Como criar um negócio de sucesso no setor da gastronomia

 

O segmento de food service, o segmento de alimentação em geral ele nos atraiu em quanto empresários, estou usando o plural pois eu tenho mais sócios também, ele atraiu os sócios para esse negócio, porque ele é um negócio que depende unicamente de operação.

A receita as vendas, a presença dos clientes ela é razoavelmente previsível e ela é constante, se você fizer uma operação com bom nível de qualidade, um nível de serviço razoável, um nível de custo similar ao restante do mercado, fatalmente você vai ter a sua participação, você vai ter os seus clientes lá, então é algo que a responsabilidade pelo resultado, depende muito mais dos empresários, do que do mercado em si. Veja nesse artigo como criar um negócio de sucesso.

O negócio de restaurantes, tem um volume de receitas, bastante previsível e que apesar de ter foco permanente no crescimento, não tem grandes picos e grandes vales, ele tem um crescimento que é regular e constante e também lento ao longo do tempo.

Então nós precisávamos de um aumento de lucratividade rápido e para trazer isso para a nossa esfera de responsabilidade, nós buscamos uma forma de reduzir os custos que a gente tinha, para aumentar o lucro com a mesma receita.

Diante disso uma das principais fontes de custos é o que a gente chama de utilidade, que é formado por gás, energia, elétrica e telefone, são aqueles custos necessários para a unidade operar. Nos nossos restaurantes, nós já achávamos que fazíamos uma boa gestão, mas então nós ouvimos a informação que o Sebrae oferecia uma consultoria para redução de desperdício, sustentabilidade do negócio e redução do uso de utilidade.

Achamos isso interessante, entramos em contato com o Sebrae e trouxemos essa consultoria para o nosso negócio e ela ajudou muito na redução dos nossos custos.

Eu acredito que a alimentação é um mercado, a alimentação fora do lar é um mercado em que o nível de investimento inicial é maior que em outros setores, eu vou dar algumas comparações, é maior que o setor de vestuário, é maior que o setor de varejo em geral, porque no setor de varejo em geral, você precisa de uma loja que vai ser uma casca, com araras, prateleiras ou com local para demonstrar a mercadoria que você revende e de vendedores, seu investimento é principalmente no estoque, é um investimento que gira.

No caso de um restaurante, além do investimento no capital de giro que são os ingredientes que você usa para fazer a comida, você precisa de equipamentos, de uma cozinha, exaustor, ar condicionado, equipamentos de congelamento e refrigeração, as vezes câmara fria, além de uma equipe muito maior que no comércio de varejo em geral. Então no restaurante você precisa de toda equipe de produção, além da equipe de venda. Diferente de uma loja que você precisa apenas de uma equipe de vendas, você não produz isso.

Mas a dificuldade em se destacar nesse setor e a pulverização que ele envolve, ela advém justamente de ser um serviço altamente demandado e com demanda crescente, eu arrisco a dizer que um restaurante bem operado em um ponto comercial, pelo menos razoável, fatalmente você vão ter consumidores que vai sustentar esse estabelecimento.

A dificuldade em se destacar, vem justamente da dificuldade que a maioria dos empreendedores tem que é de não conseguir operar bem. Que significa, comprar bem, transformar bem (produzir) e oferecer um bom serviço na venda e na entrega desse produto.

Você vai em um restaurante hoje, a comida não está boa, o preço está alto, os desperdício é grande na cozinha, a folha de pagamento esta enxada ou qualquer que seja o motivo, isso afasta os clientes.

O serviço é muito lento, por problemas como a equipe é pequena, ou a operação não bem ajeitada, isso também afasta os clientes. Então tem vários problemas que acontecem da porta pra dentro, que acabam reduzindo o interesse do consumidor.

Agora um restaurante, que se preocupa em oferecer uma comida de boa qualidade, um serviço rápido, um preço adequado e um serviço cortes, está fadado a conquistar o público e manter esse cliente fiel.

Por Renato Santos - Empreendedor no Setor da Gastronomia via por Administradores

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