5 Dicas de Inovação em Padarias para Começar a Vender Mais

O pão francês não pode faltar nas mesas brasileiras e já foi fonte de renda única de muitas panificadoras.

Entretanto, com o passar dos anos, muita coisa mudou, um maior número de negócios passou a vendê-lo, e já não é mais produto exclusivo das padarias.

Portanto, procurar inovação em padarias e panificadoras é essencial para sua sobrevivência como negócios rentáveis.

Por exemplo, imagine a situação: uma família está se preparando para um churrasco no domingo, mas percebem que o carvão acabou. 

É claro que o primeiro lugar onde irão procurar será no estabelecimento mais próximo: a padaria do bairro. 

Se ela apenas vende pão e leite, não atenderá a essa demanda.

Torna-se importante, portanto, inovar conceitos e prever as necessidades diversas do cliente.

Todo bom empreendedor deve estar atento a aspectos como esse, além de sempre manter as exigências do mercado em vista para evitar prejuízos e até falência. 

No mercado de panificação, não é diferente: a inovação em padarias é vital para a sobrevivência de um estabelecimento nesse ramo.

Portanto, continue lendo para conferir algumas dicas de inovação em padarias e veja como transformar seu negócio ao mesmo tempo que atrai clientela.

1 - Renove suas prateleiras

Com as necessidades dos seus clientes em mente, fica muito mais fácil entender o que eles buscam nas padarias e o que mais pode ser ofertado, além do que já está nas suas prateleiras.

Os consumidores precisam de um lugar de conveniência que vai além de apenas comprar pão, que supra as exigências de uma casa.

Procure suprir essas necessidades e os clientes escolherão visitar sua padaria, muito mais próxima de casa, do que o supermercado, por exemplo.

Ter uma variedade maior de produtos à vista dos clientes pode fazer com que o ticket médio de cada um aumente.

2 - Seja diferenciado

Não é apenas conveniência que atrai consumidores, mas também exclusividade.

O pão ainda é o carro-chefe de uma padaria, portanto inovar nesse aspecto é muito importante.

O diferencial de uma padaria está em colocar o foco sobre produtos de fabricação própria: frescos, artesanais e até mais saudáveis.

Isso pode ocasionar em uma atenção especial de quem procura alimentos menos industrializados e mais seletos. 

Oferecer opções para dietas restritivas também garante certa exclusividade: são poucos os estabelecimentos que trabalham com pães sem glúten, sem açúcar e sem lactose.

Dedique um tempo a trabalhar as receitas da casa e aumentar a variedade que sai do forno todos os dias.

3 - Vá além do café da manhã

Por que se limitar apenas ao café da manhã? A procura por soluções rápidas para todas as refeições do dia está crescendo conforme a rotina dos consumidores está se tornando mais apressada.

Por isso, é importante buscar as mesmas soluções que seus clientes.

Refeições pré-prontas, massas para terminar de preparar em casa, frios selecionados e frescos e até um happy hour são atrativos que servirão de chamariz para os visitantes durante todo o dia.

O mundo da confeitaria é um novo caminho para impulsionar suas vendas.

4 - Transforme sua vitrine

Padarias e confeitarias andam muito bem juntas.

Mesmo tendo um empreendimento no ramo de panificação, estar atento às novidades em confeitaria é imprescindível para criar docinhos diferentes e enfeitar as vitrines com bolos, tortas e sonhos dos mais belos.

Além disso, organizar as vitrines e prateleiras para torná-las mais intuitivas é importantíssimo também para atrair os olhos aos pães, bolos e doces mais lucrativos.

Portanto, procurar por inovações em panificadoras e confeitarias também é essencial para fazer crescer seu negócio e atrair nova clientela, ávida por docinhos.

É importante ressaltar, no entanto, a importância de manter a alta qualidade dos produtos e serviços: diversificar é a chave, mas o lema sempre será “qualidade sobre quantidade”.

Afinal, são muitos os recursos para fidelizar a clientela, mas o sabor sempre será um dos melhores investimentos.

5 - Renove seu espaço

Depois de introduzir tantas novidades, criar novas receitas e atrair novos olhos ao estabelecimento, é muito comum aparecer a necessidade de ter um ambiente onde os clientes poderão apreciar tudo isso.

Criar um design atrativo ao prédio, mais aberto, melhor iluminado, com diversos produtos apetitosos em exposição, torna sua padaria mais chamativa ao público, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Isso até fará com que as mesmas famílias que apenas buscavam pequenas necessidades do lar tenham vontade de ficar por mais algumas horas – e até aumentem seu ticket médio.

Pense na forma com que seus clientes serão recebidos quando entrarem na sua padaria: vitrines e decorações bem feitas são perfeitas para aumentar as vendas.

Dica Bônus: Inove com tecnologia

Parece muita coisa: melhorar receitas, vitrines, fachadas e até incorporar novos produtos! 

Mas não se preocupe, você pode fazer tudo isso no ritmo do seu negócio, e logo verá ele crescer, desde que trabalhe com calma e organização.

O Consumer pode te ajudar com tudo isso e até facilitar tantos processos. Afinal, é possível usar tecnologia em padarias e ainda crescer com ela. 

Isso faz nascer padarias modernas e inteligentes assim como seus clientes, que procuram, cada vez mais, agilidade e qualidade no atendimento.

Como um bom empreendedor sabe, essas são algumas metas quando o assunto é melhorar o atendimento.

O Consumer é ideal para padarias, pois integra todas as necessidades de estabelecimentos do tipo em um único sistema que oferece soluções como a nova integração com balanças, controle de estoque e até uma comanda mobile, para atender seus novos clientes. 

Você pode utilizar o Consumer por 15 dias gratuitos para testá-lo e conferir como é possível integrar tudo na tela do seu computador e contar com a tecnologia para crescer.

O Consumer é prático, intuitivo e acessível para estabelecimentos de todos os tipos, inclusive panificadoras.

Concluindo

O pão francês continua sendo o queridinho tanto dos clientes quanto dos proprietários, mas manter a inovação nas padarias significa mantê-las no mercado, suprindo necessidades e oferecendo algo além, mesmo se isso significa mudar um pouco a face dos estabelecimentos.

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