Sistema Homologado MFe - Módulo Fiscal Eletrônico

O Módulo Fiscal eletrônico - MFe é o equipamento necessário para emitir cupons fiscais no estado do Ceará. Para manter seu estabelecimento dentro dos regimes da lei, você precisa usar um Sistema de gestão Homologado como o Programa Consumer.

Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o Módulo Fiscal eletrônico - MFe do Ceará e, de brinde, ainda vai ficar sabendo de um ótimo Software 100% voltado para a área da alimentação que é homologado de acordo com o decreto que torna obrigatório o uso do MFe.

O que é o Módulo Fiscal Eletrônico - MFe?

Em 2017, o decreto 31.922/2016 tornou obrigatório o uso do MFe no estado do Ceará.

Sendo assim, o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) foi substituído por um outro dispositivo, o Módulo Fiscal Eletrônico, que emite o novo Cupom Fiscal Eletrônico que passou a substituir o Cupom Fiscal convencional.

A SEFAZ/CE- a Secretária da Fazenda do Ceará instituiu as especificações do dispositivo, que pode ser fabricado por diversas marcas, mas deve incluir bateria de longa duração, GPS e GPRS para viabilizar conexão internet por meio de um chip 3G/4G, similar aos de telefone.

Esse novo equipamento, o Módulo Fiscal Eletrônico, se comunica periodicamente com a SEFAZ para o envio e recebimento de informações.

Que equipamentos eu uso? Como é o Módulo Fiscal Eletrônico - MFe?

As empresas que produzem impressoras não-fiscais foram as primeiras a começar a produzir os equipamentos especificados pelo SEFAZ.

O Módulo Fiscal eletrônico consiste em um único dispositivo, pequeno e quadrado, que através de cabos é ligado ao sistema que emite os pedidos. As marcas de Módulo Fiscal Eletrônico até então disponíveis no mercado são: Elgin, Tanca e Bematech.

Os dispositivos são muito semelhantes, mas possuem seus pequenos diferenciais. Clique no nome de cada uma delas para saber mais.

Veja na galeria abaixo imagens desses modelos:

Para utilizar o MFe no seu estabelecimento e emitir Notas Fiscais Eletrônicas, você precisa de um sistema homologado para emissão fiscal. Vou lhe dar um exemplo a seguir.

Use um sistema homologado para emissão fiscal

Para emitir as Notas Fiscais Eletrônicas com facilidade, é interessante que o sistema que você utiliza no seu estabelecimento seja adequado à nova lei do Estado do Ceará, isto é, seja homologado.

Um bom sistema homologado para restaurantes, pizzarias e lanchonetes (estabelecimentos alimentícios) é o Programa Consumer.

O Programa Consumer é um sistema de gestão 100% voltado para o ramo da alimentação. Nele você pode emitir pedidos, controlar o caixa, administrar suas contas, gerenciar o estoque, planejar rotas para agilizar suas entregas e muito o mais.

Para conhecer melhor os recursos do Consumer, leia também:

O sistema do Consumer é homologado e funciona perfeitamente com o MFe. Em poucos segundos depois de ter recebido o pedido, você já pode emitir suas notas fiscais eletrônicas com praticidade, com apenas um clique.

Veja um vídeo do Programa Consumer falando brevemente sobre o MFe. É só clicar no play.

Passo a Passo para Instalar o Módulo Fiscal Eletrônico - MFE

O Módulo Fiscal Eletrônico se tornou obrigatório porque envia em tempo real, recibos e relatórios das vendas e cancelamentos do estabelecimento.

Após uma breve verificação das suas operações, o equipamento envia o resultado das validações para a SEFAZ/CE.

Para que esse envio seja realizado sem problemas, você precisa de uma boa conexão com a Internet

Depois disso, o próximo passo é vincular o seu equipamento ao seu CNPJ. Faça isso com a ajuda do seu contador.

Em seguida, é necessário instalar e ativar o Módulo Fiscal Eletrônico. Faça isso com o apoio de técnicos de informática.

Por fim, você só precisa vincular o seu dispositivo à software house. Consulte a empresa de sistemas que você contratou. No caso, o Programa Consumer.

Faça o Download Grátis do Programa Consumer, um sistema de gestão homologado para o Módulo Fiscal Eletrônico.

Seu negócio não pode parar! Adeque-se às novas leis e adquira, o quanto antes, o Módulo Fiscal eletrônico que melhor lhe atende.

Para fazê-lo funcionar adequadamente você precisa de um sistema de gestão homologado e compatível, como o Programa Consumer.

O Consumer é um sistema de gestão completo, um conjunto de soluções para os problemas e atrasos nos processos cotidianos de estabelecimentos alimentícios.

Faça o Download do Consumer e comece a usar o Módulo Fiscal Eletrônico enquanto agiliza vários processos do seu negócio.

Software para Pizzaria grátis.

Gostou do artigo? Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente.

Leia também: Sistema Para Delivery com Planejador de Rotas.

1 comment

  1. O que é SAT? - Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos 4 setembro, 2018 at 20:23 Responder

    […] Se o seu negócio é no ramo da alimentação, você deve utilizar o Programa Consumer. O Consumer é um sistema de gestão completo, que conta com mais de 100 funcionalidades únicas que prometem melhorar seus processos e alavancar suas vendas. O sistema é homologado para emissão de NFC-E e, inclusive, é também homologado para funcionar utilizando um aparelho SAT ou MFE. […]

Participe e deixe seu comentário abaixo.