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Guia completo de como deixar seu restaurante em destaque nos resultados de busca do Google

Ter o site do seu restaurante listado na primeira página do Google é um grande feito, e é um dos lugares mais cobiçados por qualquer dono de restaurante. Por quê? Quase 92% do tráfego do Google fica na primeira página, e menos de 5% dos pesquisadores clicam para continuar na segunda página. Por isso se manter na primeira página dos resultados de busca do Google é tão importante.

Se seu restaurante não está na primeira página de pesquisa do Google, então você está perdendo uma grande quantidade de potenciais consumidores. Uma vez que você está dentro do negócio de comida e bebida, uma porção significante de seus clientes está na web. Os gastos com marketing online para restaurantes podem variar de 2% de seu faturamento bruto até 20%, para mercados mais competitivos.

Uma grande parte do orçamento gasto com marketing online, seja ele manuseado internamente pelo restaurante ou por uma agência terceirizada, é voltado para esforços na otimização dos mecanismos de busca. O objetivo final é aparecer visível para potenciais clientes que estão procurando por restaurantes baseados em características como tipos de comida, localização geográfica, custos, ou adjetivos qualitativos como “o melhor” em combinação com qualquer uma das características citadas anteriormente.

Esses tipos de pesquisa são considerados de alto valor quando se trata de aquisição de consumidores, com uma taxa de conversão (transformar potenciais clientes em verdadeiros compradores) tão alta como 90%. Ou seja, nove a cada dez pessoas que fazem pesquisas no Google vão visitar um restaurante dentro de 24h após a realização da busca. Considerando a grande importância que a visibilidade no Google pode trazer para seu restaurante, veja a seguir as melhores estratégias para se destacar e aparecer na primeira página do Google.

Google Meu Negócio para Restaurantes

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Crie uma página no Google+

Embora o Google+ certamente não seja uma plataforma de mídia social tão popular como o Facebook ou Twitter, ela é um ferramenta poderosa quando se trata de ranquear nos resultados de busca do Google. Se você quer que o Google valorize seu site, há evidências que mostram que uma das melhores formas de fazer isso é demonstrar seu apreço pelo Google+, criando sua própria página empresarial na plataforma.

Muitas empresas estão descobrindo que elas aparecem em lugares mais altos nos resultados dos mecanismos de busca se estiverem utilizado os serviços do Google. Existem algumas regras básicas para seguir na hora de criar sua página do Google+, com o intuito de aumentar as chances de o Google te recompensar. Confira:

  • Complete o nome de sua página empresarial no Google+.
  • Em seguida, você também deve criar uma URL customizada para sua página do Google+. Vá até sua página, clique no menu “Sobre” e desça até a área de links. Clique no link desejado e escolha sua URL quando o Google pedir para que você o faça. Nota: você terá que possuir uma conta empresarial verificada com um link para um website confiável.
  • Preencha o slogan no seu perfil e as informações sobre a empresa na sua página do Google+.
  • Fala o upload de fotos para seu perfil e capa da sua página.
  • Crie conteúdo de qualidade e publique diariamente. Lembre-se: conteúdo é a chave para o sucesso.

Todos os restaurantes deveriam possuir uma página no Google+, pois é assim que se torna possível ser listado no Google Maps, o que é vital para ser bem sucedido.

Aperfeiçoe seu site com uma localização

Para aumentar as suas chances de ser listado na primeira página das pesquisas do Google, especialmente na primeira colocação, é preciso que seu site seja desenvolvido com foco nos mecanismos de busca. Quando os usuários da web procuram uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google, são enviados rastreadores para ver quais websites são mais relevantes para a pesquisa em questão.

Primeiramente, você deve enfatizar a localização do seu restaurante no seu site. Inclua o nome da cidade e a área geográfica que você atua. Por exemplo: se você trabalha com um restaurante italiano localizado em São Paulo, você deve otimizar seu site para que quando as pessoas procurarem por comida italiana em São Paulo, o Google escolha o seu site.

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Crie um site responsivo

O seu site é responsivo? Em outras palavras, ele se auto-dimensiona de uma maneira atraente para smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa? A navegação é intuitiva para dispositivos móveis? Se o seu website não faz isso, ele deveria fazer, pois o Google ranqueia em posições altas os sites que apresentam responsividade. Portanto, redesenhe seu website hoje mesmo.

