Qual impressora eu devo comprar para imprimir pedidos na cozinha?

Muitos bares e restaurantes podem oferecer uma péssima experiência a seus clientes pela falta de organização em seus processos. Implantar um sistema de gestão integrado a impressoras na cozinha e pontos chaves, pode reduzir os erros em seu negócio.

Se você tem um estabelecimento na área da alimentação como um bar, restaurante, pizzaria, lanchonete ou pensa em abrir um negócio nesse segmento, é de extrema importância a análise de cada detalhe que envolve a construção de um negócio de sucesso.

Um dos fatores de grande importância é o fluxo de como os processos funcionarão dentro do estabelecimento, levando em conta a escolha da impressora. A análise de qual impressora usar na impressão dos pedidos cozinha ou na impressão da conta, a quantidade, se precisa de placa de rede ou não, tudo isso faz parte dessa decisão.

Talvez essa análise possa parecer um pouco técnica, mas se olhar a fundo, verá que não existe segredo no entendimento de como tudo funcionará para você fazer a escolha certa.

Como uma impressora pode me ajudar a economizar e fazer eu parar de perder dinheiro na gestão do meu negócio?

Pode parecer estranho, mas um sistema de gestão integrado a impressoras do caixa e da cozinha, pode lhe fazer parar de perder dinheiro, veja abaixo alguns motivos:

  • Evita erros nos pedidos, simplificando a visualização da informação e produção na cozinha, bar, churrasqueira do item pedido pelo cliente.
  • Diminui o tempo de preparo, como a impressão é feita com agilidade na cozinha, aumenta a rotatividade nas mesas e o faturamento.
  • Elimina erros no fechamento da conta, muitos estabelecimentos fazem a soma na mão ou em calculadoras gerando prejuízos, atrasos e insatisfação do cliente.

Veja como projetar o fluxo de impressoras e produção em sua cozinha

Trabalhando Sem Impressoras: Esse é o pior cenário, nesse tipo de estabelecimento, o pedido é anotado em papéis pelo garçom e levado até a cozinha para o preparo, erros como letras ilegíveis e pedidos errados são frequentes. O fechamento da conta também ocorre por calculadoras de forma manual e o cliente não recebe nenhum tipo de documento para conferência do fechamento de sua conta.

Trabalhando com 1 impressora no restaurante: É o cenário escolhido por estabelecimentos pequenos ou que iniciaram a operação a pouco tempo, por isso, ainda não tem um movimento muito grande.

Nesse cenário, os restaurantes possuem uma única impressora no caixa, que é utilizada para o fechamento da conta, impressão do cupom e também pode ser utilizada para organizar o fluxo de produção na cozinha.

Porém, como a impressora fica no caixa, quando um item é enviado para produção na cozinha, alguém do caixa precisa levar o mesmo até a cozinha para preparo.

Trabalhando com 2 ou mais Impressoras em seu restaurante: Esse é o cenário de maior produtividade e mais prático para todos os colaboradores. O estabelecimento possui uma impressora no computador do caixa para fechamento e impressão do cupom de conferência da conta. E também possui impressoras em pontos estratégicos de produção, por exemplo, impressoras na cozinha, impressoras no bar, impressoras na churrasqueira e etc. Quando o pedido é feito pelo garçom o mesmo é impresso diretamente em um desses local.

A cozinha recebe o pedido e inicia imediatamente o preparo do prato, ao finalizar ela sinaliza ao garçom com toque de um sino por exemplo, que pega o prato e leva até a mesa do cliente.

Marcas e Modelos de Impressora para Bares e Restaurantes

Quais são as marcas e os modelos de impressora que posso escolher para utilizar em meu bar, restaurante, lanchonete ou pizzaria?

Essa resposta depende de qual software de gestão você escolheu para seu negócio, visto que alguns sistemas são homologados apenas para determinados modelos.

O Programa Consumer possui como grande vantagem ser homologado para qualquer modelo de impressora não fiscal reconhecida pelo windows.

Dessa maneira, são muitos os modelos que você pode utilizar no caixa ou na cozinha, veja abaixo alguns modelos mais utilizados por nossos clientes.

  • Impressora Daruma, modelos DR 700, DR 800 entre outras
  • Impressora Bematech, modelos MP 2500 e MP 4200
  • Impressora Elgin, modelos i9
  • Impressora Epson
  • Impressora Perto
  • Impressora Oletech

 

 

Esses são alguns dos modelos mais utilizados por nossos clientes, mas como detalhado acima o Consumer funciona com qualquer modelo de impressora não fiscal reconhecida pelo windows.

Impressoras Nacionais X Impressoras da China

Uma dúvida muito frequente de nossos clientes do Programa Consumer é a escolha de impressoras nacionais ou impressoras chinesas para seu restaurante.

