7 Dicas de Marketing para Restaurantes de Sucesso

Gerenciar um estabelecimento não é nada fácil. A dificuldade dobra caso esteja no ramo alimentício. São muitos detalhes para se atentar e como o produto é uma necessidade básica, os cuidados têm de ser relativamente maiores em relação a outras áreas.

Cuidar dos seus processos e manter tudo em ordem é essencial, sem dúvida. Mas com tantos fatores diferentes para considerar, um dos detalhes que muitas vezes recebe menos atenção e investimento é a Publicidade.

Quando foi a última vez em que você traçou um plano de marketing para o seu restaurante? Talvez seja a hora de inovar, de considerar novas ideias antes do ínicio da temporada de vendas que acompanha os feriados de fim de ano.

Pensando nisso, que tal planejar uma boa campanha de Marketing para sair na frente na alta-temporada de vendas no fim do ano? Neste artigo eu trouxe 7 importantes dicas envolvendo Marketing para restaurantes que você não pode deixar passar.

Mas ainda não é cedo para pensar no Natal?

Nunca é cedo demais para começar a fazer planos. Benjamin Franklin já dizia: “Ao falhar em se preparar, você está se preparando para falhar”.

As técnicas de Marketing ficam ultrapassadas cada vez mais rápido com a ascensão das redes sociais e o constante aumento de estratégias mobile-first, que consistem em priorizar a publicidade que é capaz de alcançar grandes públicos através de um SmartPhone.

Por isso é importante analisar o que você já fez nesse quesito até então e se planejar adequadamente para que o seu restaurante tenha sucesso em atrair consumidores na hora certa.

Caso você já destine atenção ao marketing digital, tenho uma outra pergunta para você…

Você investe em estratégias de Marketing inovadoras ou tradicionais?

Muitas empresas no ramo da alimentação investem em Marketing, mas na maioria dos casos, investem em técnicas mais tradicionais e bem estabelecidas. Essas técnicas são já famosas por “trazerem resultados”.

Então o investimento comumente consiste em: cartazes, e-mails, anúncios de rádio, televisão e jornal e, até mesmo, no impulsionamento de conteúdo em mídias sociais. Embora essas estratégias pareçam interessantes e, de fato, tenham alguma eficácia, seu “poder de alcance” é muito menor do que as estratégias chamativas e inovadoras que carregam o ar de surpresa e novidade.

Grandes empresas no ramo da alimentação como o Domino’s e o Shake Shack estão sempre tentando novas abordagens. É interessante ficar de olho no que elas têm feito.

Muitos restaurantes já estão preparados, outros nem tanto.

Mas fique tranquilo! Não importa se as suas estratégias ainda não parecem adequadas o bastante. Aproveite esses meses que ainda nos separam do verão e do movimento de fim de ano para pensar em um plano e também economizar dinheiro para investir em Marketing digital.

Separei algumas dicas que você com certeza deve considerar ao formular um plano. Atentar-se a cada uma delas pode aumentar consideravelmente o seu faturamento na alta temporada.

7 Importantes Dicas de Planejamento de Marketing para Restaurantes De Sucesso

Essas dicas foram desenvolvidas com base em situações reais de venda, segundo a QSR Magazine. Mobilize todas as dicas juntas para conseguir

 

  • Estude sobre o passado para prever o futuro

Antes de mais nada, dê uma boa olhada no que você já fez até então. Analise com cuidado suas informações, os dados de suas vendas e procure saber quão efetivas foram as campanhas publicitárias que tem feito.

Faça um levantamento para ver quais são seus itens mais populares. Descubra também em que época esses itens são mais pedidos, verifique o volume de vendas em cada um dos meses do ano passado.

Esses números podem lhe ajudar, e muito, a elaborar táticas de marketing promocional.

  • Crie uma base de clientes fiéis e leais

A eficiência do serviço é um dos principais critérios que os consumidores usam para mensurar a qualidade dos lugares em que vão. É nesse critério que entra uma ótima estratégia de engajamento.

Os restaurantes que buscam o sucesso DEVEM construir um grande banco de dados com informações de seus clientes mais frequentes através de programas de fidelidade, pesquisas em mídias sociais, e-mails profissionais etc

Assim você pode contatá-los e oferecer a eles promoções exclusivas e direcionadas. Isso faz com que você construa uma base sólida de clientes fiéis e leais.

