Backup Programa Consumer

O Programa Consumer é um sistema de gestão para bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes que funciona totalmente offline no estabelecimento, isso traz muitas vantagens, como grande agilidade e melhor performance no uso do sistema, sem depender de internet, que vive caindo na maioria das cidades brasileiras e não tem uma boa qualidade.

Seu negócio não pode parar quando seu cliente está no estabelecimento e principalmente nos momentos de pico, onde um sistema informatizado controla toda a produção do restaurante, como impressão dos pedidos na cozinha, fechamento das contas e etc. Qualquer interrupção no sistema, pode gerar filas, atraso na produção dos pratos e clientes irritados, podendo avaliar mal seu negócio na internet para amigos e nunca mais voltar.

Entretanto é muito importante salvar seus dados, no caso de problemas no equipamento, roubos e etc, assim podendo preparar um novo ambiente de trabalho com agilidade, pensando nisso, nós realizamos uma integração do Programa Consumer junto ao DropBox, que é uma empresa, que possui um serviço na internet para salvar online seus arquivos.

Basta criar uma conta no DropBox, como você cria uma conta de e-mail e pronto, veja no vídeo abaixo a apresentação detalhada desse serviço no Programa Consumer, onde fizemos o lançamento diretamente da Califórnia no escritório do DropBox em São Francisco.

Integração DropBox e Programa Consumer

 

Continue lendo esse artigo completo que preparamos com muito carinho, sobre backup de seus dados.

Todos os dias os restaurantes estão criando e acumulando dados que precisam ser protegidos contra perdas e danos, como notas fiscais, dados de fornecedores, informações de clientes, etc. É claro que é absolutamente vital prevenir que os arquivos tornem-se desorganizados – mas você tem certeza que conseguiria reavê-los se você os perdesse de alguma forma?

As crescentes ameaças de vírus e malwares nos últimos anos têm ressaltado a importância de fazer backup de dados, mas não são só os perigos virtuais que podem danificar seus arquivos importantes. Existem várias maneiras de perder dados, desde roubo ou acidentes com o dispositivo até falhas com o equipamento e catástrofes naturais.

Os backups são críticos para manter seu negócio funcionando adequadamente quando ocorre algum desastre com o armazenamento de dados. Fazer backup e recuperação de arquivos não só garante que seu restaurante esteja protegido caso o pior aconteça, como também permite que você recupere seus dados sempre que precisar. Aliás, o evento posterior ao backup é justamente a recuperação dos arquivos perdidos, ou seja, conseguir acessar todos os dados salvos, após o desastre.

O que é o backup de dados?

O backup de dados é uma das mais importantes áreas de TI, embora também seja uma das mais ignoradas. O armazenamento de arquivos é essencial para o funcionamento regular de qualquer negócio, e é o início fundamental para qualquer plano de continuidade da empresa. Fazer backup significa criar uma cópia de seus arquivos mais importantes, que poderão ser usados caso a cópia original esteja perdida. De preferência, a segunda cópia deve ser guardada em uma localização diferente dos dados originais e mantida em um ambiente seguro.

Por que você deve fazer backup

Cerca de 20% das pessoas já tiveram seus dispositivos de armazenamento perdidos, roubados ou danificados. Apesar de você achar que seu hardware é confiável, a realidade é que ele não passa de uma simples máquina – e o mesmo vale para os softwares. Tudo (sim, tudo) falha, e uma vez que isso aconteça, todas as informações importantes que você armazenou naquele equipamento podem ser perdidas. De fato, isso não se trata de uma questão de “se” a tecnologia vai falhar, mas de “quando”.

A perda de dados pode acontecer de várias maneiras, sendo que as causas mais comuns são falhas físicas do seu computador, erros acidentais, roubos ou desastres como incêndio, inundação e até mesmo derramamento de café no dispositivo! É bastante comum que os dados sejam salvos em apenas um lugar, como a pasta “Documentos” do disco rígido do seu computador. Isso significa que se os dados fossem acidentalmente modificados ou deletados, levaria um tempo considerável e dinheiro para restaurá-los.

