Skip to main content

Abrir um restaurante de sucesso é o sonho de muitas pessoas dispostas a empreender no setor alimentício.

Entretanto, começar o próprio negócio não é uma tarefa simples ou fácil. Principalmente quando se trata de um negócio na área da alimentação.

Para conquistar uma fatia desse mercado, os(as) empreendedores(as) precisam tirar o sonho do papel para se aproximarem mais do sucesso almejado.

Além disso, geralmente, donos(a) de restaurantes também são os funcionários que trabalham por mais tempo no início das atividades.

Assim, isso significa enfrentar uma rotina extensa e pesada, abrir mão de alguns compromissos pessoais e dispor-se a trabalhar enquanto outros se divertem.

Para manter tudo sob controle, é interessante atentar-se às particularidades do segmento de Food Service que vai investir, antes de abrir seu negócio. 

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas imperdíveis para você que pretende abrir um restaurante de sucesso. Continue lendo para saber quais são elas e entender um pouco mais sobre o mercado de alimentação fora do lar no Brasil!

O Mercado de Alimentação Fora do Lar no Brasil

Com cotidianos cada vez mais corridos, muitos brasileiros deixaram de ter tempo suficiente para preparar todas as suas refeições em casa. 

Sendo assim, uma boa alternativa para quem não deseja ou não tem tempo para cozinhar é escolher entre os estabelecimentos que oferecem uma boa alimentação.

Aliás, o aumento da alimentação fora do lar no país é notável. Na verdade, o Brasil já abriga um dos maiores mercados de Food Services do mundo.

Portanto, quem pretende inaugurar um restaurante precisa estar sempre atento às mudanças de comportamento de seu público alvo. Ou melhor, de seus principais consumidores.

Por isso, a pesquisa de mercado é de extrema importância, pois ajuda você a entender de forma profunda o seu negócio e a se preparar para diversos cenários.

Além disso, seguir algumas tendências do mercado pode ser o segredo para manter o estabelecimento funcionando mesmo em momentos de crise.

Vale a pena atentar-se a pelo menos duas delas:

A Oferta da Refeição Rápida

Com rotinas tão atarefadas, é natural que, além de fome, os consumidores também tenham muita pressa.

Então, quando sobra um tempinho para fazer uma refeição, os brasileiros parecem preferir lugares em que não demoram muito para servi-los.

Outra opção são os estabelecimentos que têm um modelo dinâmico de negócio, que ofereça uma boa refeição já pronta para consumo em poucos instantes.

O Take-away, inclusive, é uma ótima maneira de agilizar os pedidos, pois o cliente faz seu pedido e não precisa esperar em filas para retirá-lo.

Ofereça mais de uma forma do cliente comprar no seu restaurante. (Imagem: Freepik)

A Oferta de Alimentos mais Saudáveis

Outra tendência dos últimos anos parece ser a busca por alimentos mais saudáveis. Entretanto, isso não quer dizer necessariamente alimentos com benefícios específicos ou especiais para dietas.

Tem mais a ver com alimentos leves, com pouca gordura e que promovem a ideia de uma alimentação mais balanceada e uma melhor qualidade de vida.

Além de atentar-se às exigências frequentes dos consumidores, também é muito sábio manter o que já foi implementado no negócio até então, sempre organizado e alinhado.

Quanto maior o contato do empreendedor com o seu negócio, mais conscientes e acertadas serão suas decisões.

Afinal, estar familiarizado com o cotidiano da operação ajuda a identificar processos que precisam de otimização ou demandas que ainda não foram atendidas.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas que podem até parecer simples, mas mostraram-se valiosas para os empreendedores da área da alimentação.

5 Dicas Imperdíveis para Abrir um Restaurante de Sucesso

Dica 1: Fique de Olho nos Consumidores

É importante fazer pesquisas e interagir com seus clientes. Afinal, as tendências de mercado costumam ser um reflexo de seus hábitos de consumo.

Portanto, não deixe de manter contato com seus clientes. Procure ouvir suas sugestões e críticas para entender melhor suas necessidades.

Hoje, existem muitas ferramentas que permitem saber o que seu público pensa sobre o seu restaurante, por exemplo:

  • Feedbacks e avaliações nos aplicativos
  • Redes sociais
  • Pesquisa de satisfação online

Entender como seus clientes se comportam é essencial para descobrir o que os deixa mais satisfeitos ou não. 

Conheça seu público-alvo para criar boas estratégias. (Imagem: Kevin Curtis/Unsplash)

Dica 2: Exiba o Necessário, Somente o Necessário

Você deve atentar-se aos detalhes, mas isso não significa que necessariamente precisa haver muitos deles. 

Por exemplo, se você deixar seu cardápio mais simples e enxuto, todos os processos, desde a emissão até o preparo do pedido, poderão ficar mais ágeis e dinâmicos.

Isso porque o excesso de informação pode deixar seus consumidores confusos. O que se torna bastante perigoso, pois poderá gerar dúvidas desnecessárias no momento da escolha do pedido, alimentando incertezas e gerando equívocos. 

Afinal, é mais difícil para o cliente saber se fez de fato uma boa escolha quando está diante de muitas opções.

Assim, apegue-se à sabedoria popular de que, muitas vezes, a qualidade é mais relevante do que a quantidade.

