Ideias para Inovar seu Restaurante e se Destacar da Concorrência

Coloque-se no lugar dos seus consumidores. Porque eles desejariam ir ao seu restaurante ao invés de visitar um dos seus concorrentes? Bem, a verdade é que se você não se destacar entre as outras opções, eles provavelmente não vão ao seu estabelecimento. Você precisa pensar muito e demoradamente sobre o seu lugar e o que o torna especial ou diferente de qualquer outro restaurante.

Seus consumidores possuem muitas opções nesses dias quando saem para comer, beber e se socializar. Como você pode garantir que seu bar ou restaurante se sobressaia entre a multidão?

Primeiramente, comece a fazer uma lista dos reais benefícios e vantagens que você atualmente oferece aos seus clientes, e coloque seus esforços de marketing evidenciando essas características. Pense no que é especial sobre o seu restaurante. Pergunte aos seus consumidores, empregados e inclusive para seus fornecedores o que torna seu restaurante diferente dos demais. Talvez você tenha uma receita especial e única que as pessoas realmente apreciam e vão aproveitar, ou talvez o seu chef saia da cozinha para cumprimentar os clientes, ou ainda você tenha garçons bilíngues que conseguem se comunicar com viajantes estrangeiros em suas línguas nativas. Anote tudo!

Uma vez que você tenha essa lista, realize o marketing desses pontos. Vá até as redes sociais e publique imagens dos seus pratos populares. Obtenha comunicados publicados na imprensa avisando seus potenciais consumidores da sua vasta variedade de comida… ou depoimentos sobre seu ótimo serviço de atendimentos ao cliente e ambiente. Qualquer que seja sua vantagem sobre os outros, certifique-se de que as pessoas saibam. Entre na mente do seu mercado-alvo.

Sistema para Gestão de Bares e Restaurantes

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Além de destacar seus pontos fortes, você deve considerar adotar novas estratégias para diferenciar você de todos os outros restaurantes. Veja abaixo algumas ideias.

10 Ideias criativas para fazer seu restaurante se destacar dentre os demais

  1. Crie vistas convidativas de suas janelas

Você já passou em frente a uma loja que você nunca entrou antes e se sentiu intrigado simplesmente porque ela parecia muito atraente por fora? Embora a aparência da fachada seja importante para qualquer restaurante, especialmente em uma área com muito tráfego de pessoas à pé, você deve oferecer uma vista bonita do interior do seu estabelecimento também, para aqueles que desaceleram quando estão próximos do restaurante só pra dar uma olhadinha lá dentro. Esforce-se em decorar suas janelas com cortinas ou arte. Tenha sua logo colada no vidro ou pendure os pratos especiais do dia em uma bonita moldura.

Pense no que as pessoas observam quando espiam através do vidro dianteiro. Elas visualizam uma cozinha aberta cheia de ação, ou um local desorganizado? Caso você tenha mesas encostadas nas janelas, certifique-se de que elas estão decoradas de uma forma legal que reflita o ambiente do seu restaurante.

  1. Mantenha sua calçada bonita

Uma vez que você melhorou a visão para o interior do seu restaurante, é hora de pensar sobre outros aspectos que os potenciais consumidores encontram do lado de fora. Caso você tenha uma calçada, principalmente uma próxima a um tráfego de pedestres, não se esqueça de deixá-la sedutora. Existem várias ideias criativas em sites como o Pinterest, mas há alguns truques clássicos que você também pode tentar.

Você pode criar uma sensação romântica ao pendurar luzes, ou um ambiente aconchegante ao incrementar uma fogueira. Oferecer tanto um lugar sombreado como ensolarado dá aos seus convidados a opção de jantar onde quer que seja mais confortável para eles. Adicionar sinalizações engraçadas ou inteligentes na sua calçada pode trazer um sorriso para o rosto de algum transeunte e até mesmo convencê-los a ponto de darem uma chance para seu restaurante. Enfim, há inúmeras ideias, e basta um pouco de criatividade para inovar.

