Como as Redes de Franquias de Alimentação Podem Crescer com o Consumer

No século XXI, a tecnologia tornou-se uma realidade totalmente inserida no cotidiano das pessoas. Ela está em tudo! Tanto que se tornou difícil imaginar o nosso dia a dia sem a sua presença: celulares, internet, aplicativos, redes sociais cada vez mais nossas vidas são infiltradas por esses recursos tecnológicos.

Para as empresas, o grande desafio é o de se adaptarem à essa nova realidade. Já que, ao que parece, quem não acompanhar a era tecnológica, ficará ultrapassado.

E é por isso que vários setores da economia, atentos a essas mudanças e ao novo público gerado por elas, já começaram a buscar pela inovação em sua infraestrutura por meio de avanços da tecnologia.

Um desses setores é o da alimentação. Leia este artigo e descubra como as inovações tecnológicas têm sido usadas na indústria de alimentos.

Como usar tecnologia no mercado alimentício?

Há diversas maneiras para usar a tecnologia em favor do segmento alimentício. Ela pode ser usada para inovação na gestão, na comunicação ou no atendimento por meio de aplicativos, sistemas de desenvolvimento, pesquisas e máquinas hightech  existem muitas as possibilidades!

Hoje, o mercado de Franchising, que tem expandido no Brasil, vem explorando esse recurso para poder aumentar os seus negócios.

Nesse âmbito, as franquias de alimentação representam as que mais se proliferam pelo país. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta-se que em comparação ao primeiro trimestre de 2018, no primeiro trimestre de 2019 as franquias de alimentação cresceram 2,5%. Conforme mostra gráfico abaixo:

Fonte: Associação Brasileira de Franchising

Em meio a tanta concorrência, surge o grande questionamento: o que fazer para que sua franquia de alimentação destaque-se em meio a tanta concorrência?

Optar por ser uma franquia FoodTech pode ser um caminho.

Como as Franquias de Alimentação têm crescido e inovado com a Tecnologia?

O termo FoodTech surge para nomear modelos de negócios na indústria alimentar que empregam a tecnologia em seu empreendimento. Assim, além de oferecer alimentação de qualidade, essas empresas estão preocupadas em simplificar processos e potencializar a experiência dos clientes por meio da modernização.

Portanto, é quase redundante afirmar que inovação e tecnologia andam de mãos dadas no segmento de alimentos.

O curioso caso da Domino’s Pizza

Um bom exemplo para o que estamos falando é a Domino’s Pizza. Em 2009, a maior rede de entregas de pizza do mundo enfrentou uma crise tão forte que muitos pensaram ser o seu fim. 

Vários clientes usaram as redes sociais para reclamar do sabor das pizzas, alguns chegaram a afirmar que elas tinham gosto de papelão. Até os próprios colaboradores, corajosamente, assumiram que o molho tinha gosto de ketchup.

Diante do barulho provocado pelas duras críticas, em 2010, o CEO da empresa, Patrick Doyle, admitiu publicamente em um vídeo a má situação em que se encontrava. Porém, prometeu reverter o quadro.

Surpreendendo a todos, após uma transformação em todos os setores, a Domino’s ultrapassou a Google em valores de ações: no intervalo de janeiro de 2010 a janeiro de 2018, as ações da empresa valorizaram-se em 3163%!

O segredo para essa reviravolta? Tecnologia!

Vendas de ações da Domino’s são ainda mais altas que as da Netflix, Tesla, Amazon e Apple. (Fonte: Statista e Business Insider)

Patrick investiu pesado em tecnologia, empregando-a desde os processos de produção das pizzas à entrega delas. Hoje, a empresa realiza pesquisas no campo da alta tecnologia e tem planos de realizar seu delivery com drones num futuro não tão distante.

Para além de uma franqueadora de pizzas, a Domino’s transformou-se uma FoodTech. Registrando em seu DNA empresarial o gene da tecnologia.

“Servir comida de qualidade a um preço competitivo, com acesso simples a pedidos e serviço eficiente, aprimorados por nossas inovações tecnológicas”, essa passou a ser visão de negócios da franqueadora.

O Consumer é a Escolha certa para Franqueadoras e  Franqueadas da Alimentação 

O Programa Consumer é fruto desse contexto tecnológico. Foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar negócios da área da alimentação a lançarem mão de recursos tecnológicos em seus processos de gerenciamento e atendimento ao cliente.

Em 2010, seus co-fundadores, experientes e antenados no mercado de desenvolvimento de softwares, decidiram desenvolver um sistema 100% focado na área de alimentação porque perceberam que as soluções disponíveis no mercado eram complexas demais para os usuários finais e de alto investimento para pequenos negócios.

