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Filantropia em restaurantes: descubra os benefícios de fazer o bem para o seu restaurante

Como divulgar seu restaurante e fazer o bem ao mesmo tempo

Não é nem preciso dizer que sediar um evento de caridade é uma coisa bem altruística de se fazer. Isso permite que você contribua com uma boa causa e ajude as pessoas que passam necessidade. À parte dos benefícios óbvios que vêm junto com a participação da sua empresa num evento de caridade, o marketing por esta causa também pode ter um impacto muito positivo no seu restaurante. Essa ação é algo que traz tanto vantagens para seu negócio quanto para a instituição de caridade que você vai ajudar.

Benefícios para seu restaurante

Dedução de impostos

Um dos mais imediatos benefícios de apoiar uma instituição de caridade, para seu negócio, é estar apto a conseguir uma dedução de impostos através de doações para entidades que ajudam aos necessitados. As doações que geralmente são dedutíveis incluem o patrocínio de eventos de caridade, doações de inventário ou doações em dinheiro e serviço.

Ao discriminar suas deduções, você pode amortizar a quilometragem rodada ao fazer o percurso de ida e volta do seu estabelecimento para o trabalho voluntário, assim como os custos com materiais comprados para projetos voluntários. Você também pode conseguir uma dedução fiscal para o valor monetário das doações de caridade – sejam elas em dinheiro, ações ou até mesmo veículos usados. Contudo, certifique-se de que você está trabalhando com uma organização sem fins lucrativos que é aprovada pela Receita Federal. E, de forma a obter sua dedução de impostos, a organização de caridade precisará emitir um formulário fiscal que você deve enviar junto com a sua declaração de renda.

Dependendo do seu faturamento e outros fatores, dar dinheiro à uma instituição de caridade pode ser complicado – então, converse com seu contador ou consultor fiscal para mais conselhos específicos de como maximizar suas doações a fundos de caridade enquanto minimiza sua fatura de impostos. Muitos pequenos negócios tentam fazer com que doações a organizações sem fins lucrativos façam parte de seu modelo de negócio para ajudar aos outros, como por exemplo, vendem produtos aonde uma porcentagem das vendas vai para as instituições que eles apoiam.

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Criar um senso de comunidade

Que melhor forma existe de unir as pessoas da sua comunidade do que sediar um evento que todos vão apoiar? Um evento de caridade pode realmente conectar as pessoas e instigar um senso de orgulho. Quando você aproxima as pessoas, seu restaurante se torna um pilar na sua comunidade. Ele se transforma num lugar onde as pessoas querem se encontrar, misturar e socializar; o que, claramente, vai aumentar seus lucros.

Organizar um evento de caridade mostra à sua comunidade que você é bastante benevolente. Mostrar que você se importa com algo além do que fazer dinheiro pode fazer muito pela sua imagem, o que, por sua vez, pode fazer muito pelo seu sucesso. Quando sua comunidade observar que você é cuidadoso e compassivo, as pessoas se tornarão mais propensas a querer visitar seu estabelecimento. Doar uma porção de seu lucro regularmente para boas causas é uma ótima maneira de reunir o apoio de sua base de clientes – e pode até mesmo ajudar a criar novas oportunidades de marketing para expandir seu alcance.

Criar mais consumidores

Não tenha medo de deixar o mundo saber (ou pelo menos sua área de atuação) sobre o bem que você está fazendo. Quando você organiza um evento de caridade, seus esforços são elogiados – não somente pelos seus clientes, mas também por pessoas que nunca visitaram seu estabelecimento antes. Fazer o bem faz com que as pessoas se sintam mais felizes; portanto, elas virão até você para ser uma parte dessa experiência.

Sua exposição aumenta de uma boa maneira quando uma instituição agradece você por sediar o seu evento. Doar para a comunidade vai te ajudar a fortalecer o relacionamento com os seus consumidores já existentes – e a ganhar novos também.

Atrair novos funcionários e aumentar a retenção de trabalhadores

As pessoas são inerentemente boas, o que significa que querem ser associadas a outras pessoas que fazem o bem. Um evento de caridade é uma boa causa, e ao sediar um, você mostra que seu negócio é do bem. Para seu restaurante, isso significa que você tem uma maior chance de atrair o tipo de candidato que você quer que trabalhe para você ao oferecer voluntariado e um senso de idealismo como parte da missão da sua empresa e também como experiência de trabalho diária.

Ter sua empresa envolvida com a comunidade é uma ótima forma de impulsionar sua moral e manter seus funcionários felizes. Dar aos seus empregados tempo de participar em eventos voluntários durante o horário de trabalho é divertido para todo o negócio. Isso não somente dá a oportunidade de todos interagirem fora do trabalho, como também oferece aos seus funcionários a satisfação de ajudar a comunidade que tem apoiado o seu negócio.

