Dicas e locais para você estacionar seu food truck - Blog do Programa Consumer

Dicas e locais para você estacionar seu food truck

É difícil dirigir por aí esses dias sem ver um negócio de food truck nas ruas. Os food trucks já existem há anos, mas hoje eles têm feito tanto sucesso quanto um restaurante num estabelecimento fixo. Aliás, os food trucks representam uma ótima forma de economizar dinheiro com aluguel de um espaço físico enquanto dirigem diretamente em busca de seus consumidores – ao contrário dos restaurantes usuais, que fazem de tudo para conseguir que os clientes entrem por suas portas.

Os food trucks são um tipo diferente de negócio. Trabalhar com esse tipo de empreendimento difere dos restaurantes regulares de duas grandes maneiras: primeiro, os food trucks são móveis, portanto não possuem um local físico e um endereço; segundo, eles vão até os consumidores, e não esperam eles vir pela porta da frente.

Localização, localização, localização

Os verdadeiros donos de food trucks sabem que o estacionamento importa mais que qualquer coisa. O local para estacionar determina o quanto você irá vender num determinado dia e quantas pessoas conhecerão seu food truck só pelo nome. Uma boa localização para estacionar pode te ajudar a construir uma reputação que gruda nos clientes e faz com que eles voltem para comer mais ao longo do tempo. Já um lugar fraco para estacionamento, pode fazer com que seu food truck seja facilmente esquecido e totalmente subestimado.

Mais importante que isso, é justamente quando seu negócio se torna memorável e uma parte integral de sua comunidade local que a mágica realmente acontece. Seus clientes mais fiéis vão retornar de novo e de novo, mas você também terá a oportunidade de se tornar um ícone fixo local que os visitantes vão procurar e pelo qual os cidadãos serão loucos.

Quando você alcança esse nível de imersão na comunidade, você começa a ganhar acesso a oportunidades de estacionamento que não estavam necessariamente disponíveis antes. Talvez um negócio local te deixe estacionar fora de sua loja em um sábado lotado, quando ele estiver vendendo em maior escala. Pode ser também que o prefeito de sua cidade te dê permissão para estacionar em uma área central da cidade geralmente restrita, de forma que todos os cidadãos possam aproveitar de seus pratos especiais.

Apesar deste nível de sucesso estar fora de visão para agora, é normal – e encorajador – ter sonhos grandes para seu food truck. Então, você está pronto para encontrar o lugar perfeito, que irá impulsionar suas vendas de verdade? Antes que você possa defini-lo, você precisará fazer uma pequena pesquisa para descobrir quais áreas municipais estão disponíveis na sua cidade.

aplicativos-delivery-online-restaurantes-03

Escolhas básicas de localização

Antes de falarmos especificamente sobre uma localização, vamos explorar algumas das melhores práticas para estacionar seu food truck. Uma das considerações mais básicas deve ser a proximidade do local com o lugar que você prepara sua comida. Se os seus pratos forem preparados em casa ou outro lugar além do food truck, é melhor que você estacione perto, em caso de precisar de comida extra. Do contrário, se você prepara todos os seus pratos dentro do food truck, você não tem que se preocupar com esse ponto.

A próxima coisa a se considerar é o seu consumidor. Certamente você não vende nenhuma comida se você não está onde as pessoas estão. Para ser bem sucedido, você tem que estabelecer uma demanda, algo que só vem através dos clientes. Por outro lado, se você está onde as pessoas estão, você pode apostar que os seus concorrentes estão lá também.

Você também pode estacionar com todos os outros food trucks, o que realmente faz sentido para este tipo de negócio. Quando vários food trucks estão agrupados num lugar, eles se tornam um imã natural para interesses e atividades. Alternativamente, você pode montar sua praça um pouco distante do restante para distinguir seu food truck da concorrência. Realize alguns testes para analisar. Pode ser que isso não funcione tão bem quanto você pensava. Ou, pelo contrário, pode ser que seja até melhor.

A melhor coisa sobre o negócio de food trucks é que você pode escolher a melhor localização e então perseguir seu público. Você tem algo estrutural que os restaurantes regulares não possuem: seu food truck pode se mover junto com seus consumidores. Por exemplo, numa sexta-feira você está no centro da cidade, mas no sábado você pode estacionar ao lado de uma avenida na qual um evento está sendo celebrado.

Infográfico interior food truck

Infográfico interior food truck

Os melhores lugares para você estacionar seu food truck

Em teoria, existem diversos tipos de locais para você estacionar seu food truck – mas, na realidade, onde você pode estacionar é extremamente limitado em função das leis municipais da sua cidade. À medida que você pesquisa essas leis e começa a planejar sua rota diária, considere os melhores lugares para estacionar seu food tuck, logo abaixo. Estão listados, a seguir, os tipos mais comuns de locais que donos de food trucks de qualquer cidade podem encontrar… e, com uma pequena preparação, você pode encaixar todos eles em sua rotina mensal.

