Impressoras para pedidos no iFood. Quais as melhores?

“Você sabia que utilizar impressoras na cozinha  otimiza o seu atendimento e evita perdas desnecessárias do seu tempo? Especialmente no caso dos pedidos feitos pelo Ifood, a espera pode afastar seus clientes. Não corra esse risco! Neste artigo vou apresentar algumas boas maneiras de organizar o seu negócio. Confira essas dicas e veja qual delas lhe oferece uma melhor solução.”

Pare de perder tempo e clientes!

Clientes impacientes são um problema. É por conta deles que o seu restaurante não pode parar o atendimento por um só segundo. Uma única entrega demorada pode gerar comentários negativos entre os consumidores e até mesmo resultar em avaliações ruins no Ifood.

Pensando nisso, até que vale a pena arrumar maneiras de diminuir o seu tempo de atendimento e entrega, não é? Muitas vezes o seu prato demora a chegar até o cliente, mas isso não se deve exclusivamente a um único fator. Uma série de processos, desde o recebimento do pedido, preparo e organização até o embalo e a entrega, faz com que você perca tempo, minuto a minuto, sem perceber.

Esse acúmulo de pequenos atrasos é o que prejudica o seu tempo de modo geral e irrita os clientes com fome. Afinal, quem não fica frustrado quando tem de aguentar a barriga roncando enquanto não chega o pedido?

Organizar melhor o seu estabelecimento desfaz mal entendidos e minimiza alguns riscos, além de evitar erros recorrentes.

Ainda não é cadastrado no Ifood? Então você pode vender muito mais! Saiba como cadastrar seu restaurante no Ifood.

Por que usar impressoras na cozinha do meu restaurante?

Para poupar tempo sem causar transtornos para seus funcionários é interessante tomar algumas precauções simples, mas muito eficientes para melhorar o desempenho do seu negócio.

Neste artigo meu principal conselho é: dispense o papel. Pedidos anotados à mão em bloquinhos de papel podem ser perdidos ou confundidos pelo garçom, e mesmo que não sejam, ainda fazem com que o pedido tenha de “esperar” até que o funcionário termine seu trajeto de atendimento para depois ser encaminhado por meio dessas anotações ao caixa e aos cozinheiros.

Para arquitetar um plano ainda mais eficiente, e poder aposentar a caneta e o bloquinho, você precisa de algo que cumpra  exatamente a mesma função do seu trabalho manual, mas que também economize o seu tempo.

 

Impressora não fiscal Epson. Ótima para imprimir pedidos. (Foto/Divulgação: Epson)

Se você ainda não trabalha com ao menos uma, recomendo fortemente que procure adquirir uma Impressora térmica, chamada também de impressora não fiscal.

Esse equipamento se faz necessário por conta do tipo de impressão de que os seus pedidos vão precisar. Impressoras térmicas (ou não-fiscais) podem ser configuradas para imprimir no Layout de impressão “Cupom” (usando bobinas de papel de 80mm ou 57mm). Ao trabalhar com o iFood, você precisará de ao menos uma impressora que atenda a esse requisito.

Ao começar a emitir pedidos pela impressora, a rotina de trabalho é rapidamente aprimorada e, em poucos dias, o cenário do seu estabelecimento já começa a melhorar.

Assim que o pedido é recebido e registrado no seu sistema, você pode imprimi-lo com uma dessas impressoras e enviar o pedido digitado e sem erros para a cozinha. Só de não ter de esperar pelo garçom, você já economiza alguns instantes que lhe serão muito úteis nas próximas etapas.

Se você quiser otimizar ainda mais seus serviços, considere utilizar mais de uma impressora, uma para imprimir os pedidos logo depois do atendimento (ainda no balcão) e outra para imprimir os pedidos diretamente na cozinha, sem a necessidade de confirmação por parte de qualquer membro da equipe. Assim, o pessoal começa a trabalhar no prato logo que o pedido é emitido e garante que ele chegue, ao menos, alguns minutinhos antes na mesa do cliente.

Um de nossos clientes, o Gil Lanches, utiliza duas impressoras (Bematech 4200) no balcão para emissão dos cupons para os pedidos feito pelos clientes no estabelecimento.

Além disso, usa outra Bematech MP 4200 com placa de rede Ethernet, usando a rede compartilhada para enviar os pedidos para produção na cozinha. A lanchonete Gil Lanches foi um dos primeiros clientes do Consumer a utilizar a integração do sistema com o iFood.

A integração permitiu que ele reduzisse muito do retrabalho que tinha ao organizar seus pedidos, melhorar sua gestão e acompanhar os números de seu negócio com mais organização.

Outro ponto importante para o negócio do Gil foi a grande redução de tempo na entrega dos pedidos delivery. Agora tudo é impresso em apenas uma única impressora de produção, simplificando a organização interna e agilizando a entrega ao motoqueiro.

Pare para reparar. Estabelecimentos conhecidos por seu atendimento eficiente não deixam que seus funcionários invistam sua atenção em tarefas que podem ser facilitadas com a ajuda de algum dispositivo.

Não acredita que uma simples impressora pode fazer assim tanta diferença? Faça o teste e veja os resultados por você mesmo!

A seguir, vou listar algumas boas marcas e modelos de impressoras térmicas disponíveis no mercado, e não se preocupe, só indicarei impressoras compatíveis com o Ifood.

