FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


Introdução

Um software totalmente focado no segmento da alimentação e food service com o objetivo de oferecer aos nossos clientes grandes diferenciais competitivos, seja na simplicidade da utilização ou nas evoluções constantes.

O sistema permite com muita simplicidade controlar pedidos por Mesas/Comandas, Delivery e Balcão, além disso, fechamento da conta e envio dos pedidos para produção na cozinha com grande agilidade, módulo de contas a pagar e diversos relatórios financeiros e de controle de estoque.

Oferecemos um software em constante evolução, simples e completo, com suporte de qualidade e um ótimo custo benefício. Com a versão grátis você pode conhecer de perto as funcionalidades e então adquirir a versão PREMIUM. Junte-se ao Programa Consumer para a evolução do seu negócio.

A versão grátis não expira, porém tem limitações como: 200 pedidos por mês, 15 produtos, 1 usuário administrador. A versão PREMIUM/Completa, não possui limitações de quantidade de registros, você pode contratar planos de 3 meses, 6 meses e 12 meses. Após esse prazo é necessário a renovação, com a escolha de um novo plano e período desejado. Vale lembrar que quanto maior o período de uso contratado, maior é o desconto.

O Programa Consumer é recomendado para qualquer estabelecimento na área da alimentação. O sistema permite controlar com grande facilidade pedidos realizados por Mesas/Comandas, Delivery e Balcão/Caixa, entre muitas outras funcionalidades para gerenciar seu negócio.

Veja a seguir alguns segmentos que usam o Programa Consumer: Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Cafeterias, Pizzarias, Lojas de Açai, Cantinas Escolares, Rotisserias, Baladas e Eventos, Lojas de Conveniência, Padarias, Restaurantes Delivery, Restaurante Self Service por Quilo, Restaurante para Condomínios, Sorveterias, Food Trucks, Profissionais Autonomos, entre outros.

Somos apaixonados pelo que fazemos, um grupo de profissionais com grandes habilidades que busca diariamente construir um produto com grande diferencial. Nosso objetivo é trazer enormes resultados no gerenciamento de seu negócio com um atendimento único e focado no cliente.

Oferecemos uma versão grátis de nosso produto para conhecê-lo antes da compra, mas se mesmo após a compra não estiver satisfeito, você tem até 30 dias para solicitar o cancelamento e devolução de 100% do valor investido. Em nossa página de depoimentos você encontra vídeos, telefones e depoimentos de clientes que escolheram o Consumer para a gestão de seu negócio.

Junte-se ao sistema que mais cresce no segmento da alimentação, junte-se ao Programa Consumer e faça a escolha certa!

Versão Grátis: O Programa Consumer oferece uma versão grátis com limitações e também a opção de teste da versão completa por 15 dias sem nenhum custo, para que o cliente possa conhecer a fundo o produto antes da compra e ainda planos de 3, 6 e 12 meses.

O que diz a lei e prazos de devolução: O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor dispõe que: "O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial". Fonte: Site Procon

Garantia Exclusiva de 30 dias: O Programa Consumer oferece uma garantia adicional ao que diz a lei de até 30 dias a partir da data do pagamento para devolução de 100% do valor pago.

Solicitação Fora do Prazo de 30 dias: Após o período de 30 dias não é possível solicitar a devolução, infelizmente, após esse prazo já foi gerado a nota fiscal da compra, pagamento de impostos, custos bancários, taxas de cartões e despesas administrativas internas.

Regras para Devolução: Caso sua compra tenha sido feita em até 30 dias, para solicitar o cancelamento, clique no botão abaixo e preencha os dados do formulário a seguir, para análise de nossa equipe financeira.

Bloqueio da Licença: Após efetivada a devolução, a licença e o acesso ao Programa Consumer será bloqueado em definitivo.

Clique aqui para solicitar o reembolso.


Instalação

O Programa Consumer é distribuído por meio de download através de nosso site oficial, não enviamos por correio ou qualquer outra mídia.

Para instalar o Consumer, basta fazer o download aqui e executar o arquivo de instalação na sequência. No primeiro acesso ao sistema será necessário criar o usuário administrador, com acesso total e liberado a todos os módulos.

Você pode utilizar a versão grátis pelo período que desejar, ou então fazer um cadastro mais completo conosco no software e testar a versão PREMIUM por 15 dias com todas as funcionalidades, além disso você pode a qualquer momento adquirir a licença da versão PREMIUM por 3 meses de uso, 6 meses e 12 meses.

Não, o Consumer roda instalado no seu computador e sem a necessidade de internet, permitindo que você tenha um sistema rápido, prático e seguro para uso diário. Somos diferentes de sistemas que rodam dentro de navegadores e precisam de internet para funcionar, não utilizando todos os recursos do sistema operacional.

Você precisará de internet se desejar utilizar os seguintes módulos: Integração com o Google Maps, para mapas e rotas no delivery, pesquisar endereços informando o cep do cliente pois a consulta é feita na base online dos correios, ou se adquirir o módulo fiscal NFCe/SAT, para transmissão dos cupons fiscais, que nesse modelo ocorre de forma online. Para as demais funcionalidades do Consumer, você não precisa de internet para utilização do sistema.

O Consumer é desenvolvido para ser executado em uma rede local, porém com configurações avançadas de rede, é possível acessá-lo remotamente.

Não temos suporte para esse tipo de configuração devido as inúmeras variáveis como firewall, roteadores com bloqueios de fábrica, entre outras configurações.

Se desejar, consulte um técnico local de informática com extrema experiência em rede, roteadores e firewalls para análise. Nossa recomendação é utilizar o Consumer Connect, módulo desenvolvido especialmente para acompanhar seu negócio via internet, por tablets e celulares.

Para usar o Consumer você precisa do sistema operacional Windows 7 ou qualquer versão superior, o Consumer não funciona em Mac ou Linux.

Veja aqui uma sugestão de configuração: Processador Intel® i3, processador de 2 GHz ou mais rápido, Microsoft Windows 7 com Service Pack 1, Windows 8, Windows 8.1 ou Windows 10 (recomenda-se Windows 10), 4 GB de RAM (recomenda-se 8 GB) e 120 MB de espaço disponível em disco para instalação.

Entretanto, caso já tenha um computador, você pode instalar a versão grátis e verificar o desempenho em seu computador.

Fique tranquilo o Programa Consumer é um software nacional desenvolvido pela RAL Tecnologia, uma empresa com 5 anos de mercado, utilizado por milhares de estabelecimentos no Brasil, temos também o Certificado de Software Comodo que garante a procedência de nosso software junto a uma empresa certificadora.

Você pode também acompanhar os depoimentos de clientes que já utilizam o software, nos links abaixo:
- http://www.programaconsumer.com.br/depoimentos
- http://www.facebook.com/ProgramaConsumer

Caso ocorra algum bloqueio em seu anti-vírus, verifique nas configurações do mesmo para desabilitar ou permitir a execução sem interrupções.

Você pode a qualquer momento realizar a desinstalação do Programa Consumer, pelo painel de controle do windows em Adicionar e ou Remover Programas.

Vale lembrar que o arquivo do banco de dados não é removido por padrão, por motivos de segurança, entretanto ele pode ser excluído manualmente a qualquer momento pelo usuário, pelo diretório: C:\Users\Usuário do computador\AppData\Local\RAL Tecnologia\CreateInstall

O Programa Consumer Desktop funciona em sistemas operacionais Windows 7, Windows 8, Windows 10 e Windows Server 2008 ou superior. Como pré-requisito é necessário o Framework 4.5.2 ou superior.

O Consumer Mobile (Cardápio Digital, Comanda Mobile e Monitor de Preparo) funciona nas versões acima com algumas restrições, veja nesse link mais detalhes. O Consumer Mobile pode ser utilizado através de qualquer dispositivo/computador que possuir navegadores de internet modernos.

Obs: Se desejar utilizar o Consumer Desktop em computadores Macs, recomendamos verificar junto a um técnico de informática local a possibilidade de usar softwares que permitem instalar o windows dual boot, como o parallels.

O Programa Consumer é um sistema confiável e utilizado por milhares de clientes em todos os estados do Brasil. O software é desenvolvido pela Consumer Soluções em Tecnologia Ltda, empresa com 7 anos de existência, localizada na cidade de São José do Rio Preto.

