Skip to main content
Bares e RestaurantesEmpreendedores da alimentaçãoGestão e ProcessosMarketingNotícias do Segmento

Descubra as 5 Principais Tendências para Restaurantes 2023

By fevereiro 14th, 2023No Comments

Em todo ano que começa, é preciso estar por dentro das principais tendências no setor de food service. Para os restaurantes, 2023 promete vir cheio de tendências.

Afinal, o setor de bares e restaurantes se reinventa todos os dias. Mas nos últimos três anos aconteceram muitas mudanças e de forma muito rápida.

Então o que os(as) donos(a) de restaurantes podem esperar do ano de 2023? Será que alguma tendência 2022 continua forte ou irá sumir? Quais são as novidades para este ano?

Para ter uma ideia do que vem por aí nos próximos meses, reunimos aqui as 5 principais tendências para restaurantes em 2023.

Aproveite para preparar o seu restaurante e estar pronto para aproveitar todas as oportunidades que surgirem na sua frente!

Preparado(a)? Boa leitura!

Descubra as 5 Principais Tendências para Restaurantes 2023

Reunimos as 5 principais tendências para restaurantes 2023 neste artigo para você ficar de olho e investir em estratégias para crescer o seu negócio. Confira:

1. Alimentos Artesanais

Pães, massas, pizzas e vários tipos de alimentos com produção artesanal começaram de forma tímida, mas estão ganhando destaque cada vez mais.

A expectativa é de que esse tipo de alimento alcance uma projeção ainda maior e seja uma aposta de segmento para abrir restaurantes 2023.

Por exemplo, as pizzas e pães de fermentação lenta já se posicionam como alimentos gourmet, que se diferenciam do fast food.

Então, se você já tem ou pretende abrir um restaurante de alimentos artesanais, fique atento às oportunidades para crescer o seu negócio!

2. Sustentabilidade no Food Service

A sustentabilidade no setor de bares e restaurantes é outra forte tendência para restaurantes 2023. Isso porque esse é um movimento que está atraindo a atenção mundial.

Cada vez mais, os consumidores estão mudando seu comportamento de consumo dando preferência para estabelecimentos sustentáveis. 

Por exemplo, os restaurantes que apostam em práticas de sustentáveis, como:

Terão mais chances de se destacar da concorrência porque estão alinhados com a sustentabilidade e poderão usar isso como diferencial.

Aliás, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sustentabilidade no food service, pois ela ajuda a diminuir o uso de papéis e o desperdício de alimentos!

Ambientes para refeições ao ar livre é uma tendêcia 2023. (Imagem: Freepik)

3. Espaço para Refeição ao Ar Livre

A necessidade de espaços para refeições ao ar livre se tornou maior após 2020 por razões sanitárias. Entretanto, os clientes gostaram da mudança.

Por isso, restaurantes com espaço para refeições ao ar livre serão uma tendência para 2023! Assim como espaços com ventilação e iluminação naturais também.

Então, se você tem um espaço no seu restaurante que pode usar para criar um ambiente ao ar livre, esse é o momento para investir nele!

4. Pagamento por Pix

O pagamento por Pix é uma tendência que começou em meados de 2020, ganhou força em 2021, cresceu mais em 2022 e irá continuar crescendo em 2023.

Essa forma de pagamento instantâneo, que não precisa de cartão, caiu nas graças dos consumidores pela facilidade e praticidade que oferece.

Aliás, desde que surgiu, o pix evoluiu suas funcionalidades e hoje é possível até realizar compras parceladas e dar troco para os clientes.

Portanto, essa é uma tendência consolidada no food service. Assim, os restaurantes que ainda não aderiram a essa forma de pagamento poderão perder vendas.

Aliás, o pix já está disponível para o pedidos por Delivery no MenuDino!

No MenuDino, você já pode receber pagamentos pelo Pix!

5. Marketing Digital para Restaurantes

Com certeza, você ouviu muito sobre o Marketing Digital para restaurantes nos últimos anos. Esse é um sinal de que você precisa dar atenção para o assunto!

Para o setor de restaurantes 2023, o Marketing Digital vai continuar sendo uma tendência muito importante e estratégica para os negócios.

Quanto mais presença online seu restaurante tiver, mais possibilidades de crescer sua marca, alcançar e atrair clientes ele terá. Então, prepare-se!

O Consumer tem a solução ideal para ajudar você com essa tarefa: o Consumer Ads. Ela automatiza a criação de anúncios no Google e tudo que você precisa fazer é dar 3 cliques.

Depois disso, seu restaurante estará presente no maior mecanismo de buscas e ao alcance de milhares de clientes.

A Tecnologia é a Principal Tendência para Restaurantes 2023

Falamos sobre as 5 principais tendências para restaurantes 2023, mas não podemos deixar de citar a principal tendência: a tecnologia para restaurantes.

Mas, na verdade, ela não é mais só uma tendência, mas o presente e o futuro do setor de bares e restaurantes.

Se você é um(a) dono(a) de restaurantes que acompanha e está de olho no mercado de food service, sabe que a transformação digital já é uma realidade.

A Consumer, por exemplo, já oferece diversas soluções em tecnologia para restaurantes que transformam a gestão de processos, recursos e atendimento. 

Além do sistema de gestão, no Consumer você encontra

Assim, a Consumer está pronta para ajudar você a dar um passo rumo à transformação digital do seu restaurante!

Você pode começar hoje mesmo, conhecendo todas as soluções Consumer na prática durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.