Planilhas de Excel para Controle de Estoque para Restaurante e Lanchonete

Todo dono de estabelecimento alimentício sabe o quanto é difícil lidar com todos os detalhes e processos do negócio. Seja o estabelecimento um restaurante, uma pizzaria ou uma lanchonete… uma ajudinha extra é sempre bem-vinda.

Para ter maior controle sobre suas finanças, entregas e estoque é que as pessoas geralmente vão até os sites de busca procurando por “Planilhas de Excel para Restaurante”.

Contar com as ferramentas certas é essencial para manter um negócio sob controle, e embora o Excel seja uma ferramenta muito útil, é ultrapassado por outras soluções mais modernas e específicas, que são elaboradas com foco no ramo alimentício.

Procurando Planilhas de Excel para Restaurante e Pizzaria?

Para manter tudo devidamente organizado e ter as informações de que mais precisa sempre à disposição, uma planilha do Excel pode ser bastante útil.

Mas apesar de útil, o uso de planilhas é uma maneira “ultrapassada” de se cuidar da gestão, o que quer dizer que existem modos muito mais fáceis e eficientes de se alcançar o mesmo propósito.

As planilhas em Excel são muito utilizadas para gestão e controle dos mais diversos tipos de estabelecimento desde o final do século passado. O Excel é popular para esse uso porque, através de fórmulas matemáticas, permite que o usuário faça operações complexas usando os números de seu próprio negócio para organizar informações necessárias.

Como utilizar uma Planilha de Excel para Restaurante e Pizzaria?

As planilhas de Excel foram usadas, durante anos, para auxiliar em tarefas básicas, mas muito importantes para o gerenciamento do negócio.

Dependendo da fórmula usada, as planilhas podem ser utilizadas para diversos propósitos. Alguns exemplos são:

  • Exibição de finanças - Controle de Caixa
  • Controle de Custos da Comida
  • Histórico de Vendas
  • Cadastro de Clientes
  • Listagem de Fornecedores e Pedidos
  • Gestão do Inventário
  • Ajuste de Preços no Cardápio

Mas o que o torna interessante também é o que o torna difícil (e relativamente inviável) de usar com dinamicidade em uma situação real de atendimento comercial. O que nos leva aos...

Prós e Contras do Uso de Planilhas de Excel para Restaurante e Pizzaria

Como tudo nessa vida, usar Planilhas de Excel para gerenciar um restaurante também tem seus prós e contras. Os contras são, em sua maioria, atividades que podem ser melhor desempenhadas através de outros meios (dos quais falarei mais adiante), enquanto os prós são atrativos bastante válidos e, por conta disso, vou começar por eles.

Prós: Quais são as vantagens de utilizar uma planilha de Excel para Restaurante?

É fácil de usar: Não é difícil aprender a usar planilhas. Basta clicar em uma célula e inserir a informação desejada. As fórmulas mais utilizadas na gestão de um estabelecimento costumam ser relativamente simples e podem ser a parte mais complicada do processo, mas ainda não são difíceis de aprender .

Não é caro: Usando o Office 365, o plano de assinaturas da Microsoft, você pode usar todos os Microsoft Offices, inclusive o Microsoft Office Excel por menos de 30R$ mensais. Antes o programa tinha de ser comprado em um pacote com outros produtos e tinha um valor mais elevado.

Contras: Quais são as desvantagens de utilizar uma planilha de Excel para Restaurante?

É muito dependente de atualizações: O Excel permite que você crie planilhas, mas elas não se atualizam sozinhas. Diferente dos Softwares especialmente voltados para estabelecimentos alimentícios, o Excel carece de atualizações.

O que significa que alguém tem de preencher as tabelas com informações atualizadas, o que pode exigir bastante tempo do operador de caixa ou um outro funcionário que fique inteiramente responsável por essa função. Qualquer perda de tempo no ramo alimentício pode implicar no atraso de outros processos e, consequentemente, fazer com que o pedido demore, o que costuma incomodar muitos consumidores.

Equívocos humanos: Por terem de ser atualizadas manualmente, o uso de planilhas de Excel permite que equívocos humanos diminuam a precisão do controle que as planilhas oferecem. Todo humano é passivo de erros, mas mesmo o menor dos descuidos pode ser muito prejudicial para a gestão. Um único número errado pode causar problemas na reposição do estoque, no fechamento do caixa ou no cadastro de um cliente, por exemplo.

Fórmulas: O Excel faz cálculos usando fórmulas matemáticas. Um equívoco com essas fórmulas e os números finais serão muito distantes do imaginado. No dia a dia agitado de um restaurante podem ocorrer muitos erros de digitação e inserção de números. Nesses casos, geralmente todo aquele campo de informações é perdido, o que gera descontrole e descumpre a premissa de lhe ajudar a organizar seus dados.

Custo-benefício: Mas mesmo com o novo preço por assinatura, o Excel ainda não oferece o maior custo benefício do mercado, ao menos não se o seu objetivo for gerenciar um restaurante.

Pense bem, você pode optar por um sistema de gerenciamento gratuito ou de baixo custo que faz automaticamente os cálculos que o Excel faria com auxílio humano.

