10 Grandes Benefícios da Automação Comercial para Restaurantes. Qual o Melhor Sistema de Gerenciamento?

Em um restaurante, seja servindo ou sendo servido, quantos equívocos e enganos você já não viu serem cometidos? Tenho certeza de que já viu clientes impacientes causando problemas. E eu poderia apostar que já ficou esperando por muito mais tempo do que o imaginado por uma conta que parecia nunca vir. Quem nunca passou por isso, não é?

Só quem gerencia um estabelecimento alimentício sabe o quanto é trabalhoso cuidar de todos os detalhes do negócio: Estoque, fluxo de pedidos, atendimento, funcionamento da cozinha, garçons, entregadores, limpeza, operação de caixa etc... Com tantas coisas importantes para se preocupar, é natural que os profissionais cometam alguns pequenos erros diariamente.

O grande problema é que esses pequenos erros vão se acumulando e acabam comprometendo o funcionamento do restaurante.

Para evitar perder tempo e dinheiro, é necessário evitar que esses pequenos deslizes aconteçam. Uma boa maneira de se fazer isso é usando um sistema de Automação Comercial para Restaurante.

Nesse artigo vou falar sobre o que é automação comercial, para quê de fato serve e explicar como um sistema desse tipo pode evitar que vários desses erros aconteçam.

Mas afinal, o que é automação comercial?

A automação comercial é o nome que se dá aos sistemas que oferecem soluções tecnológicas e digitais para o seu negócio. A grande maioria dos estabelecimentos alimentícios já automatiza alguns de seus processos para poupar o tempo dos funcionários e aprimorar seu atendimento.

Imagine uma lanchonete que atende presencialmente e faz entregas. Ela recebe muitos pedidos pela madrugada. Além de anotar cada um dos pedidos e atender os clientes com eficiência e simpatia, ainda é exigido do operador de caixa que faça manualmente o cadastro de cada um dos consumidores.

Há alguns anos essa atividade custaria muito do tempo destinado ao atendimento. O operador teria de atender o telefone e registrar com uma caneta cada um dos clientes, talvez por ordem alfabética, em um caderno ou arquivo de papel.

Os tempos mudaram. Hoje os serviços são concluídos em tempo muito menor e carecem de menos esforço, boa parte dessa otimização se deve à informatização dos estabelecimentos e aos grandes facilitadores espalhados pela internet.

Você já conhece o Programa Consumer? Faça o Download gratuitamente agora mesmo. 

Esses facilitadores, essas ferramentas que ajudam na gestão do negócio, são o que chamamos de automação comercial. Esse conjunto de processos e ferramentas que é capaz de impulsionar as vendas de um estabelecimento de qualquer porte, dos menores e familiares às grandes franquias multinacionais.

Com uma máquina usando um sistema para fazer as tarefas repetitivas e maquinais, sobra mais tempo para os atendentes se atentarem aos serviços de forma humana e amigável.

E como a automação comercial para restaurantes pode me ajudar?

A automatização de trabalhos que antes eram feitos manualmente traz um grande aumento na produtividade de um estabelecimento comercial, especialmente na área da alimentação.

A qualidade do atendimento aumenta, já que os funcionários podem contar contar com diversas ferramentas digitais para lhes auxiliar em suas tarefas, e o tempo de espera diminui. O sistema se encarrega de detalhes importantes que muitas vezes não recebem a devida atenção dos funcionários, que costumam estar sempre atarefados.

Pensando em como a automação comercial funciona, logo percebemos que quanto mais automação é aplicada a empresa, mais produtiva ela é.

É preciso então, para assegurar-se no mercado e manter-se ao nível dos concorrentes, dispor do número máximo de ferramentas facilitadoras para a gestão. A maioria dos sistemas de gerenciamento que competem no mercado oferece muitas ferramentas em um só lugar. Com elas você pode:

  • Melhorar seu atendimento

Os clientes preferem lugares em que são bem atendidos mesmo que o estabelecimento esteja lotado. Ver funcionários mais tranquilos, pacientes e bem familiarizados com a tecnologia pode lhes confortar e encorajar a consumir mais.  Se os consumidores perceberem que a eficiência do lugar é alta em relação aos estabelecimentos concorrentes farão questão de ir lá.