O Programa Consumer utiliza certificados de segurança “Comodo Secure” para garantir sua confiabilidade e procedência. Entretanto, alguns programas antivírus do mercado podem desabilitar suas funções ou ainda causar lentidão, principalmente, do banco de dados.

Caso seu antivírus realize algum bloqueio no Consumer, no banco de dados Firebird ou mesmo no IIS, servidor web da Microsoft, presente no windows, recomendamos desativar seu antivirus ou verificar junto ao suporte do fabricante, como configurar e liberar seu funcionamento sem gerar interrupções em nosso software.

O ideal é que o servidor não seja utilizado como "máquina pessoal" para acesso a sites, e-mails e seja instalado apenas softwares originais testados e homologados.


Planos e Preços

Trabalhamos com planos por período de uso (03 meses, 06 meses e 12 meses) e módulos adicionais, podendo ser pagos com 10% de desconto no boleto bancário ou em até 12x sem juros no cartão de crédito. Nesse link, você encontra os preços da versão para 1 computador e da versão rede.

Após o período contratado é necessário realizar a renovação, escolhendo um novo plano de uso. A liberação da licença ocorre mediante confirmação do pagamento: boleto bancário em até 3 dias úteis, cartão de crédito liberação imediata ou em algumas horas após aprovação pela operadora do cartão.

Caso não tenha instalado o Consumer ainda, gostaríamos de convidá-lo a instalar a versão grátis para conhecer melhor suas funcionalidades, segue o site para download.

O Consumer Soluções em Tecnologia tem como objetivo oferecer a melhor solução no segmento da alimentação, com o melhor custo benefício para nossos clientes. Buscamos sempre entregar uma solução que traga enorme retorno sobre o investimento ao cliente, oferecendo evoluções constantes aos módulos contratados e suporte de qualidade para cada funcionalidade.

Oferecemos uma versão grátis, com limitações, para o cliente conhecer o produto antes da compra, a opção de testar a versão PREMIUM por 15 dias, além da devolução de 100% do valor pago em até 30 dias, se o cliente acreditar que nossa solução não vai ajudar na gestão de seu negócio.

Além disso, temos à disposição planos de contratação de 3 meses, 6 meses, 12 meses, trazendo grande flexibilidade na tomada de decisão e conhecimento da real vantagem do produto, sem grandes investimentos.

Optamos por em vez de cobrarmos um valor superior por todas as nossas soluções disponíveis em um único pacote, oferecermos ao cliente a opção de poder escolher apenas os módulos adicionais que se adequem a sua necessidade atual. Desta maneira, clientes que não precisem de determinada funcionalidade, não precisam pagar adicionamento pela mesma. Nossos clientes podem também adquirir pacotes de soluções em conjunto, gerando economia na hora da contratação.

É possível visualizar em nossa página de atualizações todas as novidades e evoluções liberadas, e assim verificar que praticamente todas são disponibilizadas gratuitamente. Essas atualizações são norteadas em sua grande maioria pelo feedback de nossos clientes.

Seguiremos investindo fortemente em inovação e melhorias continuas a nossos clientes, buscando sempre o melhor custo benefício. Agradecemos a todos que escolheram o Programa Consumer para gestão de seu negócio e que estão conosco nessa jornada.


Financeiro

A chave para registro da versão premium é enviada para o email de compra após confirmação do pagamento: Boleto bancário em até 3 dias úteis, como o processo é automático NÃO é necessário enviar o comprovante.

Cartão de débito/crédito via BrasPag, liberação imediata ou em algumas horas após aprovação pela operadora, qualquer dúvida relacionada, você também pode verificar junto a sua operadora de cartão.

No programa, no módulo de Configurações/Sobre, você pode a qualquer momento verificar a data exata de vencimento de sua licença, o programa também emite um aviso com 10 dias de antecedência, sobre o vencimento, toda vez que entrar no programa.

Alguns dias antes do vencimento ou mesmo após o fim do prazo, basta fazer uma nova compra e contratação de um novo plano, para liberação imediata de sua chave, após identificação do pagamento. Com a nova chave, basta inserir no programa na opção "Registrar/Alterar Chave de Licença".

Atualmente nosso sistema aceita as seguintes formas de pagamento:

Boleto Bancário: Até 3 dias úteis, como o processo de validação é automático NÃO é necessário enviar o comprovante.

Cartão de Crédito via BrasPag/Cielo: Liberação imediata ou em algumas horas após aprovação pela operadora, qualquer dúvida relacionada, você também pode verificar junto a sua operadora de cartão.


Módulo Fiscal

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o documento fiscal que substitui o tradicional cupom fiscal. Esse modelo foi adotado por praticamente todos os estados brasileiros e já tem se tornado obrigatória na maioria deles. A NFC-e é um documento eletrônico transmitido a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) em tempo real no momento da venda e tem sua autenticidade garantida por meio do Certificado Digital.

Com isso fica dispensado o uso do ECF (Equipamento Emissor de Cupom Fiscal), dando lugar a uma impressora comum não fiscal para a impressão do DANFE NFC-e (Documento Auxiliar da NFC-e) com o QrCode. E também a Chave de Acesso para que o consumidor possa consultar seu documento diretamente no site da SEFAZ.

O Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) é o documento fiscal que substitui o tradicional Cupom Fiscal no estado de São Paulo (SP). A NFC-e também foi regulamentada no estado de SP, porém, a estratégia de contingência adotada no caso de falha na internet é a emissão do CF-e SAT. Para a emissão do CF-e é necessário o equipamento SAT (Sistema Autenticador e Transmissor) para que o cupom seja validado eletronicamente e transmitido para a SEFAZ.

O SAT funciona como a própria SEFAZ dentro do estabelecimento do contribuinte, validando a operação de venda. A vantagem do equipamento é que não necessita da internet para funcionar, podendo trabalhar OFF-Line e transmitir os CF-e assim que a internet estiver disponível.

Sim, nosso software é homologado para o novo modelo fiscal NFC-e/SAT para geração de cupom fiscal.

Veja aqui o preço do módulo fiscal NFC-e/SAT para trabalhar integrado ao Programa Consumer.

Os aparelhos que nós homologamos são: bematech; dimep; kryptus; urano; sweda; tanca; gertec; elgin. Os mais recomendados são: dimep e bematech, pois notamos maior facilidade em nossos testes, desde a instalação até o uso normal.

Como ativar e vincular meu SAT ao Consumer? Solicite ao seu contador, para cadastrar no site do SEFAZ e vincular o número serial com o CNPJ, dependendo do modelo o número serial pode ficar atrás ou embaixo do aparelho SAT.

Não, após o módulo fiscal habilitado, todas as vendas finalizadas dentro do Programa Consumer, será gerado automaticamente o cupom fiscal NFC-e/SAT. O Programa Consumer foi homologado para trabalhar junto ao SEFAZ e segue todas as recomendações e orientações, maiores informações relacionadas a dúvidas fiscais, por favor verifique junto ao seu contador.

Quando o sistema apresenta notas a emitir, provavelmente, houve algum problema no momento da transmissão, o cliente deve fazer a transmissão tão logo quanto possível. Para sair do status "a emitir", ele deve realizar a transmissão do cupom fiscal, caso seja um pedido lançado incorretamente, o cliente pode realizar a exclusão e registrar o motivo, porém esse pedido continuará no Log de Exclusão.

A SEFAZ/SP disponibiliza um guia completo desde a aquisição até a vinculação do SAT, deixando-o pronto para uso através do link: http://www.fazenda.sp.gov.br/guia/sat/aquisicao.shtm.

Além disso, você pode obter suporte junto ao fabricante do seu equipamento, veja abaixo os links para os principais fabricantes:

Bematech:
https://www.youtube.com/watch?v=I7GZLsBRt5Q&feature=youtu.be
http://www.bematech.com.br/administrador/files/equipamento/suporte/52/1438022632-Tutorial%20RB-1000%20FI%20-%20Cliente%20Final.pdf

Dimep
http://www.dimep.com.br/produtos-ficha/208/d-sat/dimep-d-sat

Passo a passo:

1- Aquisição do aparelho SAT

2- Vincular o aparelho SAT com o CNPJ, usando o serial do SAT.