O número crescente de vírus para computadores também são um risco para as informações empresariais, e uma vez que eles tenham infectado a sua máquina, eles geralmente excluem ou corrompem os arquivos. Esta é outra razão pela qual o backup de seus dados é uma coisa tão importante a se fazer.

sistema-para-hamburgueiras

Escolhendo os dados para backup

Decidir quais arquivos devem fazer parte do backup é a chave para começar a se certificar de que você possui uma cópia de todas as informações críticas do seu negócio. Você deve pensar sobre o que você realmente precisaria para continuar trabalhando se seu computador fosse roubado ou danificado. Detalhes de endereço e telefone de clientes, as informações de suas contas, documentos importantes. E sobre suas páginas favoritas da internet e endereços de e-mail armazenados na sua máquina? Quanto tempo você demorou em coletar toda essa informação e o que aconteceria se você não pudesse tê-las novamente uma vez que estivessem perdidas? Esses são fatores que você deve considerar na hora de fazer o backup.

Vantagens do backup de dados

Existem muitas vantagens de certificar que seu negócio está protegido de potenciais ameaças e desastres. Os benefícios do backup e recuperação de arquivos incluem:

  • Paz de espírito para os donos das empresas: os proprietários dos negócios conseguem gerenciar tarefas de várias atividades a qualquer momento e saber o que está acontecendo em sua empresa. Isso porque eles não têm que se preocupar com o backup de seus dados. Saber que seu negócio está protegido no caso de um desastre é uma parte crítica para se obter paz de espírito no ambiente de trabalho.
  • Proteger os dados de seus clientes: no caso da indústria alimentícia, é muito comum armazenar arquivos sobre clientes junto com os seus próprios. Casos eles sejam perdidos, o restaurante é forçado a recuperar essas informações de alguma forma. É muito mais fácil e evita muitas complicações quando se tem um backup desses dados pronto para ser utilizado.
  • Fácil recuperação: se alguma coisa acontecer, então você estará seguro. Uma empresa é muito mais que uma estrutura num local – ela é a soma de várias informações e dados. É justamente por isso que perder uma localização física não é tão ruim quanto perder arquivos importantes relacionados ao negócio. Certifique-se de proteger a coisa mais valiosa do seu negócio e pode recuperar os dados sempre que necessário.

Quais tipos de backup podem ser feitos?

Há diversos tipos de backup disponíveis, e aquele que você escolher vai geralmente depender de fatores como tempo, segurança e orçamento. Existem algumas soluções de backup frequentemente utilizadas que vão servir às suas necessidades, confira a seguir:

  • Cartão de memória: esse dispositivo tende a ser usado para backups menores ou usuários de celular. Normalmente, eles são discos rígidos removíveis, e são muito populares. As desvantagens desses equipamentos baratos são que eles, de vez em quando, tornam-se instáveis e fáceis de serem pedidos ou danificados (graças ao seu pequeno tamanho). Os dados que são armazenados neles geralmente estão inseguros, o que significa que detalhes de consumidores ou informações financeiras mantidos no cartão de memória estão em risco caso o dispositivo seja perdido ou utilizado por pessoas não-autorizadas. Quando o backup é feito, o backup anterior é sobrescrito, ou seja, apenas uma versão do backup é armazenada.
  • HD externo: se você possui um HD externo (disco rígido que é conectado a partir de uma porta USB), pode-se fazer o backup dos dados no aparelho utilizando os recursos de backup internos do computador. No Windows 8 e 10, utilize o Histórico de Arquivos. No Windows 7, utilize o Windows Backup. Nos computadores da Apple, utilize o Time Machine (em tradução literal, máquina do tempo). Para fazer o backup, é só conectar ocasionalmente o HD ao computador e utilizar a ferramenta de backup, ou deixá-lo plugado no seu PC sempre que estiver em casa para que seja feito o backup automático. As vantagens de utilizar esse meio de backup é que ele é mais barato e rápido. Contudo, caso você seja roubado ou sua casa seja incendiada, seu backup pode ser perdido junto com seu computador – o que é muito ruim.
  • Plataformas online: o backup online é uma escolha popular para pequenos e médios negócios já que não há necessidade de comprar um equipamento ou programa… você paga apenas uma mensalidade. O funcionamento é simples: você seleciona os dados que você quer fazer backup, e eles são transferidos em um formato criptografado pela internet para um centro de dados de alta segurança. Os backups são totalmente automatizados, o que significa que não é necessária nenhuma intervenção do usuário e você pode recuperar arquivos únicos ou o backup completo apenas com um clique do mouse. Tanto proteção completa quanto disponibilidade fazem dessa uma opção muito atraente. Além disso, é possível acumular diferentes versões de backups, o que cobriria mudanças acidentais ou exclusão dos arquivos.

