3 Vantagens e Desvantagens em usar o WhatsApp como Sistema Delivery

Para quem está iniciando no mercado delivery com um orçamento e investimento enxutos, o WhatsApp pode ser uma ferramenta essencial tanto na divulgação quanto no impulsionamento do negócio.

O aplicativo cujo nome veio de um trocadilho com a expressão “What’s up”, que em inglês quer dizer “E aí?” ou “Tudo bem?” foi desenvolvido, inicialmente, somente para a troca de mensagens instantâneas entre seus usuários. Contudo, ganhou bastante visibilidade, expandiu e adquiriu novas funcionalidades.

Hoje, ele lidera como um dos aplicativos mais populares, e os números são impressionantes:

  • Mais de 1,8 bilhão de usuários ativos no mundo;
  • 55 bilhões de mensagens enviadas por dia.

Entre os brasileiros, o número de usuário chegou a marca de 120 milhões, e ganhou até alguns apelidos: “whats”, “zap zap” ou apenas “zap”.

Diante de tanto potencial, alguns setores econômicos enxergaram oportunidades para agregar essa ferramenta aos seus negócios. Para o mercado online, como o de delivery para restaurantes, é possível utilizar a ferramenta como sistema alternativo e gratuito de delivery.

Entretanto, como não é um aplicativo desenvolvido exatamente para essa finalidade, há algumas vantagens em utilizá-lo, assim como desvantagens também. Cabe ao empreendedor avaliar a efetividade e a viabilidade em aplicá-lo ao seu negócio.

Descubra agora quais são as vantagens e desvantagens em utilizar o WhatsApp como sistema Delivery:

 

1. Delivery Gratuito e Processos Lentos x Delivery Pago e Processos Ágeis 

 

A primeira vantagem em optar por receber os pedidos via WhatsApp é: sua utilização como sistema delivery é gratuita, enquanto que um aplicativo delivery pode gerar alguns custos para a empresa.

O restaurante poderá economizar bastante se adotar o WhatsApp para recebimento de pedidos no delivery. Isso porque alguns aplicativos costumam cobrar não só uma mensalidade, mas também uma taxa sobre as vendas realizadas.

Entretanto, a desvantagem é que não há integração direta do WhatsApp ao sistema que gerencia as vendas do estabelecimento. Dessa forma, o registro do pedido terá que ser feito manualmente, gerando trabalho em dobro e demandando maior tempo e, consequentemente, afetando o tempo de entrega do produto.

Nesse sentido, alguns aplicativos oferecem integração direta entre o aplicativo delivery e o sistema de vendas. Como é o caso do MenuDino, do Programa Consumer. 

Os clientes Consumer que utilizam o MenuDino para delivery recebem seus pedidos diretamente no programa, de maneira bem prática e sem ter o retrabalho de registrá-los manualmente.

Dessa forma, com a automatização do pedido, evitam a perda de tempo e agilizam o processo de produção e entrega do produto.

Assim, você terá que avaliar o que vale mais: ter o aplicativo gratuito, porém perder tempo com processos manuais que serão mais demorados ou ter um aplicativo pago e ganhar tempo e agilidade na produção e entrega.

Pense bem!

2. Cardápio via lista de transmissão X Cardápio Online

Uma forma alternativa de enviar o cardápio do seu delivery pelo WhatsApp é a utilização da listas de transmissão ou mesmo a criação de grupos no próprio aplicativo. 

Para isso, é necessário que o restaurante tenha um banco de números dos seus clientes e que os clientes tenham salvo o número do delivery para poder receber as mensagens. Essa é uma exigência do WhatsApp para evitar spams.

É possível criar um texto padrão, uma imagem ou mesmo um pdf  com as opções do cardápio e enviá-lo aos clientes. 

As desvantagens, nessa opção, é que potenciais clientes não terão acesso fácil ao seu cardápio e há, ainda, o risco do cardápio ficar desatualizado e ser compartilhado entre os consumidores mesmo assim. Isso contribui negativamente para uma imagem não profissional do restaurante

Além disso, é possível que nem todos os clientes concordem em passar seu número ou então em salvar o número do restaurante.

