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5 segredos que restaurantes finos não querem que você saiba

Quando você entra em um restaurante refinado, parece tudo estar funcionando perfeitamente, com corredores limpos, garçons indo de uma mesa a outra como se estivessem deslizando entre mesas, a cozinha e o bar e  trabalhando com a precisão de um relógio para garantir que cada jantar seja maravilhoso.

Mas, os garçons e outros funcionários não são robôs e há algumas coisas que você provavelmente não sabe que acontece nos bastidores, mesmo nos melhores restaurantes.

Tudo é um caos controlado:

Mesmo nas cozinhas mais luxuosas há um caos controlado por trás das portas que se balançam. Os chefes estão gritando com os cozinheiros para garantir que os pratos estejam saindo. Os garçons estão gritando por seus pedidos, e ao mesmo tempo estão todos tentando manter a organização de suas tarefas.

Especialidades da casa são formas de usarem a comida antes de estragar:

As especialidades da casa em alguns restaurantes são formas de dizer que os ingredientes daquele prato são frescos e sazonais e chegaram naquela manhã, mas, em alguns restaurantes é uma maneira de dizer que os ingredientes que estão quase estragando não serão desperdiçados.

Eles podem ouvi-lo:

Ter uma briga com o seu companheiro de mesa ou mesmo uma refeição especial com alguém que não é seu par romântico oficial em um restaurante fino, pode não ser tão secreto assim. Você ficaria surpreso em saber, mas o garçom pode ouvi-lo e certamente vai falar sobre o que ouviu pelos bastidores.

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Não servir peixes aos domingos:

A afirmação agora lendária de Anthony Bourdain de que você não deve pedir peixe às segundas-feiras é felizmente uma coisa do passado, mas a regra "não pedir peixe aos domingos" ainda está muito em vigor em Nova Iorque. O fato é que o peixe fresco não está chegando aos domingos, então, o que você pede, não estará tão fresco como poderia estar.

Clientes Vips recebem tratamento especial:

Se você é um cliente regular em um restaurante muito caro, você pode ter certeza de que a equipe estará ciente disso, então não se surpreenda se você receber uma taça de vinho ou uma sobremesa grátis (e se você estiver planejando tornar um cliente regular, não faz mal se tornar amigo do gerente ou do proprietário).

Quanto aos clientes de primeira vez, bem, desses nem todos recebem um tratamento especial, como mostrado no estudo que fez Peter Wells do restaurante Daniel.

 

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