Conheça a pizzaria que assa suas pizzas no caminho até o cliente!

Já imaginou pedir uma pizza e a receber recém saída do forno, ainda quentinha, na porta de casa? Pois é, a Zume imaginou. Seus caminhões de entrega contam agora com 6 fornos industriais e vão preparando a pizza do consumidor no caminho.

As pizzas chegam prontas e são servidas em uma embalagem que preserva a crocância e suculência de seus ingredientes. Não é legal?

Os detalhes por trás do novo processo de entregas são surpreendentemente fascinantes. Leia o artigo abaixo para saber mais sobre essa pizzaria que usa tecnologia para conquistar sua fatia do mercado.

Vai pedir pizza? Se pedir no Zume, sua pizza é assada no caminho até a sua casa.

A Zume é uma start-up que  começou a investir na semi-automatização para o preparo de suas pizzas em sua nova pizzaria e, há alguns meses, começou a realizar entregas com um caminhão que permite que as pizzas sejam preparadas no caminho.

A startup já utiliza robôs há mais de um ano e sim, são robôs no plural! As máquinas são utilizadas para auxiliar e agilizar o preparo de suas deliciosas pizzas.

O processo é semi-automatizado com a ajuda dos “funcionários mecânicos”, que abrem a massa (preparada por um humano) e em seguida acrescentam e espalham o molho de tomate que forra a pizza.

Suas tentativas de aprimorar a produção e a entrega de suas pizzas não param por aí. Inovações tecnológicas de diferentes tipos são constantemente aplicadas no Zume a fim de oferecer meios ainda mais eficientes de se preparar e enviar comida de qualidade em uma alta velocidade até o cliente final.

Recentemente, a empresa lançou mais uma novidade: um caminhão de entregas com fornos para a pizza. É isso mesmo que você leu! A entrega é feita em um tempo mínimo (aproximadamente 5 minutos) e a pizza chega recém assada na porta do consumidor.

O caminhão da Zume que prepara pizzas enquanto faz entregas.(Foto/Divulgação: Zume Pizza)

Cada caminhão conta com 6 fornos, que juntos conseguem assar cerca de 120 pizzas por hora e ainda podem ser ligados remotamente. As pizzas são colocadas nos fornos com auxílio dos robôs e quando o caminhão está a 3 minutos do cliente, os fornos ligam.

O consumidor ainda recebe a sua entrega quentinha dentro de uma embalagem especial e patenteada que tem o objetivo de preservar os ingredientes no estado em que tem de ser servidos na pizza. A embalagem é ecologicamente agradável e possui um design especial, são os chamados "Pizza Pods".

Embalagem patenteada da Zume Pizza. (Foto/Divulgação: Zume Pizza)

Segundo o CEO e co-fundador da empresa, Alex Garden, o objetivo da Zume pizza é sim ganhar dinheiro, mas também proporcionar por meio da aplicação de tecnologias, meios para que a comida entregue seja mais saudável e não leve tantos conservantes (já que as pizzas são feitas na hora).

O empresário explica que a Zume Pizza conta com investidores para levar o empreendimento a outros lugares dos Estados Unidos. Até então a empresa já arrecadou quase 50 milhões de dólares em investimentos e está bem próxima de bater sua meta.

Quando questionado sobre seu método de entregas, Alex contou que a empresa tem um método de “prever” lugares que terão grande fluxo de pedidos e o veículo sempre será enviado em direção a esses pontos. Enquanto faz o trajeto, outras pizzas são preparadas.

Sendo assim, os clientes mais próximos são priorizados, o que levou alguns jornais americanos a dizer que a companhia inventou um “Uber de Pizzas”. Afinal, a pizza é levada até a sua casa, chega em menos de 10 minutos e você ainda tem o luxo de receber a entrega recém saída do forno. Não parece uma tecnologia um tanto futurista?

De onde vem toda essa tecnologia?

O vale do silício, localizado na Baía de San Francisco na Califórnia, é o lar de centenas de empresas e startups inovadoras que relacionam tecnologia com diversas outras áreas de interesse.

Muitas dessas empresas são enormes food-techs que procuram soluções para alguns dos problemas do mercado alimentício (como a Creator, que faz hambúrgueres sem ajuda humana) e testam tecnologias voltadas para aumentar a eficiência dos processos de preparo e entrega da comida.

A Zume fica exatamente nesse lugar e para fazer suas pizzas contou inicialmente com a ABB, uma empresa suíça especializada em robótica, para a fabricação de seus dois funcionários-robô.

Já os fornos utilizados nos caminhões são da empresa Welbilt, especializado em aplicações tecnológicas e dispositivos voltados para o ramo da alimentação.

Pizza da Zume saindo de um forno Welbilt.(Foto/Divulgação: Zume Pizza)

Em 2018 a Zume Pizza fechou uma parceria com a Welbilt que levará uma maior automação aos caminhões, que contarão com exaustores e outros aparelhos eletrônicos úteis.

O acordo também permite que a tecnologia aplicada nos caminhões da Zume se estenda a outras aplicações e áreas, o que talvez encoraje outras iniciativas muito parecidas.

Quem sabe daqui um tempo a gente não comece a ouvir falar de outros tipos de alimento sendo entregues desse mesmo modo, em caminhões parecidos?

O que você achou? Pediria uma pizza da Zume?

Apesar de a ideia ser incomum e parecer muito nova, eu com certeza experimentaria os serviços da Zume. Quem é que não quer receber comida fresquinha, que fica pronta na hora, de um jeito inovador e inusitado? Na minha opinião a melhor parte é saber que a sua entrega não vai demorar muito, daria para fazer o pedido bem no ápice da fome.

Gostou do artigo? O que acha dessas pizzarias que investem em tecnologia para facilitar seus processos? Conte suas impressões pra gente nos comentários.

Leia também: Conheça a pizzaria que ultrapassou o Google e agora vale mais de um bilhão de dólares.

Tecnologia e alimentação andam juntos há muitos anos. Você que é dono de um estabelecimento alimentício também pode aprimorar os seus processos e modernizar o seu negócio. Conheça o Programa Consumer, um sistema de gestão 100% voltado para a área da alimentação que conta com mais de 100 funcionalidades para deixar pizzarias, lanchonetes e restaurantes ainda mais bem organizados.

Mais de 100 mil estabelecimentos já usaram o Consumer, experimente no seu também!

Faça o Download grátis. Aprimore o seu negócio agora mesmo.

4 comments

Participe e deixe seu comentário abaixo.