Um sistema especializado, como o Programa Consumer, além de ser gratuito para Download, oferece ferramentas intuitivas que fazem automaticamente as operações que o Excel faz com suas fórmulas complexas. Além disso, um sistema de gerenciamento minimiza os equívocos humanos e, desde o primeiro instante em que é usado, já começa a organizar suas informações com precisão.

 

Quer ter total controle dos seus processos? Talvez não precise de uma Planilha de Excel

Se o que você quer mesmo é organizar seus processos e ter total controle sobre o seu estabelecimento, lamento ter de lhe informar, mas o Excel não é a ferramenta mais adequada. Ao menos, não mais. Os tempos são outros e negócios mais ágeis e dinâmicos pedem mais agilidade para gestão dos processos.

Por que abrir múltiplas tabelas se você pode consultar e analisar todas as informações que precisa em um único programa, com muito mais facilidade, e ainda, em tempo real?

Pois é. Com um Sistema de Gestão para Restaurantes como o Consumer, você tem um conjunto de soluções especialmente elaboradas para o ramo da alimentação em um único programa.

Você não precisa de nenhuma outra ferramenta no computador, já que o Consumer compila mais de 100 funcionalidades bem organizadas em um só lugar.

Veja só algumas das atividades que o Consumer pode te ajudar a realizar:

Cadastro de Clientes: O Consumer módulo para cadastro de clientes muito completo e dinâmico. Nele constam, além das informações cadastrais, os últimos pedidos dos clientes.

Como se já não bastasse, com base nesses cadastros você pode gerar relatórios para ficar a par de algumas informações bastante importantes.

Abertura e Fechamento do Caixa: Controlar a abertura e o fechamento do caixa nos restaurantes com o Consumer é muito fácil. O sistema faz o controle por colaborador e organiza as contas por número da mesa ou comanda.

Ferramenta de gestão de contas. Sistema de mesas e comandas.

O Programa ainda te ajuda a administrar diferentes formas de pagamento, permite controlar as sangrias (retiradas do caixa) e ainda conta com um histórico completo da movimentação de cada colaborador, permitindo também o fechamento do caixa com grande agilidade.

Controle do Estoque: Controlar o estoque dos seus ingredientes no Consumer é muito mais assertivo e profissional do que fazer o mesmo usando planilhas de Excel. O sistema gerencia o estoque de produtos e permite que você cadastre cada um dos itens que compõem seus pratos por unidade, Kg ou litros.

Além do mais, permite o controle do estoque de produtos que usam os mesmos ingredientes mas possuem variações de tamanho, como é o caso de muitas pizzarias e lojas de açaí. Por fim, o Consumer permite que você crie uma ficha técnica com uma relação detalhada da composição e dos ingredientes necessários para cada prato.

Gerenciamento dos Pedidos: O gerenciamento de pedidos é feito de maneira muito mais eficiente no Consumer. A emissão de pedidos está interligada a todos os outros módulos: Cadastro de Clientes, Abertura e Fechamento do Caixa, Estoque…

O sistema articula todas os dados sobre o seu negócio e seus clientes de que dispõe para lhe exibir exatamente as informações de que precisa em um tempo muito curto.

Cadastro de Contas a Pagar e Receber: Faça o controle de seus recebimentos e gerencie suas contas a pagar no Consumer. Assim a tarefa fica mais organizada e dependendo do plano escolhido, você pode visualizar essas informações a qualquer momento e a qualquer hora, com o Consumer Connect.

Controle de Taxas quando o pagamento for em cartão: No Consumer, basta configurar as formas de pagamento que você recebe no seu restaurante, o prazo e as taxas pagas, pronto. Feito isso, para cada recebimento lançado no sistema, você terá a informação do prazo para recebimentos e das taxas pagas juntos as operadoras.

Planejar rotas de entrega: Essa é uma coisa que planilha nenhuma pode fazer por você, mas o Consumer pode.

Otimizador de rotas ajudando a escolher o melhor caminho.

O Programa está integrado ao Google Maps e possui uma ferramenta que, com base nos pontos de entrega inseridos, otimiza a rota de entrega para que o seu entregador passe em mais clientes em um tempo muito menor do que o usual.

Os clientes do Consumer chegam a fazer entregas em um tempo 75% menor do que faziam antes de usarem o sistema.

 

Vale a pena deixar de usar Planilhas de Excel para Restaurante?

Isso é você quem decide. Mas se você quer otimizar seus processos, diminuir o número de problemas causados por equívocos na manipulação de dados de gestão e ainda por cima ganhar um assistente multi-funcional gratuito… Recomendo que use o Programa Consumer. E não sou só eu! No canal do Consumer no Youtube você pode encontrar uma série de depoimentos de usuários do sistema.

Veja só esse: 

Faça como o Lindomar e outros 100 mil donos de estabelecimento que já baixaram o Consumer, dispense as planilhas de Excel e aprimore o seu negócio deixando-o mais organizado.

Clique no Botão abaixo para fazer o Download do Programa Consumer. É grátis!

Deixe as planilhas de Excel para restaurantes de lado!

Tem dúvidas quanto ao Programa Consumer e suas ferramentas? Entre em contato com a gente!

Leia também: Sistema para Delivery com Planejador de Rotas

Participe e deixe seu comentário abaixo.