Dica 3: Delegue funções

É interessante definir sua própria jornada de trabalho diária. E isso não significa apenas determinar quanto tempo será gasto diariamente, mas “como” e “em que” investirá esse tempo.

Mas a tarefa de delegar funções tem a mesma importância, pois evita sobrecarga de trabalho, rotinas estressantes e pouco produtivas.

Portanto, procure distribuir e delegar funções com base na afinidade de cada funcionário com cada função em particular.

Assim, além de atribuir valor ao bom trabalho de quem o auxilia, você evitará o acúmulo de tarefas.

Saiba delegar funções. Assim, os processos do seu restaurante vão fluir melhor. (Imagem: Freepik)

Dica 4: Conte com Bons Apoios, Bons Equipamento e um Ótimo Sistema de Gestão

Para abrir um restaurante de sucesso, é preciso fazer alguns investimentos. Mas, embora o valor  investido tenha sua importância, não é tão importante quanto a maneira com que se investe.

Priorizar o custo-benefício de qualquer aquisição deve ser uma regra no seu restaurante. Seja de algo mais barato ou mais caro.

Para fazer isso, entenda melhor quais são as reais necessidades do seu empreendimento. Então, estabeleça o que ele de fato precisa para funcionar adequadamente.

Depois, busque por bons apoios para:

  • Pesquisar sobre o seu nicho de atuação
  • Conhecer os especialistas no assunto 
  • Informar-se de maneira menos impessoal.

Equipamentos

Quando se trata de equipamentos, o mercado garante que diferentes marcas ofereçam produtos semelhantes. Mas cada uma com suas particularidades e diferenciais competitivos.

Por exemplo: quando você pensa em comprar uma panela, já sabe que há lojas que vendem panelas mais caras, com muitas particularidades e especificidades; por outro lado, outras vendem panelas mais baratas e comuns, não é mesmo?

Sabendo disso e tendo em vista o quanto pode gastar no momento, compre do lugar que ofereça o que precisa por um preço acessível.

No que diz respeito a equipamentos, pesquise e peça opiniões a especialistas quanto à sua durabilidade e funcionalidade. 

Mas, atenção: cuidado para não pagar muito barato em equipamentos duvidosos! Na dúvida, invista em equipamentos um pouco mais caros, mas que não te deixarão na mão. 

Isso vale desde utensílios de cozinha às lâmpadas utilizadas no seu restaurante.

Consumer: o melhor sistema de gestão focado em restaurantes.

Invista em um Ótimo Sistema de Gestão

Do que adianta ter bons funcionários e excelentes equipamentos, mas não ter um sistema de gestão para otimizar os processos?

A organização é fundamental para um restaurante de sucesso. Afinal, todos os processos de um restaurante são dependentes uns dos outros.

Assim, uma falha, erro ou atraso em um deles pode comprometer toda a operação do restaurante em larga escala.

É nisso que um sistema de gestão voltado especialmente para a área da alimentação, como o Consumer, pode ajudar você.

Com ele, você pode administrar melhor seus processos e facilitar ou até mesmo automatizar vários deles.

No Consumer, você encontra recursos e soluções para gerir seu restaurante com mais eficiência, tais como:

E mais de 100 funcionalidades disponíveis para você não ter dificuldade nos processos de gestão do seu restaurante!

Dica 5: Digitalize seu Restaurante

Para ser um restaurante de sucesso hoje, pode-se dizer que é imprescindível passar pela digitalização.

Isso porque a pandemia forçou restaurantes a adaptarem-se ao digital para conseguir vender em tempos de isolamento social.

Assim, o Delivery, que era uma tendência, tornou-se uma necessidade e passará a ser cada vez mais uma demanda dos clientes.

Em pleno crescimento nos últimos três anos, a expectativa é que ele continuará crescendo daqui para frente.

Portanto, ao planejar abrir seu restaurante, inclua o Delivery no seu projeto. Dessa forma, você começará seu empreendimento já preparado para essa oportunidade.

Aliás, você pode criar um site Delivery e publicar um cardápio online grátis pelo MenuDino para receber pedidos sem taxas no WhatsApp!

Digitalize seu restaurante grátis no MenuDino!

O Consumer Oferece Todo Apoio e Suporte Para Você Abrir seu Restaurante de Sucesso

Embora não seja um trabalho fácil, é possível abrir um restaurante de sucesso. Para isso, é essencial acompanhar as tendências do mercado e fazer pesquisas de mercado para ver o que funciona melhor com seu público-alvo.

Mas, agora que você já aprendeu algumas dicas, é hora de colocá-las em prática! Então, siga as 5 dicas que trouxemos aqui para conquistar o sucesso do seu negócio.

Vale lembrar também: quando se trata de apoio, todo restaurante de sucesso utiliza um bom sistema de gestão para agilizar tarefas e poupar trabalho.

É o caso do Consumer, presente em mais de 30 mil restaurantes do Brasil, ajudando donos(as) de restaurantes com as melhores soluções do mercado!

Conheça o Consumer na prática e descubra por que tantos(a) donos(as) de restaurantes estão escolhendo ele para gerir seus negócios.

Experimente grátis!

Equipe Consumer

Equipe Consumer

Somos especializados no segmento da alimentação e buscamos as melhores informações para compartilhar com nossos clientes. Instale Grátis o Programa Consumer para melhorar seus resultados.

7 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.