Conheça a deliciosa sede dos chocolates Hershey's no Brasil

Já imaginou trabalhar em um lugar repleto de chocolate? Se não tiver, um só passeio pela sede da Hersheys no Brasil vai fazer você reconsiderar essa possibilidade.

A empresa é repleta de chocolates:a parede é toda decorada com “doces”, os bancos são em formato de barra de chocolate, e ainda tem uma sala descontraída que conta com um palco que tem a forma de um bolo gigante. Não é demais?

Sim, meu amigos. Este artigo fala de chocolate. Procure um lugar confortável e comece a saborear.

Antes de mais nada, de onde é que veio tanto chocolate?

Aqui nós gostamos de respostas completas.

Já utilizado pelos nativos das Américas do Sul e Central há mais de três mil anos atrás, o “chocolate” fez sucesso em muitas civilizações. Foi só no contato com os Astecas, no século XVI, é que os europeus conheceram melhor o cacau e entenderam como o utilizar.

Na Europa a iguaria passou por muitas mudanças antes de se popularizar. As especiarias mexicanas adicionadas passaram com o tempo a serem substituídas por açúcar e canela, o que começou a dar ao doce o aspecto delicioso que conhecemos.

No século seguinte o Cacau começou a ser consumido como doce, e no final do século XIX já era muito popular entre a classe média na Europa, depois de ter passado longos períodos tendo seu consumo restrito à mulheres pertencentes a grupos de alto prestígio, à igreja e a alguns poucos nobres.

Toda a enorme indústria do chocolate que conhecemos hoje talvez não existiria se não fosse o contato dos nativos com o cacau. Mesmo quem não é muito chegado em árvores deve prestar reverências a essa árvore majestosa que é o cacaueiro.

Interior da sede comercial da Hersheys em Pinheiros, na grande São Paulo. (Imagem/Divulgação: Hershey's)

Com o crescimento do investimento português, o Brasil chegou a se tornar o maior produtor de cacau do mundo no início do Século XX.Foi exatamente nesse período em que o produtor de doces Milton Hershey conheceu o chocolate e começou a colocá-lo em seus caramelos. Pontualmente no ano 1900 é que a primeira barra de chocolate ao leite da Hershey’s foi fabricada nos Estados Unidos. No meio do século a empresa americana já tinha dezenas de distribuidoras espalhadas pelo mundo.

Em 1998 a Hershey’s veio ao Brasil e começou a trazer consigo, alguns dos clássicos americanos. Desde então, a empresa começou a adquirir outras marcas e expandir seu mercado.

Com as atividades no país em crescimento, a Hershey’s comprou a fábrica de chocolates da Visconde e alguns anos depois conseguiu ganhar espaço no mercado através de uma parceria com a Bauducco em 2008.

Em 2015 a parceria foi encerrada. A Hershey’s recomprou sua participação e começou a atuar no Brasil de forma independente. É por conta dessa longa trajetória que atualmente a companhia é o terceiro maior nome quando se trata de chocolate no Brasil, ficando atrás apenas da Nestlé e Mondelez.

Imagem divulgada no Facebook da Hersheys. (Imagem/Divulgação: Hershey's)

Empresa antiga com ar de nova

A empresa tem mais ou menos 127 anos, mas como aqui no Brasil estão trabalhando de forma separada há alguns anos, o diretor costuma dizer que é como uma StartUp.

As características de StartUp revelam-se ao chegar na sede, em Pinheiros, na grande São Paulo: o lugar é arrojado e descontraído, decorado com muito chocolate.

Depois de a empresa se tornar independente, a ida para um novo escritório foi desafiadora mais necessária. Depois de mais ou menos um ano de reajustes a Hershey’s brasileira já estava bem estabelecida com a casa nova.

(Imagem/Divulgação: Hershey's Brasil)

Com a nova locação e novos funcionários, vieram novos planos de trabalho. Agora os funcionários trabalham com mais liberdade criativa e com menos hierarquia entre os cargos. A empresa agora demora menos de 8 meses para lançar um produto novo, e já lançou mais de 14 nos últimos anos, entre as novidades estão as barras Hershey’s Go e os novos sabores muito populares no Brasil: Cookies n’ Cream e Paçoca.

Desde a divisão, a companhia cresceu cerca de 50%, com potencial de crescer ainda mais até o fim do ano levando em conta o novo foco da marca e seus novos produtos.

Novas tendências

Seguindo o exemplo de empresas de tecnologia no vale do silício, a empresa procura oferecer um ambiente de trabalho descontraído. O diretor geral no Brasil, Marcel Sacco, trata de criar essa ambientação para que o trabalho de seus funcionários seja mais produtivo e prazeroso.

Além da dinamicidade de StartUp, mesa de sinuca, espaços abertos e atividades para os colaboradores, a empresa tem outros aspectos que valem a menção, como o fato de Sacco reunir-se, a cada quinze dias, com oito funcionários para tomar café da manhã e conversar sobre possíveis sugestões e ideias para a empresa.

O lugar é incrível, é só dar uma olhada nas fotos para ficar com água na boca, digo, com vontade de visitar.

Mesmo com os rearranjos modernos, a empresa mantém viva a sua trajetória centenária. A história da Hershey’s é bem interessante e partes dela podem ser lidas em murais bem arranjados nas paredes da sede. A empresa alia tecnologia, inovação e criatividade, a tríade do sucesso moderno em qualquer área. Inclusive no ramo dos chocolates, inclusive no ramo da alimentação.

Um bom exemplo disso é o Domino’s ultrapassando grandes empresas no mercado de ações. Inovação e tecnologia tem acompanhado o mercado de alimentos e aquecido diversos setores de maneira distinta, mas igualmente proveitosa.

Leia sobre outras inovações: Conheça a pizzaria que assa suas pizzas no caminho até o cliente.

Este artigo foi baseado em uma matéria online da Revista Exame sobre o assunto, as imagens são de propriedade da Hershey’s e servem apenas para divulgação.

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