4 Principais Segredos Para Se Tornar Um Restaurante De Sucesso

Qualquer pessoa pode abrir um restaurante, mas nem todo mundo consegue torná-lo em um restaurante de sucesso.

Isso porque na hora de abrir um negócio na área da alimentação, como bares e restaurantes, diversos fatores influenciam seu sucesso ou fracasso.

Nesse caso, é fundamental estar atento a esses fatores e saber identificar quais deles precisam ser mantidos, melhorados ou eliminados.

É justamente por isso que alguns negócios fecham as portas antes mesmo de ter retorno do capital investido.

Muitos empreendedores falham em saber gerenciar seu negócio porque tomam suas decisões baseada em intuições ou na sorte.

Por isso, neste artigo, iremos revelar alguns segredos dos restaurantes de sucesso que alcançaram o topo destacando-se dos seus concorrentes.

Um Restaurante de Sucesso Precisa de:

1. Planejamento

O Planejamento é mais do que um segredo, é a chave para o sucesso de um restaurante.

Trata-se do primeiro passo para se tornar um restaurante de referência. E tudo começa antes mesmo de abrir as portas do estabelecimento.

O plano de negócio nada mais é do que planejamento do futuro do restaurante. 

Isto é, ele traça uma previsão dos resultados que se deseja alcançar, em quanto tempo e com quais recursos. 

Sendo, dessa forma, essencial para evitar prejuízos, ajudando o empreendedor a arriscar-se, mas sempre com os pés no chão.

Desde fazer uma reforma até a compra de um novo equipamento ou mesmo dos ingredientes para os pratos do restaurante, o planejamento é primordial para evitar surpresas desagradáveis.

Os restaurantes renomados carregam isso em sua essência e não tomam nenhuma decisão sem antes de planejá-la minuciosamente. 

Resultando em uma boa gestão de negócio.

O planejamento é segredo número 1 dos restaurantes bem sucedidos.

2. Equipe de qualidade e confiança

O segundo segredo dos restaurantes que alcançam o topo é a sua equipe de colaboradores.

Assim como os clientes externos que frequentam o seu restaurante, cada colaborador é um cliente interno do seu estabelecimento.

E a satisfação dos clientes internos é tão importante quanto a dos externos. Afinal, são eles que lidam diretamente com o público do seu restaurante.

Nem sempre o dono ou dona do restaurante consegue acompanhar de perto o que acontece em seu estabelecimento. 

Portanto, ter uma equipe de confiança garante que a qualidade dos serviços e pratos sejam mantidos mesmo na ausência do dono(a).

Para isso, é necessário que a relação entre o(a) dono(a) e os seus colaboradores seja de respeito. 

Além disso, oferecer oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional irá motivá-los a ter atitude de donos.

Ter uma equipe de confiança e qualidade é essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

3. Presença online

Hoje, é extremamente importante ter presença online para se ter sucesso em um negócio.

A razão disso é que os clientes, cada vez mais conectados no mundo digital, procuram por restaurantes no ambiente online. 

Se eles não encontram o seu negócio ali, com certeza irão em busca de outro.

Além disso, os consumidores passaram a acompanhar as marcas que gostam por meio das redes sociais, criando um relacionamento mais próximo com elas.

Há muitas ferramentas que podem ajudar a marcar presença online do seu restaurante

Conheça algumas:

  • Redes sociais: Facebook e Instagram lideram como as redes sociais mais usadas por empresas e pessoas físicas. Nelas, é possível publicar imagens, fazer anúncios e campanhas.
  • Google: é o lugar onde os consumidores costumam procurar por novos restaurantes para frequentar. Por isso, é muito importante estar cadastrado no Meu Negócio para ser facilmente encontrado.
  • WhatsApp: o WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para ser utilizado por pequenos e grandes negócios. É uma ferramenta que, se bem usada, pode ajudar a criar um ótimo relacionamento com os clientes.
  • Site: é o endereço online do seu negócio. Ter um site em que seu cliente possa acessar mais informações sobre o seu restaurante passa mais credibilidade na internet. 

Investir em uma boa divulgação online ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente, além de ser um caminho para se ter um restaurante bem sucedido. 

4. Tecnologia

E não poderia faltar nessa lista a tecnologia

Assim como não é exagero falar que um negócio que não implemente tecnologia em seus processos está fadado ao fracasso.

Optar por continuar com métodos antigos, como uso de planilhas do Excel e pedidos em bloquinhos de papel, é se arriscar a perder tempo e dinheiro.

O uso da tecnologia tanto na gestão quanto nos processos de produção e no atendimento ao cliente traz muitos benefícios.

A otimização do tempo gasto nas tarefas, a automação dos pedidos e agilidade no atendimento são alguns deles.

O uso da tecnologia em restaurantes é responsável por aprimorar e otimizar os processos de gestão e atendimento ao cliente.

Software de Gestão para Restaurantes de Sucesso

Por falar em tecnologia, outro segredo dos restaurantes que estão à frente dos seus concorrentes é a escolha de um software de gestão ideal para crescer seu negócio.

Como o Programa Consumer, que possui as soluções perfeitas para restaurantes, bares e lanchonetes de sucesso.

Somos referência no mercado de programas especializados na gestão de negócios na área da alimentação.

Além de parceiros do Sebrae-SP, nosso programa tem o maior número de restaurantes integrados ao iFood.

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