Descubra como alavancar o Ticket Médio do seu restaurante

O sonho de todo dono de restaurante é aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. Entretanto, muitos deles têm dificuldades de pensar em estratégias para atingir tal objetivo.

Seja por não entender muito bem o que significa o termo ou por não saber como calculá-lo, alguns empreendedores deixam esse indicador no escanteio.

Se você se inclui em alguns desses casos, atenção: seu negócio pode estar correndo um sério risco.

Mas se, ao contrário, você sabe da importância do ticket médio para o seu negócio e quer dicas de como aumentá-lo, continue a leitura deste artigo!

O que é o Ticket Médio?

Ticket médio nada mais é do que a média de quanto cada cliente gasta em seu estabelecimento. Isto é, a média de consumo por cliente.

Assim, quanto maior for o valor gasto pelo cliente em seu restaurante, maior será o ticket médio dele.

E quanto mais o cliente gastar, mais lucro trará para o negócio.

Trata-se, portanto, de uma métrica que ajuda o setor de marketing e vendas de um negócio a tomar decisões estratégicas visando aumentar o volume de vendas.

Para que serve o Ticket Médio?

Além de ser um indicador de extrema importância, o ticket médio serve para avaliar os lucros e a performance de vendas de um negócio.

A partir dele é possível reavaliar e criar novas estratégias de marketing e vendas a fim de melhorar os resultados das vendas.

Um exemplo prático é quando suas vendas estão baixas e o seu negócio está fechando as contas no vermelho. 

Primeiro, você precisa identificar o que está causando tal problema. Depois, analisar quais estratégias precisa adotar para aumentar o consumo ou número de clientes, consequentemente aumentando seus lucros.

Se o problema é que os clientes estão comprando pouco, alguns motivos podem ser:

  • Pouca variedade de produtos
  • Qualidade
  • O atendimento não é agradável
  • Não tem tudo o que o cliente procura
  • Precisa de uma abordagem que estimule o cliente a querer comprar mais, etc.

Após identificada a causa, uma estratégia deverá ser desenvolvida e aplicada. 

O ticket médio será o meio pelo qual será verificado se os resultados da estratégia surtiram efeitos positivos ou não.

Como calcular o ticket médio do seu restaurante

Para calcular o consumo médio por cliente em seu restaurante é necessário, primeiramente, calcular o consumo diário.

Divida a receita de vendas gerada no dia pelo número de clientes que consumiram no seu restaurante, como mostra a seguinte fórmula:

Montante diário ÷ Número de clientes que consumiram no dia = Consumo médio diário

Por exemplo, se você vendeu R$2000,00 em um dia e o total de clientes que compradores foram 20, então o consumo médio foi de R$100,00.

RS2000,00 ÷ 20 = R$100,00 por cliente

Já para calcular o ticket médio, basta fazer o controle do consumo médio diário, anotando o número de clientes que compraram e o valor das vendas.

No final do mês, soma-se o total de consumidores e divide pelo total de vendas do mês:

Valor de vendas mensal ÷ Total mensal de consumidores - Ticket Médio Mensal

Seguindo a mesma lógica, você consegue calcular também o ticket médio anual do seu restaurante.

Para calcular o ticket médio, é necessário fazer o controle de vendas mensal.

Calculando o Ticket de maneira mais prática

O método ensinado acima é a forma manual de calcular o consumo médio do seu estabelecimento.

É um jeito que requer mais tempo e dá um pouco mais de trabalho para os proprietários de restaurantes que já têm uma rotina atarefada.

O Programa Consumer tem um jeito mais fácil e prático para calcular o ticket médio para você.

Na verdade, a única coisa que precisa ser feita é a utilização do Consumer como sistema de gestão do seu restaurante. E, claro, registrar todas as vendas do dia.

Ao final do dia ou do mês, o Consumer calcula automaticamente a média de consumo para você com apenas alguns cliques.

Calcular o ticket médio no Programa Consumer é muito mais fácil: basta alguns cliques e o programa calcula automaticamente.

Como aumentar o Ticket Médio do seu restaurante?

Agora que você já sabe o que é e como calcular o ticket médio do seu restaurante, está na hora de pensar em estratégias para aumentá-lo e ter mais lucro com seu negócio.

E a nossa dica de ouro é: invista no delivery de comida!

Hoje, há um número gigantesco de clientes que preferem pedir suas refeições por delivery em vez de consumi-las nos estabelecimentos físicos.

Isso porque a comodidade e a conveniência de receber o alimento na própria casa ou no trabalho é bem grande. 

Além de ser bastante prática para uma rotina que tem se tornado cada vez mais acelerada.

Essa é uma ótima oportunidade de expandir seu negócio! E também de aumentar o ticket médio por cliente vendendo mais com o Delivery.

Com o MenuDino, seu restaurante pode ter um site de Delivery grátis e o aplicativo próprio.  Aumente seu ticket médio investindo em uma plataforma de Delivery 100% focada na área da alimentação!

Aplicativo próprio de Delivery

Ter o próprio aplicativo de Delivery é a estratégia mais eficiente para se destacar da concorrência.

Apesar das grandes plataformas de delivery serem populares, a concorrência com outros negócio da alimentação é muito maior. 

Muitas vezes, o cliente sequer consegue encontrá-lo em meio a tantas opções.

Por isso, o Consumer desenvolveu o MenuDino: para que você tenha um aplicativo exclusivamente seu com todo o destaque que seu restaurante merece para estar à frente da concorrência.

Com o MenuDino, você também pode ter um site grátis de delivery com domínio personalizado, alcançando um público ainda maior.

Além disso, seu restaurante terá um cardápio online e incorporado nele um módulo de perguntas, no qual é possível criar perguntas que estimulam o cliente a gastar mais no seu restaurante.

Assim, as chances de alavancar seu ticket médio serão maiores!

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