Melhorar sua imagem empresarial

Patrocinar um programa de caridade e voluntariar seu tempo de trabalho são ótimas maneiras de conscientizar a população sobre uma causa em específico e também promover seu negócio em parceria com a organização ou evento. Você pode compartilhar a notícia sobre o evento de caridade publicando nas suas plataformas de mídia social e no seu website. Postar fotos dos seus esforços de caridade é uma ótima forma de gerar imprensa para seu negócio e para a causa pela qual está se voluntariando.

As chances são que a organização sem fins lucrativos com a qual você estará trabalhando também promova seu negócio em seu próprio website e nas placas de eventos junto com a sua logo. Emprestar sua marca para uma causa específica é uma ótima maneira de transmitir a cultura e valores do seu restaurante para a comunidade.

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Ajudar os outros é bom para você

Mesmo além das deduções de impostos e da publicidade positiva, talvez o melhor benefício de ter seu restaurante apoiando uma instituição de caridade seja o sentimento de que você está ajudando os outros. Os proprietários de pequenos negócios tendem a ser energéticos, talentosos, pessoas orientadas para ação, que são líderes natos.

Como um dono de negócio, você tem o poder de levantar-se contra a pobreza, violações dos direitos humanos, e muito mais. Os pequenos negócios podem fazer do mundo um lugar melhor – não apenas vendendo ótimos produtos ou oferecendo ótimos serviços, mas também colaborando ativamente com organizações sem fins lucrativos para criar oportunidades para a próxima geração, ajudar os necessitados e fortalecer sua comunidade.

Como encontrar oportunidades de caridade para seu restaurante

O primeiro passo é decidir qual atividade de caridade se encaixa com seu restaurante. Existem muitas caridades que compensam seu tempo e seu compromisso, mas você deve escolher uma ou mais instituições que façam você se sentir bem. Considere as opções a seguir:

    • Busque por eventos da comunidade já existentes que você pode apoiar. Muitos consumidores participam de eventos para “saborear novos pratos” - os quais associações de restaurantes locais, a câmara do comércio e organizações sem fins lucrativos organizam para promover um dia repleto de comida e entretenimento para beneficiar uma causa ou caridade em particular.
    • Peça inspiração aos seus consumidores. Você pode, por exemplo, ouvir sobre uma caridade local que eles apoiam com frequência. Seus clientes podem atuar com uma ligação entre você e a comunidade, e eles sentem que as empresas possuem uma responsabilidade de ajudar aos outros.
    • Identifique uma causa significante. Os programas e parcerias da comunidade de mais sucesso são aqueles que possuem um significado especial para você e/ou seus funcionários.
    • Assista aos noticiários e leia jornais locais. Os restaurantes geralmente doam comida para residentes da comunidade e trabalhadores voluntários depois de uma catástrofe. Você também pode descobrir nas notícias alguns festivais da comunidade e outros eventos onde seu restaurante pode oferecer comida.
    • Doe parte de suas vendas para programas de alívio da fome. Apoiar iniciativas anti-fome e programas que abordam o desperdício de comida são alternativas lógicas para a indústria de restaurantes.
    • Doe comida excedente para um banco de alimentos. Se você não possui restos de comida, considere essa uma oportunidade de serviço especial. Utilize seu poder de compra para comprar grandes quantidade de comida à preço de atacado e/ou cozinhe comida extra para doar.
  • Designe um dia de porcentagem de vendas. Muitas empresas selecionam um dia (tipicamente uma segunda-feira ou terça-feira, quando restaurantes tendem a ter menos procura) para doar uma porcentagem de suas vendas para uma determinada caridade.
  • Trabalhe com escolas locais. Você poderia patrocinar uma escola local pública e oferecer aos seus estudantes lanches especiais e prêmios em troca de eles manterem presença nas aulas e alcançarem as metas do curso. Você também poderia promover oportunidades de aprendizagem para estudantes interessados na área de culinária, gestão de restaurantes ou até mesmo em empreendedorismo.
  • Organize um evento de caridade num feriado para as pessoas em risco de fome ou outros necessitados.

As 10 franquias alimentares mais caridosas do mundo

  1. Panera Bread

A Panera Bread é um restaurante norte-americano fundado em 1981, que trabalha com produtos de padaria, sanduíches e saladas. Ele tem lutado contra a fome de diversas formas por 25 anos, incluindo um trabalho extensivo com a organização sem fins lucrativos Feeding America.

