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Como Divulgar seu Restaurante no Google?

By agosto 4th, 202323 Comments

Muitos acreditam que investir em estratégias de marketing, tradicional ou digital, é apenas para grandes negócios e comércios locais não poderiam nem pensar em investir nisso.

Na verdade, divulgar seu restaurante no Google ou em outras ferramentas online é muito mais fácil e acessível do que você imagina.

Inclusive, falamos um pouco sobre como divulgar seu restaurante nas redes sociais, como o Facebook e Instagram nesse post.

Para complementar a discussão, vamos continuar com um guia completo de como divulgar seu restaurante no Google, usando todas as ferramentas que o gigante da internet oferece.

Para entender a importância de anunciar online, vamos aos dados:

  • Todos os meses, são feitas mais de 5 bilhões de pesquisas por restaurantes no mundo todo;
  • No mesmo período, são feitas mais de 33 mil pesquisas por “restaurantes perto de mim” no Brasil;
  • Em Novembro de 2019, mais de 1100 dessas pesquisas foram feitas apenas na cidade de São Paulo.

Estar entre esses resultados é imprescindível para se destacar da concorrência.

Por que divulgar seu restaurante no Google?

O Google começou a trabalhar com divulgação de estabelecimentos em 2014 com o Google Meu Negócio.

Lá, é possível incluir seu comércio no Google Maps, incluir horário de funcionamento, fotos e ainda aceitar comentários e avaliações dos clientes. 

O melhor de tudo é que quando há pesquisas pelo seu restaurante, ele aparecerá em destaque logo na primeira página:

Exemplo de como seu restaurante pode aparecer quando cadastrado no Meu Negócio.

Experimente fazer uma pesquisa no Google com o nome do seu produto seguido de “perto de mim”, como “hamburguerias perto de mim”. 

Se o seu restaurante não aparecer listado ali, é porque você ainda não o tem cadastrado no Meu Negócio. 

Se os seus concorrentes aparecerem, já está aí mais um motivo para você fazer esse cadastro. 

Para alcançar os resultados desejados, a chave é ser mais visível, atrair clientes de toda a cidade (ou além), tudo através de uma publicidade flexível e moderna.

Como divulgar seu restaurante no Google?

São duas as ferramentas importantíssimas para divulgar seu restaurante no Google: Ads, antigo Adwords, e o já mencionado Meu Negócio. 

Porém, antes mesmo de pensar em anunciar seu restaurante é preciso definir algumas coisas:

  • Qual é o seu público alvo: Quem visita seu restaurante? Descubra quem está procurando seu estabelecimento para conseguir atraí-los ainda mais;
  • Uma página atrativa: Os anúncios levarão para uma página sua. Ela deve mostrar seu produto e seus benefícios logo à primeira vista, o MenuDino é ótimo para te ajudar com isso..

Agora que você tem essas informações em mãos, é hora de efetivamente colocar seu estabelecimento na era digital. 

Então vamos ao passo a passo, primeiramente, de como divulgar seu restaurante no Google Meu Negócio:

Como divulgar seu restaurante no Meu Negócio?

1. Crie um cadastro grátis

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é totalmente grátis. Poucas pessoas sabem disso, o que torna esse recurso muito mais exclusivo.

Para começar, acesse a página do Meu Negócio e clique em Gerenciar Agora.

Página Inicial do Meu Negócio.

Vá até o fim da página e clique em Inclua sua Empresa no Google.

Insira o nome do seu negócio, qual a categoria que melhor corresponde ao seu produto ou serviço e o endereço para todos poderem encontrá-lo facilmente  para quem trabalha com delivery, é até possível estabelecer a área de entrega.

2. Torne-se um restaurante verificado

Essa parte pode levar um tempo, mas vale a pena. 

O Google oferece duas opções para confirmar seu endereço e verificar seu restaurante: enviar um cartão postal com um código para o seu endereço, o que pode levar até 12 dias, ou verificar por vídeo com um dos operadores.

Apenas com essa verificação seu estabelecimento receberá mais credibilidade na plataforma, então é importantíssimo realizá-la.

Escolha a forma de confirmação.

