Skip to main content
Bares e RestaurantesDicas para empreendedoresGestão e ProcessosPrograma Consumer

Planilha Controle de Estoque para Restaurantes Gratuita

By junho 1st, 202318 Comments

Uma planilha de controle de estoque para restaurantes pode ajudar a simplificar a vida de donos(as) de restaurantes.

Afinal, fazer a gestão de estoque de forma eficiente é um desafio, em especial quando não há as ferramentas certas para ajudar nessa tarefa.

É por isso que existe uma grande procura pela planilha de controle de estoque para restaurantes grátis e pronta para usar.

Mas, embora tenha várias planilhas Excel para restaurantes disponíveis para download na internet, nem todas são realmente boas e fáceis de usar.

Por isso, estamos aqui para apresentar a planilha de controle de estoque para restaurantes que a Consumer criou grátis para você.

Além disso, você também poderá conferir neste artigo:

  • Por Que Usar Planilha Controle de Estoque para Restaurantes?
  • Como Fazer uma Planilha de Controle de Estoque para Restaurante?
  • Vantagens e Desvantagens da Planilha de Controle de Estoque para Restaurantes

E ainda descobrir um sistema para controle de estoque gratuito para usar em seu restaurante. Então, continue lendo para ter acesso a esse conteúdo fantástico!

Por Que Usar Planilha Controle de Estoque para Restaurantes?

Durante muito tempo, donos(as) de restaurantes usavam cadernos ou blocos de papel para fazer o controle dos seus estoques. 

Inclusive, existem restaurantes que ainda hoje fazem o controle do próprio estoque dessa maneira.

Esse método é ineficiente e ultrapassado, pois gera retrabalho, demanda muito tempo e ainda oferece riscos gigantescos de erros. 

Afinal, imagina só quanto tempo leva para anotar item por item, produto por produto que entra e sai do seu estoque em um papel? Bastante, não é mesmo?!

Em um mundo em que o tempo é cada vez mais escasso e valioso, não se pode perdê-lo dessa forma!

Um cenário ainda pior são aqueles restaurantes em que simplesmente não se faz o controle de estoque porque acreditam que não é necessário.

Este é um erro grave, uma vez que a gestão de estoque é de extrema importância para manter a lucratividade do negócio.

Assim, a planilha controle de estoque surge como uma alternativa melhor para organizar e gerir seu estoque com mais eficiência.

Afinal, com ela, será mais fácil sistematizar as informações do seu estoque e gerenciar os fluxos de entradas e saídas de produtos.

Se você não sabe como fazer uma planilha controle para restaurantes, continue lendo, pois temos uma surpresa especial para você!

Como Fazer uma Planilha Controle de Estoque para Restaurantes?

Agora que você já sabe porque usar uma planilha controle de estoque para restaurantes é vantajoso para o seu restaurante, é hora de aprender como fazê-la.

Na internet, é possível encontrar facilmente o passo a passo de como criar planilha no Excel ou no Google Sheets.

Entretanto, quem não está familiarizado com esse recurso pode encontrar dificuldades para criar a sua própria planilha para controle de estoque.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar com isso, nem perder tempo procurando como fazer uma planilha. A Consumer criou uma planilha para controle de estoque em restaurantes gratuita!

Basta clicar no botão abaixo e fazer o download no seu computador ou notebook.

A planilha para controle de estoque para restaurantes gratuita da Consumer é simples e fácil de usar, sendo indicada para:

  • Restaurantes 
  • Pizzarias
  • Hamburguerias
  • Lanchonetes
  • Docerias
  • Pastelarias
  • Churrascarias

Ou seja, para todos os negócios do setor de food service! Ela vai ajudar você na gestão de estoque de uma forma simples e melhor do que com cadernos.

Mas agora temos uma pergunta para você: será que a planilha de controle de estoque para restaurantes só oferece vantagens ou também há desvantagens?

Para saber a resposta, continue lendo!

Vantagens e Desvantagens da Planilha Controle de Estoque para Restaurantes

Embora você já saiba que usar planilhas de Excel para gerenciar o estoque de um restaurante tenha vantagens, é preciso saber que também há desvantagens.

Por isso, reunimos aqui algumas vantagens e desvantagens das planilhas como ferramenta de controle de estoque para você analisá-las.

Vantagens

Fácil de usar

É muito fácil aprender a usar planilhas Excel para controle de estoque. Afinal, não há segredo: basta clicar em uma célula e inserir a informação desejada.

Além disso, em muitos casos, alguns sites oferecem a planilha já pronta com todas as fórmulas, sem necessidade de você saber criá-las.

Não é caro

Com o Office 365, o plano de assinaturas da Microsoft, você pode usar o pacote Office, que inclui o Microsoft Office Excel por menos de R$30 mensais.

Mas, hoje, também há o programa de planilhas da Google, o Google Sheets. Ele faz parte do pacote gratuito de recursos do Google e permite usar planilhas sem pagar nada!

