foto-de-comida-fotografia-restaurantes

Como fotografar os pratos de seu restaurante com o celular e publicar nas redes sociais

Nós da equipe Consumer queremos orientar você sobre a importância de fotografar cada refeição servida em seu bar, lanchonete ou restaurante da forma mais profissional possível. Além de colorir os cardápios e sites, a foto faz com que o cliente visualize o prato com mais clareza e auxilia na escolha do pedido.

Nosso objetivo é mostrar como uma foto pode aumentar as vendas de seu restaurante, significativamente, pois o cliente tem a oportunidade de observar todos os pratos, aperitivos e bebidas do local por meio de páginas na internet, redes sociais, folder e pelo próprio cardápio.

É importante investir em comunicação, pois o site de seu estabelecimento é um grande aliado na divulgação do local. Cada post feito nas redes sociais facilita a divulgação, comunicação e, principalmente, proximidade com o cliente.  

sistema-de-restaurante-gratuito

Nesta era globalizada as pessoas querem cada vez mais praticidade no dia a dia, uma divulgação feita de forma eficiente agrada o empreendedor e, principalmente, o cliente. O diferencial de muitos restaurantes que fazem sucesso no mercado vai além da qualidade e sabor das refeições servidas. O segredo está na fotografia, ela é a grande aliada para vender e atrair mais pessoas.

A fotografia de gastronomia tem como principal característica impactar, um objetivo que não muda em relação aos outros tipos de fotos, porém, a imagem do prato torne-se uma mensagem apelativa aos olhos de quem a vê, isso faz com que o público desperte a vontade e curiosidade de saborear o prato.

O fotógrafo profissional de gastronomia tem a missão de transmitir em cada click a textura, temperatura e beleza do prato. Isso faz com que o observador passeie pelo o universo da imagem que foi registrada, ou seja, a fotografia vai mexer com a imaginação de quem vê, com isso o sabor e o aroma tornam-se quase coadjuvantes na história por conta da imaginação que foi tocada por meio da foto.

A imagem comove as pessoas, cientificamente foi comprovado que 90% da informação levada ao cérebro é visual e o tempo para processar esta informação é 60.000 vezes mais rápido que um texto, ou seja, o ser humano é conduzido na maior parte do seu dia a dia pela imagem, e é com esta característica que você deve analisar a melhor maneira para desenvolver a comunicação visual de seu bar, lanchonete ou restaurante.

Segundo pesquisa feita pela Hubspot, um post feito em rede social com imagem tem 50% a mais de curtidas e 104% a mais de clicks. Portanto, fazer o registro de cada prato e bebida de seu bar ou restaurante resultará em uma maior visibilidade do negócio e aumentará o número de clientes. Pense no seu público alvo, crianças, mulheres, homens, adolescentes, cada um terá uma reação diferente, analise o tipo de composição que você terá que fazer para atingir a atenção de cada uma dessas pessoas.

Quando falamos sobre fotografia profissional de gastronomia é preciso ter em mente várias etapas no processo começando pelas lentes. Fotos de alimentos ficam melhores com lentes macros, pois com elas e possível se aproximar bastante do prato, as aberturas mais indicadas ficam entre 1.8 e 2.8 que ajudam a desfocar. Um bom equipamento é pré requisito, mas vale ressaltar que, a composição do prato é indispensável, deve-se criar uma harmonia para que a imagem fique bonita e chame atenção. Mas neste artigo vamos dar dicas de como fazer belas fotos utilizando apenas o celular.

A escolha da iluminação

O primeiro fator essencial para se ter uma bela foto é a luz, ela é quem ditará o resultado das melhores fotografias. Por isso, é preciso entender que existem diferentes formas de iluminação e cada uma resulta em algo único.

Há três tipos de luz, todas têm características próprias e dão resultados diferentes. Antes de começar a fotografar deve-se fazer a escolha da luz, tudo vai depender do que se pretende transmitir com a imagem, cada tipo de luz resulta em um tipo de efeito e mensagem. Você pode escolher fotografar com a luz natural – que tem como fonte principal o sol, porém, vale ressaltar que a luz da lua, estrelas, auroras boreais e raios também são tipos de luz natural, mas são vistas melhores em locais sem nenhuma interferência de luz de postes consideradas artificiais. A luz natural presente no ambiente é considerada a que mais possui variação.  

