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Saiba como abrir uma doceria de sucesso seguindo as dicas do nosso artigo.

Este artigo irá ajudar quem está interessado em aprender como abrir uma doceria, seja ela em um local físico ou delivery. 

Como sabemos, esse é um setor rentável, mas também muito buscado, sendo assim, é necessário ter jogo de cintura para obter sucesso nas vendas.

Isso porque não basta apenas produzir doces, é preciso adotar estratégias que vão ajudar no alcance da sua loja.

Por isso, elaboramos um passo a passo que irá auxiliar na montagem da sua doceria.

Portanto, continue lendo e descubra como tirar o seu sonho de negócio próprio do papel!

Como Abrir uma Doceria: Pesquisa de Mercado 

Antes de tudo, é essencial conhecer o mercado que deseja investir e para abrir uma doceria não é diferente, pois existe um grande número dessas lojas espalhadas pelo país. 

Porém, apesar de numerosas, nem todas se organizam de forma adequada, então atente-se aos valores dos insumos e pesquise preços em locais diferentes. 

Além disso, considere a concorrência e o paladar da localidade que você irá abrir a doceria.

Em relação à concorrência, identifique quais são as empresas que oferecem o mesmo produto e depois faça visitas. A partir disso, defina:

  • Os valores aceitos pelo mercado
  • Quem são os clientes que consomem o produto 
  • Qual diferencial é preciso buscar
vitrine de doceria

Uma boa vitrine é muito importante, assim como o cardápio da doceria.

Em relação à localidade, faça a seguinte pergunta: como abrir uma doceria no local certo?  

Como Abrir uma Doceria no Local Certo?

 Para encontrar a resposta, é importante realizar alguns questionamentos:

  • As pessoas dessa região preferem doces tradicionais ou gourmet? 
  • Estão dispostas a investir um alto ou baixo valor em doces? 
  • Essa região já está saturada de empresas do ramo?

Desse modo, ao realizar essa pesquisa, já é possível fazer um planejamento dos gastos, delimitar o produto e conhecer seu público. 

Doceria Física ou Delivery?

Depois de conhecer seu público, decida se deseja abrir uma doceria física ou delivery. 

Sabemos que uma empresa que atende somente pedidos delivery consegue fazer um investimento menor, por não precisar alugar um ponto fixo, por exemplo. 

Portanto, essa pode ser uma boa opção para aqueles que ainda não reuniram grandes recursos.

Entretanto, apesar de facilitar em certos pontos, não deixe os trâmites de lado, pois assim será possível montar o local de forma adequada. 

Dessa forma, defina:

  • os canais utilizados no seu delivery
  • quem realizará as entregas
  • a região de atendimento e o cardápio

Quanto Custa Abrir uma Doceria? 

Em relação ao orçamento, defina antes se sua doceria será presencial ou delivery

Além disso, use os resultados da pesquisa para se basear, porque o valor gasto vai depender de vários fatores presentes nela. 

Porém, de acordo com pesquisas, os custos para abrir uma doceria pequena e em local fixo giram em torno de 30 mil reais. 

Contudo, a partir do seu objetivo, o valor pode ser reduzido, uma vez que vários fatores influenciam. 

Você pode fazer como o empresário que investiu apenas 10 mil, ou ainda buscar novas soluções, como utilizar sua casa.

Por fim, boa parte do valor inicial é destinado à compra de materiais. Mas antes você deve estar se perguntando qual margem de lucro pode obter. Vamos lá. 

Qual a Margem de Lucro de uma Doceria?

Em geral, a margem de lucro líquido de uma doceria pode variar entre 20% e 40% do faturamento.

Ou seja, para cada R$100,00 em vendas, você obtém lucro de R$20,00 e R$40,00. No entanto, vários fatores podem alterar esse número.

Dentre eles: quantidade de vendas, preço, gestão de custos, qualidade dos produtos oferecidos, etc. Portanto, faça uma boa administração do negócio.

Quais os Equipamentos para Montar uma Doceria?

Para abrir uma doceria, alguns itens são básicos, eles vão garantir uma boa direção ao local, então devem ser bem avaliados.  Desse modo, os itens cruciais são:

  • Batedeira e liquidificador
  • Geladeira e Freezer
  • Forno e Fogão
  • Bancada
  • Embalagens
  • Panelas, formas e bowls 
  • Itens de cozinha 
  • Prateleiras 

Enfim, não se esqueça de definir também qual sistema irá gerenciar os pedidos. 