  1. Oferecer bebidas originais

Oferecer cervejas artesanais e degustações de vinhos no restaurante são coisas bem populares. Embora sempre existam pessoas que vão continuar bebendo o que já conhecem, não é mais uma opção simplesmente servir as marcas de cerveja mais comuns. Jantar fora é uma ocasião para testar novos sabores, e aqueles que não desejam se arriscar nas suas refeições podem, ao invés disso, optar por uma bebida que não estão familiarizados.

No entanto, não deixe que seu cardápio de bebidas não pare na cerveja. Grande parte dos adultos, entre os consumidores mais impactantes agora, têm superado seus hábitos de consumo de álcool e estão mais interessados em combinar os vinhos certos com seus alimentos. E embora alguns coquetéis sempre serão clássicos, existem inúmeras combinações que ainda não foram descobertas, muito menos vendidas – então seja criativo! Avalie seu restaurante e veja se vale à pena contratar um especialista de vinhos e drinks para ajudar a incrementar sua cartela de bebidas.

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  1. Coloque um empenho extra na apresentação do prato

Não é nem um pouco raro ver alguém hoje em dia tirar o seu celular do bolso para tirar uma rápida foto de sua refeição antes de saboreá-la. As pessoas não fazem isso para que todos saibam o que estão comendo naquele momento; a maioria das fotografias é tirada para capturar uma vista bonita, e isso também se aplica aos alimentos. Ninguém vai tirar uma foto de um prato normal de macarrão com molho jogado por cima dele. Separe um tempo para apresentar sua comida de uma maneira única.

Mesmo se você não for um fã de fotografias de comida, ter um consumidor satisfeito compartilhando sua foto ainda é uma ótima (e gratuita) exposição para seu restaurante. Nunca se sabe – você pode estar servido um influenciador de opinião que está para encaminhar milhares de consumidores para o seu estabelecimento!

  1. Surja com louças criativas

Agora que você está se preocupando com a aparência do alimento, que outra forma existe para você realmente tornar a apresentação do seu prato memorável? Tente inovar nos recipientes nos quais você serve sua comida! Considere o estilo da sua louça em relação à atmosfera geral do seu restaurante. Ou então, tente transformar seu prato completamente – servir charcutaria, por exemplo, em algo não convencional como uma telha é um pouco mais emocionante que oferecer carne numa tábua de corte.

Nesse ponto, o “pote de conserva” como taça de coquetel já se tornou algo clichê, mas ainda há diversas oportunidades para dar um ar vintage à sua louça. Se você estiver servindo café em copos modernos, dê aos seus consumidores o leite em um bule à moda antiga. Você pode pegar algumas e outras peças de louça originais com facilidade em lojas de usados e melhorar a apresentação geral das refeições que você serve apenas com um investimento pequeno.

  1. Contrate funcionários excepcionais

Todos os detalhes estéticos serão rapidamente ofuscados se seus clientes receberem um péssimo serviço de atendimento durante o jantar. Uma experiência desagradável com a equipe do restaurante pode arruinar a saída de qualquer pessoa, e geralmente leva a avaliações negativas sobre seu estabelecimento. Acima de tudo, certifique-se de que seus garçons são amigáveis e seus cozinheiros são bem treinados para lidar com os pedidos dos consumidores. A parte mais memorável da refeição costuma ser as interações humanas que ocorrem durante o jantar.

  1. Supere as expectativas dos seus clientes

Quantas vezes você jantou fora e descobriu um restaurante que superou suas expectativas? Isso talvez aconteça graças às pequenas surpresas – aperitivos gratuitos a cada pedido de vinho, uma rosa para cada mulher que está num encontro, ou um pedaço de bolo para alguém que está celebrando o aniversário no seu restaurante. Essas pequenas coisas podem não parecer importantes, mas são elas que tornam você adorado pelos seus consumidores, e faz com que eles queiram retornar para outra dose desse tratamento especial.