Por exemplo, ao verem um garçom usando um smartphone para fazer os pedidos, já começam a notar o cuidado com os detalhes no lugar e ficam mais seguros de fazer seus pedidos com adicionais e restrições, dado que sabem que não precisam confiar na memória de quem os atende e tem certeza de que o pedido não virá com nada faltando, porque já está tudo devidamente selecionado digitalmente.

  • Controlar seu estoque com precisão

Além de preocupar-se com o fluxo de pedidos e mantê-lo sempre ininterrupto, ainda é preciso gerenciar o dinheiro que abastece o caixa, garantir que todos os pedidos sejam adequadamente pagos, calcular os lucros depois de abater os gastos e reabastecer os estoques antes que se esvaziem.

Ao invés de contratar um estoquista para certificar-se dessas questões, é possível usar um software no computador que automaticamente calcule esses fatores e exiba, rápido e sem equívocos, a quantidade de insumos disponíveis e os lucros reais trazidos por cada pedido entregue.

Veja o vídeo para mais informações sobre o controle de estoque e ficha técnica do Programa Consumer, um sistema de automação comercial 100% voltado para estabelecimentos alimentícios.

  • Evitar desperdícios e erros

Um único pedido produzido errado, feito por engano, pode dar um prejuízo considerável ao estabelecimento e por vezes até anular o lucro que seria trazido pelo pedido realizado.

As origens de um equívoco no pedido são muitas, ele pode acontecer por conta de um erro de ortografia, uma má caligrafia ou um mal entendimento na hora de levar as informações para a cozinha.

O resultado é o mesmo: o pedido chega à mesa do cliente e então, o consumidor  diz que aquilo que foi servido não corresponde ao pedido realizado, e então, o prato já pronto e preparado tem de ser descartado, perdido ou oferecido como cortesia pelo transtorno.

Para evitar essa situação desvantajosa, é ideal usar um sistema que simplifique, exiba e confirme os pedidos desde o momento em que são feitos pelo cliente até o instante em que são encaminhados para preparo na cozinha.

  • Ter maior controle da gestão do estabelecimento

Se você quer ver quais foram os seus pratos mais vendidos, calcular o número de pedidos feitos em determinado dia e horário ou ainda ter a relação dos últimos pedidos feitos por um cliente, um sistema de gestão é a sua melhor alternativa.

Com a ajuda de um programa que automaticamente organiza as informações, alguns detalhes importantes para o seu negócio são instantaneamente processados e armazenados, para serem exibidos e consultados quando você preferir.

  • Acompanhar gráficos com os lucros e informações numéricas do negócio.

Está longe do estabelecimento? Com a ajuda de sistemas que oferecema ferramenta de acompanhamento remoto você pode acompanhar o desempenho do seu negócio de qualquer lugar, usando um tablet ou smartphone com acesso à internet.

Veja as informações numéricas representadas em gráficos simples usando o Consumer Connect.

Os melhores softwares da categoria geram relatórios e gráficos precisos, oferecem indicadores de desempenho e sincronizam os dados em poucos minutos através do armazenamento em nuvem.

Ver uma ilustração do desempenho de seu estabelecimento pode ser ainda mais eficaz para perceber eventuais aumentos e quedas nas vendas e em outros processos detalhados.

Qual sistema de automação comercial para restaurantes é recomendado para mim?

Se você quer automatizar mais áreas do seu negócio e aumentar a qualidade do seu atendimento, é bom procurar por um sistema que lhe ofereça um bom número de ferramentas e recursos úteis. Escolha um sistema de gestão que tenha tudo o que você precisa em um só lugar, uma boa opção que atende a esse requisito é o Programa Consumer.

