mais No Natal - Prepare o Ambiente do Restaurante

Essa estratégia pode ser utilizada junto das outras duas acima. Nessa época, é indispensável que você prepare o ambiente do restaurante, deixando-o com menos especiais e mais espaços que comportem grandes grupos de pessoas.

Uma decoração que inclua pisca piscas e enfeites de natal pode ajudar os clientes a “entrarem no clima” do natal.

Uma decoração que valorize o branco pode parecer elegante e sofisticada na época do Ano Novo.

Quando trata-se de preparo, é preciso também organizar a equipe. Além de orientar os atendentes a usarem uma abordagem que valorize as festividades, é necessário preparar a todos para a grande demanda de pedidos que costuma haver nesses dias.

A cozinha deve estar preparada para produzir mais pedidos em uma velocidade bem maior que a normal. É normal que alguns restaurantes inclusive contratem mais funcionários para ajudar a agilizar os processos de recebimento, preparo e entrega dos pedidos.

A organização nesse período é essencial para que tudo corra bem. Os supervisores e gerentes devem ser orientados a tomar medidas mais incisivas para manter tudo sobre controle. O Problema é: mesmo o melhor dos gerentes não consegue cuidar de um restaurante inteiro sozinho sem deixar que, vez ou outra, as coisas saiam do controle.

Talvez ele precise de ajuda! O que nos leva à nossa quarta estratégia.

4ª Estratégia Para Vender Mais No Natal - Conte com um bom apoio que lhe ajude a manter tudo organizado

Em épocas muito movimentadas, um único equívoco ou problema pode atrasar toda a operação. Para evitar incidentes que possam prejudicar o fluxo de trabalho dos funcionários é interessante contar com a ajuda de um bom Sistema Para Restaurante como o Programa Consumer.

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Como se já não fosse suficiente, o Programa Consumer ainda possui extensões que permitem levar a gestão a um outro nível. Com o Consumer Connect você pode visualizar informações sobre o fluxo de vendas e os lucros do seu negócio através de gráficos que podem ser acessados remotamente de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Utilizando o Consumer Mobile, os garçons podem transformar seus celulares em comandas digitais para tomarem nota dos pedidos e os enviarem, através de poucos toques na tela, para uma impressora ou monitor na cozinha.

O Programa Consumer também funciona com balanças digitais, painés de senha, identificadores de chamada e pode até transformar um tablet em um painel digital que exibe cada um dos itens disponíveis do Menu com direito a imagem, descrição e forma de preparo. Os complementos podem ser utilizados para auxiliar o trabalho dos profissionais do atendimento e da cozinha, tornando-o mais rápido e eficiente.

Parceiro da Microsoft no Programa BizSpark e do Sebrae no Projeto “Alimentação Fora do Lar”, o Consumer é a escolha certa para pequenas e grandes empresas que atuam no segmento food-service.

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Conclusão: Vender Mais no Natal é Possível se Forem Mobilizadas Boas Estratégias.

A primeira estratégia é a mais recomendável: Criar um Menu Personalizado Para o Fim de ano parece ser um dos segredos para vender mais no natal. É claro que ela pode ser usada em parceria com as outras três. Afinal, é também muito interessante divulgar suas promoções com antecedência e preparar o seu restaurante para o grande fluxo de pedidos característico do fim de ano.

Não tenha medo de contratar um ou mais funcionários temporários nesse período, o investimento costuma valer a pena. A atenção da gerência aos processos é, mais do que nunca, fator decisivo para que nada saia do controle durante as festividades.

O problema é: o gerente ainda é humano e é passível de erros que podem comprometer a rotina de trabalho. Por conta disso é interessante contar com um Sistema de Gerenciamento para Restaurantes preciso e à prova de equívocos.

Sendo assim, por que não optar por um programa de ótimo custo-benefício, que conta com mais de 100 funcionalidades, versão gratuita para testes e garantia estendida de até 30 dias? O Programa Consumer é a solução perfeita para negócios que queiram tornar sua operação mais moderna, inovadora e profissional.

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Aproveitar as festas de fim de ano para aumentar a receita é uma tática de muitos restaurantes para atrair consumidores e manter sua abordagem adequadamente competitiva. Planeje sua campanha e garanta um faturamento apropriado para o fim de ano.

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