Como controlar o recebimento de cartões de crédito e débito para bares e restaurantes - Blog do Programa Consumer

Como controlar o recebimento de cartões de crédito e débito para bares e restaurantes

Cada vez mais, diminui o número de pessoas que fazem uso de dinheiro vivo, e o cartão de crédito e débito, ganhou mais espaço com o passar dos tempos devido as suas facilidades.

Entre elas, podemos destacar: o cartão oferece uma boa ferramenta de administração das finanças, já que ele flexibiliza as possibilidades de pagamento; diminuir o volume da carteira; minimiza os riscos de perda de dinheiro e principalmente diminuir o risco de assaltos.

Segundo o portal Exame, o uso do cartão aumentou 108% em cinco anos. Esse aumento foi principalmente ocasionado pela simplicidade em obter cartões de crédito/débito nos dias de hoje, e pela facilidade em manuseá-los.

E se você tem um negócio na área da alimentação, um bar, restaurante, pizzaria, devemos saber a melhor forma de organizar esse tipo de recebimento.

Recebemos com muita frequência de nossos clientes, perguntas como:

  • Controle de recebimento de cartão de crédito Excel
  • Como conferir vendas de cartão de crédito em meu restaurante
  • Planilha Excel conciliação de cartão de crédito
  • Planilha de controle de cartão de crédito

Estou falando de como controlar o recebimento de cartões para estabelecimentos! Claro que isso não é uma tarefa fácil, na verdade, está longe de ser, mas nós do Consumer vamos apresentar boas soluções e dicas para você.

Sistema Controlar Taxas e Recebimentos no Cartão

 

Veja na prática como é simples fazer o controle do recebimento de cartão de crédito no Consumer, esqueça planilhas de excel e outros mecanismos.

Tenha tudo centralizado em uma única solução, veja como é fácil.

Defina as bandeiras de cartão de crédito que você trabalha, os prazos de recebimento e taxas negociadas na aba “Forma de Pagamento”

Para isso, após instalar o Programa Consumer, acesse Financeiro -> Formas de Pagamento e veja a tela como essa abaixo. Aqui, com simplicidade informe as taxas e o prazos de recebimento, combinados junto as operadoras.


Quero testar esse Recurso

Acompanhando os recebimentos por cartão de crédito e débito e fazendo sua conciliação com simplicidade

Ao finalizar esse processo, basta fazer uma venda no Programa Consumer, realizar um pedido e seu recebimento, de acordo com a forma de pagamento realizada pelo cliente.

Acesse então: Financeiro -> Contas a Receber e veja todos os recebimentos disponíveis, taxas pagas por cada operadora e o prazo do dinheiro na sua conta.

Quero testar esse Recurso

Viu como é simples? Em apenas 2 passos você já está fazendo o controle de recebimento de cartão de crédito e débito em seu bar e restaurante. Se desejar ver um artigo ainda mais detalhado de como controlar as taxas e o recebimento de parcelas no cartão, veja nosso artigo em nossa central de ajuda.

Controle de recebimento de cartão de crédito

O controle de recebimento de cartão de crédito é extremamente importante para gerir da melhor forma seu estabelecimento..

Pois você pode ter um faturamento de R$50 mil reais em um mês, porém o valor a receber, ser de apenas R$30 mil.

Por isso um sistema que permita o controle do recebimento por cartão, tem grande destaque na sua gestão e pode ser crucial para seu sucesso.

Outra fator de extrema importância para controle do recebimento de cartão em seu bar e restaurante, é verificar se as taxas negociadas, estão sendo pagas, conforme combinou com as operadora.

Vale ressaltar que essas taxas e prazos de cada operadora, podem mudar de estabelecimento para estabelecimento, tudo depende dos termos contratados por você.

Vamos abaixo, conhecer algumas operadoras de cartão, para simplificar sua pesquisa e escolha no mercado.

Cielo Taxas e Controles

Uma das marcas que lidera o mercado das empresas que trabalha com o aluguel de maquinas de cartão. Lembrando que opera por mensalidade.

A Cielo tem modelos de maquina móvel através de chip e modelos fixos por cabeamento de internet e telefone. A máquina móvel é excelente para bares, postos de gasolina e lugares para entrega.

A máquina fixa é ideal para comércios com boa conexão de internet ou disponibilidade de linha telefônica.

O número de bandeiras aceitas pela Cielo é bem alto, cerca de 20 marcas, incluindo mastercard, visa, elo, diners e hipercard. Um número considerável para um empresa com tanto tempo de mercado.

Rede Taxas e Controles

A marca de máquinas da rede também tem grande espaço no mercado, assim como a Cielo ela conta com grande número de bandeiras para aceitação.

A máquina da Rede tem opções de máquinas móveis e fixas, que variam entre chips e cabos telefônicos.

Algumas bandeiras que são aceitas pela máquina são; Elo, Amex, Diners Club International, MasterCard, VR Benefícios, Ticket, Hipercard, Sodexo, Hiper, Visa, entre outras.

GetNet Taxas e Controles

Com o alcance um pouco menor que as outras marcas anteriores, a GetNet é um pouco mais nova mas já atende uma grande parcela de bandeiras.

Também possui opções moveis e fixas, com preços um pouco diferentes, O diferencial é a máquina fixa discada, para comerciantes terem opções mais baratas que podem se deslocar.

Aceitando diversas bandeiras como duas rivais; MasterCard, Visa, Elo, Amex, Hiper, Hipercard, Banescard, VerdeCard, Sorocred, Calcard, BigCard, Fortbrasil, Maxxcard, Syspro, CredSystem, Praticard, Cobal, NovoCard, MinasCred e Softex MetroCard; os vouchers Alelo, Good Card, Sodexo, Ticket e VR; e, para combustíveis, Ticket Log.

Moderninha  Taxas e Controles

Essa talvez seja a mais diferente entre todas as maquinas. Ela não tem mensalidade, você paga o valor e adquirir a maquina.

Também possui máquina fixa e móvel, porém sua variedade de aceitação das bandeiras é muito menor que as concorrentes, mas por ser uma marca nova no seguimento ela já tem conquistado vários clientes.

A Moderninha tem um pouco de diferença na aceitação de bandeiras do cartão; Débito (Visa, Mastercard e Banricompras) / Crédito (Visa, MasterCard, Elo, Hipercard, Hiper, entre outras)

Elavon Taxas e Controles

Uma marca que está a mais de 20 anos no mercado, em mais de 30 países, infelizmente a máquina só está disponível em modelo fixo no Brasil.

A empresa não divulga valores, para maiores informações consultar a própria empresa.

Por estar a pouco tempo no mercado a empresa aceita poucas bandeiras de cartões; Visa, MasterCard, Diners, Discover, VR Benefícios e Ticket

Conclusão

Levando em consideração todos os aspectos discutidos até aqui, vale a pena você estudar, ver qual a melhor opção de prazo e taxa para seu estabelecimento. Lembrando que o valor pode variar de acordo com seu estabelecimento e volume de vendas. E se você também já possui alguma maquininha, vale se atentar a organização para evitar gastos e perdas desnecessárias.

Acha que existe alguma dica para controlar melhor seu cartão? Deixe nos comentários!

Participe e deixe seu comentário abaixo.