Guia Completo para Uso de Comandas em Bares e Restaurantes - Blog do Programa Consumer

Guia Completo para Uso de Comandas em Bares e Restaurantes

O objetivo desse artigo é ajudá-lo a evoluir os processos e a aumentar o faturamento de seu bar ou restaurante, apenas organizando sua forma atual de trabalho.

A implantação de processos e um controle profissional desde o início é um dos principais fatores de sucesso, afinal, planejamento e organização são fundamentais para obter bons resultados.

Um relatório do Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, mostra que os primeiros anos são os mais delicados, então começar um negócio com planejamento e organização aumentará suas chances de sucesso.

No Brasil, 27% das empresas fecham as portas até o 1 ano de vida e 60% das empresas até o segundo ano. Para não fazer parte dessas estatísticas, veja nesse artigo dicas importantes para melhorar sua gestão.

btn-download-gratis-consumer

Conheça grátis o sistema para Bares e Restaurantes com mais de 100 Mil Downloads

 

Porque Utilizar Comandas de Papel para Restaurantes Iniciantes?

As comandas de papel é o mínimo que você deve usar para controlar os pedidos e o fechamento da conta dos clientes em seu bar ou restaurante.

O controle do caixa de bares e restaurantes é fundamental para a saúde financeira de seu negócio, porém, devido ao orçamento apertado e aos investimentos iniciais em equipamentos, aluguel e móveis, é comum o dono do negócio não contratar um sistema de gestão ou então pegar “qualquer um” sem a correta análise.

O pior de tudo é que muitos estabelecimentos não possuem nem uma comanda de papel para controlar o que está sendo consumido pelo cliente, estou me referindo a aquelas comandas de papel, que ficam sobre a mesa e conforme o cliente vai consumindo, o garçom vai anotando para o cliente acompanhar.

Na hora do fechamento da conta, está comanda de papel é muito útil para auxiliar o atendente no correto fechamento e também para controle do caixa.

Na última semana, eu fui conhecer pessoalmente uma lanchonete inaugurada aqui em minha cidade. Os pedidos eram feitos sem qualquer tipo de controle por parte da equipe de atendimento e na hora do fechamento da conta, o caixa que perguntava ao cliente o que ele tinha consumido, dá para acreditar nisso?

Parece brincadeira, mas não é difícil encontrar estabelecimentos na área da alimentação que trabalham dessa forma, “no olho”.

Isso mostra grande falta de profissionalismo e o principal, pode gerar grandes prejuízos financeiros a sua lanchonete ou restaurante no final da noite.
Outro grande problema em não ter nenhum tipo de controle, ou fazer por meio de anotações em papel, é a questão da letra do atendente. Pode acontecer da cozinha não compreender a escrita e então preparar o prato de forma incorreta, diferente do solicitado pelo cliente, gerando assim grande insatisfação.

planilhas-excel-restaurantes-gratis

Quando isso ocorre, o cliente fala que não foi o que ele pediu, então a cozinha precisa preparar outro prato, gerando prejuízos e insatisfação ao cliente, o que demonstra total desorganização.

Outro problema em não ter processos bem definidos é na hora do fechamento da conta. Esse processo é muito importante como todo o atendimento em si, e deve ser feito com transparência e velocidade. No entanto, se houver demora na entrega da conta ou se o valor estiver incorreto, pode gerar grande estresse ao cliente, e novamente prejuízo ao estabelecimento.

Não adianta dar um super atendimento se o fechamento da conta estiver errado, por isso, é muito importante atenção a todos os detalhes do cliente em seu estabelecimento.
Recomendamos que caso não informatize seu negócio no início, utilize pelo menos comandas de papel, para dar transparência ao consumo e no final o cliente pode ir até o caixa para o correto fechamento da conta.

Veja abaixo o cenário ideal para você ter sucesso com seu negócio na área da alimentação. Fique atento a essas dicas.

Sistema de Comanda Eletrônica para Bares e Restaurantes de Sucesso

Ao Abrir um Bar ou Restaurante, você quer ter sucesso em seu empreendimento, certo? Então, para iniciar um negócio com o pé direito, é necessário ter informações precisas, para tomar as decisões corretas e colocá-lo no rumo da lucratividade.

