Sistema de Delivery para WhatsApp em Seu Restaurante

Muitos restaurantes e negócios na área da alimentação querem mais detalhes de um sistema de delivery para WhatsApp.

Esse aplicativo se tornou primordial para comunicação nos dias de hoje, para todos os Brasileiros, então porque não utilizá-lo para para aumentar suas vendas e seu faturamento?

Pizzarias, bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias todos os tipos de estabelecimento na área da alimentação, podem se aproveitar.

Pensando nessas dúvidas comuns de muitos empresários brasileiros, preparamos um guia completo de tudo o que você precisa saber antes de aplicar na prática essa solução.

Confira sobre o que vamos falar nesse artigo:

  • Qual o Melhor Sistema de Delivery para WhatsApp?
  • Como Receber Pedidos pelo WhatsApp?
  • Fazer Delivery pelo WhatsApp, vale a pena?
  • Como Baixar e fazer Download de um Sistema de Delivery Grátis?
  • Exemplos reais de restaurantes que usam o WhatsApp no dia a dia.

Qual o Melhor Sistema de Delivery para WhatsApp?

Sistema Delivery WhatsApp - Melhor Sistema Grátis.

Se você trabalha no segmento de food service e deseja aumentar as vendas de seu delivery, muitas vezes pensa como primeira opção de sistema delivery no WhatsApp.

Além de um aplicativo grátis, ele caiu na graça dos brasileiros como solução de comunicação oficial entre empresas, amigos e familiares.

Foi pensando nisso que uma empresa de tecnologia, localizada no estado de São Paulo, desenvolveu um sistema de delivery para WhatsApp chamado MenuDino.

O MenuDino é uma solução de delivery, desenvolvido pela empresa Consumer Soluções em Tecnologia. Com ele, os restaurantes cadastram e publicam seu cardápio na internet, de maneira totalmente gratuita.

Além disso, os restaurantes podem habilitar pedidos para os  clientes, os quais, quando enviados, chegam diretamente no número de WhatsApp do Restaurante.

Por sua simplicidade no uso e, claro, por ser 100% gratuito, o MenuDino é apontado por muitos clientes como um dos melhores sistemas de delivery para WhatsApp no Brasil.

Como Receber Pedidos pelo WhatsApp? 

Como receber pedidos pelo WhatsApp com o MenuDino.

Usar o MenuDino para receber pedidos pelo WhatsApp é muito fácil. O primeiro passo é acessar o site MenuDino.com e fazer download do Consumer Desktop.

Feito isso, você deve instalar o programa em um computador Windows 7 ou versão superior. Recomendamos o Windows 10 por ser a versão mais atual.

Após instalação do Consumer Desktop, basta cadastrar e organizar seu cardápio. 

Primeiro cadastre todas as categorias, na sequência cadastre seus produtos de maneira detalhada.

  • Fotos dos Produtos
  • Descrição Detalhada dos Pratos

Lembre-se que uma apresentação profissional de fotos no seu cardápio online vai ser responsável por um grande aumento nas taxas de conversão e vendas.

Finalizada a etapa de cadastro dos produtos, você deve publicá-lo. Para isso, configure com uma imagem de capa, horário de funcionamento, telefone, local em que vão chegar os pedidos e, por fim, escolha um endereço na internet para divulgar aos seus clientes.

Ao terminar de publicar seu cardápio na internet, ele estará liberado para ser acessado por milhares de clientes da rede mundial de computadores.

Veja abaixo as etapas passo a passo para receber pedidos pelo WhastApp:

  1.  Acessar o site MenuDino.com
  2. Realizar o download do Programa Consumer.
  3. Cadastrar seus Produtos e Montar seu Cardápio no Programa.
  4. Realizar o mapeamento das áreas de entrega e valores cobrados.
  5. Configurar e publicar seu cardápio em um endereço na internet.

Fazer Delivery pelo WhatsApp vale a pena?

O sistema de delivery do Consumer é utilizado por milhares de bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias no Brasil. Então, digamos que temos alguma experiência e expertise para falar sobre esse tema.

Em nosso ponto de vista, se você tem um estabelecimento pequeno ou que recebe poucos pedidos por dias, sim, fazer delivery pelo WhastApp vale a pena.

Isso porque muitos desses pequenos estabelecimentos já se comunicam pelo WhatsApp com seus clientes. O problema é que sem a solução do MenuDino os pedidos feitos dessa forma, muitas vezes, se tornam uma conversa nada produtiva, como na imagem abaixo.

Em contrapartida, com o sistema de Delivery MenuDino para WhatsApp, o cliente não faz o pedido diretamente pelo WhastApp.

Na verdade, ele passa a acessar uma url com o endereço na internet do seu restaurante, no qual ele escolhe os itens de seu pedido e apenas faz o envio via WhastApp.

