O Que é Cashback, Como Funciona e Como Oferecer ao Cliente?

O Cashback é um programa de recompensas pelo qual o cliente faz uma compra e recebe de volta parte do dinheiro gasto, geralmente em forma de crédito para compras futuras.

A prática, antes comum em lojas online e operadoras de cartões de crédito, hoje pode ser utilizada em todo tipo de negócio.

Inclusive, existem muitos que tem seus próprios programas de cashback.

Isso garante benefícios tanto ao estabelecimento quanto ao cliente.

Quer saber mais sobre como funciona o cashback, quais os seus benefícios e como montar uma promoção dessa? Continue lendo.

O Que é Cashback? 

Com o cashback, o cliente faz uma compra e ganha dinheiro de volta, com base em uma porcentagem definida por cada estabelecimento ou plataforma.

Digamos que um restaurante começou a oferecer cashback de 10% a cada compra.

Uma vez que o pedido do cliente totalizar R$30, ele receberá R$3.

Quando o programa é de um estabelecimento em específico, o dinheiro de volta é convertido em descontos para compras futuras.

A tradução de Cashback é, literalmente, “dinheiro de volta”.

Ele é já é usado nos Estados Unidos há alguns anos e tornou-se parte da cultura.

O objetivo principal desse tipo de campanha é simples: fidelizar os clientes

O cashback tem como principal objetivo a fidelização de clientes, mas também traz muitos outros benefícios.

Cadastrar-se em uma Plataforma de Cashback ou ter uma Campanha Própria?

A maioria das campanhas de cashback funcionam apenas com cadastro em plataformas específicas para isso.

Na maioria delas, o usuário recebe o valor em forma de uma carteira virtual e pode usá-lo de diversas maneiras, em vários estabelecimentos.

Isso pode ter o efeito contrário ao que a maioria dos estabelecimentos procura quando passa oferecer descontos como esse.

Afinal, a ideia principal é fazer com que o cliente volte ao estabelecimento. 

Se uma compra no seu restaurante faz ele receber desconto em outro, o cliente não se sentirá inclinado a favorecer o seu no futuro.

É por isso que, cada vez mais, vários negócios têm passado a criar sua própria promoção do tipo.

Quais São as Vantagens de Oferecer Cashback?

1. Fidelização de Clientes

O principal objetivo do cashback é fidelizar clientes. 

Afinal, entre ir para um estabelecimento e pagar o valor total e ir a um onde ele poderá acumular ou usar seu desconto, todos sempre irão preferir pelo segundo.

2. Visibilidade da Empresa

Todo tipo de promoção chama a atenção. 

Porém, no caso do cashback a visibilidade é ainda maior: o cliente sente que está no controle de quanto irá receber de desconto no futuro.

Isso atrai ainda mais do que o desconto mais simples.

3. Interesses de Novos Clientes

Mais do que promoções comuns, o cashback consegue trazer clientes novos.

E estes estarão muito mais próximos de serem fidelizados, pois terão vontade de acumular cada vez mais descontos.

Dessa maneira, consumindo mais.

O cashback traz outros benefícios tão bons quanto fidelização, incluindo potenciais novos clientes.

4. Retornos mais Frequentes de um Mesmo Cliente

Na procura de aumentar os futuros descontos, o cliente vai  continuar retornando.

O cliente geralmente irá preferir retornar ao estabelecimento onde ele ganha algo enquanto consome ao invés de visitar aquele que não lhe retorna nada.

Isso faz com que, até mesmo, seu gasto médio a cada visita aumente.

Como Funciona o Cashback?

Agora que você sabe como ele difere dos descontos tradicionais, confira como um cashback normalmente funciona:

1. Cadastro em uma plataforma

Existem muitas plataformas que oferecem cashback, mas são poucas aquelas que possibilitam que a promoção seja exclusiva para um estabelecimento. 

O Consumer permite isso.

Logo mais, neste artigo, apresentaremos o sistema Consumer e como fazer o cadastro nele.

2. Pagamentos e cadastro de clientes

Para realizar cashback você precisa, necessariamente, de um sistema que permita o cadastro de clientes.

Assim, você terá controle total de quanto cada cliente recebeu de cashback.

