Como usar Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para atrair clientes?

Em tempos de Coronavírus, cultivar boas práticas de manipulação de alimentos em seu restaurante são mais importantes do que nunca.

Por isso, os cuidados com os procedimentos de preparo, armazenamento e manipulação dos alimentos precisam ser reforçados para garantir a segurança alimentar dos consumidores.

Não é de hoje que a preocupação com Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) existe. Evitá-las sempre foi uma prioridade nos estabelecimentos.

Desde 2004, a Resolução RDC 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras de higiene que devem ser obedecidas pelos estabelecimentos.

Inclusive, aplicando multas nos locais em que as regras não são seguidas.

No entanto, tal preocupação foi agravada com o surgimento da COVID-19 ou o novo Coronavírus. Apesar de ainda não haver nenhum registro de transmissão via alimentos.

Mesmo assim, a atenção voltada para área dos serviços de alimentos redobrou.

Hoje, os restaurantes têm usado as boas práticas de higiene como estratégia para continuar atraindo clientes.

Veja aqui quais são as boas práticas de manipulação de alimentos que esses estabelecimentos têm usado para atrair mais clientes!

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Lavar bem os alimentos é primordial para ter boas práticas em seu restaurante. (Imagem: Freepik)

Boas Práticas de Manipulação de Alimentos por em Prática em seu Restaurante

A limpeza e a higiene devem vir em primeiro lugar nos estabelecimentos que trabalham diretamente com a manipulação e a oferta de alimento.

Visto que qualquer descuido pode gerar consequências muito graves tanto para o restaurante quanto para o cliente.

Por isso, obedecer às regras da legislação sanitária é essencial e imprescindível. Principalmente para o momento que estamos passando com a pandemia do Coronavírus.

Dessa forma, as práticas de limpeza e higiene precisam acontecer desde a escolha do alimento até a venda.

Pensando nisso, criamos essa lista com boas práticas de limpeza e higiene para o seu restaurante adotar no dia a dia.

Assim, seu negócio transmite mais confiança, garantindo a segurança de quem consome o alimento preparado e servido em seu estabelecimento.

1. Cuidados nas áreas de preparo

  • Higienize todos os equipamentos, como fogão, geladeira e máquinas;
  • Esterilize e lave bem todos os utensílios: panelas, talheres, copos, toalhas de mesa e também os alimentos;
  • Mantenha o lixo afastado do local utilizado para preparo dos alimentos e o recolha todos os dias;

Utensílios e equipamentos devem ser higienizados diariamente. (Imagem: Freepik)

2. Cuidados com os ambientes

  • Organize o local de trabalho: cozinha, escritório, salão, banheiros;
  • Cuide da manutenção do prédio. Atente-se a infiltrações, rachaduras, goteiras e tudo que possa criar um ambiente propício para infestações de insetos;
  • Faça a limpeza diária do estabelecimento para não haver acúmulo de sujeira;
  • Mantenha a ventilação e a iluminação adequadas nos espaços.

É essencial manter a limpeza da cozinha e de todos os ambientes em dia. (Imagem: Freepik)

3. Cuidados no fornecimento 

  • Realize a compra dos produtos com fornecedores de confiança;
  • Atente-se à qualidade e à data de vencimento da matéria-prima;

4. Cuidados no armazenamento

  • Evite manter ingredientes e insumos guardados por muito tempo. Eles podem estragar e contaminar os demais produtos;
  • Conserve os alimentos em recipientes bem lacrados, limpos e com identificação de nome e data de armazenamento;
  • Limpe as embalagens quando for utilizar os produtos que estavam guardado.

5. Cuidados com a entrega

  • Trabalhe com embalagens de qualidade que mantenham o alimento seguro, especialmente no Delivery;

Embalagens de qualidade devem garantir que o alimento chegue seguro e fresco ao cliente. (Imagem: Freepik)

6. Higiene pessoal e a prevenção contra o Coronavírus

  • É imprescindível lavar bem as mãos, principalmente os colaboradores que têm contato direto com os alimentos;
  • Recomende fortemente o uso de máscaras e luvas;
  • Quem manipula os alimentos deve ter os cabelos presos por redes ou toucas e as unhas aparadas e limpas;
  • Também deve-se usar uniformes limpos, permanecendo exclusivamente no local de preparo ;
  • Jamais tossir ou espirrar próximo aos alimentos;
  • Disponibilize álcool em gel para seus colaboradores e clientes.

Lavar as mãos tem sido a forma mais eficiente de evitar o contágio do Coronavírus. (Imagem: Freepik)

Divulgue as Boas Práticas do seu Restaurante para Atrair Clientes

Com o surgimento do Coronavírus, os clientes estão ainda mais inseguros com o que e onde consomem.

Por isso, é preciso investir nessas boas práticas e divulgá-las ao máximo para atrair os clientes.

Afinal, eles procuram por estabelecimentos em que podem se alimentar sem correr riscos.

E para confiar a própria alimentação a um restaurante, é necessária uma relação de muita segurança e confiança!

Portanto, crie essa relação de confiança com o seu cliente.

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