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Construir um bom relacionamento com o cliente no mundo digital é a palavra de ordem para sobreviver no e-commerce.

A falta do contato físico do mundo online não deve ser uma barreira entre o seu restaurante e os clientes, mas uma ponte.

Já que a conexão da internet permite um contato que vai além dos limites físicos, com grande alcance.

Além disso, hoje, milhões de consumidores estão conectados.

Eles compram e se comunicam pela internet.

Por isso, é preciso ter em mente que uma boa relação entre o seu negócio e o consumidor no mundo digital é fundamental para o crescimento sólido de seu negócio.

Porém, muitos empreendedores ainda negligenciam esse aspecto de extrema importância.

Agora, pare e pense: como tem sido a relação a relação digital do seu restaurante com os clientes?

É uma troca ou há apenas o interesse em vender?

A depender da sua resposta, algumas mudanças estratégicas serão necessárias para melhorar sua o relacionamento digital do seu restaurante com os clientes.

Portanto, se você quer saber como e por que construir um relacionamento com o cliente no ambiente digital, continue lendo!

O que é relacionamento com o cliente no mundo digital?

Relacionamento com o cliente no mundo digital é o vínculo criado entre o negócio e o cliente no universo virtual.

Esse vínculo vai além da compra no e-commerce, e deve ser construído a longo prazo com estratégias e ações de marketing de relacionamento.

Tal tipo de relacionamento com o cliente é resultado da transformação digital que mudou a forma de fazer negócio nos dias atuais.

Assim, as empresas devem procurar estabelecer uma relação forte e promissora com os consumidores que estão conectados a elas por meio da internet.

Para isso, é essencial buscar entender e atender às necessidades dos clientes para agregar valor ao seu produto ou serviço.

Além de investir na gestão de relacionamento com o cliente no meio digital para acompanhar como os clientes se sentem em relação ao seu negócio.

E, assim, oferecer mais do que um simples canal de vendas.

Milhares de clientes estão conectados no mundo mundo digital. É preciso criar estratégias de relacionamento para conquistá-los! (Imagem: Freepik)

Por que seu restaurante deve construir relacionamento com o cliente no espaço digital?

Restaurantes que investem em construir um relacionamento digital com seus clientes estarão preparados para o futuro.

Isso porque a tendência do comércio digital ou e-commerce tende a ficar cada vez mais forte e vai dominar o mercado.

Mas, além disso, há outros fortes motivos para começar já a criar estratégias para construir o relacionamento com o cliente no digital.

Confira:

1- Se tornarão clientes fidelizados

Clientes que possuem um bom relacionamento com o seu restaurante dificilmente irá trocá-lo pela concorrência.

2- Vão vender para o seu restaurante

Clientes satisfeitos e com relação estabelecida com seu negócio podem ajudar a vender indicando novos clientes para o seu restaurante.

3- Avaliações positivas

Restaurantes que investem em manter um relacionamento com cliente recebem mais avaliações positivas em seus canais de comunicação e apps.

4- Diminuir custos com marketing

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) vai diminuir se você se dedicar a fortalecer os vínculos com os clientes já conquistados e retê-los.

Criar relacionamento digital com o cliente é importante para o sucesso do seu restaurante! (Imagem: Freepik)

Como seu restaurante pode construir um relacionamento com o cliente no ambiente digital?

O primeiro passo para construir um relacionamento com o cliente no ambiente digital é estar presente nesse espaço.

Sem isso, seus clientes sequer saberão da existência do seu restaurante.

Depois, você pode seguir nossas dicas:

1- Use as redes sociais para se aproximar do cliente

As redes sociais podem ser muito eficientes para criar um relacionamento com o cliente no mundo digital.

Milhares de consumidores seguem as redes sociais dos restaurantes onde pedem suas refeições para conhecer mais sobre eles.

Aproveite isso para se aproximar dos seus clientes.

Um bom começo é investir marketing Digital para restaurantes.

2- Ouça o cliente

A máxima de que o cliente está sempre certo não é uma verdade absoluta. 

Mas a afirmação de que seu negócio só existe por conta dos clientes é.

Por isso, ouvir as dores do seu cliente e o que ele tem a dizer devem ser prioridades para o seu restaurante.

Principalmente na internet, em que a opinião de um cliente, seja boa ou ruim, pode influenciar novos clientes.

Além disso, nunca deixe um cliente sem resposta. 

Mesmo que não tenha a solução para o que ele precisa naquele momento, deixe claro que ele está sendo ouvido e que a sua manifestação é importante.

3- Invista na experiência do cliente

A experiência dos clientes deve receber muita atenção do seu restaurante.

Isso porque ela é o que vai fazer com que o cliente volte a comprar ou não com você.

Além da qualidade do seu produto, é preciso investir em fatores para garantir que a experiência do seu cliente seja positiva.

Veja alguns fatores importantes para a experiência digital do cliente em seu restaurante:

  • atendimento online
  • facilidade para realizar a compra online
  • praticidade no pagamento online
  • acompanhamento da entrega
  • follow-up para acompanhar a satisfação do cliente

4- Crie promoções personalizadas

Criar promoções personalizadas é uma ótima forma de criar relacionamento com o cliente.

Fazer promoção de aniversário ou promoção de aniversário por tempo de relacionamento com o seu restaurante são ótimos exemplos disso.

Já que além de ganhar descontos, os clientes perceberão que o seu restaurante valoriza e investe em criar um vínculo.

5- Tenha um Aplicativo Delivery Próprio

Ter um Aplicativo Delivery próprio é cada vez mais indispensável para criar um relacionamento digital com o cliente.

Isso porque além de ser um canal de venda direto com o seu cliente, ajuda fidelizá-lo.

Ao instalar o aplicativo Delivery do seu restaurante no smartphone, o cliente escolhe e prioriza comprar no seu restaurante.

Isso mostra que ele já possui um vínculo com o seu restaurante!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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