  • Estacionamento nas ruas: este tipo de estacionamento é uma escolha lógica para seu caminhão, mas nem sempre é a mais fácil de achar. Para descobrir o melhor local para estacionar, você tem que definir seu público-alvo. A maioria dos seus clientes são mães que estão nos parques, visitantes de Shopping Center, trabalhadores de construções civis ou funcionários de empresas comerciais no centro? Uma vez que você tenha determinado seu público, você precisa encontrar uma rua que eles freqüentem. Por exemplo: se você é especialista em comidas para o horário de almoço, você terá mais sorte em uma rua perto de um movimentado distrito empresarial; se você é especialista em pratos doces gelados, tente estacionar em ruas secundárias próximas de um parque cheio de jovens famintos e com calor. Defina seu público-alvo e você terá uma operação de food truck muito próspera em pouquíssimo tempo.
  • Parques de food trucks: você pode até achar que estacionar próximo a concorrência seja uma má idéia, mas isso não é necessariamente verdade. A revolução de food trucks explodiu, e muitos donos decidiram que trabalhar junto é bom para todo mundo. Mantenha uma relação profissional boa com seus concorrentes para que você seja convidado a participar do parque de food truck deles. Donos de food trucks reunidos em uma única localização em certo dia, durante certo tempo, geralmente atrai mais atenção do que um único carro de food truck. Em um parque de food truck, os consumidores possuem mais opções, então é fácil para que uma família encontre vários cardápios que satisfaçam diferentes gostos. Os donos de food truck bem sucedidos geralmente têm suas vendas aumentadas quando a localização escolhida é um parque de food trucks, porque os clientes vão querer provar um pouquinho de tudo. Além disso, participe de eventos que incluem food trucks de categorias de cardápio não competitivas. Se você vende sorvete, você tirará grande proveito quando estiver estacionado próximo a um caminhão de pizza, bistrô ou um carrinho de bebidas. Você também pode trabalhar com food trucks que tenham opções de cardápio similares a sua, para criar um cronograma de atendimento complementar, de modo que ambos não estejam em um local nos mesmos períodos e para vocês compartilharem a carga de trabalho pesada.
  • Distritos empresariais ou grandes prédios de escritórios: se a cidade permitir isso, estacione próximo a grandes escritórios e localizações empresariais, onde os trabalhadores de horário comercial podem facilmente encontrar seu food truck durante as pausas para almoço. A área central de sua cidade é uma ótima opção. Os food trucks de sucesso incorporam o marketing em suas escolhas de localização. Entre em contato com empresas destes grandes prédios e peça permissão para estacionar no lote deles e providenciar comida para os seus funcionários. Distribua panfletos anunciando a data e hora que você estará nestes locais e o que será servido em seu food truck. Seduza os empregados dos escritórios com suas ofertas. Você vai descobrir que donos de outros negócios ficam realmente animados para oferecer essa opção de alimentação divertida para seus funcionários. Pode ser que a empresa deixe você estacionar seu food truck fora do escritório todos os dias ou uma vez por semana. Isso garante o sucesso de seu food truck, já que você encontra uma localização estável com uma consistente demanda de clientes famintos para o almoço.
  • Mercados de agricultores: uma localização no mercado de agricultores funciona melhor para alguns cardápios do que pra outros. Os food trucks de maior sucesso que estacionam nesses mercados oferecem ingredientes de origem local, como carne de algum animal criado em casa ou produtos orgânicos colhidos no mesmo dia. Faça testes nesses locais, pois eles podem oferecer um tráfego de pedestres amplo e recorrente.
  • Bares noturnos e boates: as pessoas ficam com fome após uma saída à noite na cidade. Aliás, elas ficam famintas e estão dispostas a pagar por comidas saborosas. Busque os distritos de entretenimento da sua cidade ou os lugares municipais mais populares para saídas noturnas. Apresente-se para o dono do bar ou boate, freqüente seu estabelecimento e construa uma relação profissional para garantir que ele permita que você trabalhe na propriedade dele para ganhar os lucros dessas horas da noite. Se você não se importar de trabalhar tarde da noite, você vai descobrir que você só precisa ficar aberto por apenas algumas horas. Certifique-se de estacionar seu food truck perto o suficiente desses locias para seduzir os consumidores com o cheiro delicioso vindo do seu caminhão.
  • Festivais, eventos ou locais esportivos: vendedores locais possuem um histórico de sucesso quando vendem comidas em festivais, feiras estaduais ou grandes eventos. Lá, você vai encontrar um público já definido, com dinheiro para gastar. Essa é uma excelente oportunidade para introduzir seu food truck e seu cardápio para grandes multidões de pessoas. Mesmo se você não pode pagar para alugar o espaço, ainda assim você vai conseguir bastante tráfego entrando e deixando o evento, caso você estacione em uma rua próxima ao festival.
  • Postos de gasolina: você geralmente encontra um posto de gasolina ou loja de conveniência cheia durante o horário de almoço, já que as pessoas estão comprando bebidas, cachorro-quente e sanduíches junto com o combustível. Se houvesse uma opção melhor logo na saída, muitos desses consumidores iriam apreciar a facilidade e um cardápio definitivamente melhor vindo de seu food truck. Estacionar em um posto de gasolina próximo a estrada ou interestadual também permite que você atenda viajantes famintos. Antes de estacionar em um posto, obtenha uma aprovação do dono do negócio com antecedência. Seu food truck vai atrair mais tráfego para o posto de gasolina dele, mas certifique-se de que ele aprova a competição entre seu food truck e a lojinha do posto.
  • Campus de faculdade: esse é um local esplêndido para estacionar o food truck, mas geralmente subestimado. Os food trucks de sucesso sabem que estudantes de universidade buscam por experiências alimentares diferentes, únicas e rápidas. Você vai precisar de uma permissão para estacionar no campus da faculdade, então se certifique de obter uma primeiramente. Considere armar seu food truck durante o horário de almoço e janta, ou durante jogos de futebol ou basquete dos estudantes.

