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Abrir um delivery de sucesso pode ser mais fácil do que você imagina. Com toda a certeza, é um modelo de negócio que vale a pena pela rentabilidade e retorno rápido, além de não ser preciso investir muito para montá-lo.

Ademais, tem o fato de que o ramo da alimentação oferece várias opções de segmentos para abrir um negócio, sendo possível investir em um delivery de lanches, de pizzas, de marmitas, de açaí, de sorvetes e muitos outros. 

Afinal, este é um mercado diversificado e criativo, em que se pode inovar com mais facilidade do que em outros ramos.

Portanto, se você tem planos para abrir seu próprio negócio investindo em um delivery, confira nossas dicas para que você alcance o sucesso.

Boa leitura!

O Mercado de Delivery de Comida no Brasil

No Brasil, o mercado brasileiro de delivery de comida tem impulsionado a economia nos últimos anos.

Nesse sentido, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes aponta para um faturamento de R$10 bilhões por ano nesse modelo de negócio.

Desse modo, isso acontece sobretudo por conta da revolução provocada pela tecnologia no setor de food service.

Com o surgimento dos aplicativos de delivery online, o comportamento dos consumidores mudou muito. 

Hoje, cada vez mais, eles dão preferência ao conforto das entregas em domicílio. E não é para menos: a facilidade de poder fazer uma refeição no conforto da própria casa ou de qualquer lugar é realmente irresistível!

Assim, as chances e a demanda no setor de delivery online de comida não param de crescer. Logo, é um mercado bastante promissor para quem pretende começar a empreender!

Como Montar um Delivery de Sucesso no Ramo da Alimentação?

Sem dúvida, o delivery pode ser uma opção tanto para quem já possui um salão onde serve sua refeições quanto para quem deseja abrir um negócio do zero.

No entanto, em ambos os casos, haverá desafios e será necessário seguir alguns passos antes da abertura para diminuir os riscos no seu negócio.

Entretanto, se todas as orientações sugeridas neste artigo forem seguidas corretamente, as chances de você ter ótimos resultados serão maiores!

Mas atenção: tenha em mente que para ter sucesso, é preciso que o básico seja muito bem feito. Vamos lá?!

No Brasil, o setor de delivery de comida oferece grandes oportunidades de lucro para quem quer começar a empreender.

1. Pesquisar o mercado

Inicialmente, estudar o segmento que você vai inserir o seu negócio é essencial. E uma boa ferramenta para isso é a pesquisa de mercado, que faz parte do planejamento do seu negócio.

É por meio dela que você:

  • Conhece seu público alvo
  • Analisa seus concorrentes
  • Seleciona o melhor local para o delivery 
  • Escolhe os melhores fornecedores
  • Reconhece oportunidades
  • Define o valor do investimento a ser feito
  • Verifica a viabilidade do seu negócio

Para essa etapa, procure ajuda de entidades que auxiliam o pequeno e médio empreendedor.

É o caso do Sebrae-SP, com o qual o Programa Consumer tem parceria, realizando eventos para empreendedores da área alimentícia.

Ao propósito, o Sebrae auxilia pequenos e médios empreendedores da alimentação a crescer seus negócios de forma saudável e lucrativa.

2. Decidir o tipo de negócio

Você tem um restaurante e deseja aumentar suas vendas com a modalidade de vendas delivery? Então, você deve investir em um espaço e em colaboradores exclusivos para gerir o sistema de delivery. 

Assim, lembre-se de que o fluxo de recebimento, entrega e montagem dos pedidos devem ser extremamente eficientes!

Entretanto, caso você escolha apenas o delivery online sem optar pelo estabelecimento físico, será preciso uma estrutura para produção dos pratos.

Há muitos negócios que seguem esse modelo hoje em dia, dedicando-se exclusivamente ao Delevy, como as Dark Kitchens.

Neste caso, investir em uma cozinha com estrutura funcional é uma ótima estratégia para redução de gastos.

3. Divulgar nas mídias sociais

Além de tudo, divulgação é um dos fatores mais determinantes do sucesso de um delivery.

Então, crie um perfil em redes sociais como o Instagram e Facebook e utilize-se deles para fazer o seu marketing e impulsionar suas vendas.

Com toda a certeza, poste fotos das entregas, dos pratos, da equipe. Tudo isso ajuda a criar um relacionamento e uma identificação com o cliente.

Além disso, coloque seu delivery no Meu Negócio do Google para que ele seja facilmente encontrado na internet.

Use as redes sociais para impulsionar seu delivery!

4. Investir na melhor experiência do consumidor

Ao fazer um pedido em seu delivery, o cliente espera muito mais do que uma simples refeição. Hoje, o conceito da experiência do cliente é um fator fundamental para que o seu delivery alcance o sucesso.

Assim, é necessário dedicar uma atenção especial para os seguintes requisitos nos serviços de entrega, no produto final e no atendimento ao cliente

  • Entrega rápida
  • Boas embalagens
  • Garantia da segurança dos alimentos
  • Ingredientes de qualidade

Garanta que o seu delivery tenha diferenciais nesses aspectos e com certeza ele terá muito sucesso!

Tenha o seu Próprio Aplicativo de Delivery Para se Destacar da Concorrência

O Aplicativo de Delivery Próprio ainda é um diferencial que poucos restaurantes e delivery têm.

Todavia, eles estão perdendo uma grande oportunidade de se destacar com isso. Você pode aproveitar essa chance para se destacar da concorrência!

Ter o próprio app de delivery ajuda a fidelizar e conquistar clientes, pois o aplicativo próprio e personalizado carrega a identidade do seu negócio.

É assim que o Programa Consumer tem ajudado restaurantes espalhados pelo Brasil a ter sucesso com delivery. O MenuDino é a plataforma completa de delivery do Consumer.

Confira como abrir um delivery no MenuDino nesta série Especial Delivery clicando aqui.

Com soluções de ponta para facilitar os processos de gestão, atendimento ao cliente e entrega, o MenuDino é livre de cobrança de taxas sobre as vendas!

Tudo para você lucrar mais!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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