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Como estruturar e abrir uma pizzaria delivery?

Para abrir uma empresa, como em qualquer negócio, precisamos pensar, planejar e agir. Parece clichê, mas é necessário colocar amor e determinação no que fazemos para que consigamos atingir nossos objetivos. Iniciar seu próprio negócio não é tarefa fácil, mas o que separa os melhores do resto é a capacidade de continuar e consequentemente acabar com todas as barreiras que surgirem. Portanto se você acha que não tem as qualidades necessárias para carregar esse fardo, busque por essas qualidades e crie hábitos empreendedores. Afinal de contas não nascemos sabendo de tudo. Nessa vida, tudo se aprende.

Começaremos essa empreitada mostrando vários passos com técnicas específicas, para que você crie sua empresa de sucesso, nesse caso, sua própria pizzaria delivery.

Qual a diferença entre o modelo delivery e convencional para pizzarias?

Primeiramente, devemos entender que a diferença entre uma pizzaria delivery e uma convencional está no acolhimento do pedido e entrega.

Em um modelo delivery, o pedido é processado por telefone e/ou internet.

- Telefone:

Já conhecemos o procedimento de um atendimento por telefone, mas como podemos nos diferenciar do antigo padrão?

Busque por softwares que lhe auxiliem no armazenamento de dados do cliente. Assim, a partir de seu próximo pedido, o atendente não precisará coletar o nome e endereço de entrega para o cliente novamente. A única tarefa do funcionário será revisar os dados rapidamente. Isso demonstra excelência em agilidade e rapidez, como também cria um vínculo especial entre cliente e pizzaria.

Atente-se em treinar seu setor de atendimento para que todos saibam como utilizar essa simples ferramenta. Será preciso computador, já com o software instalado.

- Internet:

Devemos reconhecer que a internet está disponível para todas as classes sociais, resumindo, atualmente qualquer pessoa tem acesso a essa tecnologia. Jovens dessa nova geração não apenas tem acesso, como também sabem operar esse sistema com muita facilidade.

Você pode começar criando uma fan page no facebook ou então criando um website oficial.

Logo em seguida, instale um aplicativo que faça a interação entre o atendente e cliente acontecer. Existem milhões de programas gratuitos para isso.

Independente da escolha, procure por aplicativos práticos e eficientes. Simplicidade é tudo.

Análise de mercado

Analise de Mercado

Considerada por muitos estudiosos de marketing a parte mais importante do processo, a análise consiste em uma pesquisa densa e sistemática do mercado de atuação. Vamos explicar melhor logo adiante.

- Perfil do público-alvo:

Qual tipo de cliente você pretende atender?

Muitos erram essa pergunta, colocando como resposta “eu quero atender todas as pessoas”. Na prática, você pode sim atender muitas pessoas diferentes, mas seu foco deve ser simples para não tropeçar e cair no futuro. Manter sua mente focada lhe salvará de dores de cabeça mais adiante.

Seguem alguns exemplos de público-alvo:

Estudantes universitários, famílias de classe média, trabalhadores de período integral, etc.

Coletar dados de seu público-alvo como renda, hábitos, costumes, gostos e preferências é fundamental para definir seu cardápio, preços e formas de pagamento.

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- Qual o raio de atuação?

Primeiramente, a cidade onde deseja abrir sua pizzaria delivery é uma metrópole, uma cidade de porte médio, ou interiorana?

Essa pergunta serve para direcionar o seu raio de atuação dentro da cidade. Portanto, pesquise um ponto onde possa atender um grande número de pessoas. Lembrando que essas pessoas precisam ter o perfil de seu negócio.

- Concorrência.

Conhecer sua concorrência o ajudará a estabelecer preços e criar estratégias para melhorar sua pizzaria. Então, não seja um daqueles que só sabem reclamar da concorrência. Você pode aprender muito com ela e, quem sabe, até mesmo superá-la.

Instalações

Instalações Pizzaria

Tenha em mente que no modelo delivery, é você quem vai até o cliente e não o contrário. Pensando nisso, escolha um ponto que seja de fácil acesso às principais vias de trânsito de sua área de atuação.

O espaço de trabalho deve ser amplo o suficiente para instalação de freezers, fogão industrial, forno e outros itens essenciais para a fabricação de pizzas. Lembre-se também de reservar espaço para armazenamento de embalagens. Elas costumam ocupar bastante espaço.

Não se esqueça de legalizar sua empresa e verificar junto à Prefeitura Municipal e Vigilância Sanitária sobre as regras aplicáveis ao local.

Investimentos

Investimentos para abrir uma pizzaria

O investimento para abrir uma pizzaria delivery gira em torno de R$ 10.000, mas é claro que esse valor pode variar, pois devemos levar em conta o tamanho do negócio, o ponto escolhido e o estado dos equipamentos de operação (que podem ser novos, semi-novos, ou usados).

