Loja de Açaí Fideliza Clientes Usando um Aplicativo Próprio

O açaí tomou conta do Brasil. Em pequenas e grandes cidades não é difícil encontrar uma boa açaíteria. Em um país tropical como o nosso, é de se esperar que muitas pessoas consumam sorvetes e bebidas geladas, o mesmo vale para o açaí que é servido gelado com ou sem acompanhamentos.

Quem diria que uma pequena frutinha arredondada e escura seria a fonte de um sabor que agrada a tantos brasileiros?

Com o mercado aumentando, novas açaíterias procuram uma maneira de destacar-se em meio a multidão e fidelizar mais clientes. Uma maneira adotada por muitas é o uso do Aplicativo Próprio. Através dele os clientes podem fazer os pedidos especificando seus complementos, para então enviarem seus pedidos para o estabelecimento.

O MenuDino é uma Plataforma Online Para Delivery Sem Taxas que garante um espaço exclusivo para a sua loja de açaí na internet, ou seja, seus concorrentes não serão exibidos no mesmo aplicativo que você.

Quer saber mais sobre o açaí e como vendê-lo para mais pessoas? Então você está no artigo certo, aqui só falaremos de açaí.

De onde é que vem o costume de tomar açaí?

Talvez você já saiba, mas o açaízeiro é uma árvore frutífera que chega a 30m de comprimento. Ela pode ser encontrada na região amazônica e em outros países vizinhos do Brasil, tais como a Colômbia, a Venezuela e o Equador.

A origem do açaí é um tanto misteriosa, uma antiga lenda indígena conta que o açaízeiro foi a solução encontrada por uma tribo que vivia perto da região onde hoje é a cidade de Belém para acabar com a fome de seus integrantes, que estavam sacrificando crianças para diminuir o número de bocas que tinham de alimentar.

O açaí começou a ser consumido primeiramente no norte do país, sua forma mais comercial, o açaí congelado, só começou a se espalhar bastante pelas região sul e sudeste nos últimos 15 anos. Já era possível encontrar o tal do açaí antes, mas como ele ainda era incomum nesses locais,  geralmente seu preço era bastante elevado.

O interesse geral pelo açaí fez com que seu escoamento melhorasse, o que ajudou a levar o Açaí para todo o Brasil. Ainda hoje os maiores produtores ficam na região norte, onde o clima e o solo são bem propícios para o crescimento do Açaízeiro.

Além de saboroso, o açaí também oferece inúmeros benefícios à saúde. Além de ser rico em antocianinas, substâncias responsáveis pela circulação sanguínea, é fonte de vitaminas do complexo B e C, além de dispor de boas quantidades de sais minerais como o Ferro, o Cálcio e o Potássio.

Como o açaí é popularmente consumido?

Antes de ser consumido, o açaí precisa ser amassado. Depois sua polpa é retirada e misturada à àgua, originando assim o chamado “Vinho do Açaí”. Esse líquido pode ser utilizado para fazer geléias, doces, sorvetes e bebidas. Porém a forma de consumo mais difundida é a chamada “Açaí na Tigela”.

O açaí na tigela é feito misturando a polpa do açaí congelada com xarope de guaraná. Depois de ser misturado, batido e novamente refrigerado, o produto final é uma “massa de açaí” similar ao sorvete.

Açaí na tigela com pedaços de banana e bastante granola!

O açaí tem um gosto considerado forte por muitos brasileiros, principalmente pelos desacostumados ao sabor da frutos, o que fez com que o costume de misturá-lo com outras frutas e doces fosse adotado pela maioria dos estabelecimentos que o vendem.

O cliente pode optar por colocar pedaços de morango, banana, kiwi e outras frutas em cima de seu açaí na tigela, bem como pedir que adicionem Creme de Avelã (Nutella), leite ninho, leite condensado, granola e granulados.

Como o açaí já é comercializado pronto para consumo, os estabelecimentos tem de preocupar-se mais com a adesão de ingredientes e com a distribuição dos açaís vendidos.

Quando os pedidos são feitos para a entrega, o açaí geralmente é transportado pelos entregadores em mochilas térmicas específicas em que chegam ainda gelados na cada do consumidor.

