Plano de Negócio: entenda o que é e como ele pode salvar seu restaurante

Tirar os planos do papel e abrir um estabelecimento é um grande passo na vida de todo empreendedor.

Porém, nem todos os empreendedores colocam, literalmente, esses planos no papel, deixando de fazer o plano de negócio.

É um erro comum de quem está começando a empreender não realizar este planejamento prévio do próprio negócio.

Essa falta de planejamento pode gerar muitos prejuízos para um negócio, inclusive (e principalmente) o fechamento precoce do estabelecimento.

Muitos acreditam que confiar na própria intuição ou elaborar o plano apenas de cabeça é suficiente para dar certo.

Mas abrir um negócio envolve muito planejamento, não é só ter uma ideia de negócio em mente.

Por isso, é tão necessário ter em mãos um documento detalhado que oriente o passo a passo para alcançar cada objetivo esperado.

Esse artigo é para você que quer entender o que é, como funciona e qual a importância da elaboração de um plano de negócios.

Ele serve tanto para quem pretende abrir um negócio quanto para quem já abriu, mas não fez o planejamento.

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O que é um Plano de Negócio?

Plano de negócios, também conhecido como plano empresarial, é um documento detalhado que descreve e analisa a viabilidade de uma empresa.

Por meio dele, realiza-se uma simulação dos resultados, da lucrabilidade, de possíveis prejuízos e do modelo de negócio que se deseja implementar.

O ideal é que a elaboração do plano seja feita antes da abertura do negócio. Porém, dá para fazer depois de aberto também.

Além de ser usado para o planejamento, o documento também é eficiente para criar metas de curto e longo prazo para o sucesso do negócio.

Da mesma forma, também auxilia a planejar e acompanhar os resultados da criação e implementação de novos produtos ou serviços.

Elaborar o plano do seu negócio é uma forma eficiente de aprofundar o conhecimento e refletir sobre o seu empreendimento em detalhes.

Com ele, você tem em mãos informações sobre todos os aspectos do seu negócio, sobre o mercado, sobre a concorrência e o seu público alvo.

Tais informações são fundamentais para preparar o empreendedor nas tomadas de decisões estratégicas, como expansão de mercado ou soluções para momentos de crise.

Fazer o plano de negócio é planejar o futuro da sua empresa.

Qual a importância da elaboração de um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios exerce um papel de fundamental importância para a gestão de uma empresa.

É ele que fornece a base e instrui o caminho para se gerenciar a empresa.

É a principal forma de organizar ideias, orientar a expansão da empresa, apoiar a gestão, facilitar a comunicação interna e externa, além de captar recursos e parcerias.

Basicamente, funciona como uma “bola de cristal” que antecipa o futuro da empresa e prepara o empreendedor para encarar todas as situações.

Sejam elas positivas ou caóticas.

Além de ajudar a alinhar todos os processos e mostrar os pontos fortes e fracos do negócio.

Passo a passo das Etapas do Plano de Negócio

O processo de elaboração do planejamento da empresa é bastante similar a de um dossiê.

O arquivo deve conter todos os dados e documentos que dizem respeito ao novo negócio ou ao projeto que se pretende aplicá-lo.

Existem alguns elementos que são essenciais no planejamento deste documento. Abaixo, iremos falar sobre cada um deles.

Conheça a estrutura do modelo de Plano de negócios passo a passo:

1. Sumário Executivo

O sumário executivo é a primeira parte do plano de negócio.

Trata-se da apresentação e  do resumo do documento que guiará o empreendedor.

Nele, deve constar a organização estrutural do arquivo, como em um sumário de livro, bem como os principais aspectos de cada parte do planejamento. 

Por esse fator, é recomendado que ele seja escrito apenas quando o plano estiver pronto.

Além disso, o sumário deve apontar as principais informações sobre o negócio, tais como a missão, a localização, o segmentos de clientes, entre outros.

As principais características que o sumário deve apresentar são:

  • Clareza e objetividade
  • Ser escrito de forma que desperte o interesse de quem o lê
  • Demonstrar profissionalismo
  • Ressaltar as conclusões 
  • Proporcionar a visualização geral do plano

2. Pesquisa de Mercado

Sem clientes, nenhum negócio sobrevive. Muito menos consegue virar realidade.