À medida que mais e mais pessoas estão acessando a pesquisa do Google em seus celulares, você está perdendo negócios valiosos se o seu site não for responsivo. Então, se você quer que o Google preste atenção ao seu site, faça o melhor para garantir que ele seja responsivo, com uma navegação amigável em todos os tamanhos de tela. A seguir estão os critérios que o Google utiliza para classificar sites como responsivos:

  • Os sites devem evitar softwares como Flash, que não são comuns em dispositivos móveis.
  • Os sites devem utilizar textos que sejam legíveis, sem precisar do zoom.
  • Os sites devem redimensionar os conteúdos para cada tipo de tela, para que os usuários não tenham que rolar na página horizontalmente ou dar zoom.
  • Você deve inserir links bem distantes de outros conteúdos para que eles possam ser clicados com facilidade.

 Melhore suas palavras-chave e tags

Uma das melhores maneiras de otimizar seu site é prestando atenção para suas palavras-chave. Aprimorar o uso de palavras-chaves assim como tags é a maneira mais efetiva de fazer com que seu site apareça na primeira página do Google. Contudo, não compensa lotar seu site com palavras-chave. O Google é inteligente, e ele pune sites que enchem seus conteúdos com palavras-chave apenas para encher lingüiça. Logo, utilize-as com moderação. Veja algumas dicas para ter sucesso com as palavras-chave:

  • Preencha as tags de títulos em cada página do seu site, incluído as publicações do seu blog. Certifique-se de que elas são todas diferentes umas das outras e pertencem a páginas distintas também. As ferramentas de busca utilizam as tags de títulos para determinar sobre o que sua página se trata.
  • Complete as metas descrições em cada página e em cada publicação do seu blog. Elas devem ser diferentes para cada página. Isso é o que aparece nas páginas de resultados de busca junto ao seu título, ou seja, trata-se da descrição da página lida pelo Google. Além disso, as metas descrições são o fator decisivo para os pesquisadores clicarem no seu website.
  • Crie suas URL com cuidado. Se sua página é sobre seu hambúrguer de búfala com molho barbecue apimentado, por exemplo, você deve nomear sua página de acordo: www.meurestaurante.com/hamburguer-bufala-molho-barbecue-apimentado. Inclua as palavras-chave pelas quais você quer que seu site ranqueie, através da URL.
  • Utilize alt tags em suas imagens. Você deve completar esse campo em cada foto que você carregar para seu site. Com base no exemplo anterior, você deveria nomear sua foto de modo igual ou similar a sua URL. As alt tags aumentam o SEO da sua página, e faz com que suas imagens apareçam em primeiro lugar no Google Imagens. Não fique com preguiça e não pule esta etapa na hora de fazer o upload de fotos para seu site.

Como você escolhe suas palavras-chave? Você deve entrar na cabeça do seu consumidor e pensar sobre quais palavras eles provavelmente utilizariam para procurar por um produto ou serviço igual ao seu. Você pode utilizar também o “Planejador de palavras-chave” do Google para te ajudar a comparar o volume de pesquisas para palavras-chave relevantes.

Quando estiver concentrado em desenvolver uma página, inclua a mesma palavra-chave para todas as peças que você estiver otimizando, seja URL, imagens, descrições, títulos ou tags. Por último, se você estiver utilizando WordPress para seu site, você pode usar um plugin de SEO para te ajudar com todos as informações citadas acima.

Utilize o Google AdWords

Uma maneira quase certeira de ter seu site na primeira página de uma pesquisa do Google, e frequentemente na primeira posição do rank, é pagar para utilizar o Google AdWords. Embora um tráfego de pesquisa orgânico e consistente seja a melhor forma de direcionar visitantes para seu site, isso leva bastante tempo.

Se você quer chegar lá rapidamente, utilize o Google AdWords. Essa é uma ferramenta de campanha do tipo pagamento-por-clique, então você é cobrado somente quando alguém clica em um link nos resultados de busca que o levam para seu website.

Alternativa para táticas de SEO: focalize seus esforços em avaliações no Google, através do Google Meu Negócio

Quando pensamos sobre otimização das ferramentas de busca, nós geralmente o fazemos com a idéia de subir a homepage de um site em particular no rank do Google, ou fazer com que ela apareça na pesquisa de alguém em resposta a um determinado grupo de palavras-chave. Mas, e se existisse uma forma de exibir seu restaurante para pessoas que estão pesquisando no Google, de forma totalmente independente de conduzir uma otimização tradicional da sua homepage para os mecanismos de busca?

Atualmente, você pode ganhar visibilidade em pesquisas de alto-valor sem nunca recorrer às habituais práticas de SEO, permitindo que você concentre-se na sua reputação online e em estratégias de gerenciamento de avaliações.

