Cupom de desconto: saiba como atrair e fidelizar clientes em seu restaurante

Os cupons de desconto se tornaram uma febre no Brasil. Tanto que hoje existem vários sites especializados em selecionar e reunir os melhores cupons oferecidos por diversos estabelecimentos para facilitar a vida dos consumidores. 

Essa estratégia é tão eficaz que negócios de todos os tamanhos e de diferentes áreas investem nela, uma vez que é uma ótima maneira de atrair novos clientes e também de fidelizar os antigos.

Afinal, quem não gosta de pagar mais barato por um produto, não é mesmo?

Para os negócios da área de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, os cupons de desconto são uma tendência muito forte. 

Todos os dias, milhares de clientes ávidos por uma boa refeição com um preço mais em conta procuram por estabelecimentos que ofereçam algum desconto.

Por isso, se você ainda não criou nenhuma campanha de promoção, é bom começar  a planejar uma, caso contrário, vai perder uma bela fatia de clientes no mercado de alimentação.

E se você não tem ideia de como criar um cupom de desconto, continue a leitura desse artigo para aprender!

Onde oferecer cupons de desconto?

Os descontos podem valer tanto para o estabelecimento físico quanto para negócios online, como Delivery. Neste último caso, eles são muito mais comuns.

Apesar de, geralmente, os descontos serem limitados para cada tipo de negócio – online ou offline – há uma recente mudança no mercado que tem direcionado para integração de todos os canais de vendas de um negócio.

Esse fenômeno é conhecido como Omnichanel

Ele faz com que a experiência do cliente com um negócio aconteça de forma conectada entre os canais online e offline. 

Ou seja, o cliente pode estar no estabelecimento físico, mas comprar pelo aplicativo e retirar ali mesmo. Ou comprar algo direto no estabelecimento e optar por receber em casa.

Com o MenuDino, plataforma de Delivery do Consumer, você pode ter uma ideia de como funciona essa experiência. 

Ele permite que o cliente realize seu pedido a partir do próprio celular pelo app MenuDino, em casa ou no estabelecimento, e escolha entre:

  • Entrega Delivery
  • Retirada no local
  • Consumo no Local

    Com app MenuDino, você faz o pedido de qualquer lugar e escolhe como vai recebê-lo: no próprio estabelecimento ou onde preferir!

Isso significa que acontece a quebra de barreiras entre o online e o offline.

Dessa maneira, vários estabelecimentos já têm oferecido cupons para serem aplicados tanto no aplicativo Delivery quanto direto no estabelecimento físico.

Além disso, há diversas formas de enviar o código de desconto para o cliente.

Ele pode ser impresso entregue em mãos aos ou enviado por sms, e-mail ou, ainda, publicado nas redes sociais, que são formas mais práticas e econômicas.

Para escolher qual o melhor jeito de enviar seus cupons, é preciso que você conheça seu público: são pessoas mais conectadas? Interagem nas redes sociais? Ou gostam mais de folhetos impressos?

A partir daí dá para ter uma noção de qual é o melhor lugar para oferecer seus códigos de desconto.

Qual desconto oferecer?

Existem certos tipos de cupons que são mais conhecidos e mais utilizados, porém é possível criar cupons personalizados de acordo com o seu público ou sua demanda de venda.

A personalização dos cupons é bem interessante porque você pode adaptar à necessidade do seu negócio ou aproveitar oportunidades de vendas que possam surgir ocasionalmente.

Por exemplo, se há um lanche que tem pouca saída ou uma bebida nova que precisa ser divulgada, você pode usar o cupom de desconto para ajudá-lo nessa missão!

Confira abaixo algumas ideias de cupons de desconto que você pode aplicar em seu restaurante:

Aniversário

O cupom pode valer para o dia, semana ou mês. Além de estimular que o cliente faça uma compra, esse tipo de cupom também ajuda a criar uma relação próxima com o seu cliente.

Primeira Compra

Você pode oferecer uma porcentagem de desconto a clientes que realizarão a primeira compra em seu negócio, é uma forma potente de atrair clientes novos para o seu Delivery.

Taxa de Entrega grátis

Nesse tipo de cupom, há uma grande chance de aumento do ticket médio do cliente em seu Delivery, pois você pode estabelecer um valor mínimo de consumo para que ele ganhe a entrega grátis.

Outra ideia é liberar o frete grátis durante um dia inteiro, criando um senso de urgência nos clientes que não resistirão à tentação de comprar.

Datas Comemorativas

Dia dos namorados, Dia do consumidor, Dia do cliente, Black Friday, Natal: datas como essas são extremamente importantes para a estratégia de vendas.

Portanto, planeje cupons de desconto bem tentadores para que seus clientes não resistam ao impulso de consumir em seu estabelecimento.

Divulgação de um Prato ou Bebida

Se você vai incrementar seu restaurante com um novo prato ou bebida, criar, por exemplo, um cupom de desconto para os 50 primeiros clientes degustá-lo é uma maneira perfeita para divulgar!

Tempo de Relacionamento

Para fidelizar e agradar aos clientes mais antigos, seu estabelecimento pode oferecer desconto pelo tempo de relação que possui com o seu negócio.

Pode ser um drink, um prato especial, o mais importante é que o cliente se sinta reconhecido, o que fará com que ele queira ser seu cliente por mais tempo e ainda o recomende para outras pessoas.