Um dos maiores investimentos necessários para abrir uma açaíteria é um bom conjunto de Freezers ou Congeladores potentes. Entretanto, outros investimentos podem ser feitos para aumentar as vendas e garantir que nada saia do controle.

Um deles é um Sistema de Gerenciamento para Açaíterias, como o Programa Consumer. Nesse programa você pode cadastrar seus produtos, gerenciar seu estoque, receber pedidos e até planejar rotas eficientes de entrega.

A melhor parte é que ele é gratuíto para Download! Mesmo sua versão paga ainda é muito barata se comparada com os concorrentes e todas as suas assinaturas oferecem um ótimo custo-benefício. Clique no Banner abaixo para saber mais sobre como o Consumer pode ajudar a aprimorar todos os processos de uma loja de açaí.

Uma outra maneira de aumentar suas vendas é utilizando um aplicativo próprio para o seu restaurante, você pode criar um através do MenuDino. Já que boa parte das açaíterias é direcionada para o grande público que prefere fazer pedidos Delivery, uma plataforma online para pedidos pode ser uma ótima aquisição.

Mesmo açaíterias pequenas podem aumentar seus lucros com um aplicativo próprio

Como o açaí é geralmente acompanhado de uma série de complementos, “montá-lo” via telefone pode ser desgastante para o cliente, que terá de perguntar e decorar quais são os complementos oferecidos.

Caso ele visualize suas opções em uma tela, as chances de ele fazer melhores escolhas e até incluir mais complementos aumenta. Isso é ótimo porque geralmente os complementos são cobrados à parte, como um adicional.

Utilizando um aplicativo próprio criado via MenuDino, o restaurante pode gerenciar os pedidos feitos através da plataforma pelo Programa Consumer, já que as duas soluções são totalmente integradas.

Sendo assim, o gasto com cada um dos ingredientes incluídos no pedido será automaticamente contabilizado, e os itens serão automaticamente abatidos do estoque.

Percebendo as vantagens oferecidas é que o Açaí Potí, uma ótima açaíteria na pequena cidade de Potirendaba (interior de São Paulo), começou a utilizar o aplicativo próprio para oferecer seu açaí para os consumidores que querem se refrescar sem precisar sair de casa.

Veja o Vídeo de Como Funciona o Delivery de Açaí

Em pouco tempo de uso, os resultados já eram satisfatórios. O aplicativo próprio permitiu que o estabelecimento aumentasse em 35% sua taxa de fidelização, conseguindo mais clientes fiéis que sempre pedem açaí pelo aplicativo.

Veja abaixo algumas fotos das deliciosas barcas e tigelas de açaí feitas pelo Açaí Poti.

Caso você passe por Potirendaba, visite o Açaí Poti! Ele fica na Av. Maestro Antônio Amato, 763 - Centro, Potirendaba - SP.

Tem gente que acha que é preciso uma grande rede de estabelecimentos para ter um aplicativo próprio, quando na verdade tudo o que você precisa fazer é acessar o MenuDino e criar o seu site/app.

Conclusão: Vá até onde seus clientes estão. Eles estão na Internet

O açaí na tigela é uma deliciosa tradição brasileira de origens indígenas. Ele já é bom sozinho, acompanhado de outras doçuras fica ainda melhor… Mas de que adianta dispor de um ótimo açaí se os clientes não sabem onde encontrá-lo?

Investir em um Aplicativo Próprio ou até mesmo em um Site Próprio para pedidos Online pode ajudar seus clientes a encontrarem o que querem, e o que eles querem é tomar açaí.

Dê à sua açaíteria o destaque que ela merece. Faça o Download do Consumer ou acesse o MenuDino e leve o seu negócio para outro nível agora mesmo.

Este artigo lhe deixou com dúvidas? Tem comentários ou sugestões? Deixe suas impressões aqui no Blog.

Tem dúvidas que dizem respeito ao Programa Consumer e ao MenuDino? Entre em contato com a equipe de atendimento e suporte para solucionar suas questões.

Quer fidelizar ainda mais clientes? Leia o artigo: Programa de Fidelidade: Como Conseguir mais clientes fiéis?

Participe e deixe seu comentário abaixo.