Desde 2010 sendo aprimorado, o programa foi desenvolvido para oferecer o maior número de soluções possível, em uma plataforma 100% voltada para o ramo da alimentação, para a gestão de estabelecimentos alimentícios.

O Programa Consumer já foi instalado em mais de 100 mil estabelecimentos espalhados por todos os estados do Brasil. A Liga Ventures, importante aceleradora corporativa, apontou o Consumer como uma das Startups que estão mudando o varejo no Brasil.

O Programa Consumer é um sistema de automação comercial para restaurantes com modelos para vários dispositivos. (Imagem/Divulgação: Programa Consumer)

O Consumer também é parceiro do Sebrae no projeto Alimentação Fora do Lar, que procura identificar e caracterizar as tendências desse mercado em constante expansão.

Vou listar alguns dos diferenciais do Programa Consumer e citar algumas de suas ferramentas facilitadoras.

Conheça 10 ótimos motivos para usar o Programa Consumer e otimizar o seu negócio

Existem muitos bons sistemas de gestão no mercado, mas na lista abaixo vamos mostrar algumas das coisas que poderá fazer caso opte pelo Programa Consumer, um sistema de gerenciamento completo que conta com milhares de usuários espalhados por todo o Brasil. Te desafio a ler esses 10 motivos e não ficar convencido de que o Consumer é uma boa escolha para o seu negócio.

  • Separe os pedidos por mesas e comandas

Ao receber os clientes no seu estabelecimento, o Programa Consumer permite que você crie mesas ou comandas personalizadas para marcar o consumo de cada consumidor. Essa separação evita erros na conta e impossibilita que, por algum equívoco, alguns produtos deixem de ser cobrados.

Essa ferramenta também facilita o trabalho do operador que tiver de receber o pagamento de um pedido, mesmo que o seu valor esteja dividido entre várias pessoas que usam diferentes formas de pagamento.

Nada de confusão na hora de se marcar o que já foi pedido. O Consumer deixa os seus funcionários se preocuparem com outras coisas enquanto cuida de gerenciar os pedidos de cada uma das mesas ou comandas.

Sistema de gestão para lanchonetes. Automação comercial para restaurantes.

  • Planeje suas rotas de entrega

Caso o seu estabelecimento realize pedidos para a entrega, o Programa Consumer pode te ajudar de muitas maneiras. Uma delas é planejando suas rotas de entrega com base na localização de cada um dos consumidores.

O Consumer é integrado ao Google Maps e antes mesmo da saída do motoqueiro o programa calcula qual é a melhor rota, traçando um caminho otimizado que possibilita entregar mais pedidos em um tempo muitas vezes menor.

A integração com o Google Maps também permite adicionar um marcador no mapa para cada cliente cadastrado. Assim você pode ter uma boa noção de como e onde estão espalhados os seus principais clientes.

  • Cadastre seus clientes e os organize como quiser

Como dito no item anterior, o Programa Consumer permite que você registre todos os dados fornecidos pelo cliente na hora do pedido e os guarde para eventuais consultas, pesquisas ou campanhas publicitárias.

Veja quais são seus clientes mais fiéis e tenha uma relação completa dos seus visitantes. Você pode optar por exibir os arquivos dos consumidores em diferentes ordens. Ordene por frequência de visitas, ordem alfabética ou data de nascimento.

Organize os consumidores com base em qualquer característica que achar interessante, inclusive com base na região da cidade ou bairro específico.

Quer mais clientes fiéis? Clique aqui para saber tudo o que você precisa para implementar um programa de fidelidade e vender mais.

Ter um breve registro com dados dos seus clientes pode te ajudar a oferecer um serviço cada vez mais personalizado aos consumidores, que seja moldado levando em conta suas reais necessidades, seu consumo médio e suas preferências.

