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Vantagens em liberar o Wi-Fi em seu Restaurante e Lanchonete

Com a grande quantidade de dispositivos digitais no mercado (e um bom número de pessoas utilizando esses equipamentos), é essencial que seu plano de marketing do restaurante inclua a liberação de Wi-Fi gratuito no estabelecimento. Mais e mais pessoas estão tomando a decisão de comerem em restaurantes que oferecem zonas de Wi-Fi gratuito, pois isso garante facilidade e acessibilidade a ferramentas como as mídias sociais e ligações gratuitas pelo celular. Portanto, é muito importante que você pense nessa possibilidade.

Dê uma olhada ao redor, observando as pessoas que estão no seu restaurante. Há sempre alguém que tende a dar uma espiada no seu celular durante uma refeição, enquanto ele está sobre a mesa. Pode-se ver que as boas maneiras à mesa foram abandonas nessa era digital. As pessoas geralmente querem conferir suas redes sociais para ver o que está acontecendo no mundo online a qualquer momento, inclusive no jantar.

Mas isso pode ser algo que pode beneficiar seu restaurante! Os consumidores que têm acesso ao Wi-Fi gratuito podem deixar avaliações online do seu restaurante enquanto finalizam seus pratos. Você pode até mesmo oferecer a seus consumidores um desconto ou qualquer tipo de promoção caso eles curtam sua página empresarial no Facebook. Aproveite essa oportunidade para promover para seus fãs e fregueses através das suas redes sociais que você possui uma zona Wi-Fi gratuita no seu restaurante.

Aliás, pesquise ao redor e veja se outros estabelecimentos da sua área também oferecem essa vantagem. Senão, inclua na descrição que você é o único que o faz, garantindo assim uma sensação de exclusividade e originalidade… essa estratégia atrairá inúmeros consumidores para sua porta. A palavra-chave a se lembrar nessa situação é “grátis”. Você precisa deixar claro que você não oferece seu ponto Wi-Fi por dinheiro. O fato de cobrar para usar a Internet do estabelecimento está se tornando uma prática muito antiga, e as pessoas tendem a se afastar de locais que querem lucrar com o uso de sua conexão Wi-Fi.

Hoje, existem muitas lanchonetes e restaurantes, em todas as cidades, que estão oferecendo Wi-Fi gratuito de maneira simples – o que as pessoas adoram, porque conseguem facilmente e rapidamente ficar online sem a desvantagem de precisar pagar pela senha. Os clientes continuarão retornando se você permitir que eles salvem a senha do Wi-Fi do restaurante em seus próprios celulares ou permita que eles usem outros dispositivos para se conectar à Internet, como notebooks por exemplo.

Enfim, ao permitir que seus consumidores acessem o Wi-Fi do seu estabelecimento, você faz com que eles se sintam mais confortáveis no seu ambiente. Seus fregueses e fãs com certeza vão apreciar a sua consideração para com eles, ao garantir que possam verificar seus celulares e redes sociais durante as refeições e enquanto esperam seus pedidos ficarem prontos. Logo, sua estratégia de marketing para o restaurante deve sempre incluir o oferecimento do Wi-Fi gratuitamente, permitindo que seus consumidores interajam com seu negócio em diferentes níveis, os quais você irá se beneficiar.

Benefícios de oferecer Wi-Fi gratuito

1. Vantagem competitiva

Similarmente à palavra “venda”, muitas pessoas adoram a palavra “gratuito”. Oferecer “Wi-Fi gratuito” pode ser um fator decisivo entre escolher uma organização ou empresa ao invés de outra, já que nós tendemos a apreciar extras complementares.

2. Atração de novos consumidores

O Wi-Fi permite que negócios como cafés, bares e restaurantes atraiam consumidores que no passado não se interessavam por seus estabelecimentos. Por experiência, sabemos que sentar sozinho num café ou bar é algo desagradável, que acaba nos desencorajando a sentarmos sozinhos em outras ocasiões. No entanto, a presença de Wi-Fi transforma uma experiência ruim em uma saída positiva, pois ficar sozinho deixa de ser um fato negativo. Afinal, um ponto de Wi-Fi gratuito ajuda as pessoas se conectarem com os amigos online.

Outras pessoas geralmente atraídas por Wi-Fi gratuito são os turistas – que ainda hoje se sentem frustrados pela falta de pontos gratuitos de Internet nas cidades e países que visitam. Uma boa oportunidade é explorar essa carência do mercado e atrair essa parcela de potenciais clientes.

  1. Gastos aumentados

Você pode até não achar que o Wi-Fi tenha algo a ver com o encorajamento de pessoas a gastarem mais em suas saídas, mas estudos mostram que 62% dos consumidores gastam mais tempo nos estabelecimentos que oferecem zonas de Internet gratuitamente. Além disso, 50% das pessoas afirmam que acabam gastando mais dinheiro nessas situações, como consequência de passar mais tempo nos locais que oferecem Wi-Fi grátis.