  1. Cuide bem do seu ambiente

Há diversas formas de melhorar a ambiência do seu restaurante:

  • Aprimore a iluminação, pois ela ajuda a criar a tonalidade do seu restaurante. Utilize uma iluminação bonita e adequada para cativar a atenção de transeuntes na frente do seu estabelecimento. Apenas lembre-se de combinar a luz com o conceito do seu restaurante. Grandes lustres, por exemplo, são perfeitos para locais elegantes e românticas. Já uma iluminação mais colorida funciona melhor em bares descolados e modernos. Não se esqueça de também manter seu ambiente numa boa condição de iluminação: nem tão escuro, nem tão claro.
  • Adicione textura, já que elementos que possuem textura podem facilmente captar a atenção das pessoas, assim como melhorar a atmosfera do restaurante. Considere acentuar algumas paredes do seu estabelecimento ou mobiliá-lo com móveis feitos de madeira áspera.
  • Pendure obras de arte. Elas não são ótimas para somente criar assunto nas mesas, mas também melhoram o ambiente do seu restaurante, assim como a iluminação. Lembre-se de selecionar peças de arte que combinam com o conceito do seu estabelecimento. Por exemplo: grandes pinturas a óleo são perfeitas para restaurantes sofisticados, enquanto peças de trabalho contemporâneas dão muito certo em cafeterias com design urbano.

Essas três ideias podem levar a atmosfera do seu restaurante a outro nível. Mas lembre-se: elas não vão funcionar se você não tiver um conceito de restaurante sólido. Então, certifique-se de ter um tema que já funciona antes de lançar essas ótimas ideias.

  1. Abrace a tecnologia

Existem vários benefícios em utilizar a tecnologia no seu restaurante – algo que deveria ter sido incorporado no seu estabelecimento desde a inauguração. Com a solução certa, você pode rastrear as preferências dos seus consumidores e estar preparado para oferecer a eles uma ótima experiência toda vez que retornam. O que faz um restaurante destacar mais na mente de alguém que um serviço personalizado? Você também pode utilizar a tecnologia certa para treinar sua equipe mais rapidamente e eficientemente, gerenciar o estoque, reduzir o desperdício de comida, e criar uma ambiência única. O Programa Consumer oferece várias soluções para melhorar sua versão. Teste Grátis.

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  1. Realize eventos de caridade

A responsabilidade social empresarial continua se tornando mais importante nas decisões dos consumidores. Talvez a Internet nos tornou mais conscientes do nosso impacto, ou talvez as recessões recentes mostrou o valor de nos mantermos unidos. De qualquer forma, essa é uma ótima oportunidade para os restaurantes ganharem uma exposição positiva enquanto estão fazendo uma diferença verdadeira na comunidade.

Destaque-se na sua cidade ajudando aos necessitados. Você pode fazer qualquer coisa, desde organizar um evento de caridade até doar ingredientes não utilizados para um abrigo próximo. Você pode focar sua atenção para o meio ambiente, dedicando seu cardápio para alimentos orgânicos e locais, ou talvez doar 10% de cada conta de um determinado dia para uma instituição, ou você ainda pode criar um prato ou bebida especial e dar o lucro referente a essas compras para organizações sem fins lucrativos.

Envolva seus consumidores também! Às vezes, ajudar a comunidade não vai lhe custar nada, mas geralmente os benefícios ocultos vão economizar seu dinheiro em longo prazo. Filantropia é realmente uma ótima estratégia de promoção.

Considerações

Agora que você se destacou, é hora de realizar um marketing adequado para que os seus clientes saibam porque você deve ser escolhido entre as tantas opções. Lembre-se: nenhum dos seus diferenciais importa se as pessoas não os conhecem. Você deve deixar claro para seus potenciais consumidores que você é especial, para que eles possam visitar seu restaurante e ver isso com seus próprios olhos.

