Usar um sistema delivery via WhatsApp em seu restaurante é bem tentador, não é?
Não é à toa: o WhatsApp é a forma de trocar mensagens online mais usada pelos brasileiros.
São milhares de mensagens trocadas todos os dias em todo o país!
Não oferecer um meio de comunicação de seu restaurante com o número de WhatsApp significa perder dinheiro.
Além disso, se o cliente já tem o aplicativo na palma das mãos vai ser ainda mais fácil fazer um pedido, assim como manda uma mensagem!
Na verdade, isso faz parte da adaptação que todo negócio deve passar, e quem não fazer essa adaptação, pode ficar para trás.
Portanto, confira como é fácil trazer seu restaurante para o mundo tecnológico.
Por que Receber Pedidos Delivery pelo WhatsApp?
Receber pedidos pelo WhatsApp pode garantir:
- Praticidade para o atendente: O pedido chega já chega bem detalhado, todas as perguntas já foram feitas no momento do pedido, o único trabalho que se tem é passar para a cozinha;
- Redução de Custos: Trabalhar com o WhatsApp é de graça, bem como o Portal MenuDino, por onde o cliente faz o pedido, é praticidade e agilidade sem custo nenhum;
- Aumento nos Pedidos: Divulgar um número de telefone é muito mais fácil do que convencer o cliente a ir até o local, sem falar que é muito mais prático para o cliente mandar uma mensagem do que ir até o local ou até fazer uma ligação.
O WhatsApp conta com milhões de usuários no Brasil, e ficar de fora dessa onda tecnológica significaria perder dinheiro.
Então, os empreendedores devem se adaptar à clientela modernizada ou ficar para trás.
Por conta disso, o uso de sistemas para delivery é essencial para essa adaptação, principalmente quando se trata de restaurantes.
Afinal, a demanda sempre alta exige agilidade no preparo e na entrega.
Evitando Problemas com o WhatsApp
Como todo veículo, o WhatsApp também pode ter seus percalços.
Pois, sem um sistema efetivo para trabalhar com o mensageiro, pode ser que você perca tempo ou cometa erros nos pedidos.
Talvez essa seja a única desvantagem de receber pedidos delivery pela ferramenta.
Por isso, quem deseja trabalhar com ela precisa de um sistema que o apoie e evite retrabalho ou erros.
WhatsApp Business: Ajuda para os Negócios
O WhatsApp sabe que os negócios precisam do seu serviço, pois se tornou um meio de comunicação muito popular.
Por isso, criou o WhatsApp Business.
Esse é um App diferenciado com foco total em estabelecimentos que desejam usar o WhatsApp como uma forma de vender.
É possível configurar horário de atendimento e mensagens automáticas para responder os clientes.
Para saber mais como funciona o WhatsApp Business, confira este post, nele, te ensinamos a configurar respostas automáticas para agilizar seu atendimento.
Porém, por não ser um recurso pensado apenas em delivery, o uso do app para isso pode gerar algumas adversidades que um sistema integrado resolve facilmente.
Superando as Dificuldades e Lucrando com o WhatsApp
Fazer pedidos via WhatsApp pode ser muito prático para o cliente, mas nada fácil para o restaurante.
Os obstáculos envolvem o tempo que leva para finalizar um pedido e o risco de errar na hora de registrá-lo.
Afinal, imagine uma única pessoa atendendo online e tendo que registrar todos os pedidos, tudo isso bem no horário de pico!
É por isso que lidar com pedidos delivery pelo app de mensagens sem um sistema acaba se tornando inviável.
Como Funciona um Sistema Delivery via WhatsApp?
Receber pedidos através de um sistema delivery por WhatsApp do MenuDino funciona de forma muito prática:
1. Cardápio Online
Antes de mais nada é preciso publicar um cardápio online, e o MenuDino deixa você fazer isso de graça! Assim, dá para evitar retrabalho e diminuir o tempo de atendimento.
Melhor ainda, é que quem está cadastrado no MenuDino também tem divulgação gratuita no site!
Todos os clientes da região encontrarão seu cardápio ali mesmo, ao alcance de um clique.
2. Personalize seu Site
Desde o endereço na web até a cor da página, tudo fica com a sua cara e é muito fácil de fazer. Você pode aprender a montar seu site aqui.
Dessa forma, os seus clientes conhecem a experiência de comer no seu restaurante, mesmo no delivery, já quando abrem o seu site.
3. Receba os Pedidos do Site pelo WhatsApp
Essa parte é muito simples, com um clique na tela do Consumer, você escolhe receber os pedidos do site pelo WhatsApp.
O Consumer é o melhor sistema para restaurantes do Brasil. Gratuito, nele, você pode integrar os pedidos pelo WhatsApp com a cozinha e os entregadores.
Dessa maneira, tudo fica muito mais fácil, e seus processos ficam bem mais simples.
4. Configure uma Mensagem Automática no Whatsapp Business
Agora, basta mostrar aos seus clientes essa forma mais rápida de fazer pedidos, através de uma mensagem automática.