Dessa maneira, ele não fica conversando com você o tempo todo, tirando dúvidas sobre cada produto, pedindo foto, descrição dos pratos e preço… porque  tudo isso estará disponível para visualização na internet!

Até mesmo o cálculo da taxa de entrega, se existir, seu cliente pode verificar online por meio de nossa plataforma de delivery.

Resumindo, nossa solução vai economizar muito tempo e otimizar sua equipe de atendimento, apenas entregando o pedido via WhatsApp já pronto, como a imagem abaixo.

Por fim, se o seu volume de delivery e WhastApp for muito grande, você tem a opção de adquirir uma versão paga do MenuDino e com ela habilitar o pagamento online por cartão e liberar a opção para que o pedido chegue direto no Consumer Desktop.

Assim, você não usa mais o WhatsApp como ferramenta de comunicação e atendimento, os pedidos feitos por seu site chegam direto no Consumer Desktop, de onde serão enviados automaticamente para impressora ou monitores de preparo por exemplo.

Como Fazer Download de um Sistema de Delivery Grátis?

Se você deseja uma solução mais profissional para gerenciar diversas etapas de seu delivery, talvez você precise de um sistema de delivery mais completo.

O Consumer pode ser esse sistema. Atualmente, ele oferece uma versão grátis com alguns recursos limitados e uma versão paga de baixo investimento com todos o recursos liberados.

Se você optar por fazer download de um sistema de delivery como o Consumer, você terá disponível as ferramentas abaixo:

  • Controle do fluxo de todos os pedidos para delivery.
  • Opção de solução de bina para pedidos por telefone.
  • Mapeamento da área de entrega e calculo automático da taxa de entrega.
  • Controle financeiro do contas a pagar e contas a receber.
  • Controle das taxas de cartão e fluxo de caixa do seu negócio.

São muitas as vantagens e módulos presentes no sistema Consumer. Nesse link você pode acessar a página de recursos do programa.

Exemplos Reais de Restaurantes que Usam o WhatsApp no dia a dia

O Gil Lanches é um dos cachorros quentes mais famosos da cidade de São José do Rio Preto-SP. A lanchonete vende milhares de hot dogs todos os meses.

Com o objetivo de aumentar as vendas e pedidos para delivery, eles iniciaram o serviço de delivery inicialmente por telefone, porém logo liberaram um número para pedido por WhatsApp também.

Experiência de utilizar um número de WhatsApp

Nesse primeiro modelo, o número era divulgado diretamente aos clientes. Porém, logo perceberam que essa estratégia não funcionaria de maneira escalável na prática.

O processo para anotar um único pedido era muito demorado, o cliente ficava conversando com os atendentes com perguntas sem objetivo, sobre qual a marca da maionese e, muitas vezes, não efetivava o pedido.

WhatsApp Integrado ao MenuDino Grátis

WhatsApp Integrado ao MenuDino Grátis

O segundo modelo adotado pela lanchonete foi o plano do MenuDino Grátis. 

Nesse modelo o cliente já visualizava o cardápio online em um endereço na internet, com fotos e descrição dos lanches e, na sequência, finalizava  o pedido, apenas transmitindo-o pelo WhatsApp.

Inicialmente esse modelo se mostrou promissor, economizando tempo dos atendentes na explicação os produtos, conversando diretamente com os clientes por bate papo.

Porém, devido ao sucesso do delivery e a necessidade do cliente pagar online, gerenciar entregadores, impressão da conta e produção na cozinha, o Gil Lanches sentiu a necessidade de migrar para o plano PREMIUM.

MenuDino PREMIUM Integrado ao Consumer Desktop

MenuDino PREMIUM Integrado ao Consumer Desktop.

Esse é o modelo atual utilizado pela lanchonete. Hoje, o pedido é feito por meio de um site ou aplicativo próprio da lanchonete para celular Android e iPhone.

Com essa versão, o cliente pode fazer o pagamento online na hora do pedido ou optar por pagar no local. O sistema calcula a taxa de entrega de maneira automática!

Quando chega um novo pedido, ele é enviado diretamente para a cozinha para produção dos pratos, e é impresso automaticamente.

Conclusão

Existem diversas maneiras de utilizar um sistema de delivery por WhatsApp.

Desde utilizar diretamente o aplicativo para o atendimento do pedido ou então utilizar soluções como o MenuDino, com a qual o pedido chega pronto de uma única vez.

O importante é saber dimensionar qual a solução de acordo com seu fluxo de pedidos e assim não gerar insatisfação do cliente, perdendo diferenciais competitivos importantes.

Instale gratuitamente um sistema de delivery para whatsApp e veja na prática como essa ferramenta pode trazer diferenciais competitivos para seu negócio. Ou veja aqui nossos planos para ter um site ou aplicativo Android ou Ios com sua marca, sem concorrentes e sem pagamento de taxas por venda.

1 comment

Participe e deixe seu comentário abaixo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.