OBS: Solicite ao seu contador, para cadastrar no site do SEFAZ e vincular o número serial com o CNPJ, dependendo do modelo o número serial pode ficar atrás ou embaixo do aparelho SAT. 3- Ativar o SAT usando o software de ativação do fabricante (Cliente pode pedir auxilio para o contador ou suporte do fabricante).

Para utilizar o módulo fiscal com o modelo NFC-e, você precisa do certificado digital modelo A1, nós aceitamos apenas o modelo A1, esse modelo de certificado permite que o mesmo seja hospedado em nossos servidores, onde a partir dele é feito o envio e transmissão das NFCes ao SEFAZ de seu estado.

Isso traz vantagens, como ter um backup de todos seus arquivos XML na nuvem e poder ter vários computadores como PDVs, gerando o cupom fiscal, diferente do modelo A3, onde o certificado fica conectado diretamente em 1 computador local. Veja nesse link todos os detalhes do módulo fiscal.

Não, esse modelo está sendo descontinuado, nós homologamos o software apenas no novo modelo NFC-e/SAT que está sendo adotado em todo o país e substituirá o ECF. No modelo NFC-e/SAT não é mais necessário uma impressora fiscal, você poderá utilizar uma impressora Não Fiscal comum.

Você precisa de uma licença PREMIUM ativa (1 computador ou rede) e a contratação do módulo adicional fiscal. Além disso, um equipamento SAT (exclusivo para o estado de São Paulo) e ou um certificado digital A1 para os outros estados.

Caso ainda não tenha os equipamentos, você precisará de 1 computador com windows 7 ou versão superior e 1 impressora de cupom não fiscal, como DARUMA DR 700, Bematech MP 2500, MP 4200 entre outros modelos para impressão dos itens da cozinha, comprovante da conta e ou cupom fiscal.

O prazo é de até 7 dias úteis a partir da confirmação do pagamento e envio de todos os dados solicitados. Esse prazo é necessário para que nossa equipe realize a validação das informações enviadas e o cadastro em nosso servidor. Ao finalizar esse processo, será enviado um manual detalhado para prosseguir com a configuração no Consumer. Caso o cliente tenha alguma dúvida no processo, poderá agendar acesso remoto com nossos técnicos para lhe auxiliar na configuração e testes iniciais.

Existem diversas empresas que realizam a comercialização dos certificados digitais, você pode fazer a compra de seu certificado digital A1 nas empresas Serasa, Certisign, Correios pela própria internet ou também verificar junto a seu contador empresas que prestam esse serviço em sua cidade e região.

O Código Token CSC (Código de Segurança do Contribuinte) é um código de segurança alfanumérico que deve ser solicitado junto ao Sefaz, ele é usado para garantir a autoria e a autenticidade da NFC-e. Para obter o Código Token CSC você deverá solicitar ao seu contador entrar no site da Sefaz de seu Estado e fazer a solicitação do Token CSC de Produção.

O novo modelo de emissão fiscal o processo ocorre online e de forma automática, na maioria dos estados seu contador ou você consegue visualizar e baixar os arquivos XMLs, diretamente pelo site do próprio SEFAZ.

Entretanto, você também consegue essas informações, conforme orientações abaixo:

SAT/ Estado São Paulo
Para clientes que estão no estado de SP e utilizam o SAT, segue abaixo a pasta onde ficam localizados os arquivos:
C:\ManagerNeverStop\resources\copiaseguranca\

NFCe/Outros Estados
Clientes de outros estados, acessam por sua área restrita, com login e senha para efetuar o download, caso não possua os dados de acesso (Usuário e Senha da TecnoSpeed) abra um chamado clicando aqui.

Se o pagamento for por meio de cartão, será obrigatório informar a partir de 01/04/2016: CNPJ da credenciadora, a bandeira da operadora do cartão e o número de autorização da operação.

Qualquer dúvida sobre esses campos, você pode também verificar junto a seu contador e ou SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de seu estado.

R: Sim, você precisa de um aparelho SAT para cada computador que desejar configurar para realizar a emissão fiscal no sistema, pois segundo recomendação de nosso parceiro fiscal e dos fabricantes de equipamentos, não é permitido compartilhar o mesmo aparelho, pois essa configuração pode causar lentidão e até travamento durante a emissão. Isso nos casos de estados que obrigam a utilização de um aparelho SAT, como o Estado de São Paulo.

A respeito dos NCMs, CSTs, Substituição Tributária,CFOP, e Origem da mercadora, as informações corretas devem vir do contador do cliente, que tem todas as informações fiscais da empresa de acordo com seu estado. O cliente deve solicitar essas informações ao contador e então realizar o preenchimento e atualização no Programa Consumer.

É um equipamento para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico que deverá ser utilizado em todo o estado do Ceará. Possui todas as regras de validação do cupom, autorizando ou rejeitando o XML e realiza todo o processo de comunicação com o servidor da SEFAZ. O Programa Consumer não está homologado para emissão do cupom fiscal eletrônico, essa funcionalidade encontra-se em desenvolvimento. Para mais detalhes e informações, entre em contato com nossa equipe técnica.


Impressoras e Hardwares

O Programa Consumer funciona com qualquer modelo de impressora não fiscal que seja reconhecida pelo windows, se você conseguir instalar a impressora no windows e fazer uma impressão teste pelo bloco de notas, vai funcionar perfeitamente no Programa Consumer.

Alguns modelos muito utilizados pelos clientes são: Daruma DR 700, Daruma DR 800, Bematech MP 2500, Bematech MP 4200, Elgin i9, Epson, Perto, Oletech, enfim são muitos modelos no mercado de impressoras de cupom não fiscal.

Vale lembrar que os modelo Bematech MP 4200 é homologado também para ser utilizado com uma placa de rede Ethernet, ou seja, você consegue colocar essa impressora em distâncias maiores, como cozinha e etc, sem precisar de outro computador no local, apenas via cabo de rede.

Outro modelo que você pode utilizar para trabalhar via rede e placa Ethernet, é o modelo da Daruma DR 700 ,DR 800, veja nesse vídeo como realizar a configuração via IP no Windows. Qualquer dúvida adicional, verifique junto ao suporte do fabricante ou a um técnico de informática local.

Sim, o Programa Consumer trabalha com quantas impressoras desejar configurar, você pode cadastrar vários locais de impressão como: Cozinha, Churrasqueira, Bar, Delivery e vincular ao produto no momento do cadastro, assim quando esse item for adicionado ao pedido, ele será enviado para a respectiva impressora.

A primeira opção é verificar nas configurações de impressoras do Consumer se consegue fazer esse ajuste, outra opção é verificar junto a um técnico de informática em sua cidade ou mesmo ao fabricante da impressora, como realizar essa configuração diretamente no painel de controle do windows em impressoras.

Veja nesse link como instalar e configurar uma impressora com driver genérico no windows, essa configuração com o tipo de papel "Ledger" que é mostrada no manual, costuma resolver na maioria das vezes a questão do papel adicional ao final da impressão, por favor verifique.

Para aumentar o tamanho da fonte na impressão, entre outros ajustes da impressora, veja aqui como fazer isso no Programa Consumer. Entretanto, vale lembrar que essas configurações podem não funcionar em sua impressora, devido ao grande número de impressoras e modelos no mercado.

Nesse caso, recomendamos verificar junto ao fabricante ou um técnico de informática local para fazer esses ajustes diretamente nas propriedades da impressora no windows, pois, em alguns modelos de impressoras esse ajuste precisa ser feito diretamente nas configurações do windows.

Para utilizar o módulo bina integrado ao Programa Consumer, é necessário a licença da versão PREMIUM e também a compra pelo cliente do hardware homologado. Conheça aqui o hardware de integração IC BOX da Iconnect. Veja aqui o vídeo de funcionamento da bina integrado ao Programa Consumer.

Veja também Lojas onde comprar o hardware: Americanas, Devyces, Magazine Londrina.

O fabricante oferece um software para testes inicias junto a seu hardware, chamado SoftBox. Recomendamos instalar e testar primeiro as chamadas junto ao software do fabricante, se precisar eles oferecem suporte por telefone para instalação.