Ideias de marketing inovadoras para restaurantes

A concorrência na indústria de restaurantes é feroz. Os marqueteiros estão bem cientes dos desafios de um mercado altamente saturado e sabem como pode ser difícil atrair e manter clientes. Ainda assim, apesar dessas dificuldades, a era digital também oferece um alcance de novas ferramentas que podem ajudar os restaurantes a se conectarem com os consumidores de inúmeras maneiras, e também aprofundar relacionamentos já existentes com clientes leais. Contudo, de modo a identificar essas oportunidades e novos pontos de contato, você tem que abandonar essa mentalidade de “apenas as avaliações importam”.

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Embora as opiniões de consumidores no Yelp e Google+ deem exposição ao seu restaurante e te ajude a acumular uma grande quantidade de seguidores, existem várias outras maneiras de se destacar aos olhos de pessoas famintas. Para te ajudar a largar desse pensamento limitado, veja a seguir algumas formas diferentes de utilizar as redes sociais para atrair e manter clientes:

  1. Utilize vídeos para impulsionar as vendas

Os vídeos dão aos donos de restaurantes uma oportunidade única de se conectarem com seus consumidores ao permitir que eles obtenham um senso visual melhor da cozinha e cultura do restaurante.

Quando se trata de comida, o velho ditado “nós comemos primeiro com os olhos” é a frase para ter em mente antes de começar a filmagem. Pense sobre os consumidores que vão até o seu restaurante e nos seus seguidores das redes sociais e use ferramentas analíticas para descobrir o que importa para os clientes antes de planejar e criar o conteúdo. Por exemplo, se você notar que os consumidores estão falando sobre bacon, crie um vídeo e conteúdo para blog que fale sobre esse tópico: elabore postagens de blogs e vídeos sobre como cozinhar um prato que utilize o bacon como ingrediente principal, para refletir o interesse do seu público-alvo.

Aqui estão mais algumas ideias:

  • Um tour virtual pelo seu restaurante, desde a fachada até a porta dos fundos;
  • Entrevistas com o chef, gerente, equipe de garçons e anfitrião;
  • Crie vídeos de como cozinhar alguns pratos para atrair seguidores nas redes sociais; desde níveis para iniciantes até avançados. Você também pode incluir vídeos sobre técnicas de atendimento de bar, assinatura de pratos e receitas de bebidas para tentar em casa. Esse tipo de conteúdo criativo te ajuda a cultivar uma conexão mais especial com seus consumidores;
  • Eventos especiais – organize um evento de culinária em noites mais paradas, onde os consumidores podem aproveitar comidas e bebidas com desconto e ter a oportunidade de interagir com a equipe do seu restaurante (e grave isso em vídeo, mas não se esqueça de pedir autorização dos clientes).

Crie hashtags personalizadas para os eventos do restaurante para te ajudar a organizar o conteúdo dos vídeos e o engajamento através dos diversos canais de mídia social.

  1. Lance um concurso nas redes sociais

Talvez você esteja em busca do próximo talento para integrar a sua equipe de funcionários. Ao invés de buscar um empregado pelo meio tradicional (o ordinário processo de entrevistas), por que não sediar uma audição em vídeo, onde os participantes são encarregados de criar um prato com assinatura ou uma refeição de três a cinco pratos? Os pratos que eles produzirem podem ser votados por um painel de jurados incluindo os funcionários do seu restaurante, chefs convidados e pelos seus clientes. Você pode dar prêmios ao vencedor e/ou usar sua criação de inspiração num futuro cardápio.