Invista em bons utensílios para abrir uma doceria.

Como Abrir uma Doceria e Montar um Cardápio?

Com a realização dos passos anterioes, chega o momento de montar o cardápio para abrir uma doceria. Aqui, é preciso pensar com estratégia. 

Escolha produtos que possuam matéria prima em comum, pois além de reduzir custos, dificulta algum esquecimento na hora da produção.

Além do mais, faça um cardápio enxuto e aplique os resultados da pesquisa de campo: quais são os doces mais consumidos?

Também calcule de forma adequada os preços de custo e venda de cada produto. Para isso, considere o custo dos ingredientes, o custo administrativo e ainda a sua margem de lucro. 

Alguns especialistas estimam que o custo dos insumos não pode passar de 35% do seu valor de venda

Como Saber Quais Doces Vender?

Para responder essa pergunta, reunimos os doces que apresentam o maior número de vendas:

  • Brigadeiro
  • Bolo 
  • Doces de pote
  • Brownie
  • Bombons e trufas

Apesar de tradicionais, você pode inovar na receita, alterando textura, sabor e aparência e assim chamar a atenção dos consumidores. 

A Aparência do Cardápio

Logo depois de definir quais itens irão compor o cardápio, capriche no design, afinal ele será seu instrumento de marketing.

cardápio para doceria

O cardápio é o seu instrumento de marketing, portanto, capriche no visual e nas informações dele.

Primeiro, para criar o cardápio da sua doceria, tire fotos reais do seu produto e capriche na produção, as pessoas precisam sentir desejo ao olhar os doces no menu. 

Também é relevante montar um cardápio objetivo e com os valores à vista. Logo, utilize letras simples, boas fotos e um layout moderno. 

Existem ferramentas gratuitas que permitem a criação de um bom e moderno cardápio para abrir uma doceria, como o Canva

Redes Sociais para Docerias

Para abrir uma doceria, a divulgação é indispensável e as redes sociais são uma excelente ferramenta para isso.

Fotos bonitas, uso estratégico de hashtags, legendas criativas e uma boa divulgação já compõem o combo completo para garantir um bom alcance e alavancar as vendas.

Ainda sim, caso queira atingir um público maior, é possível impulsionar posts. Nesse caso, porém, conhecer os algoritmos das redes sociais é sugerido. 

Interação com os Clientes

Além de ajudar na divulgação do produto, as mídias sociais permitem que o vendedor esteja próximo do seu cliente. 

A partir disso, vem a importância de criar uma boa comunicação, cordialidade e atenção ao consumidor. 

Portanto, para abrir uma doceria, seja sempre solícito nas redes sociais do seu negócio e procure interagir com os fregueses.

Em relação à interação, busque utilizar as ferramentas disponíveis nas redes, como o Instagram, que permite a gravação de stories. 

Logo, seja você o maior divulgador do seu negócio, dando às caras nas redes sociais, realizando enquetes, votações e posts regulares. 

A criação de um cronograma de postagens é uma boa estratégia, uma vez que aumentará o número de visitas em sua rede social.

Ao abrir uma doceria e aplicar essas dicas, você irá alcançar novos clientes.

como abrir uma doceria e divulgar em redes sociais

As redes sociais são aliadas na hora de divulgar e vender seu produto. Use e abuse delas!

Sistema para Docerias

Esse item não poderia faltar, pois sem um bom sistema de gestão, nenhum negócio flui. 

Com o mercado se ampliando e uma maior cobrança de agilidade, torna-se mais difícil fazer a gestão do seu negócio por um caderno.

Por isso, a tecnologia é uma grande aliada, otimizando o tempo e facilitando a gestão da doceria. Assim, há aumento da produção e, desse modo, maior número de vendas. 

Monte uma Doceria e a Gerencie com o Consumer!

O Consumer é o sistema que tem todos os recursos e soluções para gerenciar sua doceria de forma eficaz.

Isso pode ser comprovado considerando os mais de 30 mil restaurantes que escolheram o Consumer. 

Nossas soluções são criadas para acompanhar o seu crescimento, oferecendo suporte e tecnologia.

Assim, você pode realizar o controle do seu restaurante com o Consumer sem preocupações e sem perder tempo.

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Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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