Skip to main content
Bares e RestaurantesDeliveryEmpreendedores da alimentaçãoMenuDino

iFood ou Rappi: Qual usar no Seu Restaurante?

By outubro 5th, 20235 Comments

O iFood e o Rappi são exemplos de apps de delivery que auxiliam no relacionamento cliente-restaurante, e ambos oferecem para o cliente diversos tipos de restaurantes em uma única plataforma.

Para o restaurante, a perspectiva é outra, eles se tornam formas de conseguir uma clientela variada e propaganda regional.

Neste artigo, vamos analisar os dois principais aplicativos de comida do Brasil.

Com o foco de entender como eles funcionam sob a perspectiva do restaurante, comparamos seus benefícios definindo a melhor alternativa para seu negócio.

Boa leitura!

Rappi

Como se Cadastrar no Rappi

Diferente do iFood, o Rappi também é uma grande loja de departamento. Trata-se de um app que faz a entrega de qualquer coisa.

Antes de tudo, o procedimento para se cadastrar no Rappi é simples, pois, basta um cadastro no site deles e aguardar a aprovação.

Falamos mais sobre ele neste artigo.

Quanto Custa se Cadastrar no Rappi?

Assim como em outros apps de delivery, existe uma taxa inicial.

Porém, o valor costuma ser bem mais baixo, por volta de R$40, e esse valor é descontado de cada repasse ao restaurante, que é feito a cada 15 dias. 

Portanto, se os ganhos do restaurante no app não ultrapassarem R$40 no primeiro mês, é possível que não seja repassado nada até que essa taxa seja abatida.

Depois disso, de todo pedido será cobrado aproximadamente 3,5% do valor total.

Quais as Vantagens e Desvantagens do Rappi?

Vantagens

Assim como o iFood, o Rappi possui a vantagem de que seu restaurante vai estar bem acessível para os clientes. E isso é uma ótima maneira de atrair novos clientes!

Ademais, outra vantagem é que o restaurante pode escolher entre usar os entregadores da plataforma ou ter sua própria frota (que está cada vez mais comum, falamos mais sobre isso aqui).

Além disso, também é possível receber pagamentos online, através do próprio Rappi.

Em outras palavras, isso evita gastos com máquinas de cartão ou que o entregador tenha que correr riscos levando muito dinheiro consigo.

ifood ou rappi

O Rappi se diferencia pois ele entrega muita coisa além de comida, portanto a presença de mais estabelecimentos na plataforma é provável

Desvantagens

A presença forte da concorrência com seu restaurante é grande em qualquer app de entrega.

A plataforma está recheada de concorrentes. Mas, vai ser justamente por ali que seu negócio será diretamente comparado com outros.

E ainda, existem formas com que o algoritmo do app escolhe mostrar os restaurantes. Tudo é com base nas avaliações e promoções de cada estabelecimento. 

iFood

Como se Cadastrar no iFood?

Finalmente, chegamos no famoso iFood.

Já falamos muito sobre ele aqui no Blog, confira nossos posts onde te ensinamos a se cadastrar no iFood, como baixar o gestor de pedidos ou como usar o Consumer para isso e como cancelar pedidos.

Quanto Custa de Cadastrar no iFood?

O cadastro no iFood é livre e gratuito e a única cobrança é feita nos pedidos.

Existem planos que ditam quanto o restaurante irá pagar.

Na opção mais simpática, é cobrado 12% sobre cada pedido, mais os 3,5% para pagamentos online via cartão de crédito, débito ou carteira do app.

Quais as Vantagens e Desvantagens do iFood?

Vantagens

O iFood chega a ter 65 milhões de pedidos por mês na América Latina.

Isso abre portas que nenhuma outra estratégia de vendas pode abrir, porque as vantagens quanto a entregadores e pagamentos online também são válidos para o iFood.

Em conclusão, existem grandes oportunidades no iFood para quem sabe aproveitá-las.

Afinal, mesmo que as taxas pareçam altas, quando se tem uma demanda correspondente, elas não se tornam tão grandes.

ifood ou rappi

O iFood conta com algumas vantagens em relação aos valores cobrados, além de abrir algumas portas

Desvantagens

Existem, sim, alguns problemas para quem desconhece a plataforma.

O iFood garante maior visibilidade do que os outros pela maneira com que é possível pesquisar por estabelecimentos.

Lá, é possível escolher por gênero de comida e escolher exatamente o que o cliente quer comer naquele momento, e isso torna possível que restaurantes desconhecidos sejam descobertos graças aos seus produtos.

Entretanto, para quem está começando, as taxas podem parecer meio assustadoras.

Afinal, Qual é o Melhor? iFood ou Rappi?

Você deve estar super dividido agora, e sem saber exatamente o que fazer com seu delivery. A verdade é que depende muito da sua região e do tamanho do seu negócio

A princípio, as condições do iFood são bem mais atrativas, porém o Rappi também têm suas vantagens como pudemos ver anteriormente.

A verdade é que é sim importante estar nesse meio de apps de delivery. Pois, eles abrem portas que seriam muito dificilmente abertas sem eles.

Entretanto, o ideal é não depender de plataformas para vender, mas sim ter controle total das suas vendas.

As plataformas de marketplace tem suas regras e condições (e estão corretas em ter, pois precisam delas para sobreviver), porém é importante que você não dependa delas para vender.

Então, seu restaurante deve também contar com as próprias pernas para prosseguir, e para isso, existem outras maneiras de atrair clientes, como explicamos neste artigo.

Uma delas é ter seu próprio aplicativo, e não somente ficar preso ao iFood ou Rappi, pois com um, você ganha exclusividade e destaque, além de ser ótimo para fidelizar seus clientes.

O MenuDino é a plataforma perfeita para seu app e site próprios, ele leva seu nome e seu logo, bem como seu cardápio totalmente personalizado.

Escolha ser exclusivo, escolha ter o MenuDino ao seu lado!

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

5 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.