Outra coisa a considerar quando estiver fazendo o backup é sempre testar os dados que você copiou – um backup é inútil se não puder ser recuperado corretamente. Faça backups regularmente, para que você não descubra que a última cópia armazenada é de quatro meses atrás.

aplicativos-delivery-online-restaurantes-03

Aprofundando no backup online

Um grande número de empresas fornece serviços de backup online para inscritos cujos computadores estão conectados a internet, automaticamente copiando os arquivos selecionados para um local de armazenamento do provedor.

O fundamento lógico por trás dos backups online é simples: ao realizar um backup de dados frequentemente (ou continuamente) em um disco rígido remoto, o risco da perda de arquivos por incêndio, roubo, corrupção de dados, ou qualquer tipo de desastre é praticamente eliminado. Com uma conexão com a internet de alta velocidade e uma interface do navegador da web, os arquivos remotos e pastas aparecem como se estivessem armazenados em um HD externo local. Criptografia e proteção por senhas ajudam a assegurar privacidade e segurança.

 Vantagens de fazer o backup online

O backup online possui várias vantagens sobre os métodos tradicionais de backup:

  • Possivelmente o aspecto mais importante do backup é que eles devem ser mantidos em uma localização diferente dos dados originais. Os métodos de backup tradicionais exigem que o usuário transfira manualmente a mídia de backup para outro local.
  • O backup remoto não requer intervenção dos usuários, ou seja, a pessoa que faz o backup não precisa trocar os dispositivos de armazenamento, rotular CDS ou executar outras etapas manuais.
  • Retenção de dados ilimitada.
  • Alguns serviços de backup remoto continuam trabalhando ininterruptamente, fazendo o backup de arquivos a medida que eles mudam.
  • A maioria dos serviços de backup remoto mantém uma lista das versões dos seus arquivos.
  • A maioria dos serviços de backup remoto utiliza criptografia de 128 a 448 bits para enviar dados através de links não seguros (como a internet).
  • Uns poucos serviços de backup remoto podem reduzir o backup somente transmitindo bits de dados binários modificados.

Desvantagens de fazer o backup online

Como qualquer coisa nessa vida, o backup online também possui algumas desvantagens. Veja a seguir:

  • Dependendo da largura de banda disponível, a restauração de dados pode ser lenta. Já que os arquivos são armazenados em um servidor diferente da sua casa, os dados devem ser recuperados ou pela internet, ou por um disco rígido enviado a você através da provedora de serviços de backup que você utiliza.
  • Algumas provedoras de serviço de backup não garantem que os dados armazenados serão mantidos privados – por exemplo, dos empregados. Portanto, recomenda-se que os arquivos sejam criptografados antes de serem armazenados.
  • É possível que uma provedora de serviços de backup remoto entre em falência e você perca os seus arquivos. Também pode ser que ela seja comprada, o que pode afetar a acessibilidade que você possui aos seus dados ou aumentar o preço para continuar utilizando o serviço.
  • Se a senha criptografada for perdida não será mais possível fazer a recuperação de dados. No entanto, com serviços gerenciados isso não deve ser um problema.
  • Serviços de banda larga residencial geralmente possuem limites mensais que excluem grandes backups. Eles também são geralmente assimétricos: o link regularmente usado para armazenar backups é muito mais lento do que o link usado somente quando os dados são restaurados.