Além de ser um gigante dos mecanismos de busca, o Google também é um dos sites de avaliações que todo dono de restaurante deveria conhecer, graças (em maior parte) a produtos como Google Search, Google Maps e Google+ – todos no qual é possível exibir informações empresariais que incluem avaliações e opiniões dos consumidores. Portanto, nem é preciso dizer que você precisa reivindicar a listagem do seu restaurante no Google e se certificar de que todas as suas informações estão atualizadas.

Recentemente, o Google lançou o Google Meu Negócio, um painel de controle que simplifica o gerenciamento de suas informações empresariais exibidas em múltiplos sites, serviços e produtos do Google. Se você já utilizava o Google Places para negócios, Google+ Local e Google+ para administrar seu restaurante, então sua conta já foi automaticamente atualizada para o Google Meu Negócio.

Caso você ainda não utiliza o Google Meu Negócio para seu restaurante local, então você está perdendo várias oportunidades para alcançar consumidores do seu território. Além de gerenciar as informações empresariais de maneira unificada e simples, o usuário também pode utilizar a plataforma para marketing.

Indo além, as páginas do Google Meu Negócio vão desempenhar um papel fundamental na determinação de como os negócios locais se comportam nos resultados de busca. Mas, o que é o Google Meu Negócio exatamente? O que as empresas podem fazer para utilizar completamente essa plataforma para se conectar com seus consumidores?

Basicamente, o Google Meu Negócio torna fácil para qualquer negócio compartilhar suas informações importantes com consumidores através da web. Isso elimina a necessidade de manter diversos painéis de controle, combinando as funções de listagem local do Google Places, as funções sociais/interativas do Google+ e as funções de “descoberta” do Google Maps e Search em uma plataforma única de fácil gerenciamento.

Além disso, o Google Meu Negócio oferece uma visão analítica de onde estão vindo as opiniões dos consumidores e o volume de visitantes da sua página, enquanto também puxa as estatísticas do Google Analytics. Com essas melhorias, as empresas agora possuem mais oportunidades de otimizar suas listagens para ajudá-las a ranquear cada vez mais alto nos resultados de busca. Confira abaixo algumas informações relevantes e alguns serviços inclusos no Google Meu Negócio:

  • Google+: plataforma de rede social do Google. Você também pode compartilhar mensagens, fotos, vídeos e links para seus seguidores. Tudo a partir da sua página Meu Negócio.
  • Avaliações: o Google possui uma plataforma de avaliações que dá nota aos negócios baseado nas opiniões dos consumidores. Tudo isso é gerenciável a partir da página principal do Meu Negócio.
  • Google Analytics: você pode rapidamente ver todos os status do seu site diretamente no painel de controle.
  • Dados: informações da sua visibilidade, engajamento, e tendências do mercado.
  • Mapas: gerencie a localização do seu negócio e informações disponíveis no Google Maps.
  • Hangouts: realize vídeos-chamada com seus consumidores.

Para empresas que não possuem meios de organizar essas coisas por si mesmas (basicamente a maioria dos negócios do país), esse serviço torna a vida do empresário muito mais fácil. Também, se você trabalha com uma pequena empresa, é provável que tenha que analisar dados em múltiplos sites: seu próprio, plataformas de avaliações, Google Analytics, Google+, etc. Mas agora, isso é bastante acessível e simples através de um serviço totalmente integrado.

Além disso, o Google está finalmente incluindo a plataforma do Meu Negócio para celulares também. Uma versão para Android já existia no mercado há algum tempo, e a versão para iOS acabou de sair. Agora, você tem todos os serviços do Google disponíveis em uma só plataforma, e essa plataforma está disponível em todos os lugares.

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Como criar uma página do Google Meu Negócio para seu restaurante

Passo 1: visite o site https://www.google.com.br/business/ e entre ou crie uma conta do Google para seu negócio.

Passo 2: uma vez logado, você precisará escolher o tipo de negócio com o qual você trabalha (estabelecimentos como restaurantes, lojas de varejo e hotéis; serviços como táxis, entregadores e encanadores; ou marca como produtos, bandas musicais e causas). Em seguida, você poderá buscar o nome do seu negócio e endereço ao digitar na caixa de pesquisa da página. Resultados de busca vão aparecer em uma lista, assim como no mapa, e a partir dessa listagem você deve escolher o seu negócio dentre os demais. Caso nenhum desses resultados corresponda a sua empresa, você pode simplesmente clicar em “Digitei corretamente o nome e o endereço” – logo, será exigido que você preencha informações sobre o seu negócio para continuar.

