Sustentabilidade: 7 Práticas Ecológicas Para o Seu Restaurante

Estabelecimentos alimentícios costumam demandar boas quantidades de recursos no preparo e entrega de seus alimentos. Consequentemente, isso faz com que descartem muitos resíduos, sejam eles orgânicos ou não.

Como o uso de todos esses recursos gera gastos, mobilizar-se quanto à isso pode fazer bem tanto para o meio ambiente quanto para o seu empreendimento. Afinal, economizar é sempre necessário e cuidar do planeta é um dever de todos que vivem nele.

Pensando nessas questões é que separei 7 Diferentes Práticas Ecológicas Para o Seu Restaurante. Adotar algumas delas pode ser mais simples do que se imagina e vale lembrar: cada pequena ação pode gerar um impacto enorme.

Vou lhe mostrar algumas maneiras de contribuir ativamente para a preservação do nosso ecossistema e ainda poupar dinheiro. Curioso? Vamos lá!

1 - Reduza o Consumo de Água no Preparo dos Alimentos

O mundo tem se conscientizado mais quanto ao consumo da água

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Sabesp em 2012, milhares de litros de água são utilizados de modo quase “imperceptível” no cotidiano. Dê uma olhada no gráfico.

A pesquisa considerou toda a água utilizada no processo de obtenção, escoação, distribuição e preparo. Os números são assustadores, eu sei! Mas você pode contribuir para a sua diminuição.

Você pode reutilizar a água usada para lavar a louça para limpar o chão, por exemplo (clique aqui e saiba mais).

Economizar água é um lembrete interessante. Evite deixar torneiras abertas ou pingando. Se todos os restaurantes tivessem consciência ecológica, os números diminuíram de forma expressiva. É muito fácil fazer a sua parte.

Um bom modo de começar é orientando os funcionários e colocando pequenos avisos na cozinha que lembrem de evitar os desperdícios.

2 - Troque Suas Embalagens Plásticas Por Embalagens Biodegradáveis

O uso de embalagens plásticas ou metálicas para servir ou entregar comida é muito comum. As embalagens convencionais costumam levar de 100 à 400 anos para se deteriorar na natureza, o que causa impactos ambientais sérios por conta do acúmulo dos materiais.

Apesar das embalagens comuns serem relativamente bem baratas, existem algumas opções ecologicamente agradáveis de igual custo-benefício.

Pode parecer estranho a princípio, mas você pode substituir o alumínio, isopor ou plástico por embalagens feitas de mandioca. Sim, mandioca. Você não leu errado.

A busca por alternativas aos materiais comumente usados em estabelecimentos alimentícios começou a dar resultados muito satisfatórios aqui no Brasil. A CBPak é uma empresa especializada em embalagens feitas a partir da fécula (uma espécie de farinha) da mandioca.

Usar embalagens biodegradáveis gera valor sobre a marca e atrai consumidores ecologicamente conscientes. Seus benefícios o tornam atraente apesar de seu custo mais elevado.

Se considerados os gastos com publicidade e propaganda necessários para atrair a atenção que os materiais biodegradáveis atraem, é mais econômico utilizar copos biodegradáveis do que copos plásticos.

Você pode utilizar embalagens feitas de amido de milho, bagaço de cana, madeira e de diversos outros materiais biodegradáveis.

Caso você opte por continuar utilizando materiais plásticos, pode adotar uma postura igualmente ecológica ao reciclar seu lixo. Basta descartar o lixo plástico separadamente dos outros detritos, o que facilita o seu aproveitamento para a reutilização através da reciclagem.

Não sabe onde encontrar embalagens biodegradáveis? Procure opções como as oferecidas pela TudoBiodegradável.

3 - Desperdice Menos Papel Usando Ferramentas Tecnológicas

Assim como você pode contribuir para a reciclagem do plástico o separando dos outros materiais descartados, você pode contribuir para a reciclagem do papel.

Mas antes de buscar reciclar o que pode ser reutilizado, é importantíssimo pensar em maneiras de sequer precisar utilizar o material.

A grande verdade é: Você não precisa mais usar papel. Todas as informações que utilizam papel podem ser armazenadas digitalmente com bastante praticidade.

Anotar os pedidos no bloquinho pra quê? Todos os atendentes podem transformar seus celulares em comandas eletrônicas e enviar os pedidos confirmados para o computador do operador de caixa ou até mesmo para painéis digitais fixados na cozinha.

O Programa Consumer é um conjunto de soluções digitais que pode lhe ajudar a emitir, organizar e armazenar todas as informações necessárias sem o uso do papel.

O Consumer é 100% voltado para a área da alimentação e oferece Download Gratuito! Clique no Banner abaixo para saber mais.

4 - Descarte os Resíduos Orgânicos Adequadamente

Basicamente tudo o que é comestível pode ser reaproveitado pela natureza quando descartado de modo adequado.

Todas as cascas de frutas e legumes que não são incluídas nas receitas podem ser separadas logo no início do preparo, antes do cozimento dos alimentos. Esses resíduos podem ser utilizados como adubo de grande qualidade.

Os restos de alimentos que ficam na cozinha ou no prato dos clientes podem ser descartados separadamente dos outros resíduos, o que facilita sua decomposição e evita que fiquem acumulados no meio de outros materiais por longos períodos nos aterros sanitários.