Planilha controle de estoque para restaurante (Imagem: Freepik)

Desvantagens

Processo Manual

Entre as desvantagens de usar planilhas de controle de estoque para restaurantes está o fato de que é necessário fazer o controle de forma manual.

Isso porque o Excel e o Google Sheets permitem criar planilhas, mas elas não se atualizam sozinhas.

Assim, é preciso alguém para preencher as planilhas com as informações atualizadas. Portanto, irá demandar bastante tempo do funcionário responsável por essa função. 

E sabemos que qualquer perda de tempo é ruim para o restaurante, pois irá gerar atraso nos processos, demora na entrega do pedido e clientes insatisfeitos.

Erros Humanos

Como a atualização das planilhas de Excel é manual, existe um risco maior de acontecerem erros humanos ao usá-las para gerir seu estoque. O que, por sua vez, diminui a precisão do seu controle de estoque.

É claro que erros sempre podem acontecer. Mas é necessário evitá-los a todo custo, pois são prejudiciais para a gestão e a saúde financeira do seu restaurante.

Um único número errado pode causar problemas na reposição do estoque, no fechamento do caixa ou no cadastro de um cliente, por exemplo.

Risco de Deletar

Mais uma desvantagem da planilha controle de estoque para restaurantes é o risco de deletá-la do seu computador e perder todas as informações.

Por exemplo, vamos supor que o seu computador apresente algum problema, sofre uma pane e não tem como recuperar a planilha controle de estoque.

Esse é um risco que você não pode correr, pois irá jogar fora todo o trabalho que teve para montar a sua planilha.

Fórmulas Complexas

O Excel usa fórmulas complexas de matemática para fazer o controle das entradas e saídas do estoque. Assim, um pequeno descuido nessas fórmulas pode comprometer toda a exatidão da gestão.

Mas o problema é que, por mais atenção que se tenha, é comum ocorrer erros de digitação e inserção de números no dia a dia agitado de um restaurante.

Quando isso acontece, no geral, perde-se todo aquele campo de informações. Então, gera descontrole e descumpre o propósito de ajudar a controlar o estoque.

Controle o seu estoque com o Consumer.

Provavelmente, você pode estar se perguntando qual seria, então, uma alternativa melhor do que as planilhas para controlar o seu estoque.

E, para variar, nós também já temos a resposta para você: um sistema para controle de estoque em restaurantes gratuito! Continue lendo para saber mais sobre esse sistema.

Sistema para Controle de Estoque em Restaurantes Gratuito

Embora as planilhas controle estoque para restaurantes sejam uma ótima ferramenta, o sistema para controle de estoque da Consumer é superior às planilhas!

Isso porque o sistema usa a tecnologia para automatizar esse processo. Assim, você não terá nenhum retrabalho com métodos manuais: o próprio sistema atualiza o seu estoque de forma automática.

Ou seja, você não precisa fazer nada além de registrar suas vendas no sistema para fazer o controle do seu estoque.

Além disso, o Consumer faz o controle de estoque de maneira integrada à ficha técnica do seus produtos.

Mas como isso acontece? Da seguinte forma: o Consumer permite que você crie uma ficha técnica de todos os seus pratos e bebidas sem pagar nada. Nela, você informará todos os ingredientes e medidas usadas na receita.

Depois, o Consumer usa essa ficha técnica para atualizar seu estoque de maneira eficiente, tirando até mesmo os insumos e adicionais usados na receita do estoque.

Assim, a possibilidade de haver erros no controle de estoque será minúscula, na verdade, quase zero.

Mas, para isso, é necessário que você cadastre corretamente todos os seus pratos e bebidas no Consumer, assim como faça as suas respectivas fichas técnicas. E, claro, registre todas as vendas no Consumer.

Consumer: sistema para controle de estoque em restaurantes, baixe grátis!

Calma que ainda não acabou. Além do sistema para controle de estoque, você ainda terá acesso a  outros recursos na versão grátis do Consumer:

Todos esses recursos vão otimizar a gestão do seu restaurante e transformar os seus processos diários de um jeito como você nunca imaginou!

Afinal, Vale a Pena Substituir as Planilhas Controle de Estoque em Restaurantes por um Sistema?

Se você chegou até aqui deve estar se perguntando se vale mesmo a pena substituir a planilha controle de estoque para restaurantes por um sistema.

Nós apresentamos vários motivos que mostram que vale muito a pena usar o Consumer como sistema para controle de estoque em vez de planilhas.

Entretanto, quem dá a palavra final no seu restaurante é você e nós respeitamos isso. Então, é só você quem pode decidir se vale ou não a pena.

Mas, para ajudar nessa decisão, convidamos você a usar o Consumer na prática em seu restaurante sem pagar nada por isso. Use a versão Premium do Consumer com todos os recursos e soluções liberados durante 15 dias.

Depois, você pode assinar o Consumer Premium por um preço bem acessível ou continuar com a versão grátis com os recursos básicos para o seu restaurante.

Assim, você terá uma base confiável para comparar e fazer a sua escolha final entre a planilha controle de estoque para restaurantes ou um sistema para gestão de estoque.

Experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

18 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.