Empreendedor começou seu negócio para conhecer mulheres

Empreendedor de sucesso diz ter começado seu negócio com o objetivo de conhecer mulheres

Com mais de 50 anos de mercado, O TGI Fridays é uma referência quando se trata de redes de restaurantes.

A rede foi fundada em 1965 em Nova York e hoje conta com quase MIL lojas (atualmente 992) espalhadas pelo mundo. O lugar é famoso pela sua sofisticação. Oferece carnes, hambúrgueres, saladas e muitos outros pratos, todos igualmente refinados.

Quando vemos um lugar assim tão glamuroso, ficamos imaginando de onde é que esse estabelecimento veio. Como é que tudo começou? No caso do TGI Fridays essa história é bem diferente do esperado.

Quando Alan Stillman tinha 28 anos decidiu fundar o TGI Fridays secretamente motivado por um único propósito: Conhecer muitas mulheres.

O segredo de um grande empreendimento é um bom plano de negócios

Meu plano de negócio era conhecer muitas mulheres.” disse Alan Stillman em entrevista no Podcast do Business Insider. “E vou te contar era um ótimo plano de negócios.” complementa o empreendedor.

O empresário pensava em abrir um estabelecimento que não só lhe rendesse bons lucros, mas que também fosse de encontro às necessidades do público jovem da época.

Alan Stillman, fundador do TGI Fridays, em frente do estabelecimento original. (Foto/Divulgação: TGI Fridays via Facebook)

Para entender o porquê do homem pensar tanto em mulheres a ponto de as considerar como elemento principal no seu plano de negócios é preciso que voltemos um pouco no tempo.

Na década de 60, período da revolução sexual nos Estados Unidos, a forma de se encarar os relacionamentos e as companhias estava mudando drasticamente.  Foi um período marcado pelo namoro, pelos flertes e por uma maior liberdade individual. Stillman queria que o seu bar atendesse a essas necessidades para que pudesse atrair, sobretudo, jovens como ele, que partilhavam dos mesmos interesses.

Depois de algum planejamento e de muito pensar na clientela feminina que povoaria o lugar, não demorou a colocar o plano em prática. No início, pegou dinheiro emprestado com a mãe e com ele investiu em uma boa reforma no bar. As paredes foram pintadas e aos poucos as características distintas do lugar foram aparecendo.

No meio do ano de 1965 foi inaugurado o novo e sofisticado estabelecimento batizado de TGI fridays. Não demorou até que a clientela aparecesse aos montes, tal como previsto.

A estrutura do bar/restaurante foi pensada para facilitar flertes. “O lugar era tão lotado que não era necessário ir andando até alguém para conseguir saber seu nome ou número de telefone, você simplesmente esbarrava na pessoa.” disse Alan na entrevista ao Business Insider. Com uma proposta muito interessante voltada para o público jovem, endinheirado e animado, não demorou para que a popularidade do estabelecimento aumentasse.

O sucesso foi estrondoso

Com o tempo, começaram a aparecer imitações. Outros lugares com abordagens parecidas começaram a abrir as portas por toda Nova Iorque. Contando com seus diferenciais primorosos e a excelência nos serviços, o TGI Fridays enfatizou seus diferenciais, na mesma medida em que outros começaram a surgir. Toda alteração feita no estabelecimento era agora uma tentativa de se estabelecer no mercado que a cada ano ficava mais competitivo.

Mesmo com esse novo nicho em crescimento constante, o TGI Fridays perseverou sendo um grande empreendimento, um ótimo lugar para beber um bom drink e conhecer pessoas novas. O conceito foi franqueado e o TGI Fridays começou a se espalhar pelo país e, em seguida, pelo mundo.

Sampler com camarão crocante, tiras de frango e meia costelinha de porco: R$ 62,95 (Foto/Divulgação: TGI Fridays)

Atualmente o TGI Fridays se parece muito mais com um lugar agradável para toda a família do que um bar em que os jovens iam com o objetivo de paquerar pessoas e beber álcool sem problemas. Porém, o empresário diz na entrevista que “Esse é o rumo natural das coisas, você não precisa mais de um lugar como o TGi Fridays para conhecer pessoas. Hoje em dia a necessidade não é mais a mesma, estamos rodeados de equipamentos eletrônicos que nos ajudam a conhecer pessoas.”

A grande sacada do empreendedor foi criar algo que de fato era necessário, que atendia às necessidades do público da época. Mesmo que não soubesse disso a princípio, ele criou uma solução para o que era até então um grande problema.

Apesar de ter sido alvo de grandes alterações, as mudanças na proposta do lugar foram bastante justificáveis. Atualmente, em 2018, existem outras necessidades e o TGI fridays é voltado para elas. A capacidade das franquias de se adaptar às mudanças é o que mantém a rede de restaurantes operante até hoje. 

Tem TGI Fridays no Brasil?

Na última quarta-feira (25) um TGI Fridays foi reinaugurado em São Paulo. Entre os anos de 1995 e 2010 existiam algumas franquias do restaurante aqui no Brasil, mas depois de alguns anos todas as lojas fecharam e deram lugar a outros restaurantes igualmente sofisticados.

Agora, 8 anos depois de ter suas atividades suspensas em nosso território, um novo TGI Fridays foi aberto na avenida Cidade Jardim. O estabelecimento teve seu design repaginado e mais parece um bar de alto padrão, mantendo vários dos traços identitários da franquia.

Analisando o desempenho do restaurante, a tendência é que a rede cresça ainda mais nos próximos anos e outras franquias sejam abertas no Brasil.

Você tem um estabelecimento no ramo da alimentação e precisa de ajuda no gerenciamento do lugar? Conheça o Programa Consumer, o software de gestão inteiramente voltado para estabelecimentos alimentícios já utilizado por mais de 100 mil clientes em todo o país.

Cadastre-se agora e ganhe 15 dias de acesso à versão de assinantes do Programa Consumer, que conta com todos as ferramentas e recursos liberados para teste.

Instale Grátis o Consumer para gestão de seu restaurante.

E o que achou do plano de Alan Stillman? Tem um plano de negócios parecido? Conte-nos mais sobre isso.

Além disso, não esqueça de compartilhar essa história com aquele seu amigo que também começaria um grande empreendimento com o principal objetivo de conhecer mais gente.

Em caso de dúvidas ou sugestões, fale conosco.

Participe e deixe seu comentário abaixo.