Dropbox vs. Serviços tradicionais de backup online

O Dropbox é um serviço popular de armazenamento online e compartilhamento de arquivos que fornece algumas das características de uma solução tradicional de backup online, mas que serve para propósitos sutilmente diferentes.

Trata-se de uma solução espetacular se o seu desejo principal é armazenar sem esforço algum seus arquivos de forma online, e que podem ser acessados em múltiplos dispositivos como seu computador de mesa, notebook e seu celular. Ele serve perfeitamente bem também para compartilhar arquivos com outras pessoas.

E como o Dropbox funciona? Ele cria uma pasta no seu computador ou dispositivo móvel para a qual você pode copiar os arquivos que serão carregados instantaneamente para sua conta. Esse serviço contrasta com a interface tradicional de um backup online já que o Dropbox não foi desenvolvido para fazer o backup de cada arquivo do seu computador. Contudo, o Dropbox torna o compartilhamento de dados com outros usuários da ferramenta um processo muito simples, porque você pode sincronizar uma pasta com qualquer um que possua uma conta do Dropbox independentemente da sua afiliação.

Confira a seguir algumas razões para você utilizar o Dropbox para fazer o backup dos seus arquivos mais importantes:

  • Backups e suas versões: o Dropbox automaticamente cria os arquivos de backup. Enquanto faz isso, ele também mantém as versões anteriores de cada arquivo. Logo, você pode não somente recuperar seus dados deletados, mas também reverter um arquivo para um ponto de salvamento mais desejável. Além disso, o sistema de backup do Dropbox é completíssimo, e conta com uma característica de reversão para o caso de desastres. Por exemplo: digamos que alguma coisa aconteceu e todos os seus arquivos foram modificados ou deletados… basta, então, entrar em contato com o suporte técnico do Dropbox e eles revertem para você uma pasta específica ou todos os seus arquivos para a data de sua preferência.
  •  Sincronização de dados instantânea e pastas compartilhadas: o compartilhamento de pastas é um ótimo fator do Dropbox em relação á concorrência. Exatamente como o nome implica, trata-se de uma pasta que contem dados compartilhados é atualizada em tempo real.
  • Organização e customização do usuário: os usuários do Dropbox possuem a habilidade de escolher o que é sincronizado em suas contas e o que não é – o que é ótimo quando você possui uma quantidade finita de espaço no disco para trabalhar.

Gostaríamos de lembrar a você também que o Programa Consumer realiza uma integração direta com o Dropbox, realizando uma cópia automática em sua conta sempre que o programa é fechado. Dessa forma, você mantém os dados de gerenciamento de seu restaurante seguros e protegidos de forma simples, fácil e automatizada.

 Coisas a considerar na hora de fazer ou renovar o seu backup

  • Você vai utilizar equipamentos físicos de backup, armazenamento online, ou ambos? Existe uma variedade de soluções para backup, desde HD externo até armazenamento online. Os backups devem ser feitos em dispositivos diferentes e em locais distintos de seus dados originais. É uma boa idéia fazer o backup por múltiplos métodos, no caso de um de seus equipamentos de backup falhar ou ser destruído.
  • Você consegue recuperar os dados com facilidade? Não só fazer o backup é importante, mas você também precisa ser capaz de recuperar os dados em uma quantidade de tempo adequada. Você deve verificar como o procedimento de restauração de arquivos funciona antes de fazer o backup. Não faz sentido esperar até que o pior aconteça para então descobrir que você não esteve fazendo o backup dos arquivos certos, ou que o procedimento não foi feito corretamente.
  • Você está criptografando os seus backups? É muito bom ter os dados do seu computador, notebook e servidor criptografados – mas e se os seus backups forem feitos em texto simples? Tome cuidado para mantê-los protegidos mesmo na hora do backup. Pense no que pode acontecer se eles forem perdidos ou roubados.