  1. Rastreamento de consumidores

O Wi-Fi não é somente uma ferramenta que ajuda aos consumidores – ele também pode ser um grande auxílio para suas operações de marketing. Oferecer Wi-Fi gratuitamente te dá a oportunidade de rastrear as visitas dos seus fregueses – ou seja, você será capaz de ver com que frequência as pessoas vêm e vão ao seu restaurante e quanto tempo elas permanecem lá. Essa é uma forma muito mais abrangente e passiva de poder conhecer seus consumidores (muito melhor que os cartões de lealdade), e pode te ajudar a transformar fregueses casuais em clientes leais.

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  1. Promoção gratuita

A geração do Instagram adora tirar fotos de suas comidas, tweetar selfies com seus amigos e fazer check-in em lugares no Facebook. Tudo isso é promoção gratuita para seu restaurante – você com certeza vai querer que os consumidores possam fazer essas coisas! Portanto, faz sentido fornecer para eles um meio de se conectar à Internet.

Você também pode encorajá-los a compartilhar suas experiências dentro do restaurante online ao executar algum tipo de concurso. Por exemplo: você pode pedir para eles twitarem uma imagem de suas refeições junto com uma hashtag para concorrer a uma chance de ganhar um vale-refeição. Isso fará com que as pessoas retornem ao seu restaurante e aumentará o reconhecimento de sua marca.

  1. Análise das promoções

Como você sabe se seus esforços promocionais estão funcionando? Certo, você pode até ser capaz de ver um aumento nos seus recebimentos totais de uma determinada noite, mas você consegue realmente entender porque isso aconteceu ou com qual público-alvo? Realizar o acompanhamento de clientes com base em tecnologia Wi-Fi permite que você possa ver quantas pessoas você trouxe de volta para seu restaurante com uma promoção ou cupom. Você também pode ficar de olho em quaisquer alterações no comportamento do consumidor como um resultado de suas promoções. Isso é um nível de análise que você só poderia sonhar sem a implementação de Wi-Fi gratuito no restaurante.

  1. E-mail Marketing

Um método de se conectar aos seus clientes é o uso de e-mail marketing. Uma indústria que tem capitalizado o uso de e-mail marketing é a hotelaria. Muitos hotéis utilizam essa sequência e estratégia de oferecimento de Wi-Fi gratuito para coletar o e-mail do consumidor. Isso funciona muito bem, e é fácil de configurar. Quando um freguês tenta se conectar ao Wi-Fi do estabelecimento, ele é direcionado para preencher um simples formulário que pede pelo endereço de e-mail do consumidor. Uma vez que o cliente tenha enviado seu e-mail, ele pode utilizar o Wi-Fi gratuito.

Esse método não é tão utilizado por restaurantes, até o momento, mas esse nicho está perdendo uma grande oportunidade que pode fazer o negócio crescer. Pense nas pessoas que gostam da sua comida e escolhem por utilizar seu Wi-Fi. Quando você coleta seus endereços de e-mail, você pode enviar para elas promoções e convites virtuais. As pessoas que adoram seu estabelecimento e serviço certamente vão apreciar seus newsletters semanais e mensais, que podem conter promoções.

  1. Facilidade nas transações comerciais

Os consumidores estão cada vez mais escolhendo pagar por bens e serviços utilizando aplicativos de celular, tal como o Apple Pay, Google Wallet ou até mesmo com os apps de Internet Banking – pois isso é rápido e fácil. Mais importante ainda, isso permite que os consumidores paguem quando quiserem – ou seja, não precisam mais esperar pela conta e pela máquina chegarem à mesa.

Isso diminuirá o nível de frustração do cliente e vai garantir que ele sempre saia feliz do seu restaurante, o que, por consequência, torna-o mais propenso a retornar. No entanto, os fregueses não podem utilizar tais serviços sem uma conexão à internet. Na verdade, muitas das novas tecnologia que você pode querer implantar no seu restaurante não serão possíveis sem o uso do Wi-Fi.

  1. Atende às expectativas do consumidor

Os consumidores estão se tornando acostumados com o acesso de Wi-Fi gratuito, e isso criou um nível de expectativa pela disponibilidade de internet grátis. Veja só: o Wi-Fi gratuito está agora disponível em livrarias, bibliotecas, hotéis, restaurantes e até mesmo em igrejas. Negócios que não oferecem Wi-Fi gratuito precisam aderir a essa tendência para permitir que seus consumidores estejam conectados ao seu mundo online. Falhar nesse ponto pode ser prejudicial ao negócio, já que uma a cada dez pessoas deixam um lugar que não tem acesso gratuito ao Wi-Fi.