Assim, a análise de mercado é extremamente importante para descobrir e definir o perfil do seu público alvo e saber como atendê-los da melhor forma.

Para além disso, a pesquisa de mercado auxilia a traçar um panorama amplo dos seus concorrentes.

Dessa forma, ela fornece base para que você conheça a oposição e pense em diferenciais para se destacar dela.

Em especial, o que será necessário ter em seu negócio para que o cliente escolha o seu estabelecimento em vez do concorrente.

Outro elemento importante são os fornecedores. Com acesso aos dados da pesquisa, você pode avaliar e comparar preço, qualidade e prazo de entrega dos fornecedores.

Sendo assim, a pesquisa e análise de mercado orienta as estratégias de marketing, vendas e precificação do seu produto ou serviço.

Aspectos como a localização e horário de funcionamento também são estabelecidos a partir dos resultados obtidos na pesquisa.

Por isso, a pesquisa e análise de mercado é uma parte fundamental do planejamento que não pode deixar de ser feita em hipótese alguma.

A pesquisa de mercado ajuda a identificar o público alvo de um negócio. Assim, fica mais fácil elaborar estratégias para alcançá-los.

3. Plano de Marketing

O plano de Marketing é a parte em que as estratégias de divulgação da empresa, produto ou serviço serão planejadas.

Aqui, define-se quais tipos de canais serão utilizados para alcançar os clientes e fortalecer a marca, criando uma identidade personalizada e marcante.

Também é analisado quais valores serão propagados pela empresa, o que envolve sua missão e visão de negócio.

Além disso, detalha-se o perfil do público alvo da sua empresa, as regiões em que atuará, como serão feitas as vendas e entregas, caso seu negócio opte por esse modelo de negócio.

4. Plano Operacional

É a descrição de como o produto ou serviço será ofertado em seu negócio.

Nessa etapa, todos os processos operacionais de produção, execução e venda serão descritos detalhadamente:

  • Quais recursos e materiais serão utilizados
  • Quanto tempo levará para ser realizado
  • Quantos colaboradores serão necessários

Aqui, produzir um fluxograma de processos pode ser um grande e ótimo aliado do planejamento.

Ele ajudará a mapear e otimizar os processos, identificar retrabalhos e eliminá-los. 

Além de contribuir para saber o que pode ser feito para que tais processos se tornem mais ágeis e simples. Como a implementação de um sistema de gestão inteligente.

Outro elemento é a planta do estabelecimento físico.

Ela pode ser usada para dividir o espaço de acordo com cada setor, o que facilita a distribuição dos equipamentos e colaboradores.

Por exemplo, se o negócio for um restaurante, o espaço poderá ser dividido entre salão de atendimento, balcão/caixa, escritório e cozinha.

A partir de todas essas previsões, é feita uma estimativa da capacidade produtividade do negócio.

Dessa forma, o plano operacional é essencial para a potencializar a funcionalidade do estabelecimento, sobretudo para negócios na área da alimentação.

5. Plano Financeiro

O penúltimo passo é o plano financeiro. É ele quem dará o resultado final e mais importante: a viabilidade do negócio.

Nesse ponto, o investimento necessário para abrir e tirar o projeto de negócio do papel deverá ser calculado sistematicamente. 

Por isso, todos os investimentos e custos pós-operacionais devem ser projetados e levados em consideração

Inclusive e principalmente o capital de giro

O sistema de gestão, as embalagens, os utensílios, estoque de matéria prima, os equipamentos, os móveis, o aluguel, as reformas necessárias e os custos com a papelada. 

Todos eles são exemplos de custos e investimentos a serem considerados.

Ao final, você terá nas mãos um demonstrativo de resultados, envolvendo despesas e receitas, avaliando se o negócio irá operar com lucro ou prejuízo.

Apenas dessa forma será possível avaliar se o negócio vale a pena ou não para o empreendedor.

O plano financeiro é a cartada final do plano de negócio. Por meio dele, você terá uma ideia da viabilidade do seu negócio.

6. Análise de cenários e avaliação plano

Com o plano de negócios finalizado é hora fazer as últimas análises antes de colocá-lo em prática.

Entra em ação, então, a análise de possíveis cenários e a avaliação do planejamento do seu negócio.

Projete cenários positivos e negativos no seu ramo e tenha planos A, B e C para todos as situações.

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