Ela é enviada toda vez que um cliente entra em contato com seu número.
Você pode configurar algo como “Confira nosso cardápio no link: …“.
Assim, o cliente irá conferir e escolher muito mais rápido, sem depender de atendentes!
Prontinho! Agora, seus clientes fazem pedidos de delivery pelo WhatsApp e você ainda os recebe da mesma forma.
Além disso, você ainda pode manter o contato com os clientes.
É fácil para eles e para você!
Receba Pedidos Ilimitados no WhatsApp de Maneira Gratuita
O MenuDino é uma plataforma que permite a criação cardápios online, possibilitando receber pedidos online, tudo isso sem precisar pagar comissão!
A versão gratuita torna possível receber os pedidos pelo WhatsApp, mas a versão Premium abre ainda mais portas para você:
- Rota otimizada para o delivery, compartilhável pelo WhatsApp.
- Endereço em destaque no Google.
- Aumento do Ticket Médio com combos de produtos selecionados.
- Pedidos integrados ao sistema Consumer, impedindo erros no registro.
O MenuDino faz parte do Consumer, a solução mais completa para gestão e atendimento 100% voltada para restaurantes.
O Consumer não fica só no delivery: é possível controlar seus pedidos, organizar o fluxo de produção, visualizar seu crescimento financeiro, atender com comandas mobile e ter um cardápio digital na mesa.
São muitos recursos tanto na versão gratuita quanto com assinatura.
Nosso foco é ser intuitivo, a experiência do usuário e o aumento do lucro do seu estabelecimento.
Quer saber como você pode usar todos esses recursos?
Conheça o Consumer e teste a versão completa gratuitamente por 15 dias clicando aqui.
Boa tarde.
Tenho uma consultoria de sistemas, trabalho com os ERP’s da TOTVS e MEGA a mais de 20 anos.
Um amigo/cliente me contatou para auxilia-lo em uma solução para sua pizzaria.
Ele trabalha hoje com 3 sistemas, um sistema chamado CBR que é seu sistema principal, o Multi Pedidos para atendimentos via WhatsApp e o sistema do ifood de pedidos on line.
Os 3 sistemas não integrados hoje lhe da um trabalho imenso para os fechamentos.
Gostaria de saber se o sistema Consumer possibilita tratar estas 3 opções no mesmo sistema totalmente integrados.
Preciso também saber quando a gestão de entregas e fechamento por moto boy, como isso funciona no fechamento dos boys.
Saber também sobre trocos, quando é solicitado, como isso é tratado na entrega.
Poderiam entrar em contato para alinharmos estes assuntos e quem sabe indicar vocês a meu cliente.
Fico no aguardo.
Oi Jerry, já enviamos todas as informações ao seu e-mail, ok? Por favor, verifique e caso tenha dúvidas, basta respondermos. =)
Bom dia… tentando ajudar…
Na sessão: Por que receber pedidos pelo Whatsapp?
Vocês publicaram esta INFO…
“O Whatsapp conta com 4,5 bilhões de usuários no Brasil.”
Por favor, verifiquem pois está incorreto.
Grande abraço!
Eita, obrigado pelo feedback, já corrigimos a informação. abraços.
Olá tenho uma duvida. Eu baixei a versão gratis pois estou testando sistemas para implantar em um negocio que estou criando.. a duvida é nos pedidos que estão integrados ao Whatsapp.. eles não vão para o cadasto do consumer? tenho que fazer manualmente depois? ou tem alguma forma de integração automatica. aguardo o retorno
Oi Rafael, sim, você consegue enviar os pedidos do WhatsApp, site próprio e seu app direto para o Consumer. Veja aqui mais detalhes, se desejar assista uma apresentação ao vivo: https://demo.programaconsumer.com.br/
Fechei o consumer há um mês, estamos usando o delivery menu dino, gostaria de saber se o menu dino envia um mensagem para o cliente com dados do pedido feito.. tem essa interação?!
Oi Harrison, para mais detalhes e informações, fale com nosso time de suporte em nosso site. Segue o link: https://ajuda.programaconsumer.com.br/
Ola!
Temos interesse de colocar nosso cardapio para venda via whatsapp. Hoje contamos com a plataforma Delivery direto, Ifood e um parceiro local Robinfood. Temos uma base muito grande de clientes no whatsapp por conta do restaurante pois procuram para fazer reservas, inoformações e etc. Não gostaria de perder este canal de da atendimento, mas tbm gostaria de aproveitar este contato para substituiro Delivery Direto. O sistema de vcs tem essa opção?
Olá, Obrigado pelo contato e feedback.
Para falar com nossa equipe, por favor escolha um dos canais a seguir: https://ajuda.programaconsumer.com.br/selecionar-canal-de-suporte/
Temos atendimento por telefone, e-mail, WhatsApp, treinamento online e acesso remoto.
Ficamos à disposição.
Abraços.