Além disso, uma das realizações mais progressivas dessa franquia foi o estabelecimento de seus cafés comunitários Panera Cares®, desenvolvidos para ajudar a conscientizar as pessoas sobre o grave e generalizado problema da fome nos Estados Unidos. Esses cafés operam em uma escala decrescente de “pague o que você puder” – refeições para pessoas que não conseguem pagar são cobridas por outros que podem pagar um pouco mais, e os visitantes também podem ganhar vale-refeições ao contribuir com horas voluntárias.

  1. 2.Chipotle Mexican Grill

O Chipotle Mexican Grill é um restaurante americano de comida mexicana fundado em 1993. Recentemente, a franquia tem sido capaz de racionalizar os seus esforços com resultados impressionantes: apenas em 2013, a organização doou mais de U$750.000 para organizações sem fins lucrativos que promovem causas relacionadas à missão da empresa, incluindo a alfabetização alimentar (significa o entendimento do impacto que a escolha dos seus alimentos tem na sua saúde, no meio-ambiente e na economia) e melhoria das práticas agrícolas e pecuárias.

  1. Yum! Brands

Yum! Brands é a matriz das grandes franquias Taco Bell, KFC, e Pizza Hut, fundada em 1997 nos Estados Unidos. Por si, ela não é uma franquia ou cadeia de restaurantes, mas ainda é uma força importante na indústria e na filantropia através de sua Campanha Anual de Alívio da Fome Mundial, que usa a mídia social e celebridades porta-vozes (como sua parceira de longa data Christina Aguilera) para arrecadar fundos, conscientizar a população e angariar voluntários para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

De acordo com a Yum! Brands, sua campanha está entre os maiores esforços anti-fome do setor privado e já arrecadou mais de U$600 milhões para ajudar a oferecer 2,4 bilhões de refeições para pessoas necessitadas, desde o início do programa em 2007.

  1. McDonald’s

O McDonald’s é uma das marcas mais reconhecidas ao redor do mundo, então faz sentido que a Casa Ronald McDonald seja uma das mais reconhecidas instituições de caridade também. Fundada em 1974, a organização oferece às famílias que possuem crianças muito doentes ou machucadas “um lar longe do lar” a um pouco ou nenhum custo, com refeições caseiras e quartos privados para que as crianças tenham acesso ao melhor tratamento médico possível, sem ter que se preocupar com logísticas não relacionadas.

Mas embora o tratamento médico possa ser o setor mais reconhecido da Casa Ronald McDonald, não é a única área de foco da organização. Ela também trabalha com uma forte ênfase em educação através das bolsas de estudo RMHC U.S., que oferecem assistência financeira para estudantes que mostraram excelência e iniciativa em campos de conquista acadêmica, liderança e envolvimento com a comunidade. As Casas Ronald McDonald relatam que já premiaram mais de U$52 milhões em bolsas de estudo até agora, desde 1985.

  1. 5.Taco Bell

Além de apoiar os esforços anti-fome de sua matriz Yum! Brands, a Taco Bell (rede de fast food de comida mexicana fundada em 1962) também apoia esforços filantrópicos por sua conta. Como mestre da mídia social, a franquia também tem uma grande fé nos jovens, e a maior parte de sua filantropia é devotada a ajudá-los a alcançar seus potenciais através de múltiplos fundos de bolsa de estudos, incluindo o programa de bolsas Glen Bell para os funcionários pagos por hora na Taco Bell. Além disso, também possuem uma fundação Taco Bell para adolescentes, dedicada a motivar os jovens a completarem o ensino médio e fazerem faculdade.

De acordo com a Taco Bell, sua fundação para jovens já forneceu U$42 milhões em doações e bolsas de estudo em todo os Estados Unidos, e ajudou um adicional de milhões de adolescentes com educação e formação profissional, desde 1992.

  1. Starbucks

Starbucks é uma rede de cafeterias fundada em 1971. Em 1997, a cadeia criou uma fundação com o mesmo nome para promover programas de alfabetização, mas hoje ela se tornou um ponto para vários esforços de responsabilidade social empresarial. Além do seu programa de alfabetização e oportunidade para jovens, a Fundação Starbucks também apoia o desenvolvimento econômico e social nas suas comunidades agrícolas, assim como a criação de empregos nos Estados Unidos através de pequenos empréstimos empresariais e microfinanciamento. A empresa já contribuiu U$8,7 milhões em doações e bolsas de estudo além de 17.600 horas de serviço comunitário.

  1. Little Caesars Pizza

Fundada em 1959, a pizzaria Little Caesars Pizza realiza a filantropia através de múltiplos canais, incluindo seu programa para veteranos, (que oferece oportunidades especiais de adquirir franquias para veteranos militares honrosamente dispensados), seu programa de bolsa de estudos e suas organizações de caridade sem fins lucrativos.