aplicativos-delivery-online-restaurantes-01

Obedeça a lei

Outro aspecto que precisa ser considerado na hora de encontrar as melhores localizações para o food truck é o cumprimento da lei. Você definitivamente não vai querer estacionar onde não é permitido. Vilas, cidades e municípios também possuem restrições de zoneamento, que designam zonas comerciais e não comerciais. Apesar de você trabalhar com um negócio móvel, você não pode simplesmente estacionar em qualquer lugar. A maioria das áreas limita os food trucks, trailers e ônibus em localizações específicas. Uma lista de onde você pode e não pode estacionar pode ser encontrada na Prefeitura da sua cidade.

Antes de tudo, é importante ter em mente que o grau no qual as restrições são impostas podem variar drasticamente de cidade para cidade, e até mesmo de dia para dia. Embora você até possa ter sorte em alguns dias ao estacionar em uma área de pouco policiamento, você deve estar preparado para que cada lei seja aplicada de forma íntegra. Veja a seguir algumas das mais comuns restrições sobre onde os food trucks podem estacionar:

  • Muitos food trucks são obrigados a vender somente na área da calçada de seus caminhões. Isso significa que a janela de pedidos do seu food truck precisa estar virada para a calçada o tempo todo, ao invés de deixar os consumidores pedindo e se enfileirando nas ruas.
  • Algumas cidades exigem que os food trucks estejam estacionados dentro de certa proximidade de banheiros, o tempo todo.
  • Em algumas áreas, os food trucks podem estacionar somente em propriedades privadas, o que elimina quase inteiramente todo o potencial do estacionamento nas ruas. Se você pode estacionar apenas em propriedades privadas, o melhor seria que você planejasse suas rotas com bastante antecedência e construísse uma relação profissional com empresários donos de estabelecimentos (que trabalhem com contratos de longo prazo com seu food truck).

Esteja ciente que provavelmente você vai precisar pagar para estacionar em eventos especiais e festivais, e pode ser que também precise gastar para manter seus pontos regulares a cada dia. Use seu bom senso para determinar se um local em particular vale ou não o preço. Para fazer uma estimativa do valor com estacionamento num lugar, descubra o quanto estacionar seu food truck vai custar em uma hora, um dia, uma semana, ou um mês – e então, calcule quanto você vai vender nesse local em específico, em comparação com o quanto você venderia em um lugar menos legal, porém mais barato ou com estacionamento de graça.

Cuidados para tomar com o estacionamento de food trucks

Antes de estacionar seu food truck em algum lugar, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Existe uma permissão obrigatória para que você possa estacionar seu food truck?
  • Você precisa da permissão de algum dono de estabelecimento?
  • Qual é o custo para estacionar seu food truck? Você consegue vender o suficiente nesse lugar para que valha à pena?
  • Existem leis que impedem seu estacionamento?
  • O espaço é largo o suficiente para seu food truck e seus consumidores?
  • Existe um tráfego de pedestres suficiente para tornar a localização viável?
  • Existem outros restaurantes ou food trucks nessa área?
  • Qual horário você precisará estacionar para acessar a maioria dos consumidores? Eles são seu público-alvo?