Depois que estiver tudo ok e funcionando, remova o SoftBox (Pois ele não funciona simultaneamente ao Consumer) e então faça a ativação no Programa Consumer. Se a sua linha telefônica for PABX você deve optar pelo IC Box modelo para PABX. Caso tenha mais de 1 linha telefônica, será preciso comprar um aparelho IC box para cada linha.

IC BOX e Windows 10

Para que os drivers funcionem no Windows 10, é necessário a instalação do pacote KB3135174 - disponível para download no link abaixo:

32 bits: http://www.iconnect.ind.br/downloads/w10/KB3135174-x86.msu

64 bits: http://www.iconnect.ind.br/downloads/w10/KB3135174-x64.msu

Não é necessário instalar o driver que contém no pacote de instalação do SoftBox, deixe que o Windows 10 instale a versão genérica dele.

Dúvidas, entre em contato com o fabricante, clique aqui

Não, atualmente o Programa Consumer não possui integração com máquina de cartão TEF, estamos evoluindo o programa com frequência, se desejar, registre sua sugestão em nossa área de ideias.

Sim, você pode utilizar o código de barras no Programa Consumer em dois momentos.

Primeiro, no cadastro dos produtos, você pode fazer a leitura do código de barra no mesmo, nesse local, veja aqui. Outra opção, é imprimir um código de barras em sua comanda, como nessa imagem, assim consegue fazer a leitura para visualizar o pedido com agilidade.

Sim, mas a configuração que faz a gaveta de dinheiro abrir na hora da impressão da conta, deve ser feita na própria impressora. Ou seja, você deve verificar junto ao suporte do fabricante da sua impressora se ela tem essa configuração.

Veja aqui esse modelo de gaveta de dinheiro automática da bematech, ela acompanha um cabo conector padrão RJ12 que deve ser conectado a sua impressora, compramos essa gaveta no escritório para testar na prática e junto a uma impressora da Daruma DR700, realizamos essa configuração da impressora no windows e funcionou perfeitamente a abertura automática.

Muitas impressoras no mercado possuem a entrada RJ12, verifque apenas se o driver de instalação da impressora, possui essa configuração.

Não, atualmente o Programa Consumer não trabalha integrado com microterminal, estamos evoluindo o programa com frequência, se desejar, registre sua sugestão em nossa área de ideias. No entanto, temos o módulo adicional da comanda mobile, que serve para lançamento de consumo por tablets, celulares e monitores touch, veja aqui mais detalhes.


Comanda Mobile

Com a Comanda Mobile você realiza o lançamento dos itens de consumo dos pedidos nas mesas/comandas usando tabletes, celulares e ou monitores touch totalmente integrado ao Consumer Desktop (Versão Rede). Você pode também fazer a configuração para impressão automática na cozinha dos itens lançados, trazendo grande agilidade. Veja aqui um vídeo depoimento e funcionamento da comanda mobile.

Trabalhamos com planos por período de uso e módulos adicionais, podendo ser pagos com 5% de desconto no boleto bancário ou em até 3x sem juros no cartão de crédito. Nesse link, você encontra os preços de nossos planos.

Uma grande vantagem de nosso modelo é que não cobramos adicional por dispositivo conectado. A liberação da licença ocorre mediante confirmação do pagamento: boleto bancário em até 2 dias úteis, cartão de débito e crédito liberação imediata ou em algumas horas após aprovação pela operadora do cartão.

Não, a comanda mobile não precisa de internet para funcionar, basta ter no estabelecimento um roteador wifi, comprado em lojas de informática, para ter uma rede sem fio no local. Dessa forma, os tablets e celulares se conectam a rede sem fio para envio de pedidos integrados ao Programa Consumer Windows.

A instalação do software é realizada pelo próprio cliente por meio do programa, veja aqui um vídeo passo a passo. Se o cliente tiver qualquer problema na instalação/configuração, pode também entrar em contato com nossa equipe e solicitar um acesso remoto com nossos técnicos para realizarmos o processo e deixar tudo funcionando.

Para configuração de rede sem fio do estabelecimento, instalação do roteador wifi, impressoras e etc, recomendamos o cliente contratar um técnico de informática local, para lhe auxiliar no processo ou mesmo quando precisar de alguma manutenção relacionada.

Não trabalhamos com a cobrança por número de dispositivos, ao adquirir a licença da comanda mobile, você pode utilizar em quantos dispositivos desejar. Entretanto, você deve se atentar ao número de conexões simultâneas que é definido pela sua versão do windows, veja aqui nessa tabela o limite de cada versão.

Você pode utilizar qualquer modelo de dispositivo, como Android, IOS, Windows e etc, o dispositivo apenas deve possuir um navegador de internet para acessar a comanda móbile. Caso já tenha um tablet ou celular, para analisar o desempenho é só navegar na internet, pois, o desempenho será bem parecido. Você pode analisar também nos sites de notícias de tecnologia, os reviews para dispositivos na faixa de preço que deseja investir.


Suporte e Contato

Software: Oferecemos todo e qualquer suporte para uso do programa Consumer no horário comercial informado nesse site por telefone, helpdesk e acesso remoto. Para sugerir novas funções, o cliente pode cadastrar em nossa área de ideias para análise e desenvolvimento em versões futuras.

Impressoras: Não oferecemos suporte a impressoras. As instalações e configurações de impressoras devem ser realizadas pelo cliente, técnico local de informática ou com auxílio e suporte do fornecedor/fabricante da impressora. São dezenas de modelos no mercado e não dominamos seus detalhes técnicos.

Rede: Não oferecemos suporte a configuração de rede. Para as instalações de rede, roteadores e configurações de IP recomendamos contratar um técnico local de informática para deixar tudo pronto para instalação do Programa Consumer em rede ou Comanda Mobile.

Acesso Remoto: Realizamos acesso remoto para auxiliar nossos clientes de segunda a sexta-feira (Das 09:00 as 17:00), não garantimos o acesso remoto imediato, caso tenhamos uma fila de atendimento, será é realizado por ordem de chegada.

Team Viewer: Para que nossos técnicos consigam realizar o acesso remoto é obrigatório uma pessoa para acompanhar, internet e o software Team Viewer durante o processo. O cliente fornecerá o ID para conexão ao computador onde está instalado o Programa Consumer.

O Programa Consumer é um sistema estável e utilizado por milhares de clientes no Brasil, caso tenha alguma problema em seu computador, impressora ou rede, por exemplo, recomendamos verificar junto a um técnico local de informática de sua confiança. Caso precise, você pode instalar o Consumer em outro computador a qualquer momento, restaurar seu backup, fazer a ativação com sua chave e então utilizar o mesmo sem nenhum problema ou interrupção.

Nosso horário comercial de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00. Você pode abrir um chamado aqui para nossa equipe ou então ligar para (11) 2626-5184. Qualquer dúvida ou observação, será um prazer conversar com você.

Ou se preferir anote o endereço de nosso escritório comercial: Consumer Soluções em Tecnologia - Rua do Seminário, 2144 - Sala 13 | Centro Empresarial Cambui, 15025-170, Vila Nossa Senhora da Paz, São José do Rio Preto - SP.

Nosso modelo de vendas e suporte é baseado na internet, não trabalhamos com atendimento presencial, em nosso site e canal no youtube temos dezenas de vídeos de uso do programa, além disso o programa é desenvolvido para ser compreendido em poucos minutos de uso, devido a sua simplicidade e praticidade no uso.

Oferecemos também suporte por telefone ou helpdesk para tirar dúvidas, onde respondemos rapidamente ou ainda se necessário acessos remotos para problemas técnicos no software. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.

Frequentemente, muitas pessoas perguntam: Porque vocês não utilizam WhatsApp? Apesar dessa ferramenta possuir milhões de usuários e de ser um excelente meio de comunicação, ela não tem recursos analíticos, métricas de performance, ou qualquer outro dado que possamos utilizar para garantir a melhoria constante do nosso atendimento. A plataforma tem potencial, muita gente usa e dá certo, entretanto, ainda não fornece as ferramentas que precisamos.

Recebemos um volume grande de solicitações todos os dias e precisamos de uma ferramenta profissional focada em suporte, gestão de chamados, consulta de histórico, rastreabilidade e avaliação. Oferecemos suporte por telefone, e-mail (99% são respondidos no mesmo dia) e também acesso remoto, diretamente com nossos técnicos, conectados em seu computador, deixando tudo funcionando.