A luz artificial são as que vemos em todos os lugares, lâmpadas, postes de rua, faróis de carros, lanternas, refletores. O terceiro tipo de iluminação que pode se ter é a combinação da luz natural com a luz artificial, nela você terá que equilibrar os dois tipos de luz de maneira que harmonize e resulte em um bela fotografia.

Alem das diferentes características da luz, há outras duas variações que interferem no resultado da foto, conhecidas como luz dura e suave. A luz dura é aquele que é posicionada diretamente no objeto que será fotografado com ela fica nítido o contorno do alimento, tornando um lado muito mais claro que o outro. Já com a iluminação suave não se pode dizer de onde começa e termina a luz. Pois, ela não contorna o objeto, cria-se uma iluminação ampla sem marcações, por isso, é chamada de luz suave.

Após entender os tipos de iluminação que irá utilizar para fazer sua foto siga as dicas para acertar no click.

Dicas

  • Não utilize o flash da câmera, a foto ficará artificial e, provavelmente, não chamará tanta atenção como o esperado.
  • Utilize luz nas laterais ou atrás dos pratos e bebidas. Não coloque a luz artificial diretamente sobre o alimento.
  • Em locais pouco iluminados pode-se utilizar a lanterna de outro celular para ajudar na iluminação do prato.
  • Rebata a luz: É simples, pegue um papel branco ou qualquer material que reflita a luz que entra pela janela, direcione para o alimento isso resultará numa luz mais suave.
  • Em local com grande diferença luminosidade utilizando a câmera do celular você terá que escolher o que destacar o brilho ou a sombra do alimento.
  • Utilize filtros de efeitos disponíveis nos aplicativos do celular, mas sem alterar totalmente a cor real do prato, é preciso tratar a imagem, deixar ela harmônica e não criar um defeito pelo excesso.

 

foto-sobremessa-01

 

foto-retaurante-sobremessa-02

Composição fotográfica

A composição fotográfica é uma combinação de textura, harmonização de cores, contraste, profundidade, enquadramentos e formas que resultam na mensagem que a foto deverá transmitir. É com a composição que se alcança o efeito emocional que a foto causa.

Crie um contraste entre as cores do alimento e os itens que compõe a mesa como o prato, sousplat e toalhas.

Produza a mesa com detalhes relacionados ao prato, use utensílios de matérias diferentes ou até mesmo frutas, legumes e outros alimentos fora do prato para criar uma referência e harmonia.

Enquadramento

Preste atenção no enquadramento do prato, ainda que a mesa possua vários elementos que compõem a imagem é preciso escolher o objeto principal. Cada item conversa entre si, porém, é preciso escolher o foco principal a ser destacado, só assim será considerada uma foto com composição e enquadramento alinhado, caso contrário se tornará em uma imagem com informações aleatórias.

Ao fotografar utilize a regra dos terços, ela orienta que o objeto principal não fique no centro, alinhe de uma maneira que fique visualmente mais chamativo, para isso crie uma grade imaginária enquanto estiver posicionando o celular, trace duas linhas horizontais e duas verticais, escolha um dos pontos onde as linhas se cruzam, desta forma você perceberá que o objeto principal ficará numa posição de maior destaque e deixará a foto mais apelativa.

foto-bolo-sobremessa-03

Preste atenção no foco da imagem utilize um apoio que sustente o celular para não tremer no momento do click. Posicione a câmera do celular para a mesa e foque tocando na tela, quando estiver ok o celular dará um sinal para efetuar o click.

Agilidade e finalização

Na fotografia de alimentos é preciso ser rápido, pois as formas e cores podem ser alteradas de acordo com o tempo. Além disso, utilize a luz natural, ela agirá a seu favor, para isso escolha períodos com maior luminosidade e procure enquadramentos que a luz incida por trás ou por cima do objeto a ser fotografado.  

Após o click utilize efeitos de aplicativos VSCO cam e Snapseed, estes dois aplicativos possuem ferramentas que foram trazidos de sistemas de edição utilizados para tratar de fotos profissionais.  

Após as dicas, boas fotos! Registre cada prato e publique em sua rede social, a imagem conversa e atrai clientes. Lembre-se disso.

Utilizando as Imagens no Consumer

Além de poder utilizar as fotos em suas rede sociais, você pode utilizar suas fotos no Consumer no cadastro dos produtos, elas vão aparecer no cardápio digital na mesa para os clientes, se você utilizar essa solução e também poderá ser publicada em seu cardápio na internet.

 

1 comment

Participe e deixe seu comentário abaixo.