Apoie-se nesses clientes, e em suas preferências, para tomar decisões relacionadas ao marketing promocional. Todos os testes que quiser fazer, recomendo que faça primeiro com os clientes já fidelizados.

“Ainda não tem um bom programa de fidelidade? Clique aqui para saber tudo o que precisa saber sobre Programas de Fidelidade Para Restaurante. Consiga mais clientes fiéis!”

  • Mais de 100 mil estabelecimentos já utilizam o Programa Consumer.

    Procure passar a ideia de que o local pode receber grandes famílias e reuniões

Quando os feriados se aproximam, reuniões empresariais e grandes encontros de família começam a ser marcados. Preparar-se para receber essas reuniões no seu estabelecimento pode fazer com que seus lucros aumentem exponencialmente.

Além de deixar os visitantes cientes de que o seu restaurante pode comportar muitas pessoas é preciso elaborar promoções exclusivas para essas ocasiões.

Uma ideia um tanto mais ousada, mas também muito boa, é ficar de olho nas empresas locais que você crê que tenham interesse em um bom lugar para fazer reuniões de fim de ano e, através de campanhas publicitárias direcionadas ou e-mails especiais, as convidar a conhecer o seu estabelecimento e sua proposta.

  • Invista em boas fotografias e conteúdo de qualidade

O Marketing em redes sociais é o modo mais popular de conseguir atrair olhares para um restaurante.

É uma ótima maneira de espalhar por aí suas promoções. Para isso, esteja certo de que tanto as fotografias, quanto o conteúdo dos seus anúncios criem nos consumidores a ideia de que podem ter uma deliciosa experiência no seu restaurante.

Capriche nas fotografias, mas procure não usar fotos muito “distantes da realidade”. Isso pode ter um efeito reverso e fazer com que seus consumidores fiquem desinteressados pela comida servida de fato.

  • Conte com a assistência de um profissional de Marketing Digital

Se for consultar um especialista, não necessariamente deixe que ele faça todo o trabalho. Procure por um que lhe instrua melhor na construção do seu plano de marketing e lhe ofereça mais do que apenas uma lista de contatos de e-mail.

Consultar um especialista pode ser interessante. Ele pode colocar o seu empreendimento no rumo certo, articulando estratégias que trarão retornos substanciais.

  • Explore o que há de novo no reino do Marketing para restaurantes

Considere as novas técnicas de Marketing digital do mercado que estão ganhando espaço, como o geo-fencing.

Essa estratégia consiste, basicamente, em localizar o público que mora ou trabalha nas proximidades do seu restaurante e direcionar propagandas ou ofertas promocionais para que eles venham conhecer o estabelecimento ou façam o primeiro pedido.

Talvez essa seja uma das melhores maneiras de alcançar novos consumidores em potencial para adicionar à sua base de clientes fiéis.

  • Não esqueça do que já foi planejado

Marque uma revisão anual ou semestral para verificar o que tem sido feito até então e se planejar melhor para o próximo ano ou semestre. Lembre-se: Uma única iniciativa bem planejada é mais eficaz que várias iniciativas mal-planejadas.

Se o seu restaurante tiver aspectos em que precisa de melhoras, atente-se a eles, mas não perca o foco nos aspectos em que o seu estabelecimento já está bem alinhado.

É a oportunidade perfeita para colocar o seu plano de marketing em ação

Agora que você já tem ideia do quanto pode aumentar suas vendas no fim do ano, está na hora de colocar a mão na massa.

Aproveite os meses de pouco movimento para traçar suas estratégias!

O segredo do sucesso está em compreender o que é atraente para os seus consumidores. Sabendo o que lhes agrada ou desagrada fica mais fácil de se conectar com eles da maneira adequada.

Faça pesquisas, crie promoções que também recolham informações e fique atento às estratégias adotadas pelas grandes empresas do ramo em que você é especializado.

Caso precise melhorar seus processos antes de investir em publicidade, considere usar um Bom Sistema de Gerenciamento para Restaurantes. De preferência use um gratuito, como o Programa Consumer.

O que achou desse artigo? Tem dúvidas ou sugestões? Deixe-nos ciente! Entre em contato conosco para mais informações.Leia também: 9 Dicas de mudança no cardápio que vão impulsionar suas vendas.

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