Atualmente, essas são as formas de comunicação com a equipe do Programa Consumer, tem funcionado muito bem, será um prazer lhe atender. Ficamos no aguardo e a disposição. Forte abraço.


Dúvidas no Uso do Programa Consumer

Por padrão o Programa Consumer vem com alguns registros de testes para facilitar a conhecer melhor o produto e uso do sistema. Entretanto você pode apagar os pedidos lançados, veja aqui. Outra opção é zerar todo o banco de dados antes de iniciar a utilização oficial do produto, mas isso ira apagar todos os registros, como produtos, categorias, pedidos, financeiro e etc, veja aqui como resetar o banco de dados.

Na versão grátis, você encontra tem algumas limitações, como: Máximo de 200 pedidos por mês, 15 produtos, 12 mesas/comandas e 1 usuário. Na versão PREMIUM, você pode configurar quantas mesas/comandas desejar, veja aqui como fazer essa configuração.

Você consegue alterar sua taxa de serviço, pelo módulo "Configurações do Sistema", veja aqui como ajustar sua taxa de serviço.

O módulo de Fiado tem o mesmo conceito de uma conta corrente, você não consegue realizar exclusões, apenas adicionar créditos e débitos. Caso tenha feito um lançamento incorreto, basta fazer o estorno do mesmo, veja aqui.

Atualmente não temos a opção de personalizar os cartões de recebimentos, ja temos algumas opções padrões, veja aqui: http://prntscr.com/am5hze. Se desejar, pode registrar sua sugestão em nossa área de ideias, para analise e desenvolvimento em versões futuras, segue o link: http://www.programaconsumer.com.br/feedback

O Programa Consumer permite você fazer com muita simplicidade a divisão da conta na hora do fechamento da conta, veja nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vPxKCOlymVA

Você pode ainda deixar valores salvos no pedido, para aqueles clientes que vão embora mais cedo da mesa e deixam um valor registrado. E pode também fazer a divisão da conta para um terminado número de pessoas na mesa, veja aqui.

Você consegue no Programa Consumer, definir seus próprios códigos de produtos personalizados, para fazer uma pesquisa rápida dos produtos, para adicionar a seus pedidos, para isso basta primeiro habilitar essa pesquisa aqui em configurações, na sequência definir o código que deseja no cadastro do produto.

Feito essa configuração, você está apto para fazer o lançamento, apenas digitando o código do produto, na tela de pedidos de Mesas/Comandas, Pedidos para Delivery ou Pedidos no Caixa, basta digitar o código do produto escolhido e apertar a tecla Enter, veja aqui.

O Programa Consumer possui uma ferramenta exclusiva para importação de clientes, para arquivos no formato Excel. Para acessar essa ferramenta, abra o módulo de clientes e clique na opção "Importar Clientes de uma planilha".

Na sequência localize o arquivo no formato Excel, vincule os campos de sua planilha, aos campos de cadastro no Programa Consumer e então clique no botão importar. Essa ferramenta atualmente está disponível apenas para o importação do cadastro de clientes.

Veja abaixo as etapas para fazer o backup de seus dados para depois restaurar e ativar em outro computador ou no mesmo, caso vá formatá-lo.

1 - Fazer o backup de seus dados para uma pasta ou pendrive, por aqui: http://prntscr.com/aj25bi
2 - Instalar a nova versão do Consumer pelo link: http://www.programaconsumer.com.br/download
3 - Restaurar seu arquivo de backup, na tela inicial: http://prntscr.com/aj2625
4 - Por fim, fazer a ativação de sua licença com o Consumer ID (e-mail e senha) que adquiriu a licença ou com o arquivo de ativação offline, obtido na área restrita do cliente.

O Programa Consumer possui uma ferramenta exclusiva para importação de clientes, para arquivos no formato Excel. Para acessar essa ferramenta, abra o módulo de clientes e clique na opção "Importar Clientes de uma planilha".

Na sequência localize o arquivo no formato Excel, vincule os campos de sua planilha, aos campos de cadastro no Programa Consumer e então clique no botão importar. Essa ferramenta atualmente está disponível apenas para o importação do cadastro de clientes.

Para fazer o controle de Couver Artístico no Programa Consumer, recomendamos cadastrar um serviço como um novo produto e retirar a incidência da taxa de serviço, veja aqui nessa imagem um exemplo de como ficaria o cadastro. Feito isso, basta adicionar na conta do cliente, veja aqui.

Para cadastrar novas categorias de produtos no Programa Consumer, como: Sucos, Salgados, Cervejas e etc. Acesse essa opção na aba Configurações -> Configurações do Sistema -> Categorias de Produtos, veja aqui nessa imagem como acessar.

Para esse cenário você tem duas opções:

1 - Usar as impressões do próprio sistema, para isso desmarque essa opção: http://prntscr.com/djfl8k marque no cadastro de produto para ele ser enviado para a impressora: http://prntscr.com/djflos dessa maneira ao fazer os pedidos no sistema, por exemplo em "Pedido no Caixa" o sistema vai fazer a respectiva impressão do cupom para entregar ao cliente: http://prntscr.com/djfmwy

O cliente então vai entregar isso no local de retirada do produto, onde o funcionário pode riscar com uma caneta o produto entregue, uma outra sugestão é utilizar cupons personalizados com a logo do estabelecimento na bobina, para não ter problemas de alguém falsificar, veja um exemplo: http://prntscr.com/djfook

2 - Usar fichas personalizadas: O que alguns clientes fazem também é imprimir fichas e no caixa entregar essa ficha para o cliente, veja alguns exemplos, ficha de valor: http://prntscr.com/djfppt ou ficha de produto: http://prntscr.com/djfpxt

R: Caso o caixa ainda esteja aberto, você tem a opção e excluir Entradas/Saídas lançadas manualmente, veja aqui. Outra opção é excluir um pedido finalizado, através da opção Financeiro -> Recebimentos, veja aqui.

Abrir/Fechar Meu Caixa: Nesse local você consegue controlar os recebimentos de sua gaveta para um determinado turno de trabalho. Por exemplo, ao iniciar o expediente as 8:00 da manhã você define que tem R$100 em sua gaveta, depois ao longo do dia realizará os recebimentos de pedidos e do fiado, onde o que tudo que foi recebido ficará registrado no caixa para que você possa conferir os valores no final do turno.

Há também a opção de adicionar entradas/saídas adicionais no seu caixa, como entrada de dinheiro para troco, ou mesmo uma retirada para o pagamento de uma conta. Vale lembrar que caso faça uma retirada (sangria) para pagamento de uma conta, você também deve registrar essa conta em contas a pagar.

Para excluir uma entrada ou saída adicionada, você pode fazer através do botão Excluir Entrada/Saída, para excluir um pedido você pode fazer através do módulo Financeiro->Recebimentos no ícone excluir.

Mais Vendidos: Nesse local você consegue visualizar os produtos mais vendidos para um determinado período desejado, além disso você tem também as seguintes informações: Produto, Categoria, Custo Médio no Período, Quantidade Vendida, Custo Total, Vendas Total, Lucro Total, Estoque Atual, Custo Atual, Custo do Estoque além disso clicando no ícone de "Histórico", você consegue visualizar todos os lançamentos nos respectivos dias e horários.

Histórico de Pedidos: Nesse local você consegue visualizar o histórico de todos os pedidos realizados no programa, independente do seu status, como aberto, finalizado pago ou finalizado como fiado. Além disso consegue filtrar por período, cliente e por colaborador.

Conta Corrente (Fiado): O módulo de fiado lista todos os clientes que possuem créditos e débitos junto ao estabelecimento. Ao selecionar um determinado cliente você consegue visualizar seu extrato de consumo, bem como seus pagamentos realizados, vale lembrar que não é possível excluir e ou alterar um lançamento depois de realizado. Caso tenha feito algum lançamento incorreto, você tem a opção de realizar um estorno do mesmo.

Meu Negócio: Visualize aqui o faturamento por dia, para um determinado mês, além disso visualizado faturamento versus contas a pagar e também valor médio da conta versus quantidade de pedidos. Caso tenha feito recebimentos de fiado no período o mesmo também poderá ser visualizado nesse relatório.