  • Crie uma ficha técnica específica e detalhada para cada prato oferecido

Para poder auxiliar nas tarefas do seu estabelecimento, o Programa Consumer tem de conhecer os seus pratos, preços e serviços. Tudo o que você tem de fazer é cadastrar informações detalhadas sobre cada um dos itens ofertados no cardápio e... pronto! O Programa vai lhe ajudar com os detalhes.

Você pode atribuir um código para cada prato, o que agiliza o atendimento e o trabalho que o garçom tem ao passar os pedidos para a cozinha. A maioria dos estabelecimentos coloca esse código ao lado do nome de cada um dos produtos exibidos no cardápio que é entregue ao cliente.

Controle a quantidade (em gramas ou em qualquer outra medida que preferir) de cada um dos ingredientes que é destinado aos pratos.

  • Controle seu estoque em tempo real, sem grandes preocupações

Mesmo o melhor dos estoquistas pode se enganar de vez em quando. O Programa Consumer não se engana. Ao ter um pedido registrado, o Consumer visita a ficha técnica do produto previamente registrado e abate automaticamente do estoque virtual os insumos que compõem aquele prato ou produto.

Com o Consumer Connect você tem o controle sobre todo o seu negócio pelo telefone. Sua empresa na palma da sua mão.(Imagem/Divulgação: Programa Consumer)

Clique aqui e saiba mais sobre o Controle de Estoque do Programa Consumer.

O recurso funciona inclusive com complementos e adicionais e, além disso, contabiliza cada um dos itens gastos com precisão. Tudo o que você tem de fazer é cadastrar os seus pratos. É simples, intuitivo e muito rápido.

  • Cadastre seus produtos por tamanho

Usando o Programa Consumer você pode cadastrar seus pratos de acordo com suas especificações.

Ótimo para estabelecimentos que oferecem pratos do mesmo sabor, mas em diferentes porções e tamanhos. O Programa pode ser configurado para facilitar o processo de seleção de tamanhos e outros detalhes que costumam variar entre seus produtos de características semelhantes.

Esse recurso é ideal para pizzarias e sorveterias, estabelecimentos que geralmente oferecem opções de personalização quanto ao tamanho em todos os seus itens ofertados.

  • Use suas impressoras de modo eficiente

O sistema permite que você controle o fluxo da produção de pedidos e fechamento da conta com um único clique.

Na mesma ferramenta você encontrará uma opção que permite enviar cupons fiscais ou cupons com a descrição do pedido e senha (a ser exibida no painel de senha) para as impressoras integradas ao Consumer e espalhadas pelo seu estabelecimento.

Feche os pedidos no balcão, faça com que eles sejam impressos diretamente na impressora da cozinha e, consequentemente, comecem a ser produzidos mais cedo. Cada minuto melhor aproveitado para a produção dos pratos contribui para um atendimento mais ágil e eficiente.

Para saber mais sobre o assunto: Leia o artigo em que recomendo 4 impressoras ideais para serem usadas com o Consumer.

  • Tenha controle sobre os pagamentos feitos com cartão de crédito

Para se manter ativo no mercado é preciso que o seu estabelecimento aceite o maior número de formas de pagamento possível. Uma forma de pagamento muito utilizada é o cartão de crédito.

O Programa Consumer permite que você veja facilmente os recebimentos pendentes, referentes aos pedidos pagos via cartão de crédito. Mostra pra você também as taxas cobradas pela operadora do cartão.

Além disso, ele te permite ter total controle sobre suas finanças, incluindo recebimentos e fluxo de caixa, de qualquer lugar e em qualquer hora, de maneira remota, através de um dispositivo móvel com acesso à internet habilitado.

Antes de utilizar um sistema de automação comercial para restaurantes, verifique que recursos ele oferece para melhorar sua gestão financeira. Pagamentos com o cartão de crédito podem criar problemas

  • Crie promoções e ofertas customizadas

Se você estiver usando o Programa Consumer, é muito fácil criar uma promoção.