Mais do que isso, você precisa também de um sistema que organize todo o processo, desde o atendimento até a produção e entrega dos pratos. E por fim, um sistema de gestão para bares e restaurantes que faça com simplicidade o fechamento da conta.

O Programa Consumer possui entre as suas soluções a “Comanda Mobile”, com essa solução o garçom ou a equipe de atendimento, pode fazer pedidos por tablets e celulares diretamente na mesa.

Podemos destacar várias vantagens para um bar e restaurante que utiliza um sistema de comandas eletrônicas ou a comanda mobile, vamos abaixo falar das principais.

Otimização da Equipe de Atendimento: com o sistema de comanda eletrônica como o do Programa Consumer, você pode estabelecer processos claros em seu estabelecimento como: ao lançar o pedido do cliente, sua solicitação é enviada diretamente para a cozinha em monitores ou impressoras.

Essa funcionalidade permite otimizar sua equipe, atender com maior velocidade o cliente, melhorando sua satisfação e seu faturamento. Chega do garçom anotar o pedido, levar até a cozinha, voltar para o salão e atender novos clientes, esse tempo somado ao final do dia pode ser muito grande.

sistema-para-restaurantes

Outra grande vantagem de um sistema de comanda no seu restaurante é o correto controle da conta e do consumo de cada cliente sem erros no fechamento, e o principal, fechamento com apenas 1 clique assim que o cliente solicitar a conta.

Chega de letras indecifráveis, erros nos pedidos na cozinha, prejuízos e desperdícios, assuma o controle de seu negócio, teste grátis a comanda eletrônica para bares e restaurantes do Programa Consumer, estabelecimentos de qualquer tamanho, tem acesso a essa incrível ferramenta, não fique para trás e traga muita inovação para seu negócio.

Utilizando Planilhas em Excel e Comandas de Papel em Meu Restaurante

Você ainda pode continuar utilizando comandas de papel e planilhas de excel para sua gestão, isso é melhor do que você não ter nenhum controle.

Muitos bares e restaurantes buscam na internet de forma gratuita, comanda de bar em word, comanda de bar para imprimir, comanda de bar excel, comanda de bar pronta.

Mas, se você quer realmente melhorar seus processos, sua gestão, diminuir erros e aumentar seu faturamento, você precisa de uma solução unificada e profissional.

O Programa Consumer oferece uma solução focada no segmento da alimentação e atualizações constantes baseadas nas sugestões dos usuários.

Eu posso lhe garantir que se você usar a versão grátis e testar na prática os benefícios, você nunca mais vai conseguir viver sem essa facilidade.

Além do Sistema de Comandas para Bares e Restaurantes, você tem a sua disposição o “monitor de preparos e telas na cozinha”. Com esse módulo, os itens de cada pedido são visualizados em telas ou monitores no bar, na cozinha, na churrasqueira para produção imediata.

Por fim, uma grande inovação liberada nos últimos meses, é o “cardápio digital”, com essa solução o próprio cliente pode fazer o pedido na mesa, rápido e fácil. Inacreditável não é? Veja aqui o vídeo dessa solução e como ela funciona.

Galeria e Modelos de Comandas de Papel para Restaurantes

Separamos nessa parte do texto, algumas fotos e galerias de modelo de comandas de papel que localizamos na internet para download.

Conclusão, Comanda de Papel ou Comanda Eletrônica?

Certamente, recomendamos controlar os processos de seu bar ou restaurante fazendo o uso de comandas eletrônicas e também de um sistema de gestão que atenda suas necessidades.

Com baixo investimento, você pode aumentar significativamente suas chances de sucesso no competitivo segmento da alimentação.

Instale Grátis Agora o Sistema Consumer e Surpreenda-se!

Veja Abaixo um Vídeo Sobre a Comanda Mobile do Consumer

3 comments

  1. Jean Carlo 10 Março, 2018 at 03:44 Responder

    Gostaria de saber se isso funcionaria pra uma balada? Onde os garçons atendem o pessoal na bancada do próprio bar e no final da noite teria que enviar a nota do valor total para os computadores da entrada/saída. Obrigado!

  2. Heluar 2 agosto, 2018 at 07:39 Responder

    Gostaria de saber se ao invés de eu registrar o cliente por mesa eu posso registrar por número de comanda ou cartão. Obrigada!

Participe e deixe seu comentário abaixo.