Entre os equipamentos básicos, encontramos:

  • Forno – A gás, elétrico ou a lenha.
  • Fogão – Doméstico ou industrial.
  • Processador de Alimentos – Agiliza bastante os processos e economiza mão de obra.
  • Máquina Fatiadora de Frios – Equipamento caro, mas fundamental.
  • Masseira – A principal máquina para quem pretende abrir uma pizzaria delivery.
  • Geladeira – Escolha uma de pelo menos 540 litros.
  • Freezer – Opte por modelos acima de 400 litros.
  • Refrigerador para Bebidas – Os fornecedores oferecem em comodato, o que ajuda a economizar.
  • Balança Digital – Escolha uma de boa precisão.
  • Mesas e Tampos de Trabalho – Granito ou inox.
  • Condimentadora e Pizzaiolla – Base e recipientes Inox que receberão os ingredientes de montagem.
  • Gaveteiro para as Massas – Veja qual melhor se adapta ao seu projeto.
  • Pá de madeira, Ferro ou Alumínio – Procure por marcas de qualidade.
  • Espátulas, Conchas, Cutelos e Facas Grandes, Tábuas de Corte e Rolos de Polietileno.
  • Recipientes Plásticos – Para o armazenamento de ingredientes.
  • Mochilas de Entrega – Se possível tente adquirir as térmicas. Seu cliente pode optar por outra pizzaria caso coma uma pizza fria.
  • Panelas e Outros Acessórios.
  • Estoque de Embalagens de Pizza.
  • Programas para Pizzarias

Colaboradores

Equipe Pizzaria

Você precisa de mais do que máquinas para abrir uma empresa. Como em qualquer outro setor, a administração eficiente e qualificação profissional são fatores essenciais para o sucesso. O primeiro passo é contratar um ótimo pizzaiolo qualificado e com experiência. Lembre-se de que no final das contas é o sabor de sua pizza que determinará a aprovação do cliente. Portanto, fique muito atento na escolha desse profissional.

Como citado anteriormente, o atendimento para este modelo empresarial é bastante importante. Contrate um profissional com perfil motivado, prestativo e educado. Como o atendimento de uma delivery se faz por telefone e internet, atente-se pelo fato de que seu atendente também deve saber ler, falar e digitar o português corretamente. Afinal de contas, ele não pode ser aquele “robozinho” que só fala o que o patrão pede. Ele deve ter um bom discernimento para argumentar questões que não são passadas com um simples roteiro.

Fornecedores

Fornecedores para Pizzarias

Você precisará de fornecedores de ingredientes, como farinha, legumes, queijos, fermentos, utensílios, embalagens, sacos plásticos, entre outros.

Motoboy

Modelo Delivery para Pizzarias

Existem duas maneiras de se trabalhar com profissionais desta área: Terceirizar o serviço ou contratar sua própria frota. Independente de qual for a escolha, selecione uma equipe que seja ágil na entrega e gentil com os clientes.

Controle


Controle

Uma das características do empreendedorismo é ter controle sob todo processo. Dessa forma atente-se para os seguintes detalhes:

1 - A preparação da massa, molho e processamento dos ingredientes deve ser feita com duas horas antes da abertura do estabelecimento. Logo o empreendedor também deve chegar ao local com antecedência.

2 - Mantenha a equipe de atendimento em constante sinergia com a equipe de preparação e entrega. Assim o processo se torna mais rápido.

3 - O horário de funcionamento da pizzaria deve estar sincronizado com as necessidades da clientela. Grande parte das empresas desse ramo trabalham de terça a domingo, das 18:00 às 00:00, e folgam na segunda-feira.

Publicidade & Propaganda

Tudo sobre a montagem de uma pizzaria delivery 10

Se você não tem condições de investir em uma agência de publicidade no início, contrate freelancers talentosos para criar toda arte visual de sua empresa. Além disso, lembre-se de estabelecer parceria com uma gráfica de qualidade. Assim, sua pizzaria será capaz de distribuir peças publicitárias como: panfletos, flyers, cartazes, cardápios, imãs de geladeira, chaveiros, etc.

Com o tempo você poderá investir em outdoors, busdoors, spots e jingles em rádios.

O intuito de tudo isso é estimular seu cliente a se fidelizar, atingir novos públicos, e ao mesmo tempo criar uma imagem positiva de sua empresa através de um bom posicionamento de mercado.

Através dessas ferramentas poderosíssimas, você sempre atingirá um nível mais alto com sua pizzaria delivery. Portanto, prepare-se. Se feito da maneira correta e constante, clientes choverão à procura do seu serviço.

Diferencial

Pense em um diferencial para sua pizzaria delivery. Ela pode estar no atendimento personalizado, na forma em que é feita entrega, nas formas de pagamento, no sabor da pizza principal, enfim, crie sua própria impressão no mercado. Estabeleça algo que os clientes perceberão como diferente e que não encontrarão na concorrência.

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