4 Impressoras ideais para pedidos no iFood.

Existem muitas impressoras não-fiscais boas o bastante para imprimir pedidos no seu restaurante. Você vai encontrar nessa lista quatro dos modelos mais frequentemente utilizados pelos clientes do Consumer, para pedidos emitidos pelo iFood ou não, e vai ficar inteirado dos diferentes benefícios que cada marca tem a oferecer.

1. Impressora não-fiscal Epson TM - 20

Forte competidora no mercado, a impressora da Epson é uma das mais utilizadas em todo o tipo de estabelecimento alimentício. Ela é fácil de configurar e usar, é versátil (imprime em vários formatos úteis) e, além disso, ainda possui o menor consumo de energia da categoria. Ela vem com todos os dispositivos necessários na caixa, o que facilita muito a instalação.

Impressora não-fiscal Epson TM - 20
(Foto/divulgação: Epson)

A impressora é ótima. Seu preço não é o mais amigável, mas com certeza tem seus benefícios.

2. Impressoras Daruma DR 700 e DR 800

As impressoras da Daruma são muito populares no Brasil. Como são produzidas nacionalmente, o seu preço é inferior em relação a máquinas de origem estrangeira.

Impressora Daruma DR 800(Imagens/Divulgação: Daruma)

É extremamente comum entrar em uma lanchonete, pizzaria ou restaurante e encontrar os modelos DR 700 e DR 800 sendo utilizados no balcão principal ou na cozinha. 

Impressora Daruma DR 700 (Imagens/Divulgação: Daruma)

 

Essas populares impressoras podem ser configuradas via rede, o que viabiliza o uso delas longe do computador, por exemplo, podem ser usadas na cozinha. São versáteis o bastante e, é claro, são compatíveis com o iFood.

O suporte da Daruma é eficiente e rápido. Considere usar essa impressora de ótimo custo-benefício no seu estabelecimento.

 

 

 

 

 

3. Impressoras Bematech MP2500 e Bematech MP4200

A Bematech produz suas impressoras nacionalmente. Seus modelos MP2500 e Mp4200 são compatíveis com cabos de rede e placas de conexão sem fio, o que permite que você as configure através da rede interna do seu restaurante.

Bematech 2500 (Imagem/Divulgação: Bematech)

 

 

 

O suporte da Bematech é bastante confiável. Ela é ótima para cozinhas, mas também muito adequada para emissão de comprovantes fiscais. Preço competitivo e um belo design dão ainda mais espaço de uso para essa impressora.

 

Bematech 2500 (Imagem/Divulgação: Bematech)

4. Impressora Elgin I9

 

Há muitos anos no mercado, o grupo Elgin tem, entre suas prioridades, o intuito de sempre oferecer boas soluções para seus clientes. Sua impressora I9 é uma das provas disso. A atenção nos detalhes deste produto é evidente, até mesmo a guilhotina serrilhada é reforçada a fim de garantir maior durabilidade ao produto. A máquina conta com três versões diferentes com relação à conexão: USB ou USB+Serial ou USB+Ethernet.

Elgin I9
(Imagem/divulgação: Grupo Elgin)

A impressora Elgin I9 também vem com um Software gratuito para edição e personalização de cupons de senha.

 

No Programa Consumer você só configura suas impressoras uma única vez, com muita facilidade e praticidade.

Cadastre-se agora e ganhe 15 dias grátis para conhecer o Consumer.

 

Expandindo as funcionalidades da impressora

A impressora pode ser usada para fazer mais do que lhe auxiliar com os pedidos. Muitas das impressoras não-fiscais de qualidade disponibilizam recursos para a edição do seu cupom ou nota.

 

Você pode imprimir, por exemplo, cupons de fechamento para se comunicar com o seu cliente. Nos Estados Unidos não é incomum que encontremos notas ou recibos com mensagens, promoções ou agradecimentos impressos.

Um jeito criativo de se comunicar.
(Imagem/Reprodução: Renato Almeida)

Adicione logos e textos verbais. Torne cada uma de suas impressões ainda mais útil. Use sua criatividade em seu benefício!

 

Tenho alguma outra alternativa ainda mais eficiente?

Você precisa da impressora para controlar seu fluxo de pedidos, organizar seu negócio e poupar tempo.

Existe outra maneira de fazer todas essas coisas: através de um monitor de preparo na cozinha. Usando um monitor ou Tablet você consegue se livrar de quase todo o papel e ainda atualiza em tempo real os status de cada um dos pedidos

 

Monitor de produção do Consumer. (Imagem/Divulgação: Consumer)

 

Teste Grátis o Monitor de Preparos

Se quiser saber mais sobre impressoras, leia o nosso artigo mais específico sobre o assunto: Qual impressora eu devo comprar para imprimir pedidos na cozinha?

Faça o teste! Uma impressora pode otimizar o seu tempo de atendimento.

Se não acredita no que leu aqui, faça o teste por conta própria. Comece a utilizar ao menos uma impressora não-fiscal e perceba a satisfação dos seus clientes aumentando. Qualquer economia de tempo pode fazer toda a diferença no ramo da entrega de comida, é interessante ficar atento.

Alguns investimentos simples podem trazer grandes retornos a longo prazo.

Comprou uma nova impressora? Conte pra gente os seus resultados!

4 comments

Participe e deixe seu comentário abaixo.