Já imaginou trabalhar em um lugar repleto de chocolate? Se não tiver, um só passeio pela sede da Hersheys no Brasil vai fazer você reconsiderar essa possibilidade.
A empresa é repleta de chocolates:a parede é toda decorada com “doces”, os bancos são em formato de barra de chocolate, e ainda tem uma sala descontraída que conta com um palco que tem a forma de um bolo gigante. Não é demais?
Sim, meu amigos. Este artigo fala de chocolate. Procure um lugar confortável e comece a saborear.
Antes de mais nada, de onde é que veio tanto chocolate?
Aqui nós gostamos de respostas completas.
Já utilizado pelos nativos das Américas do Sul e Central há mais de três mil anos atrás, o “chocolate” fez sucesso em muitas civilizações. Foi só no contato com os Astecas, no século XVI, é que os europeus conheceram melhor o cacau e entenderam como o utilizar.
Na Europa a iguaria passou por muitas mudanças antes de se popularizar. As especiarias mexicanas adicionadas passaram com o tempo a serem substituídas por açúcar e canela, o que começou a dar ao doce o aspecto delicioso que conhecemos.
No século seguinte o Cacau começou a ser consumido como doce, e no final do século XIX já era muito popular entre a classe média na Europa, depois de ter passado longos períodos tendo seu consumo restrito à mulheres pertencentes a grupos de alto prestígio, à igreja e a alguns poucos nobres.
Toda a enorme indústria do chocolate que conhecemos hoje talvez não existiria se não fosse o contato dos nativos com o cacau. Mesmo quem não é muito chegado em árvores deve prestar reverências a essa árvore majestosa que é o cacaueiro.

Interior da sede comercial da Hersheys em Pinheiros, na grande São Paulo. (Imagem/Divulgação: Hershey's)
Com o crescimento do investimento português, o Brasil chegou a se tornar o maior produtor de cacau do mundo no início do Século XX.Foi exatamente nesse período em que o produtor de doces Milton Hershey conheceu o chocolate e começou a colocá-lo em seus caramelos. Pontualmente no ano 1900 é que a primeira barra de chocolate ao leite da Hershey’s foi fabricada nos Estados Unidos. No meio do século a empresa americana já tinha dezenas de distribuidoras espalhadas pelo mundo.
Em 1998 a Hershey’s veio ao Brasil e começou a trazer consigo, alguns dos clássicos americanos. Desde então, a empresa começou a adquirir outras marcas e expandir seu mercado.
Com as atividades no país em crescimento, a Hershey’s comprou a fábrica de chocolates da Visconde e alguns anos depois conseguiu ganhar espaço no mercado através de uma parceria com a Bauducco em 2008.
Em 2015 a parceria foi encerrada. A Hershey’s recomprou sua participação e começou a atuar no Brasil de forma independente. É por conta dessa longa trajetória que atualmente a companhia é o terceiro maior nome quando se trata de chocolate no Brasil, ficando atrás apenas da Nestlé e Mondelez.

Imagem divulgada no Facebook da Hersheys. (Imagem/Divulgação: Hershey's)
Empresa antiga com ar de nova
A empresa tem mais ou menos 127 anos, mas como aqui no Brasil estão trabalhando de forma separada há alguns anos, o diretor costuma dizer que é como uma StartUp.
As características de StartUp revelam-se ao chegar na sede, em Pinheiros, na grande São Paulo: o lugar é arrojado e descontraído, decorado com muito chocolate.
Depois de a empresa se tornar independente, a ida para um novo escritório foi desafiadora mais necessária. Depois de mais ou menos um ano de reajustes a Hershey’s brasileira já estava bem estabelecida com a casa nova.

(Imagem/Divulgação: Hershey's Brasil)
Com a nova locação e novos funcionários, vieram novos planos de trabalho. Agora os funcionários trabalham com mais liberdade criativa e com menos hierarquia entre os cargos. A empresa agora demora menos de 8 meses para lançar um produto novo, e já lançou mais de 14 nos últimos anos, entre as novidades estão as barras Hershey’s Go e os novos sabores muito populares no Brasil: Cookies n’ Cream e Paçoca.
Desde a divisão, a companhia cresceu cerca de 50%, com potencial de crescer ainda mais até o fim do ano levando em conta o novo foco da marca e seus novos produtos.
Novas tendências
Seguindo o exemplo de empresas de tecnologia no vale do silício, a empresa procura oferecer um ambiente de trabalho descontraído. O diretor geral no Brasil, Marcel Sacco, trata de criar essa ambientação para que o trabalho de seus funcionários seja mais produtivo e prazeroso.
Além da dinamicidade de StartUp, mesa de sinuca, espaços abertos e atividades para os colaboradores, a empresa tem outros aspectos que valem a menção, como o fato de Sacco reunir-se, a cada quinze dias, com oito funcionários para tomar café da manhã e conversar sobre possíveis sugestões e ideias para a empresa.
O lugar é incrível, é só dar uma olhada nas fotos para ficar com água na boca, digo, com vontade de visitar.
Mesmo com os rearranjos modernos, a empresa mantém viva a sua trajetória centenária. A história da Hershey’s é bem interessante e partes dela podem ser lidas em murais bem arranjados nas paredes da sede. A empresa alia tecnologia, inovação e criatividade, a tríade do sucesso moderno em qualquer área. Inclusive no ramo dos chocolates, inclusive no ramo da alimentação.
Um bom exemplo disso é o Domino’s ultrapassando grandes empresas no mercado de ações. Inovação e tecnologia tem acompanhado o mercado de alimentos e aquecido diversos setores de maneira distinta, mas igualmente proveitosa.
Leia sobre outras inovações: Conheça a pizzaria que assa suas pizzas no caminho até o cliente.
Este artigo foi baseado em uma matéria online da Revista Exame sobre o assunto, as imagens são de propriedade da Hershey’s e servem apenas para divulgação.
O que acabou de ler lhe deixou algumas dúvidas? Tem sugestões ou reclamações?
Entre em contato com a gente!