  1. Melhoria do atendimento ao consumidor

A habilidade de personalizar seu marketing aumenta drasticamente com a informação que você aprende com seu sistema Wi-Fi. Já que você pode rastrear a visita de cada consumidor, você poderá lançar materiais promocionais únicos, seja por e-mail, mensagem de texto, ou pessoalmente. Por exemplo: você pode parabenizar um cliente em sua 10ª visita oferecendo a ele uma entrada ou aperitivo gratuito. Você pode até mesmo alcançar consumidores que não têm visitado seu restaurante recentemente, oferecendo a eles um cupom de desconto para trazê-los de volta à sua porta. O céu é o limite com este tipo de promoção.

Preço e qualidade são meios tradicionais para os negócios se diferenciarem uns dos outros, mas a tecnologia está forçando as empresas a repensarem essa abordagem. Nessa era de smartphones, oferecer Wi-Fi gratuitamente vai proporcionar a você uma vantagem significativa sobre os seus concorrentes, principalmente em relação àqueles que não oferecem internet gratuita para seus fregueses. Uma vez que você tenha instalado o Wi-Fi no seu estabelecimento, não se esqueça de promovê-lo para o tráfego de transeuntes em frente ao seu restaurante.

Considerações

Se você trabalha com um negócio onde os consumidores sentam-se e esperam um serviço ou produto, você deve fortemente considerar investir em um Wi-Fi público (e gratuito) para seus fregueses – mas faça isso de uma forma que você não exponha seu restaurante ao risco de perda de dados ou responsabilidade legal. Aqui estão alguns pontos que você deve considerar:

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  1. A conectividade pode aumentar a satisfação

Não há nada pior que ficar esperando pelo doutor que está atrasado, o reparo que está demorando mais que o esperado ou por qualquer outra inconveniência inesperada que consome o nosso tempo pessoal. Caso sejam forçados a esperar, os consumidores vão acabar ficando irritados, porque isso pode parecer como se estivessem perdendo seu tempo. Mas, se os fregueses pudessem trabalhar, navegar pela internet, fuçar no Facebook, ou inclusive assistir aos seus filmes e programas de TV favoritos, eles estariam menos propensos a ficar contando o tempo ou reclamar sobre a demora.

  1. O custo é insignificante

Outra vantagem de oferecer um ponto de Wi-Fi gratuito para seus clientes é que o custo é quase nenhum para fornecê-lo. Você deverá ter um roteador adicional para manter o Wi-Fi dos consumidores separado da sua Internet empresarial para prevenir qualquer problema de segurança, porém um roteador de cerca de R$100 vai facilmente permitir que você ofereça conectividade aos seus clientes. Dependendo do uso dos consumidores, você pode querer aumentar a largura da banda ou adicionar uma conta de Internet separada – mas você pode resolver isso quando a necessidade aparecer.

  1. Oferecer Wi-Fi pode permitir que você colete dados

Caso você exija que os consumidores façam login através de um serviço de mídia social para acessar seu Wi-Fi, você pode adquirir informações sobre os clientes que permitirá a interação de seu restaurante com eles e poderá promover seu negócio. Esse é o mesmo caso do e-mail marketing – a diferença será no tipo de dados coletados (que, no caso das redes sociais, vai além do endereço de e-mail, incluindo os interesses e comportamento online dos consumidores).

  1. Fique ciente dos riscos associados com o Wi-Fi para consumidores

Embora o fato de configurar um ponto de acesso à Internet para seus clientes pareça fácil, é importante estar consciente dos seus potenciais riscos. Às vezes, os fregueses podem abusar do Wi-Fi público e utilizá-lo para fazer download de imagens inapropriadas ou de conteúdos pirateados, como softwares ou mídias. A melhor solução para essas situações é bloquear sites conhecidos de torrent (ou qualquer site que tenha problemas de segurança ou certificados virtuais) para prevenir que os downloads acabem com a sua largura de banda e evitar que os consumidores utilizem sua Internet para piratear – o que pode acabar resultando em um encerramento do seu contrato. Exigir uma senha para conexão e trocá-la periodicamente também são ações recomendadas.

Conclusão: Wi-Fi gratuito é oportunidade de mais vendas, e não despesa

De cafés e bares a restaurantes e lanchonetes, o Wi-Fi está se tornando uma comodidade cada vez mais comum. Estamos todos levando vidas mais e mais conectadas – inclusive, a maioria das pessoas não sonharia em sair de casa sem o smartphone. A internet, e os dispositivos que nos conecta a ela, tem se tornado uma necessidade tão grande quanto à eletricidade, água e gasolina.

Se você não oferece Wi-Fi aos seus consumidores, você não está cumprindo suas expectativas, ou se beneficiando dos muitos benefícios que um ponto de internet gratuita proporciona. A questão é: você está em uma desvantagem evidente hoje se você não oferece Wi-Fi grátis para seus fregueses? A resposta é: isso depende. No fim, esse fator vai depender do tipo de restaurante que você está trabalhando e da experiência que você está tentando criar para seus clientes.