3. Acúmulo de Saldo 

A cada compra, mais é acumulado na “conta corrente” do cliente, de acordo com a porcentagem definida previamente.

Os pequenos valores de acumulam até que o cliente possa decidir usá-los como crédito no estabelecimento.

4. O Cliente Transforma seu Saldo em Desconto

O cliente pode acumular o saldo até atingir em um valor que pode ser trocado por um desconto.

O saldo do cashback vira descontos no futuro, por isso fique atento às porcentagens.

Agora que você conhece bem o processo do cashback, saiba como aplicá-lo no seu restaurante.

Como Oferecer Cashback em meu Restaurante?

1. Cadastre-se em um Sistema 

Como já dissemos anteriormente, você precisa de um sistema que mantenha seus clientes cadastrados, além de contabilizar o cashback automaticamente.

Em uma nova atualização, o Consumer possibilita isso. 

Portanto, basta fazer o download do Consumer gratuitamente e escolher o plano mais adequado para você.

2. Comece uma Campanha Única

Com o Consumer aberto, basta ir até a aba “APPS”, depois clicar em “Fidelidade” e em “Configurar Campanha”.

Lembre-se que, a esse ponto, você deverá ter seu cardápio cadastrado para manter tudo em ordem, conforme você recebe pedidos.

Para aprender a fazer isso, clique aqui.

Para oferecer cashback é preciso ter uma plataforma que controle isso de maneira eficaz.

3. Configure a Campanha 

Na nova janela, clique em “Novo (Cashback)”. Assim, as opções para configurar todos os detalhes da sua campanha estarão disponíveis para edição. São eles:

  • Nome da Campanha;
  • Porcentagem que o Cliente Receberá como Cashback;
  • Produtos Participantes.

Assim que tudo estiver pronto, clique em “Salvar”.

Defina, primeiramente, o nome da campanha, depois a porcentagem, e, por fim, os produtos participantes.

4. Receba Pedidos de Maneira Prática

Prontinho! Agora basta receber seus pedidos pelo Consumer e todo o processo será feito automaticamente.

Não se esqueça de nomear seus clientes no sistema, assim o saldo de cashback de cada um será calculado a cada pedido.

Nomeie os clientes para que o cálculo seja feito corretamente. Isso é imprescindível para que não existam erros.

5. Avise seus Clientes sobre a Campanha

Sempre, ao fim do pedido, você será avisado se o cashback foi aplicado, como no exemplo.

Ao fim de cada pedido, uma mensagem aparecerá com o saldo do cashback do cliente. Informe-o disso e incentive-o a acumular saldo.

Porém, não espere que os clientes venham para ficarem sabendo da sua promoção

Divulgue nas redes sociais assim que começar a trabalhar com cashback e atraia pedidos.

6. Cumpra a Promessa

Seja fiel à promoção, quando o cliente decidir utilizar seu saldo, você deverá fazer isso.

Basta clicar em “Usar Cashback” ao fechar o pedido e digitar o valor que será descontado.

Para usar Cashback, basta escolher "Usar Cashback" na tela de pagamento.

É isso! Simples, não é? 

Com poucos cliques, você terá um cliente satisfeito e com vontade de voltar. 

O Que é o Cashback e Como o Consumer te Ajuda a Trabalhar com Ele

O Cashback é uma das formas de fidelizar clientes e até atrair novos.

Foi pensando nas suas necessidades de gestão e atendimento que desenvolvemos soluções como essa.

Intuitivo e prático, o Consumer supre todas as necessidades do estabelecimento da alimentação e dos seus clientes.

Nós ouvimos nossos clientes e estamos dispostos a nos adaptar às necessidades deles, oferecendo cada vez mais recursos em nosso sistema.

Faça parte de uma comunidade crescente de Clientes Consumer e nunca mais tenha problemas de gestão e atendimento.

Teste a versão completa do Consumer aqui ou confira nossa apresentação semanal aqui.

5 comments

    • Equipe Programa Consumer 11 maio, 2020 at 14:19 Responder

      Oi Alessandra, sim funciona porém os dados são consolidados no Consumer Desktop, o gerenciamento da campanha, pontos e extrato. Em breve queremos replicar esses dados também no aplicativo, para o seu cliente poder acompanhar. Abraços.

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