3. Gerencie seu estabelecimento

Você verá uma página com todos os seus dados e muitos recursos. Esse é o Painel de Controle. 

Dentro dele é possível fazer postagens, criar ofertas e adicionar fotos. 

Tudo isso é extremamente importante para chamar atenção para o seu negócio.

Prontinho! Seu estabelecimento agora está cadastrado no Google e aparecerá nas pesquisas orgânicas pelo seu nome ou pelo tipo de estabelecimento, sem custo algum. 

Como divulgar seu restaurante com o Google Ads?

Se você quer se destacar ainda mais e aparecer com maior frequência nas pesquisas dos seus clientes, é a hora de criar uma campanha no Google Ads, antigo Google Adwords.

Essa ferramenta determina algumas palavras chave pelas quais os clientes pesquisarão e receberão os anúncios logo no começo da página do Google.

Essa solução é muito usada por grandes empresas para receber mais acessos e aumentar as vendas. 

Então, vamos descobrir como criar anúncios no Google Ads:

1. Acesse o site e escolha seu objetivo

Assim que você acessar a página inicial do Google Ads e clicar em Começar Agora, ele pedirá que você escolha seu objetivo, que deve ser estabelecido com antecedência.

Como seu negócio já está cadastrado, ele estará ali esperando para que você crie uma campanha. É só escolher ele e a configuração do anúncio começará.

Página inicial do Ads.

2. Configure seu Anúncio

Os anúncios do Google Ads são baseados em Geolocalização, isto é, eles aparecem baseando-se na localização da pessoa que faz a pesquisa. 

Por isso, você deve escolher o raio ou áreas específicas em que esse anúncio irá circular no mapa do Google. 

Feito isso, clique em Próxima.

Configurando uma campanha.

3. Insira detalhes

Os detalhes são imprescindíveis para que seu anúncio seja efetivo. Responda em qual idioma ele deverá aparecer, qual a categoria do seu negócio e quais produtos gostaria de anunciar.

Já haverá recomendações das quais você poderá escolher ou criar mais.

4. Use a criatividade

Esse é um dos momentos mais importantes desse processo: efetivamente criar seu anúncio com títulos e descrições que mostrem seu negócio de forma honesta e instigante. 

Descreva seus produtos e a premissa do seu restaurante, sempre pensando em quem irá ler isso: o público alvo que você já determinou.

Conforme você digitar, o anúncio será criado na parte direita da tela, assim você sabe exatamente como ele vai sair.

Não se esqueça de colocar a página do seu estabelecimento, ou seja, para onde o anúncio levará quem clicar nele.

Descreva de forma honesta e instigativa.

5. Defina o orçamento

Você só paga de acordo com o número de cliques que seu anúncio receber e pode estabelecer um orçamento máximo de gastos por mês (o que é altamente recomendado).

A melhor parte é que, se você não gostar ou querer mudar seu orçamento, você poderá cancelar ou mudar o valor a qualquer momento, sem custo adicional.

Feito isso, seu anúncio logo estará no ar e, sem dúvida, os clientes começarão a chegar!

Tenha um site próprio e personalizado grátis

Que tal já colocar tudo isso que você aprendeu hoje em prática? 

Com o Programa Consumer e o MenuDino você tem um site próprio totalmente grátis, sendo possível até colocá-lo como seu site oficial nos anúncios do Google.

Com o MenuDino, seus clientes poderão contatar seu restaurante, conferir o cardápio e até fazer pedidos online!

O MenuDino é totalmente integrado ao Consumer, solução 100% voltada a estabelecimentos na área da alimentação, para te ajudar a crescer ainda mais.

Crie seu site, configure seus anúncios e comece a vender mais rapidamente.

Gostou do artigo? Vai cadastrar seu restaurante no Google Meu Negócio e criar uma Campanha no Google Ads? Comenta aqui embaixo quais ferramentas você usa para divulgar seu restaurante.

Se o seu restaurante ainda não tem site próprio, o que você está esperando? O MenuDino é grátis e a versão PREMIUM é integrado ao Consumer, com 15 dias para testar de graça!

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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