Passo 3: você também precisará provar para o Google que o negócio que você está escolhendo realmente te pertence. Um código de verificação será enviado a você– isso leva de uma a duas semanas –, e uma vez que você tenha inserido o código na sua conta, então você estará finalmente apto para começar a gerenciar suas informações empresariais locais no Google. Parabéns!

OBS.: Para gerenciar um negócio com múltiplas localizações, é importante passar pela fase de verificação, porque essa também é a única maneira de manejar várias localizações ao mesmo tempo. No caso de, por exemplo, seu negócio ter dez ou mais localizações, você pode entrar na sua conta e adicionar todas de uma só vez utilizando a ferramenta de upload em massa. Depois, é só editar as informações individuais de cada uma.

Como você deve usar o Google Meu Negócio para ter maior eficácia no gerenciamento online do seu restaurante

  • Otimize sua página do Google+ para aumentar o seu ranking no Google: o algoritmo de pesquisa dinâmico do Google está constantemente mudando, e se manter atualizado com estes ajustes regulares está se tornando algo cada vez mais crítico. Utilizar o Google Meu Negócio para certificar de que sua página está atualizada pode ajudar seu restaurante a se proteger de qualquer efeito negativo de SEO. O Google vem confirmando tempo após tempo que aprimorar sua página do Google+ (e garantir que sua listagem está sendo exibida de forma precisa no Google Maps) cria um caminho de sucesso para ranquear cada vez mais alto nos resultados de busca.
  • Utilize seu painel de controle para monitorar as atualizações do Google e manter suas informações empresariais atualizadas: assim como o Google está constantemente evoluindo seus algoritmos, o Google Meu Negócio também está regularmente alterando suas orientações sobre o ranqueamento de empresas nos resultados de busca e representação de marca. Por exemplo, o Google recentemente começou a enviar notificações para negócios que possuem listas duplicadas, que estavam causando problemas de qualidade – este é apenas um exemplo do trabalho que o Google vem fazendo para manter a listagem em ordem com os altos padrões dos mecanismos de busca.
  • Inicie conversa com seus consumidores: o Google Meu Negócio facilita sua interação direta com o consumidor, seja através do Google Search, Google Maps, Google+ ou de outra forma. O painel único permite que você responda às avaliações assim que elas chegam, o que te ajuda a manter sua reputação online e monitorar a experiência do consumidor. Você também pode utilizá-lo para compartilhar conteúdo na sua página do Google+, conservando ela fresca e atualizada, o que ajuda a aumentar o conhecimento da marca e cria oportunidades de engajamento com os seguidores da sua página. A partir de uma boa estratégia de publicação da sua página do Google+, você consegue construir uma base leal de fãs que vão apoiar e compartilhar seu conteúdo dentro de seus círculos.

Conclusão: use e abuse do Google, seja no SEO do seu site ou no Google Meu Negócio

O SEO para restaurantes é uma forma de consumidores potenciais encontrarem seu negócio. Se você quer que sua empresa cresça, então aprimorar seu website para gerar tráfego vindo de ferramentas de busca pode ser uma ótima maneira de suplementar seu crescimento.

Entre as várias estratégias de SEO, você deve cuidar das palavras-chave e tags, preocupar-se com os títulos e descrições, tratar as imagens e escolher cuidadosamente as URL das páginas e publicações do blog de seu site. Além disso, torne seu site responsivo para todos os tamanhos de tela, faça integração com as mídias sociais e utilize as ferramentas do Google, como Google Analytics e Google Adwords, para melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa.

Siga as regras básicas mencionadas acima, e as trabalhe em conjunto com o Google Meu Negócio – assim você certamente terá sucesso no ranqueamento do seu restaurante. O Google Meu Negócio deve ser uma peça proeminente de sua estratégia de marketing e pesquisa. À medida que o mercado de pesquisa local cresce, as empresas precisam manter uma presença válida dentro dos resultados de busca através de esforços online. É dessa forma que o Google Meu Negócio pode te ajudar.

Uma última dica: ninguém pode garantir para você a primeira colocação do Google. Da mesma forma, uma vez que você seja o primeiro colocado nos resultados de pesquisa, também não há garantias que você vai continuar sendo perpetuamente. Mas, se você seguir os passos explicados aqui, você com certeza vai chegar à primeira colocação. Continue trabalhando duro e não se torne complacente. É preciso diligência para manter o primeiro lugar.

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