Organizar um concurso em vídeo é também uma ótima maneira de construir uma campanha publicitária em torno do seu restaurante e atrair todo tipo de talento. Veja algumas ideias:

  • Peça para os participantes enviarem vídeos deles cozinhando ou preparando bebidas;
  • Deixe que seus seguidores das redes sociais votem em suas criações e decida quem deve entrar na competição;
  • Pense nesse concurso de rede social como uma mistura de Masterchef e American Idol.
  • Utilize o marketing de e-mail, Google Hangouts e anúncios no Facebook e no Twitter para atrair e informar as pessoas sobre “A busca pelo próximo excelente bartender (ou chef)”.
  1. Organize uma chamada em vídeo para feedback do cliente

Ao invés de usar cartões de sugestões de clientes, leve o seu serviço de atendimento ao cliente a outro nível com chamadas em vídeo (no Google Hangouts, por exemplo).

Simplesmente vá ao perfil do Google+ do seu restaurante e clique na aba “Eventos” para agendar uma chamada em vídeo. Isso te dará a oportunidade de ver seus consumidores cara a cara e começar um diálogo onde você pode aprender o que importa para eles. Ao organizar esses eventos com regularidade, com participantes novos e outros já frequentes, você pode ganhar um conhecimento valiosos que vai te ajudar a tomar melhores decisões, estando bem informado.

Leve essa estratégia além ao convidar os participantes para eventos do tipo “Jantar com o chef”, onde os funcionários, potenciais consumidores e clientes leais podem conversar e criar vínculos – afinal, não vamos nos esquecer do poder do marketing boca a boca quando se trata de trazer pessoas para cadeiras vazias no restaurante.

Como montar uma pizzaria pré-assada?

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Conclusão: criatividade unida ao esforço é a chave para inovação

As pessoas nunca tiveram tantas opções de comida como elas têm hoje em dia, seja coletar uma receita de um blog para cozinhar por si mesmo, pedir comida fora utilizando uma variedade de diferentes aplicativos, ou escolher um restaurante para visitar. E, ainda assim, existem inúmeras alternativas para escolher apenas pra uma refeição. Então, com todas essas possibilidades, o que pode um dono de restaurante fazer para convencer pessoas famintas da sua cidade a escolherem seu estabelecimento para satisfazer seus desejos?

Oferecer um nicho de culinária é obviamente atraente: se o seu for o único restaurante da região servindo um tipo de fusão Mexicana-Etíope vegetariana, fica fácil agradar os consumidores que estão buscando exatamente pelo tipo de comida que você está oferecendo. Mas se você está mais interessado num cardápio que você já testou e comprovou, existem outras várias maneiras de tornar seu restaurante atraente para transeuntes, e memorável para seus clientes.

Ganhar uma vantagem competitiva exige uma análise detalhada da demografia da área circundante e da natureza dos concorrentes existentes. E mesmo se você for bem-sucedido no início, novos concorrentes podem entrar no seu mercado a qualquer momento e roubar seus clientes. Não hesite em adotar boas estratégias contrárias à sua concorrência, mas compreenda que competir diretamente com um rival pode ser uma má ideia para um dono de restaurante que está ingressando no mercado.

Ofereça algo que seus concorrentes não têm. Não siga os outros, crie seu próprio caminho. Essas são as chaves para se destacar. Dê aos seus consumidores alguma coisa que nenhum outro restaurante fornece. Em uma área lotada, vale à pena ser único – de outra forma, você fica perdido na multidão. Esforce-se bastante para não ser ordinário – seja no design do seu restaurante, no atendimento ao cliente, na qualidade da comida ou na experiência do consumidor.

Qual é o seu diferencial e como isso afeta o seu restaurante?

Conte-nos suas experiências nos comentários.

3 comments

  1. Brenda 4 Maio, 2017 at 15:30 Responder

    Muito boa matéria. Adoro matérias que dão animo para meu negócio. Esses tempos difíceis temos que procurar sempre novas maneiras de crescer. Uma dica de site que me ajuda muito nos negócios na parte de gestão é o Gestão de Restaurantes, especializado na minha área gastronômica.

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