Dicas para você manter seus dados seguros

Você definitivamente precisa ter uma política de proteção de dados. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a desenvolver uma estratégia abrangente de prevenção de perda de dados:

Identifique os tipos de dados que você tem dentro do seu restaurante: você pode, por exemplo, separar os dados que envolvem regulamentos (como notas fiscais e documentos empresariais) de sua propriedade intelectual valiosa (como informações de fornecedores e clientes). Determine onde esses arquivos estão localizados no seu computador para que você possa monitorar esses dados e fazer o backup completo, sem faltar nenhuma informação importante.

Calcule o risco e impacto de uma possível violação de dados para cada tipo de arquivo: baseado nessa informação, priorize os dados mais importantes e faça o backup deles primeiro.

Implante tecnologias de proteção de dados para evitar a perda acidental de arquivos: acidentes acontecem – pessoas perdem notebooks ou enviam e-mails para endereços errados. Proteja seu restaurante da perda de dados ao implantar soluções de segurança como controle de conteúdo, treinamento de usuários e criptografia para transmitir dados (tornando-os ilegíveis sem uma senha).

Agende backups regulares: após um backup inicial de todo o sistema, certifique-se de configurar backups automáticos periódicos, que armazenam somente o que foi alterado ou adicionado, permitindo que você economize espaço em disco (ou na sua conta, caso seja feito o backup online).

Sempre se certifique de que seu sistema está seguro antes de qualquer instalação: antes de instalar novos programas, atualizações ou drivers, faça um backup total para evitar a perda de dados. Utilize a tecnologia para ser capaz de reverter seu sistema para um ponto de salvamento anterior.

Como montar uma pizzaria pré-assada?

Como montar uma pizzaria pré-assada?

Conclusão: a importância do backup vai além do backup em si

As razões para fazer o backup dos dados de seu computador são claras. Os PC guardam alguns dos mais preciosos arquivos de um restaurante, desde notas fiscais e registros financeiros até pesquisas de marketing e artes empresariais. Perder esses dados pode ser algo devastador. Eles podem simplesmente desaparecer em um piscar de olhos se o seu computador for danificado – o que pode acontecer em uma grande quantidade de cenários: incêndio, roubo, ameaça de vírus, copo de refrigerante derramado, ou inclusive uma falha inexplicável no disco rígido.

Os backups são importantíssimos, pois seus dados são valiosos. Custará para você tempo e esforço para recriá-los, e pode também custar dinheiro (ou pelo menos dias de luto ou algumas lágrimas). Às vezes, os dados não podem nem ser recriados, como por exemplo, notas fiscais emitidas. Já que isso é um investimento, você deve proteger seus arquivos e tomar medidas para evitar perdê-los.

É muito importante fazer os backups de maneira correta. Assim como tudo que existe nesse mundo, os backups vão falhar cedo ou tarde. Parte de fazer um backup bem-feito é para se certificar de que ele de fato funciona… você não vai querer notar na hora H que seus backups não serviram para nada.

Uma boa alternativa para isso, é migrar para os serviços de backup online, onde você paga uma mensalidade para um fornecedor para fazer o trabalho pesado de backup. A principal vantagem desse tipo de serviço é que ele é completo, e é separado fisicamente do seu computador.

Você já configurou o backup de seus dados no Programa Consumer junto ao DropBox?

Conte-nos suas experiências na seção de comentários abaixo.

2 comments

Participe e deixe seu comentário abaixo.