Skip to main content
Abrir RestauranteBares e RestaurantesGestão e Processos

Curva ABC: O Que é e Como Usar no seu Dia a Dia

By março 20th, 20239 Comments

Rafael estava  perdendo o controle do seu estoque, veja como ele usou a Curva ABC para salvá-lo.

Rafael tinha um hobby: fazer hambúrgueres caseiros. Seu prazer era preparar e temperar a carne com cuidado e criar molhos deliciosos, super apreciados por seus amigos nas festinhas que ele costumava organizar.

Por conta disso, eles sempre sugeriam a Rafael que ele explorasse o seu talento e abrisse um restaurante.

Rafael não levava essa ideia a sério, até que um dia foi demitido da empresa onde trabalhava e resolveu arriscar-se a abrir uma hamburgueria.

Com pouco tempo de funcionamento, o lugar ficou famoso e era muito frequentado, não só por seus amigos, mas por boa parte da cidade. A fama dos hambúrgueres produzidos por Rafael precedeu seu negócio, o que fez com que a hamburgueria se tornasse um sucesso.

Em um dia de bastante movimento na sua hamburgueria, Rafael percebeu que o principal ingrediente do seu hambúrguer estava em falta: o pão. A situação ficou ainda pior: era feriado e seu fornecedor estava fechado, portanto ele não teria como reabastecer seu estoque.

Por conta desse desfalque, os clientes, que conheciam seu negócio justamente por oferecer o melhor hambúrguer da cidade, ficaram irritados e foram para o concorrente, esvaziando o estabelecimento.

Rafael, então, começa a se questionar: como isso pôde acontecer? Ele tinha certeza que havia comprado estoque de pães suficiente e que era impossível que eles tivessem acabado.

Preocupado, João tentou achar uma solução, até que decidiu comprar muitos, muitos pães e estocá-los.

Meu caro leitor, acredito que você já saiba o que aconteceu. Foi com desespero que o Rafael começou a notar os pequenos pontos de bolor surgindo nos pães fofinhos, principalmente, nos brioches.

O problema voltou a se repetir em dias de grande movimentação: ou o estoque ficava excessivo e perdia a validade ou a quantidade era pouca para atender a demanda. Assim, as reclamações passaram a ser numerosas tanto nas mídias sociais quanto nas plataformas online de delivery. 

O desânimo e a vontade de desistir bateram… E o Rafael se viu sem opções, assim como outros empreendedores, cuja inexperiência em gestão de estoque leva empreendimentos à falência muito rapidamente.

Dias se passaram, os transtornos se acentuaram e os clientes fidelizados apareciam cada vez menos. Rafael sabia da urgência por uma solução, assim, o proprietário realizou buscas e buscas na internet, a fim de encontrar algo que o ajudasse. 

Curva ABC: a salvação na hora certa

Navegando pelo mundo digital, Rafael encontrou vídeos e artigos que falavam sobre uma tal de Curva ABC – também conhecida como a regra 80/20 ou princípio de Pareto – e começou a se aprofundar no assunto.

Ele descobriu que a Curva ABC tratava-se de uma técnica classificatória de produtos baseada na importância deles em ordem decrescente em relação ao volume de estoque e de vendas, que fora desenvolvida pelo Joseph Moses Juran, um renomado consultor de qualidade romeno-americano.

Essa ferramenta auxilia no controle e na organização de estoque dos produtos evitando, assim, o excesso e/ou a falta de produtos estocados. Além disso, ela pode ser adaptada para outros setores, como a organização da vida pessoal.

E como funciona a Curva ABC?

Basicamente, a Curva ABC classifica os produtos por meio de uma análise de vendas e os agrupa em um ranking que vai da maior à menor importância que esse produto representa na receita da empresa, sendo dividido em 3 classes (ou curvas):

Curva A são os produtos que concentram 20% do estoque e 80% do valor gerado na receita do estabelecimento;

Curva B – são os produtos que concentram 30% do estoque e 15% do valor gerado na receita do estabelecimento;

Curva C – são os produtos que concentram 50% do estoque e 5% do valor gerado na receita do estabelecimento;

Parece bem fácil de aplicar, não é? E não há mesmo muita complicação, a maior dificuldade é ter atitude para começar.

Aplicação prática da Curva ABC

Após fazer a análise do seu negócio, Rafael compreendeu que os pães classificavam-se na Curva A, portanto representavam os produtos aos quais ele deveria dar mais prioridade em seu estoque. E foi exatamente o que ele fez.

O empreendedor aplicou a Curva ABC na classificação do seu estoque, separando quais eram os produtos que ele não poderia deixar faltar, repondo-os com mais frequência (como os pães e outros ingredientes dos famosos hambúrgueres), e quais eram aqueles que poderia comprar com menor frequência, já que se classificavam na Curva C, tendo uma importância pouco significativa para a receita do restaurante.

Os resultados alcançados por Rafael

Desde o dia em que começou a colocar em prática a análise de Curva ABC no seu estoque, Rafael não teve mais problemas com a falta de pães nos dias movimentados da hamburgueria e nem com o excesso de pães nos dias normais ou de pouco movimento, a gestão do seu negócio mudou totalmente.

Os clientes perceberam a mudança e a notícia se espalhou pela cidade, fazendo com que os cliente que se afastaram voltassem a frequentar a hamburgueria e a elogiá-la ainda mais do que antes.

E os resultados alcançados foram tão surpreendentes que o empreendedor passou a aplicar a Curva ABC em diversos setores de sua vida: nas compras de casa, no seu guarda-roupas, na sua produtividade…

E você, tem tido problema com seu controle de estoque? Sabemos que esse é um obstáculo muito comum para os empreendedores que estão começando sua carreira, principalmente no ramo da alimentação, e, por isso, muitos de vocês identificaram-se com a história de Rafael, que apesar de fictícia aqui, é a realidade de vários donos de estabelecimentos. 

A Curva ABC é uma das principais ferramentas de controle de estoque e existem várias formas facilitadas de englobá-la em seu estabelecimento: tanto manualmente por meio de planilhas quanto por meio de um sistema para restaurante.

Portanto, se você está sentindo que o seu restaurante precisa de um controle maior de estoque, procure aquela que melhor se aplica à sua realidade!

 

Equipe Consumer

Equipe Consumer

Somos especializados no segmento da alimentação e buscamos as melhores informações para compartilhar com nossos clientes. Instale Grátis o Programa Consumer para melhorar seus resultados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.