5 - Armazene o Óleo de Cozinha Usado Separadamente

Apesar de ainda estar dentro da categoria “Resíduo Orgânico”, o descarte do óleo de cozinha pode ser feito de maneira diferente, mas igualmente proveitosa.

O óleo “velho” utilizado para fazer frituras pode ser guardado em galões ou garrafas plásticas e então levado a locais que o recolhem para possibilitar sua reutilização. Ele pode ser usado para fazer uma série de outras coisas úteis, como o sabão.

6 - Faça Compras Localmente. Opte por produtos orgânicos.

Para percorrer longas distâncias os alimentos precisam ser embalados e, muitas vezes, produzidos com a ajuda de aditivos sintéticos que garantam sua durabilidade.

Comprando alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxico e distribuídos sem embalagem você contribui para a redução de resíduos descartáveis. O solo também agradece.

Um jeito fácil de fazer isso é fazendo compras periodicamente em distribuidores locais ou até mesmo em feiras semanais. Alimentos sem aditivos podem durar menos tempo no estoque mas, além de ajudar na preservação do planeta, também são mais saudáveis para o consumo.

Mesmo parecendo mais trabalhoso, não é. O Programa Consumer pode lhe ajudar a gerenciar o seu estoque de forma automatizada e inteligente com a sua ferramenta de “Controle de Estoque”. Quer entender como funciona? Assista o vídeo abaixo que ele te explica certinho.

Além de lhe ajudar a gerenciar o estoque, o Programa Consumer pode lhe ajudar a evitar que os alimentos estraguem avisando-lhe com antecedência o momento exato de fazer a reposição. Você pode criar uma relação completa dos seus fornecedores no Programa, indicando quais insumos você compra de cada um deles.

Evite desperdícios! Faça o Download do Programa Consumer e leve o seu estabelecimento a outro nível agora mesmo. Clique no Banner e baixe a solução sem pagar nada.

7 - Economize Energia Aproveitando a Iluminação e a Ventilação Natural

Economizar energia não precisa ser uma medida drástica.

Luz e ventilação (ar-condicionado) consomem bastante energia, e em alguns casos é impossível cortar totalmente esses gastos, mas em quase todos é possível reduzi-los.

Durante o dia, procure deixar que a luz natural ilumine o estabelecimento. Invista em áreas abertas e com sombra, mas ainda arejadas e bem iluminadas.

Várias janelas ou mesmo a ausência de paredes em alguns lugares pode contribuir para que o ar circule livremente e refresque o ambiente.

Plantas folhosas tornam o ar mais agradável de se respirar e enriquecem a decoração do lugar, não é má ideia espalhar alguns vasos pelo local. Lembre-se de colocar as plantas em locais relativamente afastados das mesas e da cozinha para evitar problemas com pragas e insetos.

Extra: 8 - Desperte a Consciência Ecológica Nos Seus Clientes

Além de fazer a sua parte, deixe os clientes cientes do seu posicionamento e dos esforços em reduzir os impactos ambientais, sempre os incentivando a fazer o mesmo.

O seu estabelecimento faz parte da comunidade que atende e pode trabalhar na sua conscientização de forma eficiente. Além disso, plantar o bem tem seus benefícios…

Os Restaurantes Sustentáveis São Uma Tendência

Adotando uma postura mais ecológica e sustentável você pode atrair muitos clientes já ecologicamente conscientes, e acredite: eles não são poucos.

A oferta de alimentos “naturais” e pouco industrializados atrai uma porção significativa dos consumidores que procuram alternativas mais saudáveis.

Fazer um cardápio mais verde também é uma prática ecológica!

Conclusão:  Promover a Sustentabilidade é Mais Simples e Vantajoso do Que Se Imagina

Adotar Práticas Ecológicas Para o Seu Restaurante pode ser extremamente interessante por duas razões: Você reduz consideravelmente seus gastos e faz seu papel na preservação do planeta.

Contribuir é mais fácil do que se imagina e mesmo a menor das mobilizações pode fazer uma grande diferença.

Separar o lixo, reaproveitá-lo e descartá-lo adequadamente é questão de costume. Você pode treinar a sua equipe para atentar-se a isso.

Não se esqueça de dar preferência aos alimentos orgânicos! Eles são tendência crescente no mercado e podem ser comprados por produtores locais encontrados pertinho de você.

Gerenciar o seu estoque através de uma solução digital é uma boa maneira de evitar que eles estraguem ou fiquem faltando.

Evite desperdiçar papel! O Programa Consumer pode lhe ajudar a se livrar dele de uma vez por todas. Além disso, você ainda gera valor sobre o seu negócio utilizando uma solução tecnológica inovadora e moderna.

Clique no Botão Abaixo e Conheça os Benefícios que só o Consumer oferece!

Programa Consumer - Sistema Para Restaurantes, Pizzarias, Bares, Lanchonetes...

Este artigo lhe deixou alguma dúvidas? Deixe suas impressões na área de comentários aqui do Blog.

Quer deixar seu estabelecimento ainda melhor? Leia também: 4 Cuidados Com a Limpeza Essenciais Em Um Restaurante

Gostou de conhecer essas Práticas Ecológicas? Me diz aí! Qual delas você vai adotar no seu restaurante?

1 comment

Participe e deixe seu comentário abaixo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.