5 Dicas para Montar uma Excelente Loja de Bolos Caseiros

Não é novidade para ninguém que a quantidade de variações no ramo alimentício é enorme, e um deles que vem crescendo com o passar do tempo é a “Casa de bolos”, um segmento completamente focado em bolos e tortas que tem despertado a curiosidade de um número cada vez maior de empresários.

Visando isso o Programa Consumer entende que é extremamente importante tentar ajudar seus leitores e clientes com dicas e esclarecimentos de dúvidas. Sem mais delongas, vamos às dicas para montar sua loja de bolos caseiros!

1 – Conquiste pela imagem.

É de extrema importância que o empresário interessado em abrir uma loja de bolos caseiros esteja disposto a investir em uma boa estrutura, atendimento,  design e beleza para seu estabelecimento. Isso vai  atrair clientes com a primeira impressão, o público em sua maioria se sente acolhido em um espaço moderno, bonito e aconchegante.

E eu sei que agradar a clientela está totalmente atrelado ao emocional, a forma como cada indivíduo é tratado, e como cada um gosta de ser único. Existem maneiras de analisar o comportamento das pessoas, tentando entender a fidelidade emocional com algumas marcas e serviços, então sempre devemos nos basear em alguns pilares fundamentais:

  • O que ele sente dentro da sua loja de bolos caseiros?
  • O que ele vê no seu ambiente?
  • Ele se sente confortável em sua loja?
  • Qual a real necessidade que ele o cliente tem para estar ali?
  • Qual o maior medo dele perante ao seu estabelecimento?

Entender cada uma dessas fases não é fácil, e você provavelmente não vai aprender de um dia para o outro, mas a importância de sempre ficar atento às necessidade do seu público vai destacar sua loja de bolos caseiros e criar um vínculo emocional de Cliente-Marca.

cardapio-loja-de-bolos

2 – Qualificação de ponta.

A mão de obra deve ser qualificada, com colaboradores preparados para suprir as necessidades do seu negócio, aumentando assim, a agilidade na cozinha e entrega, adquirindo melhor qualidade no atendimento ao público.

Um artigo feito recentemente pelo Sebrae pode te ajudar muito caso você não tenha experiência em contratação de funcionários. Mostrando a relevância e importância que o profissional qualificado traz para a empresa.

Então nunca hesite em fazer investimentos  para mão de obra qualificada, ela pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte.

3 – Atualizações constantes.

Não se trata apenas de aplicativo mobile que mostre um simples cardápio ou faça entregas, é necessário um bom sistemas de gestão para administrar com praticidade e agilidade sua empresa, contas ativas em redes sociais para maior interatividade com os consumidores e um software de e-marketplace potente que corresponda a expectativas de clientes mais exigentes.

Acho muito importante mostrar para vocês outro artigo sobre utilização de marketplace para pequenas empresas do Sebrae, que foca nas vantagens de ter um bom e-comerce para empresas iniciantes, podendo ser mais um caminho para sua loja de bolos com autenticidade única e marcante.

Vão ter pessoas dizendo: “Não faz sentido nenhum ter e-comerce em uma loja de bolos.”

Devo discordar! Por que?

Existe uma loja no segmento de bolos e confeitaria chamada BarraDoce, localizada em São Paulo-SP desde 1984. Uma loja tradicional que começou pequena, e logo atingiu grande prestígio do povo paulistano com seus bolos e doces. A fama foi crescendo e expandiu-se para fora da grande São Paulo, então a BarraDoce aderiu em 2004 o método de vendas online. Hoje ela tem enorme sucesso no ramo que atua, e é exemplo de adaptação, mostrando como você pode se atualizar e mesmo assim continuar sendo tradicional.

Uma ótima forma de ingressar nas plataformas digitais é pelo portal MenuDino, nele você publica seu cardápio online , recebe pedidos no seu WhatsApp e ainda ganha divulgação e visibilidade regional, e tudo isso sem custo nenhum!

Clique aqui e acesse o MenuDino e entre para a era digital de forma fácil, simples e rápida.

4 – Propaganda é a alma do negócio

O investimento em marketing deve ser forte para impactar seus clientes, tente ao máximo fazer campanhas publicitárias voltadas para eventos que tenham o tipo de público que você pretende atingir, mídias tradicionais como radio, tv e jornal, alcançando assim, grande parcela de possíveis clientes em escala regional, o uso adequado do marketing interativo para desfrutar de uma convivência com o consumidor, não se esquecendo das redes sociais que possibilitam um alcance e uma abrangência muito maior para o consumidor.

Obviamente a maioria das pessoas que está lendo esse artigo não tem condições de fazer anúncios em redes tradicionais pelo seu alto custo, mas pode ficar tranquilo, existem hoje, formas online bem mais rentáveis de propaganda, que podem ter um alcance similar ao do rádio, jornal e até mesmo tv, tudo vai depender de quanto você vai estar empenhado a gastar e se esforçar para divulgar.

Neste artigo de tendências de propagandas online para o Brasil, o site Exame mostra alguns modelos que tem afetado drasticamente o mercado online de propaganda, que quando usadas da forma correta pode disparar sua loja de bolos caseiros perante aos concorrentes.

software-bares-resturantes-lanchonetes-03

5 – A qualidade é fundamental

Seguindo todas as dicas, você consegue conquistar seus clientes de forma mais fácil e rápida, entretanto, a qualidade dos produtos é muito importante para fazer com que eles voltem a sua loja de bolos caseiros mais vezes, o consumidor busca acima de tudo o bom sabor e delicadeza com que os doces são feitos, para isso, é necessário usar ingredientes de boa qualidade e sempre manter o mesmo grau de padronização em toda a produção.

Infográfico Loja de Bolos

Colocações finais

Posso dizer que esses passos não são mágicos e nem segredos milenares, mas feitas à risca vão entregar um resultado muito positivo e satisfatório.

Essas cinco dicas são como o alicerce de uma casa, servem para dar a base e você continua construindo, são excelentes para ter um ponto de partida, mas tudo deve ter total dedicação e esforço para dar certo, aqui apenas demos um esboço, e você fica responsável pelo resultado final.

Se você gostou do artigo ou gostaria de dar uma opinião para melhorarmos ainda mais nosso conteúdo, deixe seu comentário abaixo.

 

1 comment

Participe e deixe seu comentário abaixo.