Você escolhe o modelo: leve dois e pague um, desconto X em compras acima de determinados reais ou até mesmo descontos temporários (como ofertas de happy hour).

O importante é: o Consumer está preparado para processar pedidos em cada uma dessas situações sem bagunçar o seu estoque e sem atrapalhar o cálculo dos seus lucros.

  • Use um programa integrado ao iFood

Além de ajudar na gestão dos pedidos feitos presencialmente e pelo telefone, todos os recursos do Programa Consumer estão integrados aos pedidos feitos pelo iFood. Ainda não conhece o iFood? 

Clique aqui para conhecer 5 boas razões para usar um sistema integrado ao iFood.

O Programa Consumer é integrado ao iFood.(Imagem/Divulgação: Programa Consumer)

Com o Programa Consumer você pode controlar o estoque, planejar rotas, estimar o tempo de entrega e atualizar status dos clientes que fazem pedidos via iFood. Isso evita muito do retrabalho que tem o operador de caixa ao usar dois sistemas de gestão, o padrão e o iConnect (sistema do iFood).

Agora que você já entende o quanto o seu negócio pode se beneficiar de um sistema de automação comercial, vou te mostrar quais outros recursos tecnológicos podem ser implementados no seu estabelecimento e integrados ao Consumer.

Quais equipamentos eu posso utilizar quando estiver usando um sistema de automação comercial para restaurantes?

Se você quiser investir em outros equipamentos para melhor organizar o seu negócio, não se preocupe, a maioria dos sistemas de automação comercial para restaurante é apto a receber informações dos dispositivos mais comuns em estabelecimentos alimentícios.

O Programa Consumer é compatível com painéis de senha, impressoras não-fiscais e identificadores de chamada (binas).

Identifique o número de cada uma das chamadas que receber. Configure seu identificador de chamada no Programa Consumer (Imagem/Divulgação: Programa Consumer)

Chame seus clientes por senha em um painel digital, faça suas impressões diretamente na cozinha e saiba qual dos seus clientes está ligando (se já tiver o cadastrado) antes mesmo de atender o telefone. O Programa Consumer tem muitos recursos que são aprimorados quando utilizados juntos com esses dispositivos.

Investir na otimização de um restaurante traz efeitos a curto prazo. Clientes satisfeitos voltam mais e geralmente com companhia e, se o seu estabelecimento for realmente bom, contarão aos outros da sua boa experiência no lugar. Isso é muito importante.

Não utilize uma série de programas para cuidar do seu restaurante. Use um só. Experimente o Programa Consumer. Faça o Download grátis e otimize o seu negócio em pouco tempo.

O marketing impessoal, também chamado de marketing boca a boca, valoriza o seu negócio e gera ótimos resultados.

Não perca mais o seu valioso tempo de produção, ninguém gosta de ficar esperando desnecessariamente. O segredo está aí, aproveite bem o tempo e transpareça para os consumidores o quão bem o tempo está sendo aproveitado! Com certeza suas vendas vão aumentar muito.

Se você quer competir em um mercado assim tão disputado, precisa estar adequadamente preparado para o nível elevado da disputa. Grandes franqueadores utilizam e recomendam o Programa Consumer por conta da qualidade do sistema, que comporta todas as ferramentas que um grande negócio pode demandar.

Pense nos seus clientes e nos seus funcionários. Não perca mais tempo. Tenha um espaço de trabalho mais moderno e otimizado! Excelência em automação comercial para restaurantes, pizzarias, lanchonetes e todo tipo de estabelecimento alimentício. Experimente o Programa Consumer agora mesmo! É rápido de instalar, fácil de usar e o download é gratuito. Faça o teste e surpreenda-se!

Esse artigo te deixou com dúvidas? Entre em contato conosco. Nós lemos todos os comentários, sua opinião é importante para o nosso desenvolvimento.

12 comments

Participe e deixe seu comentário abaixo.