Em nosso blog escrevemos um artigo sobre como foi nossa experiência na compra de uma impressora na China, no artigo: “Comprando uma impressora na China

As principais vantagens das impressoras nacionais são:

  • Garantias: As impressoras produzidas no Brasil possuem garantia de até 1 ano.
  • Suporte Técnico: Você pode ter dúvidas e problemas na hora da instalação de sua impressora, as empresas brasileiras possuem 0800 e muitas delas oferecem suporte por acesso remoto.
  • Qualidade: As impressoras possuem melhor qualidade de material e fabricação.

As principais vantagens das impressoras Chinesas são:

  • Preço: Possuem um valor extremamente baixo, principalmente dependendo da variação cambial, já que seu preço é em dólar.
  • Prazo de Entrega: No artigo acima, compramos uma impressora diretamente da China e o prazo de entrega foi de quase 2 meses.

Utilizando impressoras via cabo de rede ethernet

Um cenário muito comum e também que gera produtividade e economia é quando o cliente tem apenas um computador e uma impressora no caixa e deseja colocar mais uma impressora na cozinha.

Para esse cenário, ele tem a opção de colocar um outro computador na cozinha ou então utilizar uma impressora com placa de rede, assim pode levar apenas a impressora até a cozinha.

Uma grande vantagem do cabo de rede é que ele pode ser levado para grandes distâncias sem perda de pacotes ou dados, assim não gera falhas na impressão.

Não é recomendado utilizar cabos USB para levar a impressora a grandes distâncias, porque é  comum a perda de pacotes e falha na impressão.

O Consumer possui homologado os modelos Bematech MP 2500 e Bematech MP 4200 que podem ser utilizados junto a cabos e placas de redes e configurado em sua rede interna.

Expandindo as funcionalidades da impressora em seu restaurante

Além da impressora ajudar seu bar e restaurante a controlar os processos internos, produção na cozinha, apresentação da conta no fechamento, você pode utilizar sua impressora e as impressões do cupom de fechamento da conta para se comunicar com seu cliente, porque não?

Eu já vi nos cupons de alguns estabelecimentos nos Estados Unidos, mensagens, agradecimentos, anúncio de vagas de emprego e muito mais.

Nós escrevemos um artigo completo em nosso blog sobre a importância do feedback para bares e restaurantes para a evolução de seu negócio.

impressao-cupom-fechamento-conta

 

Existe outra alternativa além das impressoras na cozinha?

monitor-na-cozinha-producao

 

As impressoras para pedidos na cozinha permite controlar o fluxo de produção e imprimir os pedidos das comandas, sendo uma ferramenta extremamente útil para a gestão de um bar e ou restaurante.

Porém, existem outras alternativas para controlar o fluxo da produção, uma delas é o monitor de preparo na cozinha desenvolvido pelo Programa Consumer.

O monitor pode ser por exemplo, um tablet, que tem como objetivo substituir a impressora, o gasto de papel e a passagem de cabos, já que a instalação é muito mais fácil e barata.

A grande diferença do monitor na cozinha ao invés das impressoras para pedidos é a falta do papel, se optar pelo monitor é necessário uma maior organização e alinhamento da equipe interna de produção.

Se está em dúvida, recomendo testar grátis a solução do Consumer e ver se ela se adequa a seu negócio e fluxo de trabalho.

Impressora para Cupom Fiscal Eletrônico NFC-e/SAT

Se o seu bar ou restaurante já precisa se adequar ao novo modelo de cupom fiscal eletrônico, conhecido como NFC-e  ou CF-e SAT, a impressora recomenda é Não Fiscal, Térmica ou Laser, sem a necessidade de homologação ou lacre.

O novo modelo de cupom fiscal eletrônico precisa imprimir o QRCode, que é um código de barras, que permite ao cliente validar o documento por meio de um aplicativo.

Se tiver dúvidas em qual impressora comprar para essa finalidade é só verificar com o vendedor se você consegue imprimir um código QRCode na impressora.

impressora-nfce-sat-consumer

 

 

Impressora para Delivery em Restaurante

Uma dúvida comum de muitos bares e restaurantes é “Qual a melhor impressora para delivery em restaurante?”

Se você tem a opção de receber pedidos online em seu estabelecimento como o iFood ou Uber Eats, todas as impressoras que apresentamos neste artigo, vão servir para impressão do cupom a ser enviado ao entregador.

E o mais importante a impressora pode ser utilizado tanto nesses aplicativos como também em conjunto ao seu sistema de gestão, como no Programa Consumer.

Conclusão

Se você está pensando em profissionalizar seu negócio na área da alimentação, as impressoras têm um papel fundamental nesse processo e na sua organização.