Resumo Financeiro: O resumo financeiro permite você visualizar por dia ou por mês o faturamento total, jogando para o próximo dia o saldo e calculando o resultado final do período.

Recebimentos: Muito parecido com o relatório de "Histórico de Pedidos" o relatório de recebimentos apresenta apenas recebimentos realizados e finalizados, ou seja, com valores que já entraram no caixa. Mas lembre-se que o pedido precisa ser finalizado para aparecer no relatório de recebimentos.

Contas a Pagar: Nesse local, você pode cadastrar todas as suas contas a pagar, você pode lançar uma única conta, como também fazer o cadastro de várias de uma única vez, para contas que se repetem todos os meses, como aluguel, luz, internet. Após fazer o cadastro da conta a pagar, você tem a opção de marcar ela como paga ou não paga. Atualmente não temos um controle mais avançado, como opções de detalhar a forma de pagamento, ou controlar várias contas bancárias.

Ranking de Atendimentos: No relatório "Ranking de Atendimentos" é possível filtrar todos os atendimentos, por tipo/status do pedido, período de abertura, verificar os atendimentos realizados por colaborador, bem como o total de atendimentos, comissão, lucro total.

Primeiro, no cadastro do produto, é necessário marcar o produto como "Venda por kg", e inserir o valor do quilo, veja na imagem: http://prntscr.com/bxcd4m

Feito isso, ao realizar um novo pedido no sistema e adicionar um produto com venda por kg, irá abrir a tela a seguir, para você inserir o valor pesado, Ex: 0,500 veja no link: http://prntscr.com/bxcdup

Em seguida, o sistema irá calcular o valor pesado * o valor do kg, veja no link: http://prntscr.com/bxced5

Obs: Atualmente o sistema não tem integração direta com balanças, mas o usuário pode fazer o lançamento manual.

Segue o passo a passo para configurar o backup automático na nuvem/internet:

1 - Acesse o Consumer > “Apps” > “Backup no Dropbox", veja na imagem: http://prntscr.com/bro1ct
2 - Caso já possua uma conta no Dropbox, basta inserir o “email e senha”, veja nessa imagem: http://prntscr.com/bro1z3
3 - Caso ainda não possua uma conta, clique na opção “Novo no Dropbox? Criar uma conta”, como mostra a imagem: http://prntscr.com/bro303
4 - Para vincular sua conta ao dropbox, insira o email e senha e confirme se recebeu a mensagem de sucesso, veja nesse link: http://prntscr.com/bro3pw

Em caso de troca ou formatação, para restaurar o backup, acesse o site: www.dropbox.com e insira seu email e senha para fazer uma cópia do arquivo de backup.

Caso haja alguma dificuldade na configuração acima, verifique se o navegador Internet Explorer 11 (ou superior) está instalado, caso contrário, providencie a atualização

Veja aqui como encontrar a versão do Internet Explorer:
Abra o Internet Explorer
Clique no botão Ferramentas (ou no botão Ajuda se estiver usando Internet Explorer 8)
Escolha Sobre o Internet Explorer.

Usuários que utilizam Windows Server devem desativar a "Segurança Reforçada do IE" para realizar a configuração:

Acesse o Gerenciamento do Servidor (Server Manager)
Na Guia Principal ou Servidor Local
Desative a "Configuração de Segurança Reforçada do IE".

Após realizar os passos acima e realize o passo a passo de configuração novamente.

Nesse local, você pode cadastrar todas as suas contas a pagar, você pode lançar uma única conta, como também fazer o cadastro de várias de uma única vez, para contas que se repetem todos os meses, como aluguel, luz, internet. Após fazer o cadastro da conta a pagar, você tem a opção de marcar ela como paga ou não paga. Atualmente não temos um controle mais avançado, como opções de detalhar a forma de pagamento, ou controlar várias contas bancárias.

Ao iniciar o atendimento, você irá distribuir a comanda para seu cliente, feito isso para ajudar o garçom a localizar os clientes/comandas na sequência, você pode trabalhar com o módulo "mesas" e no campo "Observação" colocar o nº das comandas que estão na respectiva mesa.

Veja mais detalhes nesse print em como preencher esse campo: http://prntscr.com/ck8wkk

E pela comanda móbile o procedimento é o mesmo, veja mais detalhes no print: http://prntscr.com/ckb0y8

Dessa maneira, quando o pedido ficar pronto, você consegue identificar que na mesa 25, está sentado os clientes com as comandas: 1, 2, 3, 4.

R: O Programa Consumer permite você controlar com muita simplicidade sua gaveta, seu caixa em um determinado período. Por exemplo ao iniciar o turno as 08:00 e fechar as 12:00 você consegue controlar toda a movimentação financeira de sua gaveta no período.

O controle do caixa é realizado por usuário cadastrado no sistema Consumer. Sendo assim, se você tiver 2 ou mais colaboradores com permissão de acessar o sistema, fechar a conta e fazer recebimentos, cada colaborador terá um caixa aberto para seu usuário.

Você tem a opção também de realizar sangrias e outras movimentação no caixa conforme a imagem a seguir, sempre que desejar: http://prntscr.com/fjeba5

Porém é importante destacar que esses lançamentos avulsos, não possuem integração com o módulo de "Contas a Pagar" e relatório financeiros, caso você realize algum lançamento avulso no seu caixa como o pagamento de uma conta de luz e deseje que essa informação conste nos relatórios do sistema, você precisa registrar manualmente também no módulo de contas a pagar.

Após o caixa ser fechado, você tem a opção de fazer a impressão para conferência final, o sistema também permite o controle às cegas do caixa, ou seja apenas o administrador tem a visão do fechamento e todo o detalhamento das movimentações.

Depois de o caixa ser fechado não é possível realizar a reabertura e/ou alterações, para a integridade das informações ser mantida.


Dúvidas Gerais

Trabalhamos com as mais atuais tecnologias de desenvolvimento para lhe entregar o melhor produto, entre elas estão .NET, C#, C++, Javascript, Cordoba, Angular, Banco de Dados Firebird 2.5 ou qualquer versão superior, SQL.

Nós temos clientes em todos os estados Brasileiros, recomendamos acessar nossa página de depoimentos onde canalizamos todos os depoimentos que recebemos.

O Programa Consumer é evoluido baseado nas justão de todos os clientes que são concentradas em nossa área de ideias, recomendamos caso não tenha feito registrar sua sugestão nesse canal, assim qualquer novidade relacionada, você será comunicado imediatamente.

Não trabalhamos com customizações específicas, o Consumer é evoluido baseado nas sugestões de todos os clientes que são concentradas em nossa área de ideias, recomendamos caso não tenha feito registrar sua sugestão nesse canal, assim qualquer novidade relacionada, você será comunicado imediatamente.

As atualizações são realizadas a cada 30 ou 40 dias, baseado nas sugestões mais votadas e também em outros parâmetros e analises de nossa equipe.

Programa Consumer é desenvolvido pela Consumer Soluções em Tecnologia, uma empresa de software de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, focada em soluções inovadoras para o segmento da alimentação.

O Consumer é 100% focado no segmento da alimentação, tem como principal objetivo, desenvolver uma solução completa e de fácil utilização, acessível a todos os empresários do Brasil.

Caso algumas telas do programa aparecem cortadas na utilização do Programa Consumer, por favor realize o seguinte procedimento. Acesse o painel de controle e ajuste a resolução da tela que precisa ser superior a 1024x768 pixels. Se o problema persistir, clique na opção "Ampliar ou reduzir texto e outros itens" e ajuste para "Menor - 100% (Padrão)" como mostra as imagens nos links abaixo: Link 1 Link 2

Não, essa informação é confidencial e restrita a equipe de desenvolvimento do Programa Consumer, o objetivo é manter a segurança das informações dos clientes e o correto funcionamento do sistema. O acesso não é autorizado, com objetivo de garantir o correto funcionamento do programa e normalidade dos dados.

Esperamos no futuro, desenvolver Apis, WebServices e outros mecanismos oficiais de troca de informações seguros entre o Programa Consumer e sistemas de terceiros. Agradecemos a compreensão e ficamos a disposição.

Não, a licença após ativada é vinculada ao documento principal do cliente CPF/CNPJ utilizado na compra/ativação e não pode ser transferido para outro estabelecimento.

