Como criar um bom cardápio para lanchonete

Se você tem um estabelecimento no ramo alimentício, com certeza já se questionou sobre como criar um bom cardápio para lanchonete, restaurante, bares e etc...

Sabendo que o cardápio do seu comércio, muitas das vezes, é o primeiro contato dos possíveis consumidores com seu estabelecimento, existem vários fatores que devem ser levados em consideração quando você decide criar um bom cardápio para lanchonete, desde as dimensões e cores até as ordens que serão expostos os pratos e bebidas.

Neste artigo vamos ajudá-lo em criar um bom cardápio para lanchonete, restaurantes e similares, da melhor forma possível, aumentando ainda mais o sucesso do seu estabelecimento.  

É comprovado como um cardápio bem montado pode induzir seus clientes a consumir mais e até mesmo consumir os pratos mais caros do seu restaurante, inclusive esse foi um assunto de um outro artigo nosso. 

Como um bom cardápio pode aumentar suas vendas em até 28%

Para um empresário do ramo alimentício, o cardápio pode ser uma das suas melhores chances para conquistar um cliente. Quando ele é bem montado, detalhado e consegue transmitir a imagem do seu estabelecimento, é capaz de atrair diversos tipos de clientes  para o seu negócio.


Mas como saber se seu cardápio está adequado? Como saber se ele agradará seu público? Todas as suas dúvidas serão respondidas neste artigo!

O sucesso de qualquer negócio depende de um ótimo planejamento, e com o cardápio não é diferente, pois todo seu estabelecimento gira em torno dele, afinal, ele é seu primeiro vendedor e sua única vitrine, ele irá alimentar os olhos dos clientes.

Se você tem verdadeiro interesse em trabalhar bem com esse material, confira este artigo em que separamos algumas dicas e truques essenciais para você criar um bom cardápio para lanchonete.

Vamos direto ao ponto!


Cardápio para Lanchonete Pronto

Você pode até encontrar nos sites de pesquisa cardápio para lanchonete pronto, mas muitas vezes deve se atentar a qualidade das imagens e formatos disponíveis no site, pode valer mais a pena gastar um pouco mais do que ter algo de baixa qualidade.  Ou você mesmo pode tentar criar com as dicas que iremos dar agora.

O modelo do cardápio é a primeira decisão que deve ser tomada, os dois modelos mais conhecidos que são utilizados para criar um bom cardápio para lanchonete e restaurantes, são; em forma simples de uma página ou em forma de livro, que nesse caso possui várias páginas.

Sem dúvidas o cardápio mais atraente e que surte maior efeito atrativo é em forma de livro, proporcionando uma aparência moderna, elegante, espaçosa e organizada. Ele tem o poder de induzir o cliente a mostrar que seu estabelecimento tem grande variedade de pratos e bebidas, causando grande impacto e imponência.

Além do modelo do cardápio, também deve-se utilizar detalhes para diferenciação, pois não adianta de nada ser elegante e bonito e não ser único. Utilize pontas arredondadas ou cores diferentes, aposte também em outros formatos, como o de objetos do tipo; coração, estrela, símbolo da marca, entre outros.

Nós do Programa Consumer aconselhamos você a fazer uso de um cardápio em forma de livro, bem como que utilize detalhes de diferenciação, até mesmo, cores diferentes dependendo do seguimento do seu estabelecimento.


Cardápio para Lanchonete Word

Nós vemos inúmeras pessoas procurando por “cardápios para lanchonetes no word”, e essa é uma forma muito errada de pesquisar por cardápios, por um dos motivos mais simples, a falta de cores e a impossibilidade de edição avançada.

Uma das partes mais importante na composição de um cardápio profissional são as cores utilizadas que tem a função de proporcionar um bom contraste para o consumidor, sendo que quando mal empregadas podem comprometer a estética do cardápio.

Para escolher as cores do cardápio, sempre leve em consideração as cores utilizadas no ambiente do estabelecimento, essa ideia é utilizadas por grandes empresas com intuito de fixar ainda mais as cores do seu restaurante na cabeça dos consumidores.

Para lanchonetes que servem comidas rápidas como lanches, cachorro quente e prensados, aconselhamos a fazer o uso de cores mais vivas e chamativas, que destacam mais as escritas, já que o público que costuma frequentar estes lugares já tem em mente o que pedir, bem como, não faz questão de algo muito sofisticado e “fino”, já que espera algo mais rápido e com custo mais baixo.


Cardápio de Lanchonete para Editar

É inteligente escolher um cardápio de lanchonete para editar seus pedidos de forma mais fácil, um cardápio que permita a você fazer alterações quando preciso, tanto em valores quanto em composição de ingrediente dos pratos.