Assim, o programa oferece soluções para empreendedores e empreendedoras gerirem seus negócios sem aquele monte de papéis amontoados no escritório. Tendo como visão de futuro uma perspectiva na qual tudo será feito por meio do ambiente digital em uma única solução totalmente integrada.

Desde o seu lançamento, o Programa Consumer tem crescido vigorosamente. Hoje, possui milhares de clientes em todos os estados do Brasil.

Além disso, o Consumer foi apontado pela aceleradora de empresas Liga Ventures, em seu relatório Liga Insights Retail, como uma das empresas mais inovadoras do Varejo no Brasil.

É parceira do SEBRAE-SP no projeto Alimentação Fora do Lar, o qual presta suporte a negócios na área da alimentação a fim de melhorarem seus resultados e sucesso.

E, durante os últimos anos, parte de sua equipe esteve no Vale do Silício, na Califórnia, para acompanhar de perto negócios na área da alimentação, buscando novidades e tendências para o setor diretamente da região mais inovadora do mundo.

Soluções Consumer: Tecnologia, Inovação e Simplicidade

O Programa Consumer dispõe de soluções inovadoras que visam a simplificar os processos de gestão dos negócios na área da alimentação, tornando-os mais ágeis com a tecnologia. Conheça algumas delas:

Pedidos

O Consumer é uma solução completa para gerenciar todas as formas de pedidos em um estabelecimento na área da alimentação.  

Ele abrange pedidos feitos por mesas, comandas, delivery, telefone integrado a binas, site e aplicativo ou até mesmo pedidos feitos direto no balcão, como em shoppings, integrado ao painel de senha.  Além disso, o pedido é enviado imediatamente para a produção na cozinha por meio de impressoras ou exibidos em monitores de preparo.

O controle de todos esses processos e fluxo de pedidos faz do Consumer uma das soluções mais eficazes para o segmento de Food Service no Brasil. 

MenuDino

O MenuDino é uma plataforma que contempla em uma única ferramenta todas as etapas de delivery online: site, aplicativo, gestão de pedidos, programa de fidelidade, cardápio, estoque, controles financeiros tudo integrado ao Consumer Desktop. 

Seu design é simples e intuitivo, permitindo ao estabelecimento configurar sua logo, mudar as cores, cadastrar seu cardápio, ou seja, deixar a aparência do aplicativo com a identidade visual de seu restaurante, bar, lanchonete ou padaria.

Na indústria de alimentos, ter o próprio aplicativo e site de delivery é um meio importante para fidelizar seus clientes. Uma vez que em marketplaces e aplicativos de delivery, apesar da popularidade, é difícil se destacar em meio a tantos concorrentes.

Nesse sentido, estudos já vêm apontando que os estabelecimentos estão investindo cada vez mais em ter seus próprios aplicativos e em criar campanhas de marketing direcionadas para delivery ou retirada diretamente no estabelecimento a fim de oferecer uma experiência personalizada ao consumidor.

Hoje, o delivery  online tornou-se essencial para negócios que desejam deixar sua marca no comércio digital. 

A praticidade e a conveniência de poder comprar alimentos com apenas alguns toques no celular conquistou tanto as novas gerações quanto as antigas. Não aderir à essa tecnologia é um sinal de que o negócio não está acompanhando as inovações do setor de alimentos.

Consumer Connect Já pensou acompanhar os principais indicadores de suas franquias em tempo real? 

O Consumer Connect é uma solução de gestão e administração online para  negócios na área da alimentação, na qual é possível acompanhar os principais indicadores de seu negócio a qualquer hora e em qualquer lugar em tempo real.

Isso porque o Connect funciona como uma rede social administrativa: a sua interface apresenta uma timeline que permite uma visão unificada dos principais acontecimentos do seu negócio, relatórios financeiros de seus clientes e outras informações que irão auxiliar no acompanhamento e nas tomadas de decisões para o seu negócio.

Tudo isso atualizado em tempo real e armazenado em nuvens digitais!

Connect Consumer 12

Além de todos esses recursos, o Connect realiza a análise da Curva ABC do seu estabelecimento, simplificando o controle de estoque do restaurante, bar ou restaurante e ajudando a identificar os produtos que mais geram receita para o negócio.

Connect Curva ABC

No caso das franquias, o Connect possui um excelente recurso, o qual permite que todas as unidades franqueadas sejam também acompanhadas. Desse modo, é possível fazer comparações de números, analisar quais unidades estão prosperando e quais não, etc. 

O melhor de tudo é que ele pode ser acessado a partir de tablets, computadores e até celulares de qualquer local, visualizando os dados em tempo real.

Imagine a facilidade de poder consultar e acessar seus principais relatórios no celular a qualquer momento, sem restrição de horário, até mesmo quando estabelecimento estiver fechado? É realmente uma solução tecnológica e inovadora!