R: O Programa Consumer possui planos por período de uso, temos planos de 3 meses, 6 meses e 12 meses de uso. Ao chegar próximo ao final de sua licença, com 15 dias de antecedência, ao entrar no sistema, o mesmo vai lhe apresentar uma janela de aviso informando que sua licença está próxima do vencimento. Diariamente você irá visualizar a janela e o número de dias restantes para o vencimento, além disso, a partir de 7 dias para o vencimento você vai também receber um e-mail de aviso, no endereço de e-mail utilizado na compra da licença.

Na janela de aviso, ao clicar no botão "Renovar" você será direcionado ao site para renovação da licença. Se preferir pode acessar diretamente pelo endereço https://loja.programaconsumer.com.br. Para renovação da licença, utilize o mesmo e-mail de compra da licença a vencer.

Assim, com a renovação de seu plano, poderá continuar utilizando o Consumer e todas suas funcionalidades sem limitações, com direito a suporte a atualizações gratuitas no período.


Consumer Id

Ao realizar uma compra em nosso site, você vai fazer seu cadastro conosco e nesse momento fazer a criação do seu "Consumer ID", ele consiste em seu e-mail e senha que você vai utilizar para ter acesso a área restrita de nosso site, visualizar seus dados, suas licenças e também como forma de ativação de sua licença em seu computador.

O Consumer ID foi criado para simplificar e melhorar vários processos para nossos clientes, entre as vantagens estão: - Facilitar a ativação da sua licença em seu computador, inserindo apenas seu e-mail e senha criado em nosso site. - Permitir o cliente acessar uma área restrita em nosso site, podendo visualizar e alterar seus dados, adicionar novos módulos e aplicativos em sua licença entre outros serviços. Caso ainda não tenha o Consumer ID, você pode fazer seu cadastro através desse link, nossa equipe vai fazer a validação de seus dados e liberação na sequência.

Os dados da licença são vinculados ao CNPJ/Documento informado pelo cliente e não podem ser alterados e ou transferidos após ativação. Para fazer a definição dos dados de sua licença, você deve ter seu Consumer ID já criado e fazer o processo de alteração dos dados na área restrita de nosso site.

- Veja aqui o que é o Consumer ID
- Clique aqui para acessar sua área restrita em nosso site.

A partir da versão 7.0, você pode fazer a ativação de sua licença utilizando seu Consumer ID, que é seu e-mail e senha cadastrado em nosso site. Além disso você pode também fazer a ativação offline de sua licença, para isso basta acessar sua área restrita em nosso site e baixar o arquivo de ativação offline.


Painel de Senha

O módulo painel de senha é um aplicativo adicional e opcional para trabalhar em conjunto ao Programa Consumer. O objetivo dele é facilitar a entrega de produtos no estabelecimento ao clientes que fazem a compra e aguardam sua vez para fazer a retirada. No modelo atual, os clientes ficam amontados próximo ao balcão, aguardando o funcionário gritar seu nome. Com o painel de senha, o cliente pode aguardar mais longe sua vez, já que tem um ponto de visualização com o número de seu pedido e ou senha de entrega.

Para utilizar o módulo de painel de senha é necessário apenas um monitor adicional que será conectado a seu computador. Esse segundo monitor, ficara posicionado em cima do balcão ou em um local visível, apresentando as senhas de entrega. O mesmo pode ser conectado no computador por um cabo VGA ou mesmo um cabo HDMI de acordo com a entrada/porta disponível em seu computador.


Parcerias e Revenda

Atualmente não temos um programa oficial para revenda do Programa Consumer, nosso modelo de venda é apenas via internet, não autorizamos nenhuma empresa ou pessoa a revender nosso produto com a marca Consumer e cobrar por valores diferentes dos comercializados em nosso site. Os dados utilizados na compra precisam ser obrigatoriamente do cliente/estabelecimento.

Entretanto, temos muitos parceiros que trabalham com informática, venda de computadores e serviços relacionados que apenas indicam o Programa Consumer a seus clientes, para os mesmos realizarem a compra diretamente conosco. Esses parceiros cobram então por serviços adicionais, negociados diretamente com o cliente, não relacionados a licença do produto.

Exemplo de serviços adicionais: Auxilio da instalação e configuração do Programa Consumer, instalação de impressoras, montagem de rede com fio e sem fio, instalação de roteadores, venda de equipamentos, suporte local de informática.


Cardápio Digital

O cardápio digital é uma solução em software desenvolvida para os clientes do estabelecimento poderem fazer pedidos diretamente na mesa, sem precisar chamar um garçom, basta fazer a leitura de um QR Code na mesa para iniciar o processo.

O cardápio digital permite os clientes fazerem pedidos, acompanhar sua conta em tempo real, chamar o garçom, solicitar o fechamento da conta e fazer uma avaliação ao final atendimento, tudo simples e integrado a seu sistema de gestão Consumer. Além disso, para usar o cardápio digital o cliente faz um rápido cadastro, criando assim uma base de dados dos frequentadores do estabelecimentos, para ações de marketing e gestão.

São muitas as vantagens dessa solução em seu estabelecimento, oferecemos a nossos clientes por um ótimo custo benefício, uma solução de ponta, que irá trazer grande inovação e encantar os visitantes de seu restaurante.

Uma solução única e integrada onde os estabelecimentos podem cadastrar seus produtos para utilizar no sistema de gestão, que também são reaproveitados no cardápio digital, não é necessário outra solução, nem realizar altos investimentos em hardware e manutenção de dois banco de dados por exemplo, controle tudo em um único lugar.

Outra grande vantagem, é que atualmente todos os bares e restaurantes não tem o cadastro de seus clientes que frequentam o local, com o Cardápio Digital Consumer, o estabelecimento passa a formar uma base de dados com o cadastros de todos seus clientes, podendo no futuro fazer campanhas de email marketing, SMS marketing, além de visualizar a localização de seus clientes no mapa, tudo de forma simples e fácil, sem mudar seus processos.

Não, essa tecnologia vai trabalhar auxiliando o mesmo, otimizando suas tarefas e aumentando o faturamento do estabelecimento, pois caso o garçom esteja ocupado levando uma bebida a mesa e seu cliente já queira fazer um pedido, ele já pode fazer isso imediatamente, a mesma coisa para fechar a conta ou chamar um garçom.

Não, basta um roteador sem fio Wi-fi para propagar sua rede sem fio e então poder utilizar o cardápio digital em seu estabelecimento.

A tecnologia QR Code já está presente no dia a dia de todos, diversos produtos já possuem esses códigos para serem utilizados por tablets e celulares.

No Programa Consumer, no módulo Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Configurar - veja aqui), você encontra a opção para gerar os QR Codes e então fixar nas respectivas mesas para seus os clientes utilizarem.

Nós temos também um arte que foi produzida para homologar o projeto, se desejar, pode fazer o download aqui (jpg ou zip) e imprimir em uma gráfica rápida com as seguintes orientações: Folha A4, Papel Couchê 180G, Colorido, Fosco.

Outra opção é criar um display, adesivo e uma arte com um profissional de marketing de sua cidade e região.

Em nossos testes utilizamos um computador com processador i5, 8 GB de RAM e Windows 10, esse cenário se mostrou funcional para um estabelecimento com até 5 garçons e 50 mesas. Para uma configuração maior, recomendamos o Windows Server 2012.

Claro, se você já possui a licença da comanda mobile, pode utilizar gratuitamente o cardápio digital e o monitor de preparos.

O Cardápio Digital faz parte do pacote Consumer Mobile, adquirindo esse módulo adicional, você recebe a Comanda Mobile para seus garçons fazerem pedidos na mesa por tablets e celulares, Cardápio Digital para seus Clientes e o Monitor de Preparo na Cozinha. Clique aqui e veja os planos disponíveis ou personalize seu pacote.

R: Você pode visualizar a nota de avaliação e comentários de seus clientes, diretamente no Programa Consumer, na opção: Histórico de Pedidos e marcar “Exibir todas as colunas”.

Nossas equipe está frequentemente evoluindo nossas soluções, baseada em nossa área de idéias, se desejar registre aqui sua sugestão para análise e evolução em versões futuras.