Aproveitando que estamos falando sobre a composição do cardápio, vale lembrar que os pratos de entrada “aperitivos” não devem ser colocados no cardápio, já que é um “agrado” oferecido por você para mexer com o psicológico do cliente de forma positiva enquanto aguarda o prato principal que está sendo preparado.

A melhor ordem para os pratos quando se cria um cardápio é colocando em negrito e destacando o nome dos pratos principais e de maiores saídas, depois, em letra mais simples, traga a descrição e especificações de ingredientes e por último o preço.

Existem várias formas de como criar um bom cardápio para lanchonete, restaurantes e bares, e logo abaixo separamos algumas dicas de como fazer o melhor cardápio para seu estabelecimento.

  • No primeira parte do cardápio adicione alimentos que estimulam o apetite dos seus consumidores, como é o caso das entradas e petiscos.
  • No segunda parte coloque alimentos mais leves, como saladas e sopas.
  • Na terceira parte, coloque os principais pratos do seu restaurante. Se existir grande variedade de pratos, pode dividi-los em subgrupos, como por exemplo: Carne, Peixe e Massas.
  • Na quarta parte você pode adicionar as bebidas.
  • Na quinta e última parte, adicione as sobremesas oferecidas pelo estabelecimento.

Para resumir a nossa fórmula, ao final seu cardápio deve ter a seguinte composição: forma: entrada + principais + sobremesas + bebidas.


Programa para montar cardápio para lanchonete?

Será mesmo que existe um programa para montar cardápio para lanchonete? O programa Consumer tem uma ferramenta única em que você pode cadastrar todos os seus produtos no sistema e exportá-los para o excel ou imprimir da maneira que achar melhor.


Além dessa funcionalidade nós também temos opções de cardápio online e até mesmo o cardápio digital na mesa para clientes usarem no próprio celular, a melhor parte é que temos essa ferramenta sem a necessidades de tablets na mesa ou qualquer outro investimento.

Os cardápios digitais estão ganhando cada vez mais espaço nos empreendimentos alimentícios. Mas por qual motivo? Simples, são; práticos, elegantes e modernos, esses cardápios facilitam no atendimento ao cliente, minimizando os gastos com funcionários e os erros nos pedidos, dessa forma, acelerando a entrega dos pratos.

Além desses atributos positivos, os cardápios digitais são ótimas oportunidades para se desenvolver um design moderno e apresentar melhor os seus pratos para um público mais jovem. Assim como no cardápio físico é possível usar imagens e cores que destacam sua imagem, atraindo ainda mais a atenção dos consumidores. Lembre-se de que quem trabalha com cardápios digital, sem sombra de dúvidas, conta com um grande diferencial no seu restaurante.

Se você optar por criar um modelo especializado de cardápio pode usar a ferramenta canva. Essa é uma ferramenta para edição de imagens online e é uma ótima opção para quem não tem muito conhecimento em edição de imagens. Dentro do próprio site “canva.com”, você pode encontrar dicas de otimização para cardápios com instruções do próprio Canva.

Se você tiver interesse no uso do canvas, lembre-se que ele pode ser usado para postagens das redes sociais e também já falamos sobre isso em nosso blog. É uma ferramenta poderosa para quem pretende se aperfeiçoar e deixar seu estabelecimento com uma imagem mais profissional.

Conclusão

Encontrar o seu público alvo vai facilitar sua busca pelo melhor cardápio. Esta é uma das decisões mais importantes, pois a partir dela poderemos construir vários elementos do cardápio, como o design visual, estrutura e informações adicionais.

Você pode encontrar diversos  modelos de cardápio na internet, tanto para montagem online, quanto para compra pronta. A impressão deve ser feita em gráficas especializadas ou gráficas rápidas, para a melhor qualidade de imagens e letras.

É muito fácil encontrar modelos de cardápios na internet e a Cardápio art é uma ótima opção para cardápios impressos, trabalhando com muita variedade e modelos.

Criar um bom cardápio para lanchonete, bar e restaurantes de adequado é algo extremamente importante para seu estabelecimento, porém, não podemos deixar de lembrar que existem muitos outros atributos que devem ser trabalhados a todo momentos; o preço acessível e a qualidade nos pratos servidos, foque sempre na higiene do seu estabelecimento, o objetivo a ser alcançado é a melhor forma de tratar os clientes e conquistá-los.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dica que ficou de fora? Deixe nos comentários!

2 comments

Participe e deixe seu comentário abaixo.