O Wi-Fi é uma tecnologia muito mais comum em restaurantes de serviço limitado, onde os consumidores fazem o pedido no balcão e levam sua comida para casa, ou para a mesa. Em um restaurante de serviço completo, onde uma rotatividade mais rápida de mesas significa lucros maiores, oferecer Wi-Fi para seus clientes provavelmente será prejudicial a essa métrica. Mas isso não tem que ser uma regra. Vamos esclarecer os prós e contras de liberar o Wi-Fi gratuito em seu restaurante.

Benefícios

  • Estadias mais longas, maiores gastos: ter uma rede de Wi-Fi disponível encoraja os clientes a ficarem mais tempo no seu restaurante, levando a um aumento nos gastos com refil de comida e café durante essa estadia extra.
  • Clientes retornando e aumento da publicidade orgânica: se o seu Wi-Fi provou ser confiável e rápido, adivinhe? Você começará a ver as mesmas faces retornando. Enquanto esses fregueses estão ficando mais tempo no seu estabelecimento, isso também significa que eles provavelmente vão voltar casualmente para visitar seu restaurante, e inclusive convidar os amigos para conferir seu negócio – logo, esses clientes leais estarão dando um impulso de publicidade para seu restaurante.

Malefícios

  • Quantidade de assentos disponíveis limitada: o Wi-Fi geralmente faz com que os clientes fiquem no estabelecimento por um período maior de tempo, o que significa que os assentos durante as horas de pico podem ficar escassos. Isso pode afastar potenciais novos fregueses, que são recusados por um ambiente excessivamente lotado. Para solucionar esse problema, você pode considerar colocar um tempo limite de acesso à internet.
  • Custos da largura de banda: dependendo do tamanho do seu restaurante, adquirir a quantidade adequada de largura de banda para operar em uma velocidade ideal pode ser muito caro. Uma boa sugestão é medir a média gasta pelos clientes e o faturamento diário, para analisar se houve algum aumento depois de implementar o Wi-Fi gratuito no seu restaurante. Embora seja bom que os consumidores estejam gastando mais (por ficar mais tempo no seu estabelecimento), também é importante rastrear se essa melhoria é relativa à quantidade de tempo que cada freguês passa no seu restaurante.

Levar em consideração esses benefícios e malefícios vai te ajudar a determinar se o oferecimento de Wi-Fi gratuito é a decisão correta para o seu negócio. Uma coisa importante a notar é que independentemente se você está liberando essa comodidade para os clientes, você vai precisar de Internet no seu restaurante para que seu sistema PDV ou qualquer tipo de streaming de música e vídeo funcionem adequadamente no estabelecimento.

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Se, e quando, você decidir oferecer Wi-Fi para seus consumidores, você precisa se certificar de que os dois pontos de Internet não estão operando na mesma rede. Ter seus clientes utilizando o mesmo Wi-Fi que você utiliza para as operações do seu negócio pode ser prejudicial para a segurança da sua largura de banda.

Contudo, é fácil evitar esses problemas se você tomar seu tempo para configurar sua rede de Wi-Fi corretamente. Uma medida importante para garantir a segurança da rede é protegê-la com uma senha, que deve ser distribuída no recibo de compra do cliente (ou seja, é obrigatório comprar no restaurante para acessar a Internet).

Caso você não tenha experiência técnica com a configuração de redes de Internet, não tente fazer por si mesmo. Isso pode colocar seu negócio em risco de ser atacado por hackers, principalmente se seu novo Wi-Fi público não tiver um firewall apropriado para proteger os dados do seu restaurante. Portanto, contrate um técnico para implementar a segurança de rede.

Assim como qualquer outra tecnologia que for inserir no seu restaurante, certifique-se de que você está consciente dos objetivos que precisa alcançar. No caso do Wi-Fi, velocidade e acessibilidade para os consumidores são fundamentais. Sem esses dois pontos funcionando corretamente, o uso da Internet no seu estabelecimento vai se tornar mais um problema que um recurso.

O Wi-Fi agora é uma comodidade e uma ferramenta para aprimorar a experiência do consumidor no seu restaurante. Isso é também outra forma de atrair os consumidores ao seu estabelecimento ao invés de preferirem pela concorrência. No final do dia, se um cliente vai ao seu restaurante para utilizar o Wi-Fi, e não necessariamente porque ele sabe que a sua comida é melhor do que a do vizinho… ainda é uma vitória para seu negócio!

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Você já utiliza o Wi-Fi no seu restaurante? Já pensou em liberá-lo gratuitamente para seus fregueses? Conte-nos suas experiências nos comentários!

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