Cupom de Indicação

Esse tipo de cupom é bastante utilizado em marketplaces de Delivery online como iFood e Uber Eats.

Geralmente, funcionam assim: o cliente que já é usuário do app envia um convite para um amigo e se este amigo realizar seu cadastro e uma compra no app, os dois ganham um cupom de desconto e todo mundo sai ganhando.

Cupons Criativos

Por fim, você pode usar a sua criatividade para inventar outros tipos de desconto. Na verdade, quanto mais personalizado for o seu cupom, mais atenção chamará do seu público porque, dessa forma, sentirão que aquele desconto foi feito especialmente para eles.

E quem não adora se sentir especial, não é mesmo?

iFood, Uber Eats e Rappi: o que elas têm em comum?

Os cupons de desconto são usados por muitos estabelecimentos, mas, com certeza, os negócios online são campeões em usá-los.

Principalmente quando se fala do setor da alimentação, com destaque para o food service.

Nesse sentido, os três maiores marketplaces de delivery no Brasil - iFood, Uber Eats e o Rappi - têm algo em comum: todos usam os cupons de desconto como estratégia de vendas para atrair e fidelizar clientes.

Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu nenhum SMS com um código de desconto para usar no aplicativo de uma dessas três empresas.

Não pense que essa é uma decisão aleatória.

Como grandes negócios que são, iFood, Uber Eats e o Rappi sabem que ao receber um cupom de desconto, na hora do almoço, num domingo à noite ou no seu aniversário, a chance do cliente realizar um pedido é muito grande.

Além disso, outra estratégia adotada por eles é aproveitar os momentos em que há um volume baixo de pedidos para enviar os cupons e incentivar o aumento dos pedidos.

As três maiores plataformas de Delivery no Brasil utilizam os cupons de desconto como estratégia de vendas.

Indicadores de desempenho do negócio

Até aqui, foi falado sobre como usar cupons é uma decisão estratégica para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Mas você deve estar se perguntando: em que se basear para tomar as decisões certas na hora de oferecer um desconto?

Existem 3 importantes indicadores de desempenho de negócio que podem te ajudar a tomar essas decisões: CAC, LTV e ROI.

É de extrema importância que você conheça e acompanhe cada um deles. E se ainda não sabe nada sobre eles, continue lendo o texto para se informar do assunto.

CAC – Custo de Aquisição do Cliente

Engana-se quem pensa que não se deve investir (ou não deveria) na aquisição de novos clientes. 

Sabe aquele dinheiro gasto no setor de vendas e no marketing da sua empresa? Eles são investimentos essenciais para a captação de potenciais consumidores.

Para calcular o CAC é só fazer um conta bem simples:

CAC= total gasto com vendas + total gasto com marketing ÷ total de novos clientes

A partir do resultado, você saberá quanto gasta, em média, por cada cliente novo.

LTV – Lifetime Value (Ciclo de vida do cliente)

Esse indicador corresponde ao tempo de relacionamento do cliente com a empresa e à receita média que ele gerou durante esse tempo.

Usa-se o seguinte cálculo para se chegar ao LTV:

LTV (em R$)= Média de gasto do cliente no estabelecimento x Quantidade de vezes que o cliente comprou x Tempo de relacionamento do cliente com a empresa 

O LTV é complementar ao CAC, já que com ambos é possível analisar se suas estratégias estão gerando lucro ou prejuízo.

Nesse caso, o resultado do LTV deve ser sempre maior que o CAC. Caso contrário, as estratégias de vendas devem ser reavaliadas.

ROI – Return on Investment (Retorno do Investimento)

Como se pode deduzir pela tradução da sigla, o ROI diz respeito ao retorno de um investimento.

Ele é importante para medir os resultados e rentabilidade ou não de uma ação aplicada ao negócio.

Para chegar a esse indicador, é necessário o seguinte cálculo:

ROI (em %) = Valor total dos ganhos - Valor total do investimento inicial ÷ Valor total do investimento inicial x 100

E como esses indicadores podem ajudar?

Em resumo, o CAC serve para medir a eficácia das estratégias de marketing e vendas aplicadas, e o LTV, por sua vez, mede o esforço necessário para preservar um relacionamento bom e duradouro com o cliente.

Se você investe numa campanha de cupom desconto, isso é considerado como CAC. 

E, a partir do momento em que um novo cliente é conquistado, ele passará a gerar receita para sua empresa que poderá futuramente ser medido pelo LTV.

Ao final de um certo período, você poderá avaliar, com o ROI, se a estratégia dos cupons foi bem sucedida ou não e terá mais base para planejar as próximas estratégias de vendas.

Programa Consumer

O Programa Consumer é uma solução exclusiva para negócios na área da alimentação.

Seu principal objetivo é facilitar a gestão e as tomadas de decisão de donos de bares, restaurantes e lanchonetes.

Com ele, você pode criar seus próprios cupons de desconto e também acompanhar importantes indicadores de desempenho do seu negócio por meio do Connect.

Um programa totalmente digital, simplificado e eficiente.

Que tal fazer um teste com o Consumer para aumentar suas vendas?

Teste grátis por 15 dias.

2 comments

Participe e deixe seu comentário abaixo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.