O programa mais proeminente da rede de pizzarias é o Little Caesars Love Kitchen, uma “cozinha de pizza em rodas” que a franquia fundou em 1985 para ajudar a alimentar os sem teto e outros em necessidade, incluindo pessoas afetadas por desastres e socorristas no local. De acordo com o Little Caesars, esse programa já alimentou mais de dois milhões de pessoas ao redor dos Estados Unidos e Canadá nos últimos anos.

  1. Chick-fil-a

O Chick-fil-a é uma franquia de fast food especializada em sanduíches de frango, fundada em 1946. Nesses setentas anos, a empresa cultivou uma reputação de caridade e sensibilização da comunidade na forma de trabalho voluntário, esforços de socorro em desastres, programas para jovens e sobre liderança, e inclusive doações de fundos e sanduíches para pessoas que passam necessidade.

Somente nos últimos três anos, em diferentes cidades ao redor dos Estados Unidos, o Chick-fil-a deu mais de U$71 milhões em contribuições para mais de 700 diferentes organizações de educação e caridade, incluindo milhões de dólares em doações de comida.

  1. Zambrero

Uma das mais recentes da lista, a Zambrero é uma franquia australiana de comida mexicana fundada em 2005, totalmente dedicada a seu programa filantrópico Plate 4 Plate. Esse programa se tornou parceiro da organização sem fins lucrativos Stop Hunger Now, e fornece uma refeição nutritiva para pessoas em necessidade ao redor de 65 países a cada burrito comprado em sua loja. É um conceito simples, mas extremamente eficaz: desde que o conceito foi criado, os consumidores do Zambrero ajudaram a doar aproximadamente 3,5 milhões de refeições apenas por fazerem pedidos.

  1. Boston Pizza

Há 52 anos, foi fundada a cadeia de pizzarias canadense Boston Pizza. Desde seu estabelecimento, a rede de restaurantes já doou mais de U$18 milhões para caridades locais e regionais do Canadá, como a Fundação de Câncer de Alberta, Fundação de Pesquisa sobre a Diabetes Juvenil, Fundação de Ataque Cardíaco do Canadá, e Kids Help Phone (serviço de aconselhamento infantil gratuito e 24h).

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Conclusão: ajudar o bem faz bem, tanto para seu restaurante quanto para quem precisa de ajuda!

Um dos grandes privilégios de gerir um pequeno negócio é poder doar generosamente para as organizações da sua comunidade e causas de caridade que têm importância para você. Todos os dias, proprietários de pequenos negócios compartilham seu sucesso ao dar dinheiro, produtos, horas voluntárias e outros esforços caridosos para boas causas em seus vilarejos. As organizações não lucrativas estão constantemente procurando por financiamento para ajudar a completar seus objetivos, logo, fazer doações à essas instituições não é somente uma boa coisa a se fazer – isso também pode trazer vantagens para seu negócios.

Numa era de mídia social, como a que estamos vivenciando, empresas caridosas acabam ganhando a reputação de “bondosa”, e as pessoas estão mais propensas a comprar delas. Por exemplo: muitos restaurantes deixam de lado ocasiões especiais para alimentar os sem teto de graça – isso não é apenas um ato lindo e generoso de bondade que é fundamental para as respectivas missões desses restaurantes, mas também é algo que acaba proporcionando uma publicidade excelente ao mostrar para a comunidade que os donos desses restaurantes realmente se importam com os menos afortunados.

Ao apoiar uma instituição de caridade, seu negócio está divulgando seus valores e intenções e ajudando a apresentar seu restaurante para novos consumidores que estão envolvidos com a organização sem fins lucrativos. Então, converse com seus funcionários e descubra seus interesses sobre apoiar uma instituição de caridade e ingressar no grupo de empresas que ajudam aos outros. Apoie sua comunidade e lute por uma boa causa que faça uma grande diferença na vida das pessoas.

Escolher a instituição certa para ajudar geralmente requer um pouco de pesquisa e estratégia – certifique-se que seja uma entidade que se encaixe perfeitamente com a marca da sua empresa e com seus valores pessoais, e seja diligente para que suas doações façam um impacto positivo a um custo baixo.

O espírito de generosidade e de fazer a diferença na comunidade é um dos aspectos mais poderosos de ser um dono de restaurante – então não se atrase! Os proprietários de negócios possuem a habilidade de doar quantidades generosas e criar uma influência benéfica nas vidas de outros, todo santo dia.

Quais causas de caridade seu negócio apoia?

Como você decidiu qual instituição você deveria ajudar, e como isso reflete a marca da sua empresa?

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