garcom

Lei da Gorjeta para Garçom entra em vigor no Brasil para Bares e Restaurantes

Entrou em vigor em todo o Brasil a chamada “Lei da Gorjeta”, a partir de 13/05/2017 a lei prevê que o pagamento das gorjetas passem a ser contabilizados na folha de pagamento do garçom, com o recolhimento dos impostos e encargos.

Essa lei foi apoiada pelo setor de bares e restaurantes para diminuir ações trabalhistas solicitando a inclusão dos valores após a demissão.

A lei não é unânime entre todos, garçons reclamam da diminuição nos ganhos e nas retiradas mensais, já os donos de bares e restaurantes dizem que essa lei vai reduzir a insegurança jurídica na contratação e divisão da gorjeta.

Com a nova lei da gorjeta, o estabelecimento vai ficar com uma fatia entre 20% e 33% dependendo do porte e tamanho para o pagamento de impostos e encargos trabalhistas.

O restante do valor será dividido baseado em convenções coletivas e ou negociação direta entre sindicato e trabalhadores.

Controlando a Gorjeta no Sistema para Bares e Restaurantes Consumer

O Programa Consumer é o sistema de gestão 100% focado no segmento da alimentação, desenvolvido especialmente para administrar bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e similares.

O sistema possui todas as funcionalidades necessárias para controlar as gorjetas, comissões e taxas de serviços recebidas por bares e restaurantes, o programa é totalmente flexível e permite o dono do estabelecimento configurar a taxa de serviço e depois visualizar facilmente esses dados em relatórios específicos visualizar.

Veja na tela abaixo, como definir a taxa de serviço cobrado por seu bar e restaurantes.

taxa-de-servico-garcom

No relatório de “Ranking de Atendimento” é possível visualizar a comissão recebida e dividida por garçom, filtrando um determinado período.

comissao-garcom-bares-restaurantes

 

Se você procura um sistema completa para baixar, para gestão de seu bar e restaurante.

Conheça Grátis o Programa Consumer.

Sistema de Gestão de Bares e Restaurantes

Sistema de Gestão de Bares e Restaurantes

 

Participe e deixe seu comentário abaixo.