Após a leitura do QR Code, o cliente precisa realizar um breve cadastro (Nome, Email e Telefone). Em seguida, o Consumer identifica automaticamente a abertura dessa Mesa/Comanda e realiza a impressão de uma senha na impressora principal configurada no Consumer. Seu garçom deve pegar a senha impressa e levar até a mesa do cliente, essa senha será necessária para o cliente confirmar o primeiro pedido realizado na mesa através do Cardápio Digital.

Usando essa opção o cliente pode solicitar o fechamento de sua conta, quando o cliente solicita o fechamento, o Consumer altera o status Mesa/Comanda para em fechamento e o cliente não pode realizar novos pedidos. Além disso, caso a opção “Cupom - Imprimir comprovante da conta ao solicitar fechamento” (Configurações > Ajustes do Cupom) esteja habilitada, o comprovante é impresso automaticamente, restando ao garçom apenas levar a conta para a mesa e realizar o recebimento.

Usando essa opção o cliente pode solicitar um garçom na mesa. Essa função trabalha em conjunto com o Comanda Mobile. Por exemplo, caso um cliente esteja em dúvida na escolha de um prato, ele pode realizar a solicitação e todos os dispositivos (tablets ou celulares) dos garçons recebem um solicitação. Essa solicitação é exibida para os garçons até que um deles clique em “Atender”.

Sim, acesse o cadastro do Produtos (Vendas > Produtos), localize o produto desejado e clique em Editar. Na aba Mobile, desmarque a opção Cardápio Digital e clique em Salvar.

Sim, acesse as configurações do Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Acessar pelo Celular ou Tablet). Na aba Cardápio Digital, desmarque a opção Habilitar Pedidos e clique em Salvar.

Acesse as configurações do Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Acessar pelo Celular ou Tablet). Na aba Cardápio Digital, marque a opção Habilitar Pedidos e clique em Salvar.

O estabelecimento deve possuir um roteador onde deve estar conectado o computador servidor, esse roteador sem fio, deve ser também utilizado pelos clientes para se conectarem e poderem visualizar o cardápio digital.

É importante ressaltar, que o IP do computador deve ser definido como IP fixo, assim ele não poderá ser alterado automaticamente pelo sistema operacional ou roteador.

Obs: Se você possuir mais de um roteador em sua rede, procure um técnico de informática local para garantir, que todos os dispositivos estejam na mesma rede (Servidor, Computadores, Comanda Mobile e Cardápio Digital). Veja aqui, nesse artigo de como conectar dois roteadores, caso tenha mais de um em seu estabelecimento;

Não, essa primeira versão do cardápio digital ele não da suporte a produtos por quilo ou produtos personalizados, você deve desativar a visualização desses produtos no Consumer Desktop, vamos liberar em breve um novo módulo de estoque, ficha técnica e controle de insumos e então ajustar o cardápio digital para produtos personalizados.


Consumer Connect

O Consumer Connect é uma solução em software na nuvem, onde o cliente pode acompanhar pela internet diversos relatórios e indicadores de seu negócio, atualizados automaticamente.

Não, ao utilizar o Programa Consumer a sincronização dos dados para a internet é realizada automaticamente, de acordo com as opções de configurações desejadas:

- Ao fechar o programa;
- Periodicamente enquanto o programa está aberto (configurável para a cada 1h, 2h, etc);
- Pelo botão “Sincronizar Agora” no menu “Apps > Connect”.

Depois da sincronização realizada para nossos servidores, não é necessário que o computador onde está instalado o Programa Consumer esteja ligado.

Sim, o Consumer Connect é comercializado como módulo a custo adicional, devido a investimentos em desenvolvimento e servidores dedicados que armazenam os dados do cliente, permitindo que ele possa a qualquer momento consultar suas informações gerenciais.

Nossas equipe está frequentemente evoluindo nossas soluções, baseada em nossa área de idéias, se desejar registre aqui sua sugestão para análise e evolução em versões futuras.

Sim, oferecemos um ambiente de demonstração do Consumer Connect, visualizável para quem está utilizando nossa licença Cortesia de 15 dias (obtida após cadastro dentro do Programa Consumer). Dessa maneira basta acessar o endereço https://connect.programaconsumer.com.br usando seu Consumer ID (e-mail e senha).


Monitor de Preparos

O Monitor de Preparo é uma solução que permite o estabelecimento receber solicitações de preparo de pratos e bebidas diretamente em monitores na cozinha ou no bar.

Além disso ele controla o fluxo dos produtos que já foram entregues, bem como pode mostrar detalhes na tela do modo de preparo, para cozinheiros iniciantes.

Sim, o Monitor de Preparos faz parte do pacote Consumer Mobile, na contratação do mesmo você tem direito a utilizar: Monitor de Preparos na Cozinha, Cardápio Digital para clientes na mesa e Comanda Mobile para garçons.

No Programa Consumer você tem a opção de cadastrar os locais de preparo, como cozinha, bar, churrasqueira e se deseja utilizar impressora ou monitor. Além disso no cadastro do produto, vincular onde o mesmo deve aparecer quando feito um pedido.

Dessa forma, sempre que esse item for adicionado ao pedido, seja no Consumer Desktop, Cardápio Digital ou Comanda Mobile, o sistema envia diretamente ao respectivo monitor.

Os itens vão aparecer em ordem de chegada e poderão ser marcados como entregue ou prontos, veja aqui um vídeo completo explicando esse fluxo.

Além disso, também é possível controlar o fluxo de entrega através do Comanda Mobile do garçom.

Para utilizar o monitor de preparos do Programa Consumer, recomendamos um monitores touch screen para dar maior agilidade e interação. Você pode utilizar principalmente tablets que tem preço reduzido e simplicidade de instalação. Como a aplicação roda no navegador do dispositivo, você pode utilizar qualquer modelo, como Android, IOS (Ipads), entre outros modelos.

Caso tenha um notebook e ou monitor tradicional que não tenha a função touch screen, também é possível sua utilização como monitor de preparo, mas nesse caso a interação será necessária utilizando o mouse, veja no vídeo divulgação do monitor para a cozinha o tablet que utilizados, rodando android ou qual pagamos na faixa dos R$350 reais.


Balança

O Programa Consumer foi homologado para trabalhar integrado a balanças para estabelecimentos como, restaurantes por quilo, sorveterias e etc. Onde ao colocar o produto sobre a balança o sistema detecta o peso e aparece na tela para lançamento, conforme imagem: http://prntscr.com/fvqzxg

Para realizar a ligação da balança e do computador, você precisará de um cabo RS 232. Caso você esteja utilizando um notebook ou PC que não possua serial RS 232, você precisará de um Cabo Adaptador USB para Serial RS232 Fêmea Db9 9 Pinos (https://goo.gl/zawWAh). Este cabo fará a emulação da porta COM necessária para a comunicação com a balança.

Para que o sistema funcione corretamente, a balança deverá possuir uma configuração que o sistema solicita o peso a balança. Esta configuração garante que assim que algo seja colocado no prato da balança e o peso for estabilizado, o sistema irá solicitar o peso a balança para apresentação em tela.

Sim, é necessário parametrizar o sistema com as informações da balança de acordo com orientações do fabricante ou de um técnico especializado. Caso exista divergência nas configurações a integração com a balança não funcionará corretamente. Veja aqui onde deve ser inserido os parâmetros informados pelo fabricante: http://prntscr.com/fvr2z4

R: O sistema foi desenvolvido para trabalhar com diversos fabricantes, entre eles: Filizola, Toledo, Urano, LucasTec, Magna, Digitron, Magellan, Urano POP. No momento, o modelo homologado e testado por nossa equipe é a balança Prix 3 Fit da Toledo. Caso já possua uma balança, recomendamos instalar a versão grátis e testar o sistema junto a sua balança para ver o funcionamento na prática antes de realizar a assinatura da versão Premium.

R: Para descobrir a porta de comunicação é necessário acessar a janela Gerenciador de Dispositivos do windows, veja aqui: http://prntscr.com/fvr1pv essa informação será utilizada no Programa Consumer, na hora de configurar os parâmetros da balança, veja aqui: http://prntscr.com/fvr20e

O Consumer não tem suporte a código de barras integrado a balanças. A integração atual junto a balanças e o sistema, permite apenas a leitura do peso, sem a necessidade de ser digitado manualmente, evitando erros e prejuízos, recomendado para restaurantes Self-service e sorveterias por exemplo.