Como Solucionar o Problema da Falta de Moedas para o Troco?

Com o passar do tempo as moedas vão ficando desvalorizadas e muitas pessoas deixam de as utilizar, o problema se dá no momento em que o “entesouramento” de moedas atrapalha a circulação do troco no comércio.

Muitos estabelecimentos no ramo da alimentação oferecem em seu cardápio itens que custam um valor não arredondado, em que são especificados os reais e os centavos.

Imagine que o X-Picanha de uma Lanchonete custe 19,50 e um cliente resolva pagá-lo com uma nota de 20 Reais. O funcionário verifica a gaveta troco e leva a mão à testa: estou sem troco, vou ficar devendo. Em um cenário assim, o cliente não é obrigado a receber o troco em bala ou ficar sem sua moedinha, inclusive, o código do consumidor o protege e, se acionado, pode trazer problemas severos para a lanchonete.

Dando o troco

Existem diversas soluções para evitar transtornos com os clientes e pagar aos seus consumidores o que deve ser pago.

Você sabia que algumas pessoas podem aproveitar-se de situações em que não recebem seu troco para acionarem a justiça, na tentativa de ganhar mais dinheiro em um possível processo contra o estabelecimento? Você não quer esse tipo de transtorno, então chegou o momento de dar o troco.

Vou apresentar dois tipos de soluções para esse problema: Soluções Promocionais e Soluções tecnológicas. Dê só uma olhada.

Soluções Promocionais

Uma boa alternativa para solucionar esse problema é fazer promoções para quem pagar com moedas. Você talvez já tenha visto ofertas do tipo: Troque 50 R$ em moedas e ganhe um lanche. Ou até mesmo outro tipo de promoção de troca, algumas oferecem descontos, por exemplo.

Eventualmente aparecerão algumas pessoas para resgatar o prêmio e encher o caixa de novas moedas. Essa solução, no entanto, envolve algum gasto: o da premiação. E se eu te disser que existe um jeito de devolver o troco sem fazer promoções ou oferecer recompensas?

Soluções tecnológicas

Os estabelecimentos alimentícios já tem procurado por auxílio digital além da automação comercial habitual.

Procurando ajudar os estabelecimentos a se manterem dentro da regulamentação e pagar os devidos centavos aos clientes é que o Troco Simples trouxe uma maneira de resolver esse problema.

A plataforma pode ser acessada através de um aplicativo para Smartphones, nele o usuário junta os centavos enviados pelos caixas de estabelecimentos vinculados à plataforma. O usuário vai juntando os pequenos centavos e pode usá-los para fazer recargas no celular, comprar em estabelecimentos parceiros e dar algum uso a aqueles centavos que ficam em algum cofre que não vai ser aberto nunca ou no fundo da bolsa.

Segundo estatísticas que constam no site:

Essa é uma maneira de usar a tecnologia para evitar perdas de dinheiro ou irregularidades fiscais. Saiba mais sobre o Troco Simples.

Se você quer ter ainda mais controle sobre a gestão do seu estabelecimento e seus gastos, existem outros meios, como usar um sistema de gerenciamento voltado para restaurantes e negócios no ramo alimentício. Através de um bom sistema, você pode ter controle dos seus estoques e gastos com insumos (ingredientes), além de poder ver em tempo real qual é o lucro bruto sobre cada um dos seus pedidos.

Usando o Programa Consumer para aprimorar seu gerenciamento.

O Programa Consumer é um sistema com mais de 100 funcionalidades elaboradas com base em necessidades cotidianas de pequenos e grandes negócios no ramo da alimentação. Seu conjunto de módulos cobre todos os processos envolvidos na área e ajuda estabelecimentos em todo o Brasil a economizar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Algumas funcionalidades do Consumer são ótimas para auxiliar os funcionários no fechamento da conta do cliente, calculando os valores sem equívocos e fazendo divisões precisas de acordo com o que foi pedido por cada integrante da mesa.

Sistema para divisão da conta em bares e restaurantes

É muito comum que grupos de amigos vão juntos a estabelecimentos de que gostam bastante. Muitas vezes, cada integrante da turma pede algo diferente que consta no cardápio, e na maioria das vezes, todos pedem bebidas em diferentes tipos e quantidades.

Para ninguém pagar mais que ninguém é que o Consumer oferece uma ferramenta de fechamento de contas que nenhum outro sistema de gerenciamento tem.

Os detalhes são importantes e devem ser considerados, afinal é neles que moram os equívocos e os erros de cálculos, para aumentar o índice de acertos é que é importante contar com o suporte necessário. Clique aqui para saber mais detalhes técnicos que dizem respeito a Divisão da Conta.

O Consumer tem módulos capazes de aprimorar todas as tarefas do estabelecimento, auxiliando garçons, cozinheiros, entregadores... e também os atendentes no caixa. O Sistema permite que você use extensões para ter mais controle do seu trabalho, funcionando para automatizar gavetas de dinheiro.

Tela para controle da abertura e fechamento do caixa

Com gavetas de dinheiro seguras e adequadas, você pode contar com a segurança da tranca da gaveta, que se abre por poucos instantes quando o pagamento do pedido requer troco em espécie. O atendimento do seu caixa fica mais rápido, e o estabelecimento perde menos dinheiro!

Experimente a versão gratuita do Consumer e tenha controle de cada centavo que passa pelo seu negócio.

Leia também: Descubra como um barzinho aumentou sua produtividade usando uma Comanda Mobile

Este artigo lhe deixou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no Blog.

Participe e deixe seu comentário abaixo.