Uma vez que você tenha encontrado algumas localizações perfeitas para seu negócio, estabeleça uma presença consistente e uma boa comunicação com seus consumidores para que os clientes saibam quando e onde esperar por você.

Dicas de estacionamento para seu negócio de food truck

  • Considere enviar um “carro reserva” com antecedência, antes de seu food truck chegar ao local, de modo que você guarde o melhor lugar para estacionar antes que outro food truck o reivindique. Se você achou uma localização de sucesso, as chances são que outros food trucks também o conheçam. Envie um carro para o local de estacionamento desejado horas antes do horário de almoço para proteger sua localização lucrativa. As informações se espalham rápido, então é melhor você manter os melhores lugares para você.
  • À medida que seu negócio de food truck cresce, você vai querer atrair mais consumidores. Além do mais, você é apenas um caminhão e não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo – então, eventualmente, será necessários que você tenha mais pessoas indo até você do que seu food truck indo até elas. Um website é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas visitem o seu food truck. Facilite para as pessoas enviarem e-mails e mensagens para você e compartilhar seu site com seus amigos. Coloque no site uma lista das suas localizações de estacionamento típicas para que as pessoas possam te encontrar.
  • Você também pode utilizar suas plataformas de mídias sociais para transmitir sua localização diária e ajudar as pessoas a encontrarem seu food truck. O Twitter, por exemplo, é uma maneira fantástica de fazer com que os consumidores saibam sua localização, embora ele também atue como um quadro de avisos gigante para os seus concorrentes. Um ótimo lugar para estacionar, com muito tráfego de pedestres e consumidores famintos, não será um segredo por muito tempo. Portanto, deixe que seus consumidores saibam quando você publicará um tweet com sua localização, vá até o local e estacione o seu “carro reserva” ou seu food truck, e então avise os seus clientes onde você está.

infografico-vantagens-food-truck

Conclusão: localização é o melhor investimento, mas requer atenção

sistema-para-hamburgueiras

Os food trucks não são uma ideia de negócio nova, mas ainda existem toneladas de oportunidades nesse ramo. Se você tem um produto único para oferecer e você sabe que há demanda, então você tem uma grande chance de se tornar bem-sucedido. Se você está pensando em se tornar dono de um food truck, ou já é proprietário de um, você deve saber a importância da localização como fator de sucesso do seu negócio.

Onde você estaciona seu food truck é a parte mais essencial de seu empreendimento, seguida pela qualidade de sua comida. A localização do food truck determina seu sucesso financeiro, que pode ser a diferença entre oferecer seu serviço para 5 consumidores ou 50 clientes. Para ter sucesso, você tem que ser encontrado pelas pessoas, e isso significa buscar a melhor localização para seu food truck.

Uma vez que você tenha uma idéia de alguns tipos de lugares que você pode estacionar seu food truck, e tenha descoberto quais estacionamentos são legalizados em sua área, você pode sentir que não há muitas opções disponíveis. Em algumas cidades, estacionamento limitado é um problema muito sério para donos de food trucks, porque a legislação em torno dessa indústria ainda é muito incerta.

Se este for o caso, você vai precisar de uma dose extra de criatividade para tentar encontrar o melhor lugar para seu food truck estacionar. Isso geralmente envolve tentativas e erros. Porém, uma vez que você tenha encontrado uma ótima localização, faça tudo o que tiver que fazer para que ela seja sua!

Você já possui um ótimo local para estacionar seu food truck? Você tem uma experiência consistentemente boa em relação a esse lugar? Compartilhe sua resposta na seção de comentários abaixo.

Adoraríamos ouvir sobre suas melhores localizações para estacionar seu food truck.

4 comments

  1. Joseane 14 outubro, 2017 at 04:40 Responder

    Eu tenho uma food truk, paro do lado de uma faculdade à quase 3 anos, agora o pessoal da faculdade, colocaram várias placas de sinalização proibido estacionar, o que devo fazer esse tempo que paro lá não me dar algum direito de ficar com o ponto, me responda o mais rápido possível, que estou disisperada não sei o que vou fazer.

  2. Hugo 23 Março, 2018 at 04:35 Responder

    Sou de uma cidade do interior de sp, cidade pequena Temos um food trailer e estamos com um pouco de dificuldade de encontrar um ponto. Somos o primeiro em trabalhar com hambúrguer artesanal por aqui vou seguir as dicas de vocês e tomar em conta alguns pontos hoje trabalho em frente a minha casa estamos procurando um ponto estratégico para trabalhar

Participe e deixe seu comentário abaixo.