Suporte ao cliente Consumer

Elemento de extrema importância para qualquer empresa que valoriza seus clientes, o suporte Consumer disponibiliza diversos canais e modalidades de atendimento para atender de maneira eficiente que o escolheu:

  • Manual online e a área de treinamento com atendimento imediato;
  • Atendimento por telefone; 
  • E-mail e chamados;
  • Acesso remoto para problemas técnicos;
  • Atendimento individual para dúvidas.

Descontos Exclusivos para Compra por Volume para Redes Franqueadoras

Como se tantos benefícios já não fossem suficientes para comprovar que o Consumer é a solução mais certa e completa para redes franqueadoras, ainda há outra vantagem: o melhor custo-benefício do mercado!

Existe uma modalidade de compra por volume para redes franqueadoras que oferece descontos graduais que chegam até 20% para cada assinatura adquirida.

Nesse link é possível visualizar todos os planos atuais disponíveis para contratação online. 

Para mais informações, clique aqui e entre em contato com o FAQ para receber mais detalhes de como funciona o programa de compra por volume para franqueadoras e franquias na área da alimentação.

Franquias que crescem com o Consumer

Algumas redes de franquias de alimentação, antenadas com o novo cenário que vem sendo traçado pela tecnologia na economia, já fizeram sua escolha: usam o Consumer para oferecer uma experiência inovadora, tecnológica e simplificada aos seus consumidores.

Conheça algumas delas:

Brasileirinho Delivery 

Trazendo a proposta de oferecer um produto diferenciado, mas que tivesse tudo a ver com o típico feijão com arroz brasileiro, nasceu o Brasileirinho Delivery. Os sócios Jhonathan Ferreira e Adriano Massi se inspiraram em uma outra franquia nacional que serve comida chinesa na caixinha e apostaram na ideia de servir comida típica brasileira nesse modelo.

Brasileirinho Delivery

Começaram, em 2013, com um ponto em São José do Rio Preto e após 6 meses de funcionamento deram início ao projeto de franchising. Hoje, a rede conta aproximadamente 100 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil.

Como uma empresa atenta às oportunidades para aprimorar e expandir seus negócios, a rede de franquias Brasileirinho Delivery escolheu as soluções Consumer para gerenciar seus pedidos e entregas em todas as suas unidades. Assim, uniu o sabor tradicional da comida caseira com a otimização em seu atendimento proporcionada pela tecnologia.

Texans Burgers

A Texans Burguers teve seu início, em 2016, a partir de um pequeno food truck instalado no Quintal Food Park local onde se concentram vários foods trucks na cidade de São José do Rio Preto - SP.

Nas mãos dos proprietários Juliano Souza e Rodrigo Salles, o pequeno negócio destacou-se em seu setor e transformou-se em um franquia que, como descrevem, “oferece o burguer texano com o jeitinho brasileiro”.

Texans Burguers

O sucesso foi garantido não só pelo sabor especial dos hambúrgueres grelhados, como também pela qualidade do serviço de delivery adotado do Programa Consumer. Atualmente, a rede já possui diversas franqueadas em diferentes cidades do Brasil e seu processo de expansão continua em andamento.

430 Gradi

Reconhecida internacionalmente pelo verdadeiro sabor da pizza napolitana e certificada pela Associazone Verace Pizza Napoletana, a 430 Gradi iniciou neste ano o seu processo de se tornar uma rede de franquias do mercado pizzaiolo.

Por dentro das tendências, os empreendedores da pizzaria sabiam que tanto o mercado de alimentação quanto o de food service são um dos negócios mais seguros para se investir no Brasil, por isso decidiram transformar a pizzaria em uma rede de franquias.

430 Gradi

A 430 Gradi já era cliente da Consumer, utilizando seus serviços para oferecer a melhor experiência para seus clientes jundiaienses. Para manter a qualidade de suas franquias à altura da sede, as unidades franqueadas serão oficialmente gerenciadas com o Programa Consumer.

O futuro no segmento de alimentos

Diante desses exemplos, pode-se concluir que as franquias e as empresas do segmento da alimentação com foco na sua expansão precisam olhar para o futuro, principalmente no que diz respeito à tecnologia.

Ficou mais do que comprovado que a tecnologia é, e será cada vez mais, a base para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer negócio.

Nesse sentido, é preciso pensar novas estratégias de inovação no setor alimentício, envolvendo os recursos tecnológicos tanto nos processos de produção quanto no gerenciamento. O conceito de foodtech será crucial para se destacar entre os concorrentes.

Por isso, o Consumer está constantemente inovando-se para estar alinhado às novas demandas e tendências do mercado alimentício e não se tornar ultrapassado. Oferecendo aos seus clientes as melhores soluções para a gestão dos seus negócios.

Para começar a implementar a tecnologia em seu estabelecimento, experimente gratuitamente o Consumer por 15 dias!

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