Conheça o novo aplicativo click & collect do Starbucks - Blog do Programa Consumer

Conheça o novo aplicativo click & collect do Starbucks

Com um mercado tão concorrido, as empresas tentam inovar de todas as maneiras, mas sem dúvidas a internet e o mobile tem mostrado o caminho certo, com muitas formas criativas de ganhar dinheiro, melhorando a experiência do cliente com seu restaurante.

E o novo aplicativo “Click & collect” usado pela empresa de cafeterias americana Starbucks, está mostrando como a integração do online e offline pode ser positiva quando usada de maneira correta.

Este tipo de aplicativo não deve ser confundida com a função de retirada em uma loja, onde o site do e-commerce usa a loja física apenas como um tipo ligação para passar o produto sem maiores interatividades ao cliente.

Trata-se, principalmente, de deixar o cliente escolher entre separar um produto online em um site ou um aplicativo que seja totalmente voltado ao Click & Collect, em que existe uma interação muito forte com seu consumidor na retirada do produto.

Software para Delivery Online

Software para Delivery Online

Na realidade a ideia do aplicativo é bem simples, para evitar filas gigantescas no balcão, a pessoa faz todo o processo de compra pelo app antes de chegar ao ponto de vendas.

O pedido é processado e realizado de maneira simples, para o cliente entrar na loja e receber seu produto sem espera.

Agora vamos entender melhor como funciona!

O Starbucks já possuía um aplicativo, essa funcionalidade Click & collect apenas foi adicionada recentemente.

O termo inglês de “Click & collect”, traduzido para o português, significa; clicar e coletar, clicar e pegar ou pagar e retirar.

Antes da Starbucks fazer o uso desse tipo de aplicativo, ninguém na área alimentícia teve coragem em arriscar de forma expressiva, agora fica visível que está dando muito certo e que, provavelmente se transformará em uma tendência para o ramo de alimentação.

Pode parecer um pouco assustador pedir uma bebida quente em um aplicativo mobile, mas tenho certeza que você logo amará essa ferramenta, pois ela vai fazer você economizar o que tem de mais precioso, seu tempo.

Me acompanhe nesse artigo que tem cheirinho de café!

Funcionamento simples.

Essa funcionalidade do aplicativo só está disponível em Londres por enquanto, e nem tem data para chegar aos outros países, então vamos analisar seguindo o padrão americano.

Para fazer um pedido você vai precisar colocar seu documento de identificação e o número do cartão de crédito ou débito, assinar um termo de contrato(eles precisam de uma garantia sua também).

Logo em seguida o aplicativo vai te mostrar no GPS do seu celular as lojas mais próximas ou marcadas como favoritas,  logo em seguida é só clicar no ponto de vendas desejado e finalizar o pedido.

Escolher o pedido também é muito intuitivo, quando você efetuar as primeiras compras, o aplicativo vai salvar suas preferências de pedidos para ficar tudo ainda mais rápido das próximas vezes.

Só é necessário um pouco de cuidado na hora de finalizar os pedidos, porque geralmente a opção de tamanho já está preenchida como “grande”, e não é sempre que queremos um café enorme.

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Depois de seguir esses passos o aplicativo vai indicar o quanto de tempo vai levar para seu pedido ficar pronto.

Vai ser muito interessante ver o starbucks lidando com grandes demandas quando as lojas estiverem cheias.

Click & Collect no Brasil

O Click & Collect aqui no Brasil ainda está engatinhando, poucas empresas estão utilizando dessa ferramenta, por enquanto ela está bem restrita ao e-commerce.

Obviamente Isso logo mudará, e então você deve estar preparado para se adaptar. Estabelecer um serviço de "Click and collect" responde aos novos comportamentos de compra dos consumidores.

Uma maneira de oferecer um serviço adicional para os consumidores que podem escolher a sua compra online, seja no computador ou smartphone.

Todo estabelecimento que deseja oferecer uma mudança em seus canais de distribuição pode optar pelo "Click and collect", desde que utilize ferramentas adequados, como:

  • Equipar o estabelecimento com um software ou aplicativo interno completamente adaptado ao monitoramento das encomendas feitas;
  • Entregar ao cliente um suporte para reserva de pedidos adequada (site ou aplicativo móvel);
  • Acompanhar o pedido e a atualização dos seus estoques;
  • Manter uma melhor comunicação entre os vários serviços envolvidos nesse tipo de pedido.

O “Click and Collect” assim como qualquer novidade está disponível para todos, mas somente quem usar de forma correta e certeira vai obter destaque.

O Programa Consumer, lançou recentemente sua plataforma de delivery, chamada MenuDino.com, nela qualquer estabelecimento no segmento da alimentação, pode criar uma conta, publicar seu cardápio online e receber pedido, diretamente no WhatsApp.

 

Infográfico Starbucks Click Collect

Infográfico Starbucks

Conclusão

Grandes lojas de departamento em Londres já utilizam o click and collect, talvez seja por isso que o Starbucks entrou de cabeça nesse projeto por lá, já que os consumidores têm um breve conhecimento do assunto quando comparados com outros clientes de outras regiões do mundo.

Esse é um conceito pouco conhecido nas lojas offline, e que somente agora está dando as caras no ramo alimentício, se ele vai ser um absoluto sucesso, só o tempo dirá.

Mas com certeza é uma boa dica para quem quer arriscar em novas tendências de mercado. Conte-nos o que achou dessa nova tendência e deixe nos comentários sua opinião!

 

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