Por outro lado, com um aplicativo exclusivo para delivery, a exemplo do MenuDino, o cardápio será disponibilizado digitalmente e online, podendo ser acessado tanto por um site quanto pelo próprio aplicativo no celular. Além de ter uma apresentação mais organizada e chamativa.

É um jeito muito mais prático, rápido e profissional de apresentar seu cardápio. Além de mostrar que o restaurante está atualizado com as novas tecnologias do mercado de alimentação.

Cardápio no MenuDino

3. App WhatsApp Business X App exclusivo Delivery

A crescente popularidade do Whatsapp no mercado fez com que fosse desenvolvido o WhatsApp Business. Ainda gratuito, o aplicativo direcionado para atender as necessidades de pequenas e médias empresas, manteve as funcionalidades da versão padrão, mas trouxe novas ferramentas para o público mais específico.

Nessa versão, a programação de mensagens automáticas e a criação de um perfil da empresa com seus dados mais relevantes são os maiores diferenciais. Entretanto, a interface do aplicativo não pode ser personalizada com a identidade visual do restaurante.

Diferentemente, um aplicativo exclusivo para delivery pode ser totalmente personalizado com a identidade visual do seu restaurante. E vale lembrar que uma interface com a cara do restaurante é uma forma eficiente de marketing que ajuda a fortalecer e divulgar a imagem do estabelecimento no mercado online.

Além disso, os recursos de um aplicativo são bem mais completos. O cliente pode fazer seu pedido sem precisar trocar mensagens dependendo da quantidade de clientes que o restaurante atende, responder mensagem por mensagem será inviável. 

Com o app delivery, o consumidor terá apenas que clicar no celular ou computador e pronto! O pedido e o pagamento podem ser feitos e acompanhados por uma única ferramenta online.

Fica, vai ter Dica Extra!

Preparado para receber a melhor dica? Então, continue lendo!

MenuDino - Delivery Gratuito integrado ao WhatsApp

O Programa Consumer é uma solução completamente desenvolvida para negócios da alimentação: restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, pizzarias, food trucks, entre outros.

Suas soluções foram pensadas a fim de tornar simples e eficiente a gestão dos processos desses estabelecimentos, utilizando recursos tecnológicos para alcançar bons resultados.

MenuDino

O MenuDino é plataforma de Delivery Online que concentra todos processos em uma única ferramenta: cardápio e pagamentos online, gestão de pedidos, controle de estoque e financeiro.

Ele está disponível em duas opções:

Gratuita:

Sim, essa é a surpresa preparada para você: se quiser continuar usando um sistema delivery gratuito, a Consumer disponibiliza uma versão do MenuDino para você! Para utilizar, você só precisa instalar a versão gratuita do Programa Consumer e publicar seu cardápio online gratuitamente.

A versão gratuita une o útil ao agradável: os pedidos são recebidos via WhatsApp, o restaurante terá um site próprio e seu cardápio digital sem pagar nada por isso e sem pegadinhas!

Premium: 

Porém, se deseja dar um passo à frente da concorrência, é claro que a versão paga é muito mais completa e eficiente!

Os principais diferenciais da versão Premium do MenuDino são:

  • Os pedidos chegam integrados ao sistema, evitando o retrabalho de cadastrá-los manualmente;
  • Não há cobrança de taxas sobre as vendas, como é comum em outros aplicativos delivery;
  • E o melhor: não há concorrência para competir espaço com seu restaurante na interface, pois o aplicativo é exclusivamente da sua empresa!

Além disso, dá para optar pelo aplicativo, assim, o restaurante dará opções para o seu cliente contatá-lo tanto pelo site quanto pelo aplicativo. 

Sem contar que ter um app próprio dará um destaque especial para o seu estabelecimento no mercado online!

E, fique tranquilo: os preços da versão Premium são super acessíveis, clique aqui e confira!

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