Além de organizar a comunicação de sua equipe, dos pratos que devem ser preparados na cozinha, a comunicação com o cliente, mostrando um resumo do fechamento da conta, as impressoras organizam os processos internos e reduzem os prejuízos.

O Programa Consumer é o sistema de gestão na área da alimentação que já foi baixado mais de 75 mil vezes por bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes, está preparado para trabalhar com qualquer modelo de impressora não fiscal do mercado.

Instale Grátis agora a versão completa e surpreenda-se!

melhor-sistema-restaurante

 

 

18 comments

  1. Joacy Carvalho 10 julho, 2017 at 21:49 Responder

    Muito bom o artigo, as soluções apresentadas e claro, as possibilidades ofertadas pelo Consumer.
    Há 1,5 sou usuário do Consumer e comprei uma impressora da China após ter lido o artigo publicado pobre o assunto. Total compatibilidade, fácil instalação e baixo custo.
    Pensando agora em implantar a solução para otimizar os pedidos na cozinha.
    Obrigado, equipe Consumer.

  2. Bruno 6 agosto, 2017 at 20:31 Responder

    Preciso urgente do programa mas antes tenho que saber quais maquinas tenho que compra??? Tenho uma lanchonete e quero deixar o sistema todo integrado entre pizzaria hamburgueria e cozinha… estamos precisando urgente se vcs poderem mim ajudar. Urgente!!

  3. Paterson 17 setembro, 2017 at 12:49 Responder

    Em um pedido de mesa preciso abrir vários pedidos separados pois cada cliente monta seu próprio hambúrguer como posso fazer ?
    Estou na versão consumer 8.1 teste e não encontrei . Poderia me ajudar nessa solução.

  4. Maykon 10 outubro, 2017 at 18:00 Responder

    Vocês podiam colocar o tempo em o pedido foi feito nos celulares dos atendentes, eles tem que ficar perguntando o tempo na cozinha ou nos computadores principais, se fica, em o tem aparecer pra eles no celulares ou Tablet seria bem melhor.

  5. Kauê de Oliveira 2 Janeiro, 2018 at 15:38 Responder

    Quando vcs orientam não utilizar usb, qual seria a distância segura de tráfego de dados? Tipo assim, o meu caixa está a 6 metros da cozinha, daria pra usar o usb? Ou seria o de rede?

    • Equipe Programa Consumer 3 Janeiro, 2018 at 16:26 Responder

      Oi Kauê, pelo feedback de muitos clientes, cabos USB acima de 2 metros e extensores, já começam a apresentar problemas de perca de pacotes e falhas na impressão. Verifique junto ao fabricante da impressora, qual o máximo recomendado para não ocorrer perca de pacotes. Faça alguns testes na prática também, ficamos a disposição. Abraços

  6. Maysa 8 Janeiro, 2018 at 18:48 Responder

    Boa tarde, gostaria de saber se a conexão entre o sistema e a impressora funcionam bem com rede wi-fi, pois não é viável colocar cabo de rede com base na nossa estrutura. Hoje utilizamos o consumer mobile para tirar pedidos nas mesas e para pedidos enviados para a cozinha, agora precisamos de uma impressora fiscal no caixa e uma não fiscal no bar…

    • Equipe Programa Consumer 10 Janeiro, 2018 at 18:11 Responder

      Oi Maysa, sim temos muitos clientes que utilizam a rede wi-fi para gerenciar a comanda mobile, pedidos por celulares e tablets e também impressoras. Eu recomendo apenas fazer toda a análise junto a um técnico de informática local, para escolher bons equipamentos, de acordo com seu espaço físico. Abraços e sucesso!!!!

  7. CLOVIS 6 Março, 2018 at 14:06 Responder

    OLÁ
    ESTOU PRESTES A ADQUIRIR O SISTEMA CONSUMER.
    APÓS LER O ARTIGO AINDA FICO EM DUVIDA EM RELAÇÃO A QUE IMPRESSORAS UTIIZAR.
    MINHA IDEIA É TER UMA IMPRESSORA NO CAIXA E UMA NA COZINHA.
    NESTE CASO PRACISO DE UMA IMPRESSORA COM PLACA DE REDE ?
    OU POSSO UTILIZAR ESSAS MENCIONADAS NO ARTIGO ?
    GRATO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO

    • Equipe Programa Consumer 14 Março, 2018 at 18:56 Responder

      Oi Clovis, que legal, bom sobre sua dúvida, para a impressora na cozinha se ela for ficar a mais de 2 metros longe do computador o ideal é usar uma impressora com placa e cabo de rede, pois assim não vai ter problema de perca de pacotes e comunicação, falhando a impressão por exemplo. Se desejar, pode confirmar isso com o fabricante da impressora escolhida ou mesmo um técnico de informática local. Grande abraço.

Participe e deixe seu comentário abaixo.