Por que você deve usar softwares para a gestão de seu restaurante?

Podemos encontrar uma ampla variedade de segmentos relacionados ao setor alimentício. Entre eles destacam-se restaurantes, bares e cafés.

Muitas dessas empresas contam com o diferencial associado apenas ao cardápio, já que estão estreitamente relacionadas a venda de comidas e bebidas. Entretanto, com o desenvolvimento econômico e social, as pessoas passaram a ter um poder de compra cada vez maior.

Resumidamente, a clientela desses estabelecimentos se torna cada vez maior e mais exigente. Além disso, não devemos nos esquecer do constante contato com fornecedores, funcionários, parceiros e a preocupação com a concorrência.

Só mesmo o empreendedor para compreender e agir corretamente diante desta situação de extrema pressão.

Então como gerenciar sua vida profissional sem perder o controle?

softwares-para-restaurantes-06

A resposta está não apenas nos livros de administração e marketing, mas se encontra também na tecnologia moderna.

Atualmente, com o avanço tecnológico, smart phones, tablets e computadores se tornam cada vez mais acessíveis e práticos para o mundo dos negócios. Junto a esse fato, notamos um crescimento exponencial de softwares que auxiliam no controle de seu empreendimento de forma simples e eficiente.

Podemos encontrar aplicativos que vão desde o gerenciamento do departamento financeiro, até o controle de estoque, gestão de compras e fornecedores, emissão de notas fiscais, relatórios, e muito mais.

Se você é empresário, essa ferramenta se tornará uma solução imbatível para qualquer tipo de gestão.

Logo abaixo, listaremos e exemplificaremos as funções dos principais tipos de softwares, para lhe ajudar a identificar a sua necessidade e solucioná-la de modo simples e eficiente.

Quais são os principais recursos inclusos na maioria dos softwares de gestão para restaurantes?

softwares-para-restaurantes-03

Confira a seguir informações importantes que lhe auxiliarão no sucesso de seu Bar, Café, ou Restaurante:

Comumente utilizado para organizar e identificar sua situação financeira em tempo real. Faça uma densa e sistemática análise de seus débitos, créditos, faturamentos, despesas, agendamento de pagamentos, recebimentos e consulta a movimentações do caixa.

Destinado ao registro de movimentação de estoque, esse tipo de software só tem a acrescentar em suas vendas e/ou outras necessidades de movimentação. Obtenha informações detalhadas de entradas e saídas de mercadoria e acompanhe seus pedidos de compra.

  • 3 - Gestão de compras e fornecedores

Cadastre sua lista de fornecedores, agende pagamentos de faturas e coletas de mercadorias, como também faça o gerenciamento de seus orçamentos e importação de suas Notas Fiscais de compras. Não se esqueça: tudo isso pode ser integrado com seu controle de estoque e gestão financeira.

Muitos restaurantes e lanchonetes, como cantinas escolares entre outras trabalham com sistema de fiados, onde o cliente pode pendurar sua conta e fazer o pagamento apenas no final do mês, controlar esses débitos e limites de cada cliente é de extrema importância para não se perder.

  • 5 - Modo mobile

Esse sistema pode ser compartilhado com seu notebook, tablet e/ou smartphone.

O modo mobile garante acesso a todos os seus relatórios de gestão, os quais incluem o departamento de vendas, compras, financeiro e estoque. Isso pode ser feito em qualquer lugar, independente de onde estiver.

Dessa forma você maximiza o controle de seu empreendimento com  comodidade.

Emita todas suas notas fiscais (NF-e, NFC-e e NFS-e) diretamente pelo aplicativo. Todo processo de emissão é interligado com seus canais de venda, o que torna sua administração financeira ainda mais prática e eficiente.

  • 7 - Relatórios

O objetivo de qualquer relatório é o acompanhamento do desempenho de todas as partes do seu negócio. Com apenas um clique você pode verificar informações específicas do setor de vendas, compras, financeiro e estoque.

Uma outra ferramenta importante desse tipo de software, é a identificação de diversos atributos relacionados ao cliente, o volume de vendas totais, e muitos outros.

Por que escolher um programa de gestão para sua empresa?

softwares-para-restaurantes-05

Caso ainda não saiba, a primeira coisa que você precisa aprender no mundo dos negócios é que para se alcançar o sucesso e permanecer nele, devemos ter controle sob todos os setores de nosso empreendimento.

Isso significa que uma empresa sem controle pode quebrar mesmo sendo altamente rentável, por simples falta de interesse em gestão e marketing.

Sendo assim, conseguimos compreender a magnitude e importância de um programa de gestão para seu negócio.

Eis agora alguns benefícios extras que esses aplicativos podem lhe oferecer:

1 - Softwares gratuitos

Existe uma imensa lista de programas gratuitos no mercado.

Muitos são realmente excelentes, porém atente-se ao fato de que geralmente os pagos são mais bem elaborados e completos, sem falar no suporte e evoluções constantes que os mesmos oferecem.

2 - Fácil de usar

Quem disse que você precisa de talento para operar um programa de gestão? Geralmente esse tipo de aplicativo é feito para pessoas que não têm muito conhecimento em computação, portanto, são interfaces extremamente simples e intuitivas. Muitas vezes, ao fazer download de um software, ele pode ser acompanhado de um manual em vídeo ou até mesmo um botão de ajuda no próprio menu.

3 - Total liberdade

Você pode usar cada software para gestão de restaurantes da maneira que desejar, afinal de contas sua empresa funciona do seu jeito e no seu tempo.

4 - Todos os recursos em um só programa

Tudo será mais rápido, prático e funcional se você escolher um sistema que inclua todos recursos profissionais em um só aplicativo.

Ele deverá abordar todos os setores: atendimento, financeiro, faturamento, consultas e relatórios.

5 - Comunidade de usuários

Opte por programas que apresentem uma boa reputação e que tenham uma comunidade ativa. Assim, você não ficará na mão caso tenha alguma dúvida ou precise utilizar o suporte técnico.

Observação importante

Você deve ter bastante atenção na hora de baixar qualquer software, pois em meio a tantas opções gratuitas, muitos podem ser acompanhados de vírus e malwares. Uma dica simples e relevante para solucionar este problema é manter sempre seu antivírus atualizado, e, caso ele indique qualquer alerta, cancele a instalação e exclua o aplicativo.

Outro detalhe é não fornecer informações pessoais, tais quais, número do CPF, senha de cartão de crédito, entre outras.

Por último, mas não menos importante, antes de baixar qualquer software, veja se sua máquina atende aos requisitos mínimos do sistema. Caso contrário, o aplicativo não funcionará corretamente.

Links para baixar softwares de gestão empresarial

Você encontrará, logo abaixo, dois dos principais sites para quem deseja fazer downloads de programas específicos.

Esperamos aqui ter respondido a pergunta: Por que você deve usar softwares para a gestão de seu restaurante.

Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/consumer-programa-para-bares-e-restaurantes.htm

Superdownloads: http://www.superdownloads.com.br/download/113/consumer-programa-para-bares-e